Nitrogénio/azoto nos pneus... Rendi-me !!!

ADF

New member
Hoje fui rodar e calibrar os pneus e acabei por me render ao nitrogénio em vez do ar normal.
Apanhei uma ensaboadela tão grande sobre as vantagens do nitrogénio que nem sei bem se fiquei convencido ou se apenas quis deixar de ouvir o homem.

Desde baixar o consumo de combustível a economizar pneus, passando por um rodar mais silêncioso, aquilo melhora tudo, qual varinha mágica

Porr@, já estou arrependido de ter caído naquela conversa.
Ou, o azoto é mesmo muito melhor e o homem estava cheio de razão ? :confused:

Hoje fui rodar e calibrar os pneus e acabei por me render ao nitrogénio em vez do ar normal.
Apanhei uma ensaboadela tão grande sobre as vantagens do nitrogénio que nem sei bem se fiquei convencido ou se apenas quis deixar de ouvir o homem.

Desde baixar o consumo de combustível a economizar pneus, passando por um rodar mais silêncioso, aquilo melhora tudo, qual varinha mágica

Porr@, já estou arrependido de ter caído naquela conversa.
Ou, o azoto é mesmo muito melhor e o homem estava cheio de razão ? :confused:

Já agora, eu ando a vender umas coisinhas magnéticas que se põem nos tubos de gasolina, que ordenam as moléculas da gasolina, garantindo 20% menos consumo e 30% mais potência.

Estás interessado?! [:p]
Epá, é a mesma treta! O ar já tem 79% de azoto!

Em teoria penso que tem todas as vantagens que o homem te disse.

Na práctica dúvido que com uma condução normal e com a mudança de pneus feita de 3 em 3 ou 4 em 4 anos (± 15.000km/ano) se retirem vantagens que valham o investimento (± 10 a 15€ dependendo do sitio).

Apesar do ar atmosfério ter 79% de Azoto, os outros 21% são em boa parte O2 (oxigénio) e como sabemos o Oxigénio é um oxidante forte, potenciando a oxidação da borracha dos pneus.

Agora se andares sempre nos limiares de velocidade do pneu e fizeres 1000km por ano, aí talvez não seja mal pensado.

Já exprimentei e posso comprovar que pelo menos o desgaste é menor.Ou seja,a durabilidade do pneu aumenta.
Talvez pelo facto do azoto aquecer menos faça com que a durabilidade aumente.

Saludos

O azoto é mais estável que o ar normal, ou seja não se expande ou pelo menos não se expande tanto com o aquecimento mantendo a pressão mais ou menos sempre correcta.

Segundo dizem o pneu não perde pressão com tanta facilidade, como com o ar.

O não aumentar a pressão possivelmente irá reduzir o ruído de rolamento visto que o pneu não fica mais rijo e concerteza a aderência mantem-se intacta.

Encher os pneus com azoto, gás interno não tóxico, diminui a necessidade de controlo em menos 3 ou 4 vezes. Na realidade, o comportamento do azoto sob pressão dentro do pneu é melhor que a do ar. Assim, com a pressão correcta,
- é capaz de aumentar em 20% a vida útil de um jogo de pneus;
- economiza até 10% de combustível;
- a sua segurança será reforçada: limita os riscos de aquecimento e de rebentamento, e os pneus terão uma melhor performance.

Este é o texto que está no site da Norauto sobre o enchimento de pneus com azoto.

Eu meti azoto quando troquei os pneus, há 40.000km, e a verdade é q ainda têm grande parte do rasto ... para minha infelicidade, pq os pneus são uma treta e não vejo a hora de os trocar [:D]

Quanto à descida de consumo e menor ruído de rolamento, pela minha experiência é treta, mas como meti pneus de outra marca e modelo o termo de comparação com os anteriores é incerto.

Uma coisa é certa, só costumo verificar a pressão de 6 em 6 meses e os gajos não perdem pressão nenhuma.

Já agora, eu ando a vender umas coisinhas magnéticas que se põem nos tubos de gasolina, que ordenam as moléculas da gasolina, garantindo 20% menos consumo e 30% mais potência.

Estás interessado?! [:p]
Epá, é a mesma treta! O ar já tem 79% de azoto!

Tcharam!!! E ficou tudo dito.

No caso de teres alguma mini fuga e quiseres repor a pressão... ups... la vao mais 2€ caso seja na Norauto

Custou-me 10 € e posso ir verificar a pressão, grátis por três vezes (aconselharam-me de 6 em 6 meses).

Os gajos começam por retirar todo o ar normal e depois enchem com nitrogénio.
Depois, colocam uma carapeta verde a tapar a válvula, porque é... ecológico [:)]
(a carapeta, suponho!)

(Em caso de urgência, pode-se repor a pressão com ar normal, mas perde a qualidade toda)

Encher os pneus com azoto, gás interno não tóxico, diminui a necessidade de controlo em menos 3 ou 4 vezes. Na realidade, o comportamento do azoto sob pressão dentro do pneu é melhor que a do ar. Assim, com a pressão correcta,
- é capaz de aumentar em 20% a vida útil de um jogo de pneus;
- economiza até 10% de combustível;
- a sua segurança será reforçada: limita os riscos de aquecimento e de rebentamento, e os pneus terão uma melhor performance.

Este é o texto que está no site da Norauto sobre o enchimento de pneus com azoto.

[:D] [:)] e acreditas num web-designer a recibos verdes?

Apesar do ar atmosfério ter 79% de Azoto, os outros 21% são em boa parte O2 (oxigénio) e como sabemos o Oxigénio é um oxidante forte, potenciando a oxidação da borracha dos pneus.

[:D] Mostra-me uma borracha oxidada!
Mas que surto de barbaridades que vai para aqui! Azoto que aquece menos e o camandro...

Capacidade calorífica do O2: 0.9191 kJ/kg °C
Capacidade calorífica do N2: 1,04 kJ/kg °C

Misturando nas proporções do ar, 4/5 N2 para 1/5 O2 dá a capacidade calorífica do ar: 1.01582 KJ/kg ºC

Ou seja, uma diferença de 2%. É isso que se nota nos vossos consumos? Ou o facto de psicologicamente acharem que é o azoto, ou o facto de conduziram mais devagar?

epá, se quiserem, meto-vos nos pneus em vez de azoto, ar ionizado que eu cá sei fazer. Faço-vos 1 euro por pneu, e garanto 15% de poupança de gasolina, em vez dos 10%.

valores retirados de
http://www.airliquide.pt/en/Solucoes/ProdutosServicos/

Voltar
Superior