Netbook ou E-book? Escolha: E-book Reader! Ver inside.

Eu tenho um Kindle e foi dos melhores "gadgets" que comprei cá para casa. Primeiro porque leio muito em inglês e depois porque assim posso levar carradas de livros nas férias sem ter de acartar com o peso deles. Além disso, graças ao Kindle tenho acesso a vários e-books gratuitos... Neste momento posso dizer com toda a certeza que, se quiser, posso estar anos e anos sem comprar um único livro.

Se quiser livros em português, vou à Biblioteca Municipal ;)

Se quiserem mais informações, é só perguntar.

Eu tenho um Kindle e foi dos melhores "gadgets" que comprei cá para casa. Primeiro porque leio muito em inglês e depois porque assim posso levar carradas de livros nas férias sem ter de acartar com o peso deles. Além disso, graças ao Kindle tenho acesso a vários e-books gratuitos... Neste momento posso dizer com toda a certeza que, se quiser, posso estar anos e anos sem comprar um único livro.

Também arranjas muitos livros gratuitos em português (clássicos, claro), no projecto Gutemberg, Europeana, Google books, etc.

O teu tem acesso à net? Que tal é?

Qual é o modelo do teu Kindle? E já agora, tens problemas em visualizar livros/ficheiros de origem duvidosa (da kandonga [:D])?

O meu modelo é o último (Kindle 3), com wi-fi e sem 3G, se não estou em erro. Achei que não valia a pena ter 3G, porque comprei o Kindle com o objectivo de ler muitos livros e não de andar a passear pela net. Para isso o wi-fi chega bem, já que tenho wireless em casa e assim tenho acesso à net em casa. O acesso que tem é claro que é a preto e branco e tal, mas dá perfeitamente para ler. Acho que não dá acesso a todos os sites (não tenho a certeza), mas lembro-me de o meu marido ter acedido ao site da Bola e do Diário de Notícias, por isso sempre dá para alguma coisa.

Quanto aos livros da candonga... Segundo ouvi dizer, dá para sacar pacotes de livros da net e colocar no Kindle. Esses pacotes têm os livros em formato .mobi, que dão perfeitamente para ler no Kindle. Eu não confirmo nem desminto (isto é um fórum público), mas... :rolleyes: O que é certo é que, como disse, nos próximos tempos não devo comprar livros.

A grande vantagem dos e-books em comparação com os notebooks e/ou tablets é que o e-book reader tem a e-ink e não é retro-iluminado, o que faz com que não me comece a doer os olhos ou a cabeça ao fim de uns minutos de leitura. A desvantagem (segundo li, porque ainda não experimentei) é que os ficheiros PDF com imagens ficam meio esquisitos e ocupam muito espaço na página, temos de andar a carregar nas páginas para a frente e para trás, mas como não costumo ler PDF's com imagens a mim não me chateia esse pormenor.

Eu aproveitei e comprei uma capa na net (dá imenso jeito, aconselho), por isso o meu conjunto é semelhante a este:

kindle-3-in-cover.jpg

Obrigado Vesper.

A minha duvida era mais a pensar no próximo livro electrónico. Sou um feliz proprietário de um da marca Onyx Boox, há já um ano e também concordo que foi das melhores gadgets que comprei nos últimos tempos.

Não optei por um Kindle na altura porque tinha bastantes duvidas de como encomenda-lo, já que vinha dos EUA e se depois iria pagar uma taxa alfandegaria que o tornasse estupidamente caro. Após bastante pesquisa optei pelo aparelho que mencionei em cima, também porque tinha a certeza de que iria abrir qualquer ficheiro independentemente da sua origem. No meu caso leio maioritariamente PDFs, a maior parte dá para ler perfeitamente bem, se bem que em alguns casos as imagens são suprimidas. Há também programas de borla para mudar o formato dos livros quando tenho problemas.

Também já tenho livros para o resto da minha vida. [kiss]

Agora já não me lembro quanto paguei por tudo, mas posso ir à procura e ver. O valor original era (e é) 139 dólares, mas é claro que ficou mais caro graças aos portes e tudo o mais. Só que, fazendo as contas, mesmo pagando mais caro o Kindle ficou-me ao preço daquilo que gasto em livros durante um ano... ora, só no projecto Gutenberg há resmas de livros que assim já não teria de comprar = vale a pena. E depois tem outra vantagem: deixo de ter cá em casa 500 livros. Como eu não sou daquelas pessoas que gosta de ter prateleiras e prateleiras cheias com livros, um aparelho que me permite ler os livros que eu quiser sem ocupar muito espaço físico foi uma enorme mais-valia.

A única coisa é que não me estou a ver a levar um aparelho daqueles para ler na praia, mas para isso ainda tenho uns quantos livros em papel que ainda tenho para ler... :)

E, sim, tens razão quando dizes que existem por aí programas para mudar a extensão dos ficheiros e fazer com que seja possível ler no Kindle. Havia um mais conhecido, mas que agora não me lembro do nome*. Isto é como tudo na área da tecnologia: por cada coisa que as empresas dizem que não se pode fazer com determinado aparelho aparecem logo vários cromos a tentar dar a volta ao sistema... ;)

*EDIT: É o Calibre.

Last edited:
Também não levo o meu para a praia. O bicho pode não se dar bem com a maresia. [:D]

Sim, o Calibre é muito bom. Também tenho o Mobipocket Creator.

Back