Tem EGR
é essa válvula amarela/dourada do lado esquerdo do intercooler por cima da admissão ao pé da vareta de óleo
como podes ver pelo meu não tem e também é um 2.7 TDI
Se ha carro que me arrependo de ter vendido foi o Terrano II ... [8b]
Deste férias à dita cuja ou já veio assim de origem?
Fala-se muito de que estes "adereços" sufocam os carros, vale a pena pensar em cirurgias?
Se ha carro que me arrependo de ter vendido foi o Terrano II ... [8b]
O meu já veio assim e alguns vinham assim.
Sim podes retirar mas cuidado na inspecção pois eles vão carregar para ver se sai fumo negro e medir a opacidade.
Isso é algo que sempre me intrigou. Se não é um equipamento que vem de série no modelo (ou vá, que não vem em todos), que não é um equipamento obrigatório (pelo menos para esta idade?), existe alguma base de dados que diga que o carro com o número de quadro X tem o equipamento Y?
Digo isto para a EGR como para outra coisa qualquer cuja existência não seja obrigatória.
Ora, imagina, se chegar à inspeção sem a EGR (não vai acontecer), e me disserem ah e tal fumo e mais não sei quê, não tem EGR? "não, não trazia". Há alguma base de dados onde eles possam ir ver isso?
eles não vão ver nesse caso se está ou não lá montada.
agora se vais retirar convém depois ver como fica o local e isso sim pode dar nas vistas.
a ideia é tamponar tudo e deixar lá a válvula na mesma
Existe uma ficha de homologação e cada veículo conforme os anos podem ser mais ou menos severos com as emissões.
No meu caso no Terrano quase não faz fumo nenhum e é de 98 e eles perdem pouco tempo com isso, no caso do ML 270 CDI quando vou à ipo perdem mais tempo a medir a opacidade dos gases pois é um modelo que já tem de cumpri metas de opacidade de gases mais restritas.
Em todo o caso podes simplesmente desmontar limpar e voltar a montar, isto por alguém que saiba.
Mas já agora, é vantajoso remover ou é praticamente indiferente?
A nível de rendimento do carro, longevidade, etc.
Nissan Terrano II TDi
Neste caso o sistema é simples.
Dada a idade eventualmente kms podes mandar efetuar uma limpeza.
Mas na minha opinião se está bom não se mexe.
Se tivesses queixas de perca de rendimento do motor aí podia ser um ponto a rever, caso contrário deixa estar, além de que estás a contribuir para um ambiente mais limpo.[]
Rendimento como tenho à só 1 mês e pouco não posso comentar, mas deita um bocado de fumaça quando acelero mais um bocado [kiss]
TerranoII,
Depois envia-me p.f. a tua morada por p.m. para eu te enviar contas do TerranoII (muito mal disfarçado de Maverick 2.7TD) que venham a surgir da unidade que veio cá para casa.
Creio que terás consciência de que a tua informação criou algum peso na decisão! []
Agora mais a sério, vindo eu de um Vitara (que considero ter sido uma excelente introdução ao offroad, na medida em que as suas menores capacidades também obrigam o condutor a usar mais técnica), é realmente incomparável o que um consegue transpor face ao outro (refiro-me mais a ângulos e altura do que tracção propriamente dita).
Neste já fiz algumas coisas em que ele nem se queixou, mas eu fiquei com um certo frio na barriga (e falamos de coisas muito lentas, quase tipo trial).
É um SWB (tinha de ser porque eu queria o ângulo ventral, apesar de gostar mais visualmente do LHB), com AC e TA (ambos a funcionar), e num estado muito melhor do que devia (pelo menos aparentemente, e até algo estilo bloco ou carroçaria se partir ao meio).
Alguém me sabe dizer se é fácil aceder/desmontar o quadrante e substituir lâmpadas fundidas do mesmo?
Tenho alguma luzes apagadas, umas mais importantes (travão de mão/estado dos travões) do que outras (mínimos e médios), e gostava de as substituir, caso seja uma tarefa que não seja areia de mais para a minha camioneta.
Obrigado desde já!