Gosto e muito e comprava (e vamos lá a ver se não compro mesmo um destes dias!). Para já (quanto a mim) 1º é Nissan, depois, como sempre (desde há ums pares de anos isto é!), é a Nissan a inovar e a "criar", ou a "esticar" um segmento que não existia...Quasquai "all over again"....Parece-me muito interessante do ponto de vista comercial e não vai deixar ninguem indiferente. Gosto e muito.
Dá um (ainda outro) significado à palavra "cross over" em sentido muito proprio, o que tem sido tipico da Nissan;
Creio que os gestores da Nissan, de aqui há uns anos, resolveram criar carros tendo em conta um mercado muito determinado - atravessando os segmentos classicos como se não exisitissem. Exemplos há vários, mas o caso Tiida é um bastante interessante, o carro foi lançado para os clientes que já eram consevadoramente Nissan, isso mesmo eles admitiram no lançamento do carro, por isso o carro apenas apela aqueles clientes conservadores que vem o carro com determinados olhos e requisitos, não é para todos (para mim não é!), e é im Hatchback com muito espaço, muito racional, com bons motores, fiável e sem nenhum encanto para o mercado em geral!;
O Note (meio B meio C) é um monovolume compacto - MPV - para familias com 1 ou dois filhos que não querem um monovolume "classico" (tipo Opel Meriva) nem pequeno (tipo agila) nem médio (tipo megane) nem grande (tipo S max/voyager etc..), e que teriam um micra e agora tem um micra e um filho!, o seu "criador" disse que o "fez" exactamente com esse propósito (e para mim É!), é surpreendemente (muito) espaçoso (e vendeu que nem ginjas por essa Europa fora), versatil, e muito fiavel, com uma posição de condução mais alta que um normal utilitário, com o espaço interior de um familiar "c" , (comprimento 4.100m)mas o aspecto e design mais "jovem" de um "b", enfim, está entre o bicho e bactéria! no bom sentido: isto é: NICHO! vide:
http://www.youtube.com/watch?v=xwXceHZ2-Gc
O Quasquai foi uma inovação sobre o fenómeno dos MPV, criando um "meio" segmento, entre o SUV e o MPV (2wd Vs 4wd)....por isto me parece que os tempos dos Sunny (que eu tenho um na familia com 20 anos em estado novo! NOVO mas mesmo como NOVO) e do Almera (grandes carros mas...só isso) já passaram e os Nissan são hoje produtos diferentes, em nichos criados À força entre os segmentos já instituidos.
O Juke é mais um para a festa. O Juke é um SUV/MPV(pouco..ai está o Note) - B/C, cuja concorrencia é.......????...pois é! não é o Ford Fusion (não tem nada a ver), e um pouco mais para C e temos o Qq....será um futuro Audi Q1?....não é um BM x1 (Qq!)....e tambem não invade os A/b tipo Suzukis etc...pois isso é um carro sem concorrencia directa....por enquanto.
http://www.youtube.com/watch?v=XNVIgYcwJSA
Se bem me lembro quando o QQ nasceu a concorrencia directa era........
Depois temos o GTR...mais nicho que GTR não há!, alem de ser um perfeito porta estandarte tecnologico....e a concorrencia directa é.....(porsche custa o dobro etc...) vide:
http://www.youtube.com/watch?v=4OTUHgTAMMU&feature=related
Alem dos classicos todo o terreno que nem vale a pena mencionar.
Creio que o exemplo do Quasquai exemplifica bem a valia desta opção de gestão!
mi gusta mucho!
Tenho opinado!