Nivel do Oleo

Vou explicar melhor então com o meu caso prático.
Imagine que no meu carro a frio, quando tiro a vareta do óleo tenho o nível no 4º traço da vareta.
Quando o meço a quente, está no 5º traço.
Assim, quando meço a quente, o valor que obtenho é sempre superior ao que obteria caso o medisse a frio.

Qual o nível correto do óleo no carro?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.

Quanto tempo devo esperar para medir o nível de óleo?
É importante que se espere pelo menos 15 minutos após o motor ter sido desligado para medir o nível. Isso ocorre porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume
. Ou a frio...

Interpress motor

Vou explicar melhor então com o meu caso prático.
Imagine que no meu carro a frio, quando tiro a vareta do óleo tenho o nível no 4º traço da vareta.
Quando o meço a quente, está no 5º traço.
Assim, quando meço a quente, o valor que obtenho é sempre superior ao que obteria caso o medisse a frio.

Essa "preocupante" variação é de quanto? 0,5dl?
Na pratica essa variação que complicações traz para o motor? [:D]

Mas a questão não é essa.
Os gajos do concessionário é que certamente virão com essa conversa e obrigarão a deixar lá o carro. Enfim, mecânicos de meia tigela...

Essa "preocupante" variação é de quanto? 0,5dl?
Na pratica essa variação que complicações traz para o motor? [:D]

Tem um autocolante no compartimento a dizer como verificar o nível de óleo.

O mais comum é verificar a QUENTE depois de aguardar 5 minutos. Ter também em atenção de verificar numa superficie nivelada.

É simples.

Ainda não compreendi qual é a vantagem de se ver a quente.

No livro apenas diz:
"Controlar o nivel de oleo em veiculos com motor 1.2 / 47 kW sempre com o motor a quente. De contrario p resultado da mediçao pode estar falsificado, atestando-se incorrectamente com oleo"

(De salientar que o motor em questão é de 51 kW)

Alem disso diz logo abaixo:
"O nivel de oleo nunca deve ficar para cima da zona A (o limite máximo, entenda-se). Perigo de danificação do catalizador".

Sendo assim mais confuso fico sem saber bem o que fazer em concreto.
Opiniões aceitam-se :confused:

Ainda não compreendi qual é a vantagem de se ver a quente.

No livro apenas diz:
"Controlar o nivel de oleo em veiculos com motor 1.2 / 47 kW sempre com o motor a quente. De contrario p resultado da mediçao pode estar falsificado, atestando-se incorrectamente com oleo"

(De salientar que o motor em questão é de 51 kW)

Alem disso diz logo abaixo:
"O nivel de oleo nunca deve ficar para cima da zona A (o limite máximo, entenda-se). Perigo de danificação do catalizador".

Sendo assim mais confuso fico sem saber bem o que fazer em concreto.
Opiniões aceitam-se :confused:

Ora se o próprio fabricante te diz que não deve estar acima do limite máximo e tu tens mais uns "2cm" como dizes é melhor te mexeres, voltas ao concessionário e mostras-lhes isso do manual juntamente com a vareta e exiges a "reparação" rápida da incompetência, ou então tiras tu mas eu ia lá.[;)]

É que se tivesse uns mm acima ainda era naquela, agora 2cm...:confused: Deve equivaler a bem mais de meio litro não?

Raios parta os carros sofisticados. Tanta complicação para medir o nível do óleo.

Eu no teu caso fazia isso. Media uns 10 minutos depois de ter saído com o carro. Deve ser tempo suficiente para escorrer praticamnete tudo e ainda está quente. Mas para qualquer intervenção, vai lá. Eles é que têm que emendar o erro (se realmente houver).

Quando se tratam de carros com o crónico problema de gastar óleo, deixam sempre acima para dar ideia que o carro não gasta assim tanto... Ou seja... tentar fazer com que chegue à próxima revisão...

Quando se tratam de carros com o crónico problema de gastar óleo, deixam sempre acima para dar ideia que o carro não gasta assim tanto... Ou seja... tentar fazer com que chegue à próxima revisão...

Entretanto vai danificando alguma coisa.

Mas qual será a razão para se "desenhar" um sistema em que o nível é medido a quente?
Se o óleo varia de volume com a temperatura, a vareta tem que ser diferente (para marcar o nível correcto) de uma em que se verifica o nível a frio.
Mas porquê? Para dificultar o trabalho ao comum utilizador, por ser eventualmente mais prático, porquê?
Para quê complicar?

Em todos os manuais de carros e motas que tenho/tive, o oleo é para ser controlado com o motor a temperatura de funcionamento normal. Desliga-se o motor e têm que se esperar, em terreno plano, cerca de 5 minutos e depois ver o nível da vareta.

O funcionamento normal do carro é a quente e não a frio.

Voltar
Superior