Nissan Leaf 2018

Neste momento não há, pode vir a aparecer no futuro se houver necessidade, como não existe essa necessidade de momento ninguém vai investir a produzir um produto que quase ninguém vai comprar.

O que se sabe que está avançado, para tranquilizar aquele pessoal que espera manter um leaf por mais uns 15 ou 20 anos, é converter a tomada de chademo para CCS, a Muxsan da Holanda já tem um leaf a carregar assim com média de velocidade a 80kw e máximos nos 120, isto num leaf de 2011. Eles esperam comercializar isso em breve. Outra coisa gira que já têm é converter o carregamento ac monofasico de 6.6kw para trifásico 22kw. E os range extenders, pena os preços serem proibitivos mas nada que a concorrência no futuro não melhore, quando se está sozinho a vender um produto faz-se os preços que se quer, quando aparece concorrência a coisa muda.

Btw, a ideia da muxsan ao converter é pela velocidade, não o tipo de tomada, visto quase não existirem carregadores chademo acima dos 50kw

Last edited:
Neste momento não há, pode vir a aparecer no futuro se houver necessidade, como não existe essa necessidade de momento ninguém vai investir a produzir um produto que quase ninguém vai comprar.

O que se sabe que está avançado, para tranquilizar aquele pessoal que espera manter um leaf por mais uns 15 ou 20 anos, é converter a tomada de chademo para CCS, a Muxsan da Holanda já tem um leaf a carregar assim com média de velocidade a 80kw e máximos nos 120, isto num leaf de 2011. Eles esperam comercializar isso em breve. Outra coisa gira que já têm é converter o carregamento ac monofasico de 6.6kw para trifásico 22kw. E os range extenders, pena os preços serem proibitivos mas nada que a concorrência no futuro não melhore, quando se está sozinho a vender um produto faz-se os preços que se quer, quando aparece concorrência a coisa muda.

Btw, a ideia da muxsan ao converter é pela velocidade, não o tipo de tomada, visto quase não existirem carregadores chademo acima dos 50kw
Chademo to CCS
1a247386513038dc026aba595a2382ea.jpg

Algum utilizador de leaf 40/62 tem/conhece adaptador chademo para CCS? Será um adaptador simples? :confused:

Tambem em AC a Nissan utiliza um ficha diferente da Mannekes, mas para essa existe um adaptador que se não me engano custa a volta dos 200€, ando com um Leaf e não tenho (para já) necessidade de nenhum adaptador.

Tambem em AC a Nissan utiliza um ficha diferente da Mannekes, mas para essa existe um adaptador que se não me engano custa a volta dos 200€, ando com um Leaf e não tenho (para já) necessidade de nenhum adaptador.

Ao tempo que a Nissan deixou de utilizar a J1772, aliás não era só a Nissan, isso era comum a todas as marcas na altura, basicamente era a Type 2 monofasica, atualmente em AC só existe a Type2 nas marcas todas (este atualmente já leva pelo menos uns 7 anos).[;)]
A maior dificuldade do adaptador Chademo para CCS é o protocolo de comunicação, pois a CCS utiliza PLC e a chademo utiliza Canbus, o que não sendo muito complicado de fazer será dificil de implementar enquanto ninguém o comprar. A Tesla tem esse adaptador para os modelos mais antigos, utiliza Chademo.

Last edited:
O de 40kwh?
Não acredito!

A 120kmh no conta kms (que são uns 115 reais), numa estrada quase sem inclinações, vento favorável, sem peso no carro, ac desligado, temperatura ideal, consegues fazer 220kms, posso te garantir. Fiz Viseu-Santarém (que são uns 200kms) com AC, alguma carga, médias de 110 e ainda cheguei com 21% (que são mais de 30% reais), não me parece difícil fazer os 220.

A 120kmh no conta kms (que são uns 115 reais), numa estrada quase sem inclinações, vento favorável, sem peso no carro, ac desligado, temperatura ideal, consegues fazer 220kms, posso te garantir. Fiz Viseu-Santarém (que são uns 200kms) com AC, alguma carga, médias de 110 e ainda cheguei com 21% (que são mais de 30% reais), não me parece difícil fazer os 220.
As contas são fáceis de fazer:
Assumindo uma capacidade de 40kwh, para fazer os 230km a 120km/h, o leaf teria que consumir cerca de 175Wh/km.
A 120 constantes (diferente de ir uma vez ou outra a 120), não acredito que seja possível.
Aliás, o Bjorn testou a autonomia a 90km/h e conseguiu apenas 245km de autonomia.

Edit: no teste a 120km/h do leaf 62kwh, estimou uma autonomia de 255km a 120km/h, com um consumo de 215wh/km!

Last edited:
Eu vi muitos testes do Bjorn antes de comprar o carro e continuo a seguir (gosto especialmente do banana box test xD), mas aquilo tem muito pouco de científico, o teste que falas dos 90kmh foi feito em tenerife, com autonomias estimadas, numa estrada que é tudo menos plana, com AC ligado, a determinada altura com vento contra, enfim se calhar é um bom teste real mas não foi nessas condições que eu disse que era possível fazer os 220kms. Se pesquisares um bocadinho encontras dois testes um português e outro alemão onde a autonomia a 120kmh está muito mais próxima desses valores, mesmo sem ser em situações ideais, agora imagina que era.

Last edited:
Eu sei que este é o tópico do Nissan Leaf 2, mas não encontrei outro tópico do Nissan Leaf.

Se seu comprar um Leaf 1ª geração, com bateria de 24 ou 30 KW, e quiser mudar por uma bateria com mais capacidade, isso é possível?

Eu sei que este é o tópico do Nissan Leaf 2, mas não encontrei outro tópico do Nissan Leaf.

Se seu comprar um Leaf 1ª geração, com bateria de 24 ou 30 KW, e quiser mudar por uma bateria com mais capacidade, isso é possível?
Apenas de forma não oficial. Podes colocar ate 60kwh.
Contacta as oficinas Evolution

e qual diferença Leaf 1 e 2?

Ando com um Leaf de 30 Kwh de 2016, e no passado mês de dezembro o carro perdeu a 4 barra, como tal entrei em contacto com a empresa onde adquirimos o carro, desde este contacto inicial já la levamos o Leaf 4/5 vezes para analisarem a bateria, pois sempre que lá ia a Nissan dizia que a oficina não tinha obtido corretamente os dados, na quarta vez o carro esteve lá uma semana (deram um Leaf 64kwh de substituição), teve inclusive de se deslocar um técnico da Nissan de propósito à oficina, mesmo assim ainda la teve de voltar uma outra vez, onde necessitavam do carro carregado a 100%, sai de casa carregado, mas ainda la tive umas horas a espera, pois tinha mesmo de ser 100% e não 99% e picos.

Passados uns dias lá veio a ordem para a oficina encomendar a bateria, no entanto já se passaram 6 semanas e não têm prazo de previsão de entrega da bateria, que segundo a oficina será uma recondicionada, mais alguém tem tido problemas com a garantia da Nissan?

Como hoje recebemos a informação de não terem prazo de entrega, já falamos com o advogado para lhes mandar uma carta, inclusive a referir que a perca de capacidade da bateria está a provocar prejuízos a empresa (Não está mas é para pressionar ainda mais).

A garantia do carro está a chegar ao fim em breve ( faltam 1 ano de 10 meses ou ~40.000), no entanto já passaram mais de 5 meses, como vamos receber uma bateria recondi****da, este atraso vai beneficiar a Nissan, pois pode meter uma baterias em pior estado pois reduz o risco de perder novamente a quarta barra na garantia.

Back