Nitrogénio/azoto nos pneus... Rendi-me !!!

Estás cheio de "mitos" no teu discurso...

QUALQUER gás, obedece á lei dos gases em que PV=nRT.... QuALQUER gás!! Seja azoto, oxigenio, butano, etc.... não há exepções....

Isso não é verdade! Estás a fazer uma aproximação quando não estás a usar gás perfeitos. Porque para o oxigénio, butano e o teu etc, essa formula não é valida, pois os diferentes tipos de gás tem diferentes comportamentos (reais ou perfeitos). O que normalmente fazemos para facilitar os cálculos (na escola) é mesmo fazer a aproximação e usar a formula dos gases perfeitos para todos os outros.
Cump.

Última edição:
Sim...Pois...Mas sabes o que mete o Hamilton no f1....e os outros todos? E que gás é usado para encher os pneus dos aviões?

A resposta é azoto.

P.S. Só não sei é se os gajos da F1 usam as pastilhas no depósito....

Não, essa do azoto já passou de moda, os putos (Hamilton e companhia) agora metem CO2 nos pneus.

Por outro lado vocês sabem que essas máquinas que falam retiram azoto do ar normal? E que nalgumas máquinas ainda vai uma quantidade de oxigénio interessante? E que não há normas (ou leis) que obriguem a manter os equipamentos calibrados, testados, etc.?

Se querem azoto, vão às empresas que fornecem gases, e mesmo assim, metem 99,9% de azoto.

Nitrogéneo não existe.....

é AZOTO que se diz.....

Este tópico é mesmo vontade de rir. Mas à fartazana

Os aviões usam azoto nos pneus para evitar o aparecimento de água (que existe no ar) que em altitude congelaria.

Os camiões de produtos inflamáveis usam azoto nos pneus, para evitar ter em caso de acidente ou rebentamento de um pneu, uma "bomba de O2" a alta pressão perto de algo facilmente inflamável.

Como veêm nada tem a ver com consumo ou durabilidade do pneu. Querem poupar pneus? Andem mais devagar, acelerem menos, travem mais devagar e verifiquem a pressão mais frequentemente.

Já agora, também tenho pneus que chegam a andar mais de 1 ano e mantêm a pressão. E uso ar normal ! E esta hem?

Última edição:
Isso não é verdade! Estás a fazer uma aproximação quando não estás a usar gás perfeitos. Porque para o oxigénio, butano e o teu etc, essa formula não é valida, pois os diferentes tipos de gás tem diferentes comportamentos (reais ou perfeitos). O que normalmente fazemos para facilitar os cálculos (na escola) é mesmo fazer a aproximação e usar a formula dos gases perfeitos para todos os outros.
Cump.

A aproximação da equação é valida.
Qualquer gás responde a variações de temperatura, pressão, volume. A diferença está apenas na constante utilizada para o calculo ( se vamos utilizar a densidade, ou interacções).

Última edição:
O símbolo químico do Azoto é "N" na tabela periódica.
E este facto deriva do seu nome ser nitrogénio.
Azoto é sinonimo. São ambos aceites em Portugal.

ERRADO !

O simbolo quimico é isso mesmo: SIMBOLO QUIMICO !
Que resulta do inglês: Nitrogen.

Em português diz-se AZOTO.

Mas experimenta ir a uma fábrica de gases cá em Portugal e pedires Nitrogénio. Depois conta, mas com todas as palavras e expressões de quem te atendeu, tá bem !

Do dicionário Porto Editora on-line (que não será dos melhores, mas serve):

azoto
nome masculino
QUÍMICA elemento químico, com o número atómico 7 e o símbolo N, gasoso, incolor e que constitui a maior parte do ar; nitrogénio

(Deriv. regr. de azótico, do gr. azotikós, «azótico», ou do fr. azote, «azoto»)

nitrogénio
nome masculino
QUÍMICA nome por que também é conhecido o azoto

(De nitro-+-génio) (génios como tu, tás a ver)...

A aproximação da equação é valida.
Qualquer gás responde a variações de temperatura, pressão, volume. A diferença está apenas na constante utilizada para o calculo ( se vamos utilizar a densidade, ou interacções).

É valida?! Fazes ideias dos cálculos que tens de fazer se não considerares válida para todos os gases?
... não sei qual o teu nível académico, mas como isto é um fórum que nada tem a ver com quimica/fisica não vou entrar por ai.
De qualquer das formas não sei qual o stress deste tópico, que quer por AR põe, quem quer Azoto... faça o mesmo.

ERRADO !

O simbolo quimico é isso mesmo: SIMBOLO QUIMICO !
Que resulta do inglês: Nitrogen.

Em português diz-se AZOTO.

Mas experimenta ir a uma fábrica de gases cá em Portugal e pedires Nitrogénio. Depois conta, mas com todas as palavras e expressões de quem te atendeu, tá bem !

Do dicionário Porto Editora on-line (que não será dos melhores, mas serve):

azoto
nome masculino
QUÍMICA elemento químico, com o número atómico 7 e o símbolo N, gasoso, incolor e que constitui a maior parte do ar; nitrogénio

(Deriv. regr. de azótico, do gr. azotikós, «azótico», ou do fr. azote, «azoto»)

nitrogénio
nome masculino
QUÍMICA nome por que também é conhecido o azoto

(De nitro-+-génio) (génios como tu, tás a ver)...

De "génio" essa tua dedução!!:rolleyes::sh)

Os símbolos químicos expressos na tabela periódica são símbolos mas derivados dos nomes dos elementos que os descobridores dos mesmos lhes atribuíram...

"Au" o simbolo do Ouro, é assim designado devido ao nome latino do Ouro que é "Aurum"
"Ag" O simbolo da prata vem do nome latino "Argentum"....

E assim sucessivamente.....

Assim, o nome oficial internacional para o azoto é de facto Nitrogénio, tal como o definiu o seu autor no sec. XIX

O nome usado em Portugal é Azoto, e garanto que se fores a uma fabrica em portugal e pedires nitrogenio vens bem servido.

É valida?! Fazes ideias dos cálculos que tens de fazer se não considerares válida para todos os gases?
... não sei qual o teu nível académico, mas como isto é um fórum que nada tem a ver com quimica/fisica não vou entrar por ai.
De qualquer das formas não sei qual o stress deste tópico, que quer por AR põe, quem quer Azoto... faça o mesmo.

Sim faço ideia dos cálculos envolvidos nessa Assunção. Realizo-os com frequência.

Só tens que considerar a ausência de interacção gasosa ( ou seja usar o gás puro, não misturado) e considerar a densidade do referido gás caso se esteja a trabalhar a 1 atm ( devido ao efeito da gravidade sobre gases "pesados")....

Portanto é valida sim a aproximação á equação.

Para o Azoto nem sequer é preciso fazer qualquer tipo de aproximação, visto tal como o oxigenio se comportarem como gases ideais...

De "génio" essa tua dedução!!:rolleyes::sh)

Os símbolos químicos expressos na tabela periódica são símbolos mas derivados dos nomes dos elementos que os descobridores dos mesmos lhes atribuíram...

"Au" o simbolo do Ouro, é assim designado devido ao nome latino do Ouro que é "Aurum"
"Ag" O simbolo da prata vem do nome latino "Argentum"....

E assim sucessivamente.....

Assim, o nome oficial internacional para o azoto é de facto Nitrogénio, tal como o definiu o seu autor no sec. XIX

O nome usado em Portugal é Azoto, e garanto que se fores a uma fabrica em portugal e pedires nitrogenio vens bem servido.

Meu caro:
Não sei qual é o teu nível de conhecimentos PRÁTICOS. Mas durante vários anos lidei muitos dias com AZOTO. Portanto comprei e utilizei AZOTO.

Em português diz-se AZOTO. Um portunhol diz-se o que se quiser.

E nas fábricas se pedires nitrogénio o mais certo é começarem por te perguntar "o quê? Quer azoto?" é como o portunhol, percebem, mas tal como está no dicionário, aqui usa-se AZOTO.

Eu por mim em trabalho, nunca tive coragem de gozar com quem trabalha.

"Azoteste"?

Meu caro:
Não sei qual é o teu nível de conhecimentos PRÁTICOS. Mas durante vários anos lidei muitos dias com AZOTO. Portanto comprei e utilizei AZOTO.

Em português diz-se AZOTO. Um portunhol diz-se o que se quiser.

E nas fábricas se pedires nitrogénio o mais certo é começarem por te perguntar "o quê? Quer azoto?" é como o portunhol, percebem, mas tal como está no dicionário, aqui usa-se AZOTO.

Eu por mim em trabalho, nunca tive coragem de gozar com quem trabalha.

"Azoteste"?

Não percebi o que queres dizer com a frase a bold referente ao "gozar com quem trabalha"

os meus conhecimentos teóricos e práticos estão ao mesmo nível, um sem o outro é inútil. Lido com nitrogénio/azoto regularmente.

O nome oficial internacional é Nitrogénio. Nitrogénio tambem está no nosso dicionario. Azoto é sinónimo pelo menos aqui em Portugal, mas para esclarecer as duvidas é que existem os códigos internacionais de nomenclatura.

Se eu pedir nitrogénio a um fornecedor e ele não souber o que é, pura e simplesmente não lhe compro nada. È sinal de que não sabem com o que trabalham e/ou que não tem pessoal devidamente habilitado nas instalações.

Mas essa questão é irrelevate, é um preciosismo.

O que interessa é que ao encher um pneu com "ar" normal já estão a encher com 78% de azoto...

...e duvido muito que em utilização normal de pneus normais em carros normais consigam diferenciar os 20% a mais de azoto que pagam para o terem.

O que interessa é que ao encher um pneu com "ar" normal já estão a encher com 78% de azoto...

...e duvido muito que em utilização normal de pneus normais em carros normais consigam diferenciar os 20% a mais de azoto que pagam para o terem.

Sem dúvida, concordo contigo. E não será 100% azoto!

Mas essa questão é irrelevate, é um preciosismo.
.

Acho que não. Ou são batatas ou cebolas.

O nome oficial internacional é Nitrogénio. Nitrogénio tambem está no nosso dicionario. Azoto é sinónimo pelo menos aqui em Portugal, mas para esclarecer as duvidas é que existem os códigos internacionais de nomenclatura.
.

Nitrogénio é portunhol, e não é internacional mas de certeza absoluta. Quando muito em inglês é "nitrogen". Se me deres uns dias posso ver como é em Itália, França, Alemanha, Finlandia, pelo menos.

Não percebi o que queres dizer com a frase a bold referente ao "gozar com quem trabalha"

Se em português se diz Azoto, se vou dizer nitrogénio, é usar o nome que não é apropriado na nossa linguagem para definir uma coisa que está devidamente clarificada e facilmente integrada na nossa linguagem.

Mas convém de facto voltar ao tópico. Acho que os nossos pontos de vista já estão claros para todos.

Nossa...ka confusão por causa do azoto e o nitrogenio que no final é a mesma coisa, só muda o nome.....então como ficamos...essa gaita dá efeito nos pneus? ou não?[;)]
Um camarada meu, encheu ontem no Feu Vert, os pneus com o dito Azoto/ nitrogénio...e a 1ª coisa que me disse, foi, que " sentia-se" menos a estrada, o carro parecia que tinha um rolar mais suave, nas curvas era um pouco mais perigoso...parecia suave demais...isto num Clio II.

Tanto na escola como na universidade sempre usei a palavra azoto e nitrogénio, em Portugal é comum usarem-se as duas palavras, no brasil usam só nitrogêneo. São 3 palavras diferentes com o mesmo significado mas qualquer pessoa que trabalhe em portugal com estes gases de certeza que não se atrapalha com nenhum dos 3 nome, mal dessa pessoa ou da empresa não saber o seu significado...

Resultados

Resultados

Já está!

€2.10 por cada pneu.

Agora vou ver se realmente vale a pena![;)]

Aproveitei a muda de pneus nos dois carros da família para encher com azoto/nitrogénio. Já gastei tanto dinheiro em patetices para os carros (desde o shampoo "milagroso" a coisas que tais) que não seria por mais 20 euros que deixaria de experimentar.
Ambos os carros já fizeram mais de 10 mil km cada um, por isso dá para tirar algumas conclusões.
O "pisar" dos carros é completamente diferente, para melhor. Os consumos baixaram (0,3 a 0,5 litros), os pneus estão a gastar por igual, e mantém a mesma pressão desde Dezembro!
Por 10 euros/carro, penso que valeu a pena.

Voltar
Superior