Netbook ou E-book? Escolha: E-book Reader! Ver inside.

Depois de muito ponderar, decidi-me pelo E-book reader.

Já estive a ver modelos e reviews e há um que me parece particularmente bom e dentro do orçamento. Para ser mais preciso, no limite do orçamento estipulado - 300€.

Ereader, BeBook Neo, Wifi Ereader, touchscreen BeBook, wacom ereader - mybebook.com

Tem a tecnologia do e-ink, outra coisa não seria de esperar, parece ter um processador relativamente rápido pelo que me pude aperceber. A memoria interna é de 512 mb mas é extensível a 16gb com cartões SD. Tem um touch screen que até permite escrever a mão anotações e ficarem indexadas a uma determinada página ou paragrafo/frase, lê uma carrada de suportes inclusive mp3 para os audio books e o melhor de tudo é ser WiFi o que permite fazer download de livros directamente da net e navegar na internet, claro está com as limitações inerentes principalmente ao ecrã.

O que acham?

Há alguém aqui que tenha um?

Análise Amazon Kindle

não é o mesmo mas talvez te ajude.[;)]

Estive ha pouco tempo para comprar um e-reader e sinceramente fiquei desapontado. Nao pensei que fossem tao lentos! Para quem está por exemplo a ler um romance tudo bem, mas para livros tecnicos, que era o que me interessava, n chega simpleslmente. Mas sem duvida que e´bastante suave para os olhos ... mas n tinha paciencia para utilizar um.

Pois, no meu caso é para ambas as situações. Vais servir para aquela leitura soft do fim do dia assim como leitura mais cientifica, tenho uma quantidade brutal de livros técnicos em pdf e uma das minhas preocupações é na questão das imagens e da rapidez do leitor.

Quais ou qual foi o que experimentaste? E porque dizes que era lento? Demorava muito a abrir uma página?

Tens aqui uns vídeos do seu funcionamento, parece-me interessante.

Ereader, BeBook Neo, Wifi Ereader, touchscreen BeBook, wacom ereader - mybebook.com

Análise Amazon Kindle

não é o mesmo mas talvez te ajude.[;)]

Li a analise e não me agradou muito. Segundo parece é complicado fazer um zoom nos PDF ou até mesmo impossível. O autor acha que facto de não ser um touchscreen é mau por causa das dedadas, mas na realidade estes aparelhos não são bem touchscreen visto que se fores lá com o dedo nada acontece, tem de ser com a caneta (tecnologia WACOM).

A vantagem em relação ao Bebook é talvez o facto de ter um modem 3G, que é algo que parece-me ser indiferente para já, mas no futuro até posso vir-me a arrepender.

O Kindle tem mais memoria interna mas depois não permite expandir através de cartões de memoria, segundo me parece. O Bebook Neo dá para expandir com um cartão SD até os 16gb.

E o meu receio com o Kindle é se tiver algum tipo de protecção contra pirataria já que está associado a amazon.

Aqui tens uma comparação dos aparelhos, em que os da Kindle até aparecem nos primeiros lugares.

eBook Reader 2010 - TopTenREVIEWS

Pois, no meu caso é para ambas as situações. Vais servir para aquela leitura soft do fim do dia assim como leitura mais cientifica, tenho uma quantidade brutal de livros técnicos em pdf e uma das minhas preocupações é na questão das imagens e da rapidez do leitor.

Quais ou qual foi o que experimentaste? E porque dizes que era lento? Demorava muito a abrir uma página?

Tens aqui uns vídeos do seu funcionamento, parece-me interessante.

Experimentei com um pdf com 16 MB e 400 e tal páginas. A mudar de pagina por vezes demorava mais de 4 segundos por causa dos gráficos. Mas acredito que existam leitores mais rápidos ... mas muitas vezes ao ler livros técnicos precisamos de percorrer páginas mto rapidamente. Neste momentos ja tens net books com 12 hrs autonomia e parece-me uma opcao mais flexivel do que os e-readers

Last edited:
Eu já tive o mesmo dilema e posso oferecer-te o meu ponto de vista.

(1) Um Netbook é um PC em formato reduzido. Se quiseres ler no ecrã então não te recomendo de todo uma vez que vais cansar ainda mais a vista devido às dimensões reduzidas do ecrã.

(2) O Ereader tem uma tecnologia inovadora - o e-ink - que simula um papel. Aquilo é espectacular para ler uma vez que não cansa os olhos - é igual a ler um livro em papel - é super-portátil e podes armazenar imenso material lá dentro. Só um ereader pode ter cerca de 4G em livros.

(3) Os problemas são os seguintes:

(3.1) Se fizeres scan de livros para ler no ereader, tens que fazer o scan de folha a folha; se fizeres o truque de meter duas folhas numa só página A4, o ereader não consegue ler aquilo uma vez que as fontes ficam muito pequenas. Tens que arranjar uns programas específicos que te permitam recortar o PDF e organizar aquilo de página a página. Mas isso demora tempo e tempo é dinheiro.

(3.2) Os preços dos EBooks são ainda muito caros em relação aos originais em papel e, sinceramente, não sei se compensa. Vê quantos livros tens que comprar e o preço médio de cada livro para amortizar o investimento no Ereader. Apenas te compensa se tiveres que andar com uma biblioteca no bolso permanentemente.

Depois de muito reflectir, decidi que vou comprar um Ereader quando (a) a tecnologia estiver mais desenvolvida, (b) a oferta de livros no mercado for substancialmente superior a ponto de compensar comprar em relação a papel e (c) houver programas que organizem automaticamente os livros scaneados em formato legível no Ereader.

Até essa data, parece-me mais um gadget!

Mas esta é a minha perspectiva e admito que possa estar enganado.

Experimentei com um pdf com 16 MB e 400 e tal páginas. A mudar de pagina por vezes demorava mais de 4 segundos por causa dos gráficos. Mas acredito que existam leitores mais rápidos ... mas muitas vezes ao ler livros técnicos precisamos de percorrer páginas mto rapidamente. Neste momentos ja tens net books com 12 hrs autonomia e parece-me uma opcao mais flexivel do que os e-readers

O meu irmão tem um netbook e o problema é mesmo o ecrã, cansa a vista e sinceramente não consigo estar muito tempo em frente a um PC a ler. Se é mais versátil? Não tenho duvidas e os preços equivalem-se, mas o ecrã é mesmo decisivo.

(3) Os problemas são os seguintes:

(3.1) Se fizeres scan de livros para ler no ereader, tens que fazer o scan de folha a folha; se fizeres o truque de meter duas folhas numa só página A4, o ereader não consegue ler aquilo uma vez que as fontes ficam muito pequenas. Tens que arranjar uns programas específicos que te permitam recortar o PDF e organizar aquilo de página a página. Mas isso demora tempo e tempo é dinheiro.

(3.2) Os preços dos EBooks são ainda muito caros em relação aos originais em papel e, sinceramente, não sei se compensa. Vê quantos livros tens que comprar e o preço médio de cada livro para amortizar o investimento no Ereader. Apenas te compensa se tiveres que andar com uma biblioteca no bolso permanentemente.

Depois de muito reflectir, decidi que vou comprar um Ereader quando (a) a tecnologia estiver mais desenvolvida, (b) a oferta de livros no mercado for substancialmente superior a ponto de compensar comprar em relação a papel e (c) houver programas que organizem automaticamente os livros scaneados em formato legível no Ereader.

Até essa data, parece-me mais um gadget!

Mas esta é a minha perspectiva e admito que possa estar enganado.

Não tenciono scanear nem comprar livros. Tenciono é ler livros que consigo pela internet em formato PDF e outros. E acredita que se conseguem arranjar muitos. Aliás já tenho muitíssimos.

Se fores ao Project Gutenberg, e tiveres a intenção de leres livros daqueles géneros, já rentabiliza E MUITO a compra de um e-reader.

Estou a pensar na minha vida em relação a isso, já que tenho centenas de livros em pdf e não tenho pachorra para os ler/consultar no Mac.

Já adquiri o leitor MMC.

Optei pelo Onyx Boox 60, que é irmão gémeo do que estava a pensar comprar quando abri este tópico.

Não foi fácil decidir-me já que estes aparelhos não estão aparentemente a ter muito sucesso por cá. Prova disso é que nas grandes cadeias habituais não há muitas opções.

Mas acho que vale bem a pena, é muito agradável de se ler. O meu em particular passa de uma página para outra num segundo ou nem sequer, quando li muitas criticas que demorava muito. A bateria dura uma eternidade se não se utilizar o leitor de mp3 ou o WiFi. Lê muitos formatos e como é uma plataforma sempre em evolução, no futuro já se fala em word e excel.

Pontos menos bons é o tamanho do ecrã, 6 polegadas não é muito, mas há leitores de 5. Qualquer das formas adaptas o tamanho da letra e não tens qualquer dificuldade em ler.
O leitor de mp3 tem um som razoável, no entanto não tenciono usa-lo para ouvir música, quando muito ler/ouvir um audiobook.
E o WiFi das poucas vezes que o utilizei perdi a paciência, tenho de instalar um RSS reader para ver se vale a pena comprar um router propositadamente para utiliza-lo no livro electrónico.

Quanto a conteúdos, há mais projectos de e-books gratuitos:
Best Sites for Free eBooks, Audiobooks, Textbooks, etc

E depois, não sejamos santos, arranja-se outros conteúdos que supostamente não deveriam estar a disposição de forma gratuita.

E mesmo que se opte por adquirir e-books, são muito mais e conta que os livros físicos.

Se tu ou outro user tiver alguma duvida que queira tirar é só dizer. [;)]

6 polegadas é equivalente a quê? A5?

Menor.

tumblr_kx9f7e5UFd1qa1arr.jpg

Estive a ver na FNAC um par deles, hoje, e confesso que aquilo não me entusiasmou minimamente.

Gostava de pôr as mãos num Kindle, ou então deixo para outras núpcias e compro um iPad mesmo.

Os que estão a venda na Fnac e Worten com preços aceitáveis não são lá grande coisa. Foi por isso que optei por este que comprei pela pixmania.

Os kindles têm muito boa reputação, o problema é pôr a mão num deles pelo que me apercebi. As minhas duvidas recaiam nos Kindle, o Onyx Boox/Bebook Neo ou o Sony PRS-600.

O Ipad é muito mais versátil e se pretendes ler livros com imagens, esquemas e cores é preferível, o inconveniente é o ecrã. Os leitores de livros usam a tecnologia E-ink que não emite luz, é como se estivesses a ler um livro.

MMC os leitores de livros ainda têm muito que evoluir, eu próprio notei uma diferença brutal entre o firmware actual com o que vinha instalado. Instalei a versão 1.4 e vinha com a versão 1.3. A questão é ver se achas que vale a pena investir já nesta tecnologia, eu achei que sim, mas tenho a noção que daqui a 3 anos o meu leitor vai estar obsoleto, no entanto acho que vou dar dinheiro como bem empregue. Os livros que tenho em PDF nunca os iria ler no computador.

Estive a ver na FNAC um par deles, hoje, e confesso que aquilo não me entusiasmou minimamente.

Gostava de pôr as mãos num Kindle, ou então deixo para outras núpcias e compro um iPad mesmo.

Eu vou comprar um kindle assim que estiverem outra vez em stock. Aquilo tem net gratuita através da rede 3G em mais de 100 países.

Sinceramente o iPad não me parece de forma alguma substituto para um leitor eBook. Consegues ler um iPad a levar com o sol directo? Provavelmente não vez nada....

Em Portugal também?

:)

Sim. Parece que a amazon fez um acordo com as operadoras móveis desses países. Supostamente é para fazer o download de ebooks da amazon, mas parece que se pode usar para outras coisas também. Isto para a versão 3G claro. Tendo em conta que custa uns 160 euros vale a pena.

Last edited:
Mas eu se fosse tu não ficava muito entusiasmado com a ideia da net, o que tenho tem WiFi porque achava que iria ler os jornais, mas aquilo é de perder a cabeça. Não tenho router em casa e provavelmente nem vou comprar.

Vou instalar um RSS reader e experimentar sites dos telemóveis a ver se ainda se consegue ler alguma coisa de jeito, principalmente noticias.

O meu tem acesso ao site da marca, Adobe, Google e Wiki, não tem um browser ainda, se bem que já se fala nisso. Qualquer das formas quem tem google vê tudo o que quiser.

Tive a ver o novo Kindle que saiu e parece-me bastante bom. [;)]

Back