Na Teoria o Frontera tem algumas mais valias que o Terrano.
cavas de rodas que permitem levar pneus maiores e uma boa adaptabilidade ao terreno.
O Terrano é sempre mais saltitão se bem que ambos padecem de um trem dianteiro mórbido, em todo o caso isto é relativo pois por esta altura já nenhum deve ter os amortecedores de origem.
Quanto à questão das cavas das rodas, não duvido que sejam maiores, mas o meu amigo que tem um Sport RS colocou uns pneus uma medida ligeiramente acima da "legal", e por ligeiramente, é mesmo ligeiramente, e caso vire o volante quase totalmente, ou com as rodas meias viradas apanhe um solavanco maior, raspa logo, no caso, na parte de trás da cava.
Quanto à suspensão/amortecedores, ambos de origem, ele tem um kit de unhas bem melhor que o meu, e viu-se e desejou-se em situações que o Terrano passou que nem um cabrito .
Em relação às medidas de altura ao solo, acredito que sejam assim à saída da fábrica. Ambos podem ser levantados sem qualquer tipo de alterações, através da afinação dos "parafusos" ou lá como se chama aquilo (peço desculpa mas não sei mesmo o nome/tecnologia).
Estamos ambos no máximo possível e o Terrano é mais alto, e a olhos vistos.
Quanto ao saltitão, sim sem dúvida, o Terrano salta um bocado mais, mas o Frontera, infelizmente, não fica muito atrás nessa "deficiência". Como diz o meu mecânico, umas das coisas a fazer para melhorar a performance do meu seria trabalhar na suspensão. Mas a verdade é que ele levou relativamente à pouco tempo suspensão nova igual à de origem (bendito ex-dono), e dá-me pena para já estar a gastar dinheiro nisso.
Resumindo, acho o Frontera esteticamente mais aprazível, mais jovem e desportivo, mas podendo em primeira mão testemunhar as performances de ambos, com todo o respeito, o Terrano é sem dúvida melhor.
Aliás, o mercado dá-nos bem essa indicação. 20 anos depois os Terranos são mais valorizados que os Frontera, por uma margem bem jeitosa.
Essa comparação com o Freelander é de arrepiar, e o pior é que acredito piamente nela. Novinho a sair de fábrica era um SUV muito interessante, as a LR pregou a toda a gente uma partida enorme com aquele viscoso...Novamente, esteticamente é muito bonito, mas envelheceu tão mal...
Posto isto, se não me engano com via verde podes pedir classe 1 para o Frontera Sport, o que diga-se é um plus para este modelo. Consumos pela experiência é a mesma coisa, e a nível de conforto, também é ela por ela. Negativos é claramente a reputação da fiabilidade do motor, e deus me livre, o comportamento em offroad.