Mundial 2030

Pegando nesse exemplo dos 500 milhões de euros e olhando para a tabela de vencimentos do sindicato dos médicos, essa dinheiro dava para pagar um ano de salário a 9.300 médicos de clínica geral dedicação exclusiva 42h semanais.
E no ano seguinte estavam todos no desemprego!
É muito fácil fazer demagogia com um valor destes, mas num orçamento de estado, ainda por cima dividido por vários anos é um valor completamente insignificante no orçamento de Estado.

Fosse o problema de Portugal os grandes eventos, que são na realidade o que ajudaram a meter o país à tona estes anos nomeadamente dando uma alavanca ao turismo.
Como grandes eventos falo na expo, no euro, no rally de Portugal, na Red bul air race, motogp, Jmj, etc.
O que é isto tudo junto à beira de uma efacec!

Se o pessoal fosse 10% exigente em tudo como é nestes eventos Portugal era uma Suécia.
Ah e tal isto é para entreter o povo e com isso ninguém quer saber de política e roubos... Arranjem outra desculpa, porque essa não pega, é olhar para os países de 1-mundo que organizam estes eventos. O próximo é nos EUA, Canadá e México. Sendo que os EUA ainda têm novamente os JO.

Qual é o caderno de encargos?

Aeroporto não será, pq nunca na vida estará pronto em 2030.

Pura demagogia, o que Portugal precisa neste momento é de organizar um Mundial de Futebol.
.
Até a Roménia, segundo o que li hoje, vale o que vale, já que foi no CM, já nos ultrapassou no nível de vida., só já deve faltar a Albânia e a Moldávia.

Somos os melhores do mundo em tudo, fartámo-nos de ganhar ''óscares'' no turismo, que é para o que este pais está virado, os residentes que se lixem.

Faz uma ronda pelas esquadras da PSP ou postos da GNR e vê as condições que têm para trabalhar, idem para os tribunais.

Ou fazer habitação, com esses 500 milhões.

O quê que Portugal organizar um mundial interfere com o futuro do país? Seja pela positiva seja pela negativa?
A demagogia é esta.
Portugal tem problemas económicos, está atrasado e foi ultrapassado pela Roménia, não me digas que a culpa é do Mundial ou do euro ou de outra treta qualquer deste genero... Menos, muito menos.
Ver pessoal inteligente a focar-se em meia dúzia de eventos em décadas para justificar os problemas do país acho que demonstra é bem os problemas da população e do seu completo alheamento da realidade económica que afeta o dia a dia da população.

Foquem-se no que é importante e deixem o acessório. O mundial é completamente acessório mesmo num país como Portugal. Mesmo nas contas.

Com o dinheiro de uma efacec organizas 2 Mundiais provavelmente. Quanta indignação está a gerar no país?

Com 500 milhões fazias 1500 casas e resolvidas o problema de Portugal! E amanhã vivíamos todos felizes, é essa a mensagem que alguns querem fazer passar com um mundial.
Não dou para esse peditório.
Eu sou totalmente a favor dos grande eventos que trazem pessoas a Portugal, isso não invalida que haja uma carta branca para os governantes.
O ponto deve ser este e não o evento.

O problema de Portugal é só um: tem Portugueses a mais. Com as condições que este País tem se fosse governado por suecos, finlandeses ou alemães isto era um País próspero.

Ora então dá para 930 médicos durante 10 anos!!!!!!!

Porrrra, o exemplo foi apenas para mostrar a ordem de grandeza .... [8b]

Eu percebi para que foi o exemplo, foi para espalhar demagogia, só isso. A ordem de grandeza também a percebi, é insignificante nas contas do país. Num orçamento anual de 113mil milhões ver aqui discutir um Mundial é um bom espelho do que é e foi o país nestes 40 anos de democracia. Tudo discute o acessório e está-se tudo a marimbar para o essencial. Diga-se por algum motivo Costa depois do pior governo dos tempos da democracia teve maioria absoluta.
Até 2030 Costa está à vontade, não vai haver médicos, nem policias, nem professores por causa do mundial.

Já agora a minha opinião está exatamente ao lado do Ministro da Economia
https://cnnportugal.iol.pt/governo/...ta-ministro/20231004/651da0fed34e65afa2f60c09
"É evidente que estou feliz com essa notícia, nós somos um país de amantes de futebol, vai ter um impacto na economia, mas se quer que lhe diga temos de fazer muito mais trabalho, porque não é o futebol que nos vai salvar", disse António Costa Silva,"
"O futebol é importante, vamos organizar um grande evento, mas eu estou muito mais preocupado com aquilo que vai ficar para o futuro. E nós já temos o exemplo claro do Euro2004 que trouxe estádios, alguns hoje estão desaproveitados e é por isso que mais importante do que o futebol, mais importante que as coisas que são conjunturais, nós temos de apostar naquilo que vai transformar a economia portuguesa", prosseguiu o ministro da Economia."

Com 3 países onde vão haver jogos, prevejo que só se usem os estádios dos chamados 3 grandes e talvez o de Braga pelo enquadramento...

Com 3 países onde vão haver jogos, prevejo que só se usem os estádios dos chamados 3 grandes e talvez o de Braga pelo enquadramento...
Só estádios acima de 40 mil lugares, só temos 3.

Temos direito a uma meia final, final garantidamente será em Espanha. A outra meia final talvez em Marrocos, ou então mesmo Espanha, e Marrocos apanha mais jogos dos quartos.

Sinceramente, um Mundial neste esquema não me choca, está tudo feito, e nada pode ser inventado em 5 anos (um novo aeroporto, tgv, etc.)

Já agora, há 64 jogos num mundial,

3 são na América latina
1 final num estádio de 80k pessoas
Sobram 60...

Temos 3 estádios com capacidade.... em Portugal vão-se fazer tipo 15 jogos.

Já agora, há 64 jogos num mundial,

3 são na América latina
1 final num estádio de 80k pessoas
Sobram 60...

Temos 3 estádios com capacidade.... em Portugal vão-se fazer tipo 15 jogos.

A partir do Mundial de 2030 serão 48 equipas, 104 jogos. Mais valia levar todas as seleções ao mundial e nem haver qualificação...

Mas mesmo com esta quantidade de jogos, provavelmente iremos ficar por esse 15 jogos, se forem mesmo apenas os 3 estádios.
A Espanha dizem que candidataram 16 estádios e que serão escolhidos 11. Mas eu andei a pesquisar e não me parece que Espanha tenha 11 estádios com capacidade para mais de 40.000 pessoas, por isso provavelmente terão que fazer obras.
Então e Portugal candidata-se a um mundial e não faz obras nenhumas? Parece-me um pouco estranho. Por mim tudo bem, melhor não gastar mais nem um tostão em estádios, mas parece estranho.

A partir do Mundial de 2030 serão 48 equipas, 104 jogos. Mais valia levar todas as seleções ao mundial e nem haver qualificação...

Mas mesmo com esta quantidade de jogos, provavelmente iremos ficar por esse 15 jogos, se forem mesmo apenas os 3 estádios.
A Espanha dizem que candidataram 16 estádios e que serão escolhidos 11. Mas eu andei a pesquisar e não me parece que Espanha tenha 11 estádios com capacidade para mais de 40.000 pessoas, por isso provavelmente terão que fazer obras.
Então e Portugal candidata-se a um mundial e não faz obras nenhumas? Parece-me um pouco estranho. Por mim tudo bem, melhor não gastar mais nem um tostão em estádios, mas parece estranho.

Acima dos 40 mil em Espanha o que me vem à cabeça (estádios de):
Real Madrid
Atletico Madrid
Estadio Olimpico Sevilla
Valencia
Barcelona
Bilbao
Real Sociedad

Marrocos seria qual?
Casablanca
Rabat??

A imprensa espanhola fala em alguns estádios de capacidade actual 30 mil..... O corte são mesmo 40 ou seriam 30 mil???

https://www.marca.com/futbol/futbol-internacional/2023/10/04/651d809bca474159678b459f.html

Last edited:
Acima dos 40 mil em Espanha o que me vem à cabeça (estádios de):
Real Madrid
Atletico Madrid
Estadio Olimpico Sevilla
Valencia
Barcelona
Bilbao
Real Sociedad

Marrocos seria qual?
Casablanca
Rabat??

A imprensa espanhola fala em alguns estádios de capacidade actual 30 mil..... O corte são mesmo 40 ou seriam 30 mil???

https://www.marca.com/futbol/futbol-internacional/2023/10/04/651d809bca474159678b459f.html

Na nossa TV têm falado nos 40 mil. E por essa noticia parece certo que Portugal só apresentou 3 estádios. Deve ser trauma do Euro, não querem gastar dinheiro em estádios novamente, e acho bem.
Espanha quase de certeza terá que fazer obras em alguns estádios, se o minimo forem mesmo os 40k.

Vão ser mais de 100 jogos, há seleções que não justificam estádios de 40mil lugares certamente. Poderá haver estádios com essa capacidade ou um pouco acima na decisão final.
Portugal poderia ter o algarve com uma bancada amovível, em termos turísticos penso que faria sentido.
Senão serão os 3 estádios e está feito. Em termos de obras certamente poderão ter algumas obras mas nunca nada de grande montra, mais manutenções e modernizações parece-me.

Back