Nacionalidade Portuguesa: melhor desistir!!

também tenho a mesma opinião do MS, se assim fosse qualquer brasileiro poderia ser português pois algures teria ligações com Portugal.

citação:Originalmente colocada por MS

Desculpa, mas não concordo minimamente!

A transmissão desse direito por gerações ilimitadas não faz o minimo sentido. Se os tetra-avós da tua mulher fossem portugueses ela era 100% portuguesa, como tu dizes! Não faz sentido.

Os avós dela decidiram viver no Brasil, os pais idem. Ela sempre viveu no Brasil e agora por um interesse teu em específico, querem-se fazer valer de uns bis-avós.

Tenho bastante respeito por ti. Não comento os teus posts, mas leio-os quase sempre com atenção, porque acho que têm bastante qualidade. Mas desculpa que te diga, parece-me que é puro oportunismo o que pretendiam fazer e ainda bem que a lei não o permite! Em quê é que a tua mulher ou as gerações mais próximas (pais) contribuiram para o desenvolvimento do nosso país? Em que é que a tua mulher irá contribuir para o futuro desenvolvimento do nosso país ao adquirir a nacionaldade portuguesa?

Utilizar a nacionalidade portuguesa como meio para alcançar o "teu" objectivo. Desculpa a honestidade, mas é mesmo melhor desistir!;)

NEM MAIS!!!

Se o Pais não serviu na altura dos bisavós, e tiveram que (legitimamente diga-se), fazer vida fora de Portugal, e formar família várias gerações fora de Portugal, não é agora que o Pais de origem dos antepassados vai servir de trampolim oportunistico para obter uma nacionalidade, para de novo se abandonar o mesmo Pais ( Portugal).

A nacionalidade é um bem que tem que ser respeitado, o que faz um Pais são as pessoas e o seu trabalho comum para o bem de uma nação, e não uma moeda de troca mercantilista para servir determinados interesses...

A nossa lei da nacionalidade até é permissiva de mais na minha opinião.

o problema é que tem mesmo de ser assim...senão o que era de portugal se 20milhoes de gajos resolvessem em vir para cá?

Moralmente concordo com o sportboy mas matematicamente tem de haver restrições obviamente pois não "cabemos" cá todos.

Agradeço muito ao comentário de todos: os que me elogiaram e os que discordam do nosso ponto de vista.

Talvez não tenha me expressado por completo: a família dela "Dias Moraes" apesar de vivendo no Brasil, sempre se considerou portuguesa. Os meus sogros são NETOS de portugueses. Tudo bem, posso até não concordar com ilimitadas gerações, mas netos?? Acho um pouco radical demais ceifar este direito deles.

Apenas para título de comparação, apesar de a nacionalidade italiana ser transmitidas por ilimitadas gerações, é preciso que o requerente apresente TODAS as certidões de nascimento, casamento e óbito, desde o ascendente italiano até ele.

Quanto á ela pegar a cidadania italiana (ela queria a portuguesa..) é necessário que estejamos casados a no mínimo 3 anos. No entanto, estamos caminhando para o primeiro ano, ou seja, temporariamente ela não tem direito.:(

O jeito vai ser ela entrar como "esposa de cidadão europeu" na Inglaterra. Infelizmente não poderá ser uma cidadã plena, com direitos de voto e etc..[xx(]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

sempre vais viver pa inglaterra?

Nephilin, nunca digo nunca nem sempre. São palavras muito fortes. O que está se passando é que consegui esta transferência para a Inglaterra na firma onde trabalho. Quero aproveitar também para fazer uma pós-graduação por lá. Ou seja, no mínimo 3 anos nós ficaremos. Não costumo planejar a vida a longo prazo, mas se acontecer de gostarmos de lá, porque não viver pra lá definitivamente? Inclusive, meu próximo filho (ainda não sabemos o sexo) deve nascer por lá. Ou seja, de uma forma ou de outra, começarei a criar laços com a Inglaterra.

O que muitos não entenderam foi: ELA TERÁ DIREITO A CIDADANIA ITALIANA, POR ESTAR CASADA COMIGO. MAS QUERIA ERA A PORTUGUESA, POR RAZÕES AFECTIVAS..;)

Abrass.:)

Tudo bem que é complicado estar a dar a nacionalidade
a todos os que descendem de portugueses, senão tinhamos
200 milhões de brasileiros potenciais cidadãos portugueses.

Mas concordo com o Sportboy. Há qualquer coisa que não é muito justa na lei que o ele
apresentou aí.

Pelo que eu percebi, pode-se ter vivido toda a vida fora de Portugal,
os pais, avós, etc, também, mas desde que se vão mantendo registados
como cidadãos portugueses, os seus descendentes directos
continuam a poder-se registar como portugueses.
Se uma das gerações se esquece ou não sabe, ou não se informaou
correctamente, e não se regista, perde-se o direito.

Ou seja, na prática a única diferença é que uns se vão registando
como cidadãos portugueses e outros não. Parece-me um bocado injusto.
Podiam pelo menos ir até 2 ou 3 gerações atrás.

citação:Originalmente colocada por XlPower

Desculpa, mas ...

... quando se esquece de registar alguém como Cidadão de pleno direito de um pais, é porque o interesse nesse pais não é muito grande.

A minha sincera Opinião.

Nós na Familia poderiamos ter uma abraçado a cidadadina de um outro Pais, contudo o nosso interesse foi nulo e não por esquecimento, contudo daqui a 3 gerações lembram-se que seria agradável e ...

Não de todo não concordo.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Desculpa, mas ...

... quando se esquece de registar alguém como Cidadão de pleno direito de um pais, é porque o interesse nesse pais não é muito grande.
A minha sincera Opinião.

Nós na Familia poderiamos ter uma abraçado a cidadadina de um outro Pais, contudo o nosso interesse foi nulo e não por esquecimento, contudo daqui a 3 gerações lembram-se que seria agradável e ...

Aí está!!

citação:Originalmente colocada por MrGrieves

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Desculpa, mas ...

A minha sincera Opinião.

Aí está!!

Mai nada... Eu por exemplo tenho direito ao passaporte angolano e n peço pk nunca me interessou.

Para mim abolia-se já as fronteiras.
Eu quero ser cidadão do mundo e não posso pq?

Sportboy, agora em portugal a moda é querer ser espanhol para se comprar um carro sem pagar imposto (quase 40% do preço do carro vai para o estado e por exp. um peugeot 1007 custa 9000€ em espanha e cá 15000€, pior quanto mais alta a cilindrada do carro...)
Se somos todos europeus...pq há europeus de 1ª e 2ª?
Pq temos os salários mais baixos da Europa (a 15 países)
Se há a livre circulação de pessoas e bens...pq não posso viver um ano em espanha e trabalhar se assim me der na real gana sem ter de passar cartão às entidades fiscalizadoras?
Pq não posso comprar um carro em espanha por menos 5000€ que dou de mão beijada ao estado português?

Eu tb queria a nacionalidade espanhola por conveniência, para assim melhorar o meu nível de vida. estou-me pouco marimbando para as fronteiras, mas tenho de seguir em frente e ser pobre, mas orgulhosamente sou um Português, pobre, independente e com 2 carros com 10 e 16 anos.

ainda assim sou feliz[:p]

Boa sorte sportboy, leva um casaco bem forte e impermeável! e muitas fotos de praias e sol para colares no teu quarto, pois o tempo lá, meu amigo.......[8)]
Pelas fotos da outra vez isso parecia a Califórnia Inglesa...vê a temperatura média anual e não te assustes.

um abraço!

citação: Originalmente colocada por Quatrelle
Para mim abolia-se já as fronteiras.
Eu quero ser cidadão do mundo e não posso pq?

Sportboy, agora em portugal a moda é querer ser espanhol para se comprar um carro sem pagar imposto (quase 40% do preço do carro vai para o estado e por exp. um peugeot 1007 custa 9000€ em espanha e cá 15000€, pior quanto mais alta a cilindrada do carro...)
Se somos todos europeus...pq há europeus de 1ª e 2ª?
Pq temos os salários mais baixos da Europa (a 15 países)
Se há a livre circulação de pessoas e bens...pq não posso viver um ano em espanha e trabalhar se assim me der na real gana sem ter de passar cartão às entidades fiscalizadoras?
Pq não posso comprar um carro em espanha por menos 5000€ que dou de mão beijada ao estado português?

Eu tb queria a nacionalidade espanhola por conveniência, para assim melhorar o meu nível de vida. estou-me pouco marimbando para as fronteiras, mas tenho de seguir em frente e ser pobre, mas orgulhosamente sou um Português, pobre, independente e com 2 carros com 10 e 16 anos.

ainda assim sou feliz[:p]

Boa sorte sportboy, leva um casaco bem forte e impermeável! e muitas fotos de praias e sol para colares no teu quarto, pois o tempo lá, meu amigo.......[8)]
Pelas fotos da outra vez isso parecia a Califórnia Inglesa...vê a temperatura média anual e não te assustes.

um abraço!

Grande Quatrelle, há muito que não te via por aqui! Bom ler teus posts novamente!:)

Penso de forma muito parecida com você: fronteiras só servem para barrar as pessoas de bem, que querem fazer as coisas da forma correcta. Digo isto porque pra bandidos e quadrilhas de traficantes estas barreiras simplismente não existem!;)

Acho que nunca falei por aqui, mas a minha família é um tanto quanto "global". Apesar de todos termos ascendência italiana (de uma comune chamada Vincenza), actualmente estamos todos espalhados: meu pai veio parar aqui no Brasil, enquanto que uma irmã dele foi para a Austrália (tenho primos que só falam inglês![:p]). Agora aqui em casa, meu irmão está a anos no Canadá e prestes a se casar. Eu estou indo para a Inglaterra. Ou seja, a minha família está em muitas nações, mas temos laços bastante unidos.[8D]

Quanto mais viajo, mais vejo o quão estúpidas são estas barreiras que só servem para afastar uns dos outros. Fiquei revoltado porque pra Manuela era importante ter o título de "portuguesa", algo que ela sempre se considerou. Alguns aqui do fórum nos acusaram de oportunismo, mas para estes rebato com o seguinte argumento: minha esposa pode ter a cidadania italiana (que na prática dá os mesmos efeitos da portuguesa), mas ela queria a portuguesa, por razões sentimentais e para espressar o carinho pelos bisavós.. Leis estúpidas estas dos homens!!

Grande abraço, palavras sábias as que dissestes!:)

Boas SportBoy! obrigado pelo elogio;)
Vai sair testamento...

Elogiar é uma coisa que não existe me Portugal. podes desempenhar a tua função no dia-a-dia, dar o teu máximo e mesmo assim...nada.
O único elogio que tive até hoje em trabalho feito por portugueses foi em Barcelona (por portugueses que viviam em Espanha, óbvio), onde desempenhava as minhs funções diárias. Infelizmente é uma característica do povo. dizemos mal de tudo e de todos, mas não sabemos reconhecer quando existe algo de bom.

Um exemplo simples é por exemplo o horror que sentimos ao que é made in Portugal. Como se fossemos um país terceiro mundista, assim arruinámos a nossa microscópica indústria durante os últimos 15 anos. tudo o que nascia cá era mau, tudo o que vinha de fora era bom.
Eu ainda tenho uma TV marca CIE feita em Portugal. tem cerca de 20 anos...;) Em espanha, tudo o que é espanhol é bom. logo a industria evolui, logo a espanha é um país egocêntrico mas grandioso onde é saudável viver e onde as ideias podem fluir sem censura.

A abertura de mente é um exercício que não custa e pode curar muitos males que ainda existem pelo mundo como o racismo. Há muitos tipos de racismo...não é só a cor da pele.

Tentei à pouco fazer a minha àrvore genealógica e descobri que tenho sangue espanhol. pelo menos isso, é menos uma fronteira que para mim deixou de existir.
Tenho família no País Irmão. Um tio meu, irmão da minha avó chamava-se Lenine e teve de fugir da PIDE (polícia no tempo da ditadura) por causa do nome.
Fez de tudo aí, vendia roupa e legumes na rua, até que juntou o suficiente e criou família. aí ficou e morreu. Neste momento tenho mais família viva no Brasil que aqui.
Compreendo a dor da tua mulher em querer honrar o sangue português, mas não lamentes isso. o nosso sangue portugues foi Galécio/Celta/Fenício/Grego/Visigótico/Àrabe...e mais tarde Indio Brasileiro/Africano de Norte a Sul/Indiano... ou seja, não existe isso de sangue português, e para mim tem um significado muito forte conotado com o ideais nazis.

Felizmente inventámos algumas coisas boas como (citando o meu tio brasileiro) A mulata. Foi a melhor coisa que inventámos no Brasil e nas terras de além mar. é brincadeira, mas reflete o espírito português do caos da mistura e da conversa enrrolada, mas tb da paixão, do desconhecido, do "deixa andar que depois logo se vê..." e da criação.
Por alguma razão os australianos são brancos e não mestiços ou os jamaicanos são negros e não mestiços. De certeza que fomos cruéis na altura da escravatura, mas tb a abolimos quando países "nobres"como a Holanda e o UK o praticavam na Africa do Sul.
há povos (arrogantes,******,filhos da **** e racista,narcisistas e filhos da **** novamente) como os ingleses que apesar de algumas excepções tb são pessoas cultas e racionais.
Tens de ir a Cabo Verde para ver as mulheres negras de olhos claros que são lindas. Bem, eu também tenho pq só ouvi contar e tenho curiosidade...;)
Talvez daqui a muitos séculos quando não existir mais o conceito de raça seremos finalmente livres e irmãos.

Sinto sempre um pouco de raiva em relação aos chamados patriótas pq para mim pátria não existe. é um absurdo e às vezes apenas um nome para um conjunto de ideias abstractas que não resulta em pleno. Um parque natural não pode ter fronteira pq os animais são livres bem como a flora. só agora se começa a debater esse tema...
Existe apenas cultura, que abrange língua, usos e costumes (musica,tradições,gastronomia,etc) num dado espaço e num dado momento.
Nós (portugueses) podemos ter identidade desde há 20 séculos. desde o Galego antigo, que afinal é de onde vem o Português e não o contrário como se diz em todo o lado.
Mas éramos uma tribo, ou melhor um conjunto de tribos.
Partilhávamos a mesma expressão, as mesmas tradições num perímetro que ia da Galiza actual até Lisboa/Santarém. isto é centro de Portugal actual.
E antes? por onde andava o nosso sangue? tristeza...
Só agora estamos a descobrir que Viriato (o nosso adorado ídolo que resistiu aos romanos durante mais de meio século) era afinal da tribo cónica. Ou seja, não era louro nem tinha olhos claros como também gostam de pintar Jesus. Era antes moreno como os da antiga Anatólia (Grécia/Turquia). A tribo dos Lusitanos foi dizimada pelos Celtas que desconheciam a escrita, mas eram numerosos e ferozes guerreiros...
Tal como os Àrabes que trouxeram a agricultura,medicina,astronomia e matemática mas foram dizimados pelos reinos cristãos.
Hoje poderiamos ser Àrabes perfeitamente. é incomodo para muita gente, mas durante 5 séculos fomos Àrabes.

Hoje consideramo-nos muito unidos, apesar dos bairrismos e apesar de existirem 2 identidades distintas, que, com a distância do tempo ainda perduram. Minhotos e Alentejanos. apenas nos une a Língua e a bandeira pq a gastronomia, tradição oral, musica e cantares são tão distintos como um nórdico de um turco.
Não quero dizer que deviamos colocar uma fronteira, nada disso, mas vejam a Espanha como um conjunto de nações. Cada qual com sua língua, usos e costumes. mas serão essas fronteiras geográficas necessárias para o bem estar da raça humana?

Força Sportboy, eu não gosto de ingleses, tb não gosto de Belgas e Canadianos, mas o que posso fazer...eles existem, tenho de os respeitar.

Bom Natal! Que Deus te acompanhe. Que Ala te guarde. Que Buda te guie.

Se fosse como queres isto era um "brasil".

Era uma avalanche daí para cá, que deus nos salve.
Ainda maior?
Pois quase todos os brasileiros têm antepassados portugueses.

Isso é puro oportunismo.

a lei é chata para o teu caso, mas infelizmente necessária para todos os outros que sem qualquer tipo de relaçao sentimental com o país teriam aberta a porta de entrada na UE... seria uma invasao impossível de controlar

citação:Originalmente colocada por Duro

a lei é chata para o teu caso, mas infelizmente necessária para todos os outros que sem qualquer tipo de relaçao sentimental com o país teriam aberta a porta de entrada na UE... seria uma invasao impossível de controlar

Penso que o caso em discussão não tem qualquer relação sentimental com Portugal.

Pelo que me apercebi, neste caso, e se ela existisse, seria aproveitar uma fraqueza, através de um passaporte nacional para poder entrar em Inglaterra.

Ainda bem que essa fraqueza não existe, pois acreditem que este caso não seria o único.

citação:Originalmente colocada por xicos

citação:Originalmente colocada por Duro

Penso que o caso em discussão não tem qualquer relação sentimental com Portugal.

Pelo que me apercebi, neste caso, e se ela existisse, seria aproveitar uma fraqueza, através de um passaporte nacional para poder entrar em Inglaterra.

Ainda bem que essa fraqueza não existe, pois acreditem que este caso não seria o único.

pelo que ele descreve penso que tem porque todos os seus ascendentes sao portugueses e ela considera-se também portuguesa... simplesmente nao exerceram o seu direito de ter dupla nacionalidade e agora ela nao o pode fazer.

Por um lado é oportunismo porque se tratava de aproveitar uma oportunidade, mas nao no sentido "depreciativo" da palavra

Voltar
Superior