Não desenvolve, embrulha/corta

RubenTeixeira

New member
Boas, estabelecendo uma razão cronologica isto aconteceu depois de mudar a tampa e o rotor da distribuição, não se mexeu no ponto do mesmo, apesar de ser coincidente não me parece que a mudança seja a razão do carro ter este comportamento

Basicamente quando estou com o pedal a fundo ou quase, ele embrulha, como mostro no video, ele começa a "cortar" às 6400 quando o corte é perto das 8000 rpm, o teste foi em quarta mudança, em quinta estaria por volta das 5000rpm a fazer o mesmo que aparece no video apartir dos 15 segundos. É como se houvesse binario mas não houvesse torque! Não sei se é por falta de ar ou gasolina. Nem se está exatamente a detonar, coloco sempre 98 octanas.

Apesar de ele não fazer isto em 1 2 3 mudança, ele está um pouco mais lento a desenvolver. Antes a 40 km/h em quarta conseguia meter o pedal a fundo sem ele embrulhar e desenvolvia bem! Agora em terceira faz o que mostro no video, nem sequer "quer" desenvolver

Nota: Não está a detetar nenhum erro pelo check engine. A maf tenho a certeza que está boa, ainda assim testei uma para ter a certeza e não houve diferença nenhuma. Quando desligo a maf com o carro a trabalhar o carro desliga, se desligar o tps com a maf ligada o carro não vai abaixo contudo parece ficar com um trabalhar mais suave

O carro em questão é um Suzuki swift gti
Qual vos parece ser a avaria?

Faísca ou zargolina. Uma delas está pifada. Troca o rotor/tampa para ver.

Sem mexer no ponto é claro.

Tinha o mesmo problema na spaceship quando estava a GPL. Velas e bobines estão OK. Era a mistura de GPL que tanto estava a mais (soluços) como a menos (não andava nada e só estava bem em altas).

500kms confirmaram que a gasolina está tudo OK!

Obrigado por responderes eblase! Já fiz uns 500/600 km desde que isto começou a acontecer, entretanto já meti gasolina 2 vezes, primeira na BP, segunda na Repsol. Não senti qualquer diferença

O problema do meu é que ele tanto faz em baixas como em altas, parece que tem haver com a posição do pedal. Se fosse faisca em 1 2 3, a puxar, não devia sentir o mesmo sintoma?

Não me lembro bem de como aconteceu, mas ai há uma semana atrás, estava a puxar de segunda com as rodas a derrapar para lá das 7000rpm e ele de um segundo para o outro "cortou" quando senti isso parei de acelerar pelo que não sei se ele ia continuar a cortar, não sei se isto ajuda a comprovar alguma coisa mas fica registado

Consegues ler o valor do acelerador? Pode estar a dar informação errada.

Não sei como ele é. Já é electrónico? Cabo de aço e tem um leitor na borboleta?

Consegues ler o valor do acelerador? Pode estar a dar informação errada.

Não sei como ele é. Já é electrónico? Cabo de aço e tem um leitor na borboleta?

Cabo de aço e tem potenciometro/leitor na borboleta, o tps, throttle position sensor, que informa a centralina do quão aberta a borboleta está

Edit: Posso desligar o sensor e com um amperimetro verificar se os valores são progressivos ou se existe alguma quebra à medida que movo o sensor, simulando a abertura da borboleta

Last edited:
Cabo de aço e tem potenciometro/leitor na borboleta, o tps, throttle position sensor, que informa a centralina do quão aberta a borboleta está

Edit: Posso desligar o sensor e com um amperimetro verificar se os valores são progressivos ou se existe alguma quebra à medida que movo o sensor, simulando a abertura da borboleta

Pica os fios e lê a tensão. Se conseguires achar manual com isso, tanto melhor. Normalmente vai de 1.xx volts até ~5volts.

Existem 4 fios, entre quais deles queres que verifique?

tekkie.image84.jpg

Exactamente. Na tabela, as duas linhas inferiores: idle e modo faca-nos-dentes [:D]

Ideal era abrires a borboleta de forma a medir se há picos entre cada mm que rodas com um multímetro de alta resolução ou um osciloscópio. Mas um normal já dá para ter uma ideia.

Exactamente. Na tabela, as duas linhas inferiores: idle e modo faca-nos-dentes [:D]

Ideal era abrires a borboleta de forma a medir se há picos entre cada mm que rodas com um multímetro de alta resolução ou um osciloscópio. Mas um normal já dá para ter uma ideia.

Pois, falaram-me que para fazer este teste o melhor era um multimetro de agulha, que este mal encontrasse uma zona sem valor, era bastante visivel a agulha a mexer de um lado para o outro. Tenho um multimetro do mais básico que existe, mas penso que dá para ter uma ideia

Amanhã vou andar com o carro com o tps desligado, vejo que diferenças há. Quando chegar da universidade faço um teste então ao tps, e coloco aqui os resultados, eu sei que já fiz este teste quando o carro não tinha qualquer problema e já havia um valor que não ficava dentro dos limites, amanhã logo vejo quão dispares andam os valores

Obrigado pela ajuda!

Nesse manual, diz como fazer um reset à centralina? Para começar a ler os valores novo [;)]

Já agora, quando dou reset à bateria, os primeiros dias o carro embrulha um bocado, e o rolantim tem tendencia a ficar baixo, passados uns dias, 2/3 parece que a centralina "aprende" a compensar algo que está em falta ou que dá valores errados e fica bom. Quando ele embrulha, é quando estou a pressionar levemente o pedal, ele puxa e para de puxar pelo que acabo por acelerar um pouco mais para ele não fazer isso, e quando arranco em primeira, a rotação literalmente salta, quando salta para baixo, eu dou um bocado de mais gás, e no segundo a seguir ela salta para as 3000 ou assim... Estão a imaginar o quão dificil é... Agora é que estou com este problema de ele cortar quando estou a puxar por ele, porque arranques, rolantim etc etc estão perfeitos

Como estão os cabos de velas? Já mediste a resistência deles? Sugiro que ao ler a resistência, abanes os cabos.

Como estão os cabos de velas? Já mediste a resistência deles? Sugiro que ao ler a resistência, abanes os cabos.

Sim, já fiz esse teste, movendo as pontas dos mesmo e a resistência comparando com outros cabos que tinha aqui em casa é bastante alta

Back