Nobel da Paz- Barack Obama

Na minha acepção de democracia e cultura ocidental, abomino os Talibans.

A questão aqui é que a minha opinião não conta para nada.

Vai ao Afeganistão e Paquistão e pergunta às pessoas o que pensam dos Talibans.

E as razões que os levam a apoiar e a aderir.

Mas andamos há mais de 50 anos a cometer os mesmos erros. E isso é que chateia.

Porque ser inteligente nestas coisas poupa muitas chatices, vidas e dinheiro.
-- ------

Um pormenor que descobri.

Nobel Prize - Wikipedia, the free encyclopedia

Forms, which amount to a personal and exclusive invitation, are sent to about three thousand selected individuals to invite them to submit nominations. For the peace prize, inquiries are sent to such people as governments of states, members of international courts, professors and rectors at university level, former Peace Prize laureates, current or former members of the Norwegian Nobel Committee, among others. The Norwegian Nobel Committee then bases its assessment on nominations sent in before 3 February.[10] The submission deadline for nominations for Physics, Chemistry, Physiology or Medicine, Literature and Economics is 31 January.[11] Self-nominations and nominations of deceased people are disqualified.

Ou seja, ele foi nomeado para o prémio 12 DIAS APÓS DE SER INAUGURADO. 12 dias.

Ou seja, até 3 de Fevereiro de 2009, não houve NENHUM outro nomeação que fez mais para merecer este prémio do que um politico que só teve 12 dias no poder? A sério?!?!

Admiro o poder de diplomacia que o Obama tem e os ideais que transmite, no entanto também concordo que este prémio é deveras manipulador, mas mesmo que o seja só poderá ter um efeito positivo por isso nada a dizer.

Se merecia mais do que o Obama não sei mas lá que eu lhe dava o prémio lá isso dava:

Yusuf Islam

View attachment 63406

- Fundou três escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia,Kosovo e Iraque

- Galardoado em 2004 com prémio Homem da Paz atribuído por Mikhail Gorbachev em nome de um comité composto por laureados do Nobel da Paz por ter trabalhado para “aleviar o sofrimento de milhares de crianças e seus pais e ter-se dedicado à promoção da paz, reconciliação de povos e condenação do terrorismo."

- Actuou em 2006 no Fortune Forum em Londres,onde esteve presente Bill Clinton e o actor Michael Douglas, para ajudar a angariar fundos para combater a pobreza mundial.

- Actuou em 2006 no Concerto Dos Prémios Nobel da Paz em Oslo,Noruega

- Galardoado em 2007 com o prémio Mediterranean Prize for Peace numa cerimónia que decorreu em Nápoles. O prémio foi-lhe atribuído “como resultado do seu esforço para aumentar a paz no mundo”

- Galardoado em 2007 com o prémio ECHO Award em Berlim,pelo seu trabalho como músico e embaixador entre culturas

Apenas alguns episódios entre inumeros actos de ajuda humanitária onde já esteve envolvido.Se adicionarmos a isso ser um muçulmano convertido que tenta através da musica difundir uma mensagem de fraternidade e amor e que tem fãs de todas as crenças e religiões estamos a meu ver perante um candidato forte ao prémio.Basta deixarem de endeusar os politicos ou líderes e valorizar o esforço de outros,sejam musicos ou actores.
Uma hipótese a considerar.[;)]

Confesso que fiquei surpreendido, e na minha opinião um nobel deve distinguir uma pessoa que pelo seu percurso realizado em prol da paz ou de causas humanitárias se dedicou a este aspecto.

Pode isto servir como um motivo de incentivo, mas em nada concordo que ele seja consignado antes do trabalho realizado, deve assim demonstrar primeiramente a sua dedicação e empenho e por fim reconhecido por isso, por esta razão não concordo com esta nomeação.

Gostaria de saber o que o Obama fez nos seus primeiros 12 dias de presidência que fez-lhe merecer o Prémio Nobel da Paz

Alguém pode dar alguma indicação para tal?

Não deixo de pensar na jogada de marketing fantástica que este prémio acarreta sobretudo a nível politico...

Irá condicionar a sua politica daqui para a frente?!

Irá este homem acordar de manha, olhar ao espelho e pensar:sou prémio nobel da paz, nao posso fazer isto, isto, isto, devo fazer aquilo, aquilo, aquilo...

O futuro o dirá...

Não deixo de pensar na jogada de marketing fantástica que este prémio acarreta sobretudo a nível politico...

Irá este homem acordar de manha, olhar ao espelho e pensar:sou prémio nobel da paz, nao posso fazer isto, isto, isto, devo fazer aquilo, aquilo, aquilo...

O futuro o dirá...
Esta atribuição tem também, no meu ponto de vista, esse significado e leitura!

Esta atribuição tem também, no meu ponto de vista, esse significado e leitura!
Eu acho que sim...
E o que lhe dirá a sua consciência daqui para a frente?!
Para mim é uma espécie de faca com dois gumes, se por um lado mereceu-o( na opinião de quem o nomeou), por outro é o presidente de uma nação, que vai enviar cerca de 40 mil soldados para o Afeganistão e tem que lidar com situações como o Irão....
Ele próprio terá achado que o prémio foi uma espécie de presente "envenenado", quem sabe...

O futuro o dirá...
Ou seja, o critério para dar o prémio mudou completamente. Agora, em vez de dar o prémio a alguem que fez alguma coisa para contribuir para a paz, dão para alguem que eles PENSAM que vai fazer alguma coisa para a paz no futuro.

Ok.

E ainda não recebi uma resposta a minha pergunta: O que fez o Obama nos seus primeiros 12 dias de presidência que fez-lhe merecer uma nomeação? Sinceramente, não acho algo assim muito difícil de responder.

12 dias.

Last edited:
Ou seja, o critério para dar o prémio mudou completamente. Agora, em vez de dar o prémio a alguem que fez alguma coisa para contribuir para a paz, dão para alguem que eles PENSAM que vai fazer alguma coisa para a paz no futuro.

Ok.

E ainda não recebi uma resposta a minha pergunta: O que fez o Obama nos seus primeiros 12 dias de presidência que fez-lhe merecer uma nomeação? Sinceramente, não acho algo assim muito difícil de responder.

12 dias.
Mas sabes o que significa nomeação?

Nomeação não significa ganhar. Ele não ganhou o Nobel em Fevereiro.

Ele esteve um ano em campanha, o seu discurso motivou milhões de pessoas no seu país e não, as suas ideias eram fortes, e bem contrárias à do conflituoso presidente anterior, e tendo em conta que uma pessoa assim ia assumir o papel de Presidente dos Estados Unidos, um país com grande influência na ordem e paz mundial, a nomeação surge de forma mais do que natural.

Até podia ter acontecido bem antes de tomar posse, a partir do momento em que foi eleito em Novembro do ano passado, o potencial estava lá.

Mas sabes o que significa nomeação?

Nomeação não significa ganhar. Ele não ganhou o Nobel em Fevereiro.
Ele foi nomeado em Fevereiro. 3 de Fevereiro. 12 dias após a sua inauguração.

Ele esteve um ano em campanha, o seu discurso motivou milhões de pessoas no seu país e não, as suas ideias eram fortes, e bem contrárias à do conflituoso presidente anterior, e tendo em conta que uma pessoa assim ia assumir o papel de Presidente dos Estados Unidos, um país com grande influência na ordem e paz mundial, a nomeação surge de forma mais do que natural.
Substitua "Presidente dos Estados Unidos" por "Chanceler de Alemanha" e acabaste de dar uma descrição do que o povo alemão pensou do Hitler antes de o eleger. A demagogia está lá, a exagerar até ao absurdo de um homem que ainda não estava no poder e a promessa de "uma vida melhor".

Até podia ter acontecido bem antes de tomar posse, a partir do momento em que foi eleito em Novembro do ano passado, o potencial estava lá.

Ah, então como eu disse antes, mudou-se o critério para a atribuição do prémio. Agora, não vale o que foi feito, mas o que eles pensam que vai fazer.

Se isso é a justificação, então esse prémio não vale um tostão. Então basta uma campanha bastante florida e cheio de promessas e isso basta para receber um prémio mundialmente conhecido.

Agora resta a saber quando é que o Sócrates vai ganhar um....

Eu acho que sim...
E o que lhe dirá a sua consciência daqui para a frente?!
Para mim é uma espécie de faca com dois gumes, se por um lado mereceu-o( na opinião de quem o nomeou), por outro é o presidente de uma nação, que vai enviar cerca de 40 mil soldados para o Afeganistão e tem que lidar com situações como o Irão....
Ele próprio terá achado que o prémio foi uma espécie de presente "envenenado", quem sabe...
A sua consciência, já o demonstrou, dir-lhe-á aquilo que sempre disse, que o mundo precisa de homens que sonhem e realizem, como ele faz. A atribuição do Nobel foi visionária até nisso mesmo! [;)]

Há muita gente que ainda não percebeu que o Obama é um fenómeno no modo como aborda as questões cruciais não só dos USA, mas até da nossa civilização.

Basta ver o modo como se propõe a lidar com as diversas situações. Ouçam o discurso na Universidade do Cairo e a sua abordagem ao mundo Muçulmano.

Ainda não fez nada?

Porra, anda por aí muito distraído. [:D]

Geralmente os mesmos que apoiaram a invasão do Iraque e a supremacia de Israel sobre os Palestinos, ou a constante humilhação dos Russos.

O Mundo está a mudar, felizmente para melhor e não há dúvidas que Obama está no epicentro dessa mudança.

Há muita gente que ainda não percebeu que o Obama é um fenómeno no modo como aborda as questões cruciais não só dos USA, mas até da nossa civilização.

Basta ver o modo como se propõe a lidar com as diversas situações. Ouçam o discurso na Universidade do Cairo e a sua abordagem ao mundo Muçulmano.

Ainda não fez nada?

Porra, anda por aí muito distraído. [:D]

Geralmente os mesmos que apoiaram a invasão do Iraque e a supremacia de Israel sobre os Palestinos, ou a constante humilhação dos Russos.

O Mundo está a mudar, felizmente para melhor e não há dúvidas que Obama está no epicentro dessa mudança.
Esqueceste de por essa imagem após de dizer isso.

st-obama-of-assisi.jpg

Não.

E nunca teria o extremo mau gosto de comparar Obama a Hitler.

Mas cada um fala do que gosta e do que sabe.
Ah, é que não entendeste aquilo que eu disse. Ou seja, pensaste:

"Oh! Ele mencionou Hitler num frase qualquer! Que horror!!!!!! Vou botar abaixo sem entender o que ele queria dizer com isso!"

Isso é tão ridículo com a festa de amor que os Obamaníacos estão a ter neste tópico. Só falta dizer o típico "Quem critica o Obama é racista!".

Last edited:
Back