Nitrogénio/azoto nos pneus... Rendi-me !!!

Falas de formação académica e QI, mas pela tua conclusão nota-se que no teu caso, isso é inexistente...
Se levaste o comentário de uma forma agressiva, azar o teu. Tenho muita gente a quem agradar, e não constas na lista.

Um hipocondríaco que tome um placebo também fica logo curado das doenças todas... Cai tudo na mesma base.

Movyk, tens toda a razão, expliquei-me mal ;)
Como não sofre tanta variação térmica como o ar (o azoto dos pneus tem tendência a aquecer e manter-se naquela temperatura - constante, e não tão elevada em relação ao ar comprimido), a pressão não varia tanto.
Ou seja, a pressão com que enches, é a pressão que fica.
No caso do ar, enches X pressão, mas aquecendo fica X + Y pressão.
PV=nRT

Amigo, quem nos passou a todos um atestado de estupidez foi o Sr. no seu anterior post, pela forma como o escreveu. Daí a minha reacção mais agressiva.

No entanto devo-lhe dizer que o sr. deve ter algum problema de leitura/interpretação daquilo que lê, seguramente, porque não estou a ver o que é que factos têm a ver com QI´s e formações académicas.

Leia bem o que eu escrevi mais acima.

O que eu escrevi ( ou descrevi ) mais acima foi uma experiência factual, em que retirando o azoto e colocando ar "normal" o problema da direcção extremamente leve a alta velocidade ( sentido no meu carro e com os pneus que tenho actualmente ) se resolveu somente pela alteração deste factor. Isto não tem nada a ver com o efeito placebo. Isto é um facto.

Este fim de semana tornei a gastar mais 10€, e mandei retirar o ar normal e encher de novo com Azoto para ter absoluta certeza. E senti exactamente a mesma "leveza" a alta velocidade. Portanto, não é uma grande experiência científica mas parece-me que no meu caso fica provado que o meu problema está directamente relacionado com o enchimento com azoto, sendo que as pressões foram colocadas exactamente iguais.

O porquê deste facto é que ainda está por explicar. Terá a ver com o tipo de carro ? com o tipo de suspensão ? com a marca/modelo do pneu ? com o piso da estrada ? com o aquecimento global ? com o ET ? Não sei.... mas fica a descrição da experiência para quem tiver o mesmo problema.

Eu até notei a direcção mais pesada com azoto, e uma amigo meu também. Que depois optou por por, os carros são de anos diferentes e de segmentos diferentes.

Mas pode ser que cada caso, seja um caso. [:D]

Vem um artigo ilustrado, muito interessante e esclarecedor, nas páginas 32 e 33 do Guia do Automóvel deste mês de Janeiro, onde se explica de forma clara e simples as vantagens para o utilizador comum de atestar os pneus com este tipo de gás.

Vale a pena ler. [;)]

Azoto nos pneus - a verdade

Azoto nos pneus - a verdade

Boas,

Penso que lendo o artigo http://www.getnitrogen.org/pdf/FordBaldwinResearchRaper.pdf toda a gente ficará esclarecida acerca das reais vantagens do Azoto, com gráficos, dados, e medições que permitem avaliar exactamente as vantagens do Azoto.

Leiam que vale a pena. Assim escuso de explicar que a borracha é permiável aos gases, etc, etc

A conclusão do artigo que tu referes, não permite chegar às conclusões que tu insinuas. Senão, lê com atenção o último parágrafo das conclusões do artigo:

The overall conclusion of the study is: When N2 is used as the inflation media, the
change in rubber properties is significantly slowed down or even halted. From a
practical standpoint it is important to note that the presence of 1 atmosphere of air in the
96% nitrogen inflated tires did not significantly affect the results, as compared to the
99.9% nitrogen inflated tire. This is important for the average consumer because the
need to purge existing tires completely of air before filling with nitrogen may not be
necessary. Another conclusion is that the oxidation of the steel belt rubber is truly
driven from the contained air pressure inside a normal passenger or light truck tire. The
skim region may be oxidized slightly from outside the tire when filled nitrogen, but the
rate of degradation is significantly lower than when the tire is filled with air. The wedge
rubber, on the other hand, is in a sufficiently thick part of the tire, and is not nearly as
susceptible to oxidation from the outside.

The converse of this conclusion, therefore, is
that oxidative aging can be accelerated by the use of oxygen enriched filling gases in
the tire cavity without changing the mechanism of degradation in the tires internal
components

Guia do Automóvel - azoto pneus

Guia do Automóvel - azoto pneus

Vem um artigo ilustrado, muito interessante e esclarecedor, nas páginas 32 e 33 do Guia do Automóvel deste mês de Janeiro, onde se explica de forma clara e simples as vantagens para o utilizador comum de atestar os pneus com este tipo de gás.

Vale a pena ler. [;)]

Sim... e qual foi a conclusão?

Eu tambem ja meti azoto nos pneus, na altura há 2 ou 3 anos atrás, era gratis na casa de pneus onde meto pneus quando é preciso. Um amigo meu vendedor, que faz muitos km ao mês, fez o teste de durabilidade com e sem azoto em pneus da mesma marca, resultado: os pneus duraram precisamente o mesmo.

Azoto - bom ou mau ou assim-a-assim?

Azoto - bom ou mau ou assim-a-assim?

Eu tambem ja meti azoto nos pneus, na altura há 2 ou 3 anos atrás, era gratis na casa de pneus onde meto pneus quando é preciso. Um amigo meu vendedor, que faz muitos km ao mês, fez o teste de durabilidade com e sem azoto em pneus da mesma marca, resultado: os pneus duraram precisamente o mesmo.

Eu queria era que o PeLeve nos dissesse qual foi a conclusão do dossier do Guia do Automóvel de Janeiro, porque não o tenho.

Quanto ao teste que o teu amigo fez, o que te posso dizer é que fiz cerca de 30 mil Km com azoto num carro que tive, e o que eu notava era que após uma longa viagem os pneus estavam frios. As dilatações provocadas pelo calor fazem aumentar a pressão. Sob esta perspectiva, talvez os pneus se mantenham com a pressão correcta durante mais tempo. Contudo, não fiz nenhum estudo sobre o assunto, e não quero fazer como um colega aqui do fórum que diz que é engenheiro químico, e que as interpretações que aqui foram feitas sobre este assunto, resultam também das más notas que há em química, mas ele parece não saber interpretar um documento onde se apoiou para sustentar a opinião que tem; ou não sabe interpretar ou terá tido uma má nota em inglês, ou teve má nota em português, porque depois de usar um tradutor nem necessitaria de saber alguma coisa de inglês!

Falaram-me à pouco nisto. Vale mesmo a pena ?

A minha ex-156 tinha os pneus cheios a azoto, agora os do 147 estao com o ar normal, a unica coisa que noto é a direcçao mais pesada no 147 a estacionar ou manobras mais lentas.

Pode ate nem ter nada a ver uma coisa com a outra, mas agora tambem fico na duvida [:D]

Passou por aí noutro tópico, um video que falava desta temática e chegou-se à conclusão que não valia a pena. Sinceramente não tenho qualquer conhecimento, seja teórico ou prático.

O ar atmosférico é composto por 78% de N2...

Sim, isso é referido na 1ª página do tópico.

O argumento que me deram foi que a pressão dos pneus se mantinha mais equilibrada durante mais tempo. Depois teria ainda direito a encher mais 3 vezes. Tudo por 2 ou 3 euros/roda.

O ar que está nos pneus é retirado/aspirado a 100% antes da colocação do N2?

Esquece lá isso, o ar tem 78% de N2, as oficinas não tiram todo o ar que está nos pneus, logo nunca é 100% N2 [;)]

Sim, isso é referido na 1ª página do tópico.

O argumento que me deram foi que a pressão dos pneus se mantinha mais equilibrada durante mais tempo. Depois teria ainda direito a encher mais 3 vezes. Tudo por 2 ou 3 euros/roda.

Já usei varias vezes :) sinceramente nunca notei nada de especial. A nota mais significativa para mim, é que nunca tive de pagar nada para encher os pneus com azoto [;)]

boas, eu usei nitrogénio, e noto melhoria no carro, fica mais suave, parece que não há tanto atrito ao rolar, nos consumos não notei, perdas de ar quase não existem, mas aconselho a experimentar os pneus não aquecem tanto.. Enfim, Aconselho

boas, eu usei nitrogénio, e noto melhoria no carro, fica mais suave[:D], parece que não há tanto atrito ao rolar[:D], nos consumos não notei, perdas de ar quase não existem[:D], mas aconselho a experimentar os pneus não aquecem tanto..[:D] Enfim, Aconselho

Deixa-me adivinhar... tens uma oficina de pneus que faz enchimentos com azoto[:D]

boas, eu usei nitrogénio, e noto melhoria no carro, fica mais suave, parece que não há tanto atrito ao rolar, nos consumos não notei, perdas de ar quase não existem, mas aconselho a experimentar os pneus não aquecem tanto.. Enfim, Aconselho

Fazes a medição da temperatura por via axilar ou retal? [:D]

Voltar
Superior