Noruega

porque sem o petroleo nõ são , nem fazem nada de especial.
[;)]

Isso não é bem assim, visto que a maioria do dinheiro do petróleo vai para um fundo para ser usado pelas gerações futuras quando o petróleo acabar [;)]

Acho que o maior problema é mesmo a mentalidade. E sim, lá é tudo muito caro, pagam impostos estupidamente caros mas lá sabemos que todos pagam! Eles tem um numero de identificação (tipo BI) que tem que usar em tudo o que compram. Assim podem cruzar dados e não há maneira de fugir. Além disso, estão disponíveis na net as declarações de IRS de todas as pessoas, desde a vizinha ao 1º ministro [;)]

Eu estive 4 meses na Noruega e digo que as aparencias iludem.

Conheci um portugues que la vive a mais de 10 anos e segundo ele antes de terem descoberto petróleo eles eram um pais muito atrasado, alem de serem um pouco racistas.

Eles tem um problema comum com Portugal a população esta muito dependente do estado, penso que 60% da população trabalha no estado( não me lembro do numero corecto porque ja li isto a cerca de um ano).

Em Portugal as pessoas vao para a tv por fecharem as SAP na e terem de demorar mais de 1h hora a chegar ao hospital, mas onde eu estava se houvese alguma emergencia tinha-mos de esperar meia hora para chegar uma ambulancia e mais uma hora para chegar ao hospital, isto sem neve...

Eles ganham muito mais que nos, mas tambem tem o iva mais elevado 25% e taxa minima 13%. alem disso o comida la e muito cara, por exemplo um quilo de maças custa perto de 2,5€, UMA (e nao um quilo) nectarina, custa 1€.

Os funcinarios publicos são como os nosos chega a hora de ir embora deixam o trabalho como está, vi esse exemplo quando andaram a alcatroar uma rua onde eu estava a rua tinha cerca de 500 metros, alcatroaram 100 metros de um lado chegou a hora foram-se embora, voltaram 3 dias depois, outra rua onde cortaram o alcatrao para por uma camada nova, depois de cortarem demoraram mais de uma semana a colocar o novo alcatrão.

Na minha opinião o pais no geral esta a ser melhor gerido que o nosso, mas não olhem so para os numeros, olhem para a realidade.

ps. antes de dizerem o comentario tipico "isto so em Portugal" experimentem a ir a outros paises, e nao digo irem uma semana de feiras, digo morarem la alguns messes, vão ver que não estamos assim tão mal.

Concordo a 100%.
O mal é que a nossa sociedade eo o forum é o reflexo disso, so ve o exterior pela TV, e uqer tudo sem fazer nada por isso.

è como os alemães que so vem portugal pelos campos de golf do algarve.

A verdade é que portugal é um excelente pais para se viver.

não somos os mais ricos mas estamos no top 25.
e ainda temos um clima muito melor que os pauises nordisoc e que o alemães.

não temos terrorismo, nem interno nem externo.

não temos movimentos separatistas.

isto não é o paraiso, mas é abrilapr:)

Concordo a 100%.
O mal é que a nossa sociedade eo o forum é o reflexo disso, so ve o exterior pela TV, e uqer tudo sem fazer nada por isso.

è como os alemães que so vem portugal pelos campos de golf do algarve.

A verdade é que portugal é um excelente pais para se viver.

não somos os mais ricos mas estamos no top 25.
e ainda temos um clima muito melor que os pauises nordisoc e que o alemães.

não temos terrorismo, nem interno nem externo.

não temos movimentos separatistas.

isto não é o paraiso, mas é abrilapr:)

Isto é um óptimo País para se viver se:

a) Fores muito muito rico;
b) Fores algum estranja reformado com muito muito dinheiro

tirando isso, não estou a ver. Sim, temos um tempo maravilhoso...e depois?

Acho que o maior problema é mesmo a mentalidade. E sim, lá é tudo muito caro, pagam impostos estupidamente caros mas lá sabemos que todos pagam! Eles tem um numero de identificação (tipo BI) que tem que usar em tudo o que compram. Assim podem cruzar dados e não há maneira de fugir. Além disso, estão disponíveis na net as declarações de IRS de todas as pessoas, desde a vizinha ao 1º ministro [;)]

Pegando no teu post, eles tem um projecto muito intersante em que querem acabar com o dinheiro vivo (notas e moedas) so vao ter um cartao tipo porta moedas la vais ser imposibel fugir aos impostos (o que acho bem).

Pegando no teu post, eles tem um projecto muito intersante em que querem acabar com o dinheiro vivo (notas e moedas) so vao ter um cartao tipo porta moedas la vais ser imposibel fugir aos impostos (o que acho bem).

Agora fizeste-me recordar o PMB...nunca pegou por cá :(

Isto é um óptimo País para se viver se:

a) Fores muito muito rico;
b) Fores algum estranja reformado com muito muito dinheiro

tirando isso, não estou a ver. Sim, temos um tempo maravilhoso...e depois?

Tomando como exemplo o parque automóvel de grande parte dos users, ou há mts ricos, ou mts estranjas reformados, neste forum

é pah, eu agora até estou a viver com um Noruguês (campus universitário) e não me venham com conversas. A Noruega não é exemplo para Portugal. Até porque, acreditem, nenhum de voçês iria gostar que Portugal se tornasse num país como a Noruega. Nunca conheci povo mais depressivo e triste que aquele. Só são minimamente sociais quando bebem (o que fazem em quantidades enormes!).

Em muitas conversas com esse meu amigo, ele diz-me que o sonho de um Norueguês médio é de um dia ter dinheiro suficiente para sair do país e ir viver para um país do sul da Europa (Espanha e Itália principalmente), isto porque a vida lá é "aborrecida". Aliás, basta olhar para as taxas de suicídio de um país nórdico para perceber a infelicidade daquela gente.

Podem ter muitos recursos disponíveis (petróleo) o que fazem deles um país muito mais rico que o nosso, mas NUNCA o trocaria por Portugal.

Citação:
Originalmente Colocado por André
Falta dizer que na Noruega trabalha-se e não se tem tempo para estar todo o dia a postar num fórum :D

Resposta curiosa para quem tem 12500 posts

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Tomando como exemplo o parque automóvel de grande parte dos users, ou há mts ricos, ou mts estranjas reformados, neste forum

Mas olha que não é só no fórum. Eu vivo em Gondomar, faço o percurso Gondomar->Porto todos os dias e vê-se cada maquina! Olhando para os ordenados portugueses, olhando para os preços dos carros, JURO-TE que não entendo como é que o pessoal "multiplica" o dinheiro :confused:

Last edited:
Mas olha que não é só no fórum. Eu vivo em Gondomar, faço o percurso Gondomar->Porto todos os dias e vê-se casa maquina! Olhando para os ordenados portugueses, olhando para os preços dos carros, JURO-TE que não entendo como é que o pessoal "multiplica" o dinheiro :confused:

Simples, quem tem capital não deixa de ter poder de compra por haver crise económica (muito pelo contrário), já o inverso não sucede.

é pah, eu agora até estou a viver com um Noruguês (campus universitário) e não me venham com conversas. A Noruega não é exemplo para Portugal. Até porque, acreditem, nenhum de voçês iria gostar que Portugal se tornasse num país como a Noruega. Nunca conheci povo mais depressivo e triste que aquele. Só são minimamente sociais quando bebem (o que fazem em quantidades enormes!).

Em muitas conversas com esse meu amigo, ele diz-me que o sonho de um Norueguês médio é de um dia ter dinheiro suficiente para sair do país e ir viver para um país do sul da Europa (Espanha e Itália principalmente), isto porque a vida lá é "aborrecida". Aliás, basta olhar para as taxas de suicídio de um país nórdico para perceber a infelicidade daquela gente.

Podem ter muitos recursos disponíveis (petróleo) o que fazem deles um país muito mais rico que o nosso, mas NUNCA o trocaria por Portugal.

Mas olha que tu também não devias de acreditar em tudo o que ele te diz. Tens razão nisso dos suicídios, tudo bem que eles tem um tempo de ***** e ate têm 2 meses de noite, mas lá porque não há mais suicídios cá, não quer dizer que estejamos melhor! E vou-te dar um exemplo:

Como é que o sonho de um Norueguês médio é ter dinheiro suficiente para ir viver para um País do Sul da Europa, se eles ganham 3600€/mês!! Tendo em conta que a maioria das casa lá são carissimas mas são casas-próprias, bastava vender a casa e mudar-se! Como vês, desconfia do que ele te diz [;)]

Fico maluko de ler sobre isto!!! Epá comparem o comparável! Óbviamente q a Noruega n é perfeita, nenhum país é! Agora minimiza-los pk a taxa de suícidio é elevada, e o tempo é uma *****,etc!!!! yah...aki ganha-se mal pa crl, no verão é praia praia praia e se houver algum dinheiro (ou n ...a Cofidis e afins dá crédito) vai-se até algum país lá fora! Felicidade é isto!? Noruega pode n ser perfeita mas Portugal certamente tem muitas mais imperfeições do que a Noruega! E isso de serem triste,etc tem a ver com o clima e com a personalidade do povo norueguês! É até a tendência geral dos países nórdicos! Por isso é normal, eles lá tÊm os motivos! Nós latinos somos uns grandes malukos, só temos tendência para a confusão e para falar alto e para n ter educação,etc! Espanhóis, portugueses,italianos tÊm tendência a serem povos mais alegres, mas mais mal educados, tÊm tendência para passar a perna para alcançar o seu fim,etc! Cada povo tem a sua personalidade e cada país tem o seu clima! Agora em coisas importantes como a riqueza do estado, condições de vida, nível de vida, qualidade perceptivel de vida, organização laboral a Noruega dá uma tareia a Portugal como se de futebol se tratasse, tipo 50-0. É tipo a Noruega ter 11 Cristianos Ronaldos ou Ronaldinhos Gaúchos e Portugal ter 11 Andersons (SLB)....[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Mas olha que tu também não devias de acreditar em tudo o que ele te diz. Tens razão nisso dos suicídios, tudo bem que eles tem um tempo de ***** e ate têm 2 meses de noite, mas lá porque não há mais suicídios cá, não quer dizer que estejamos melhor! E vou-te dar um exemplo:

Como é que o sonho de um Norueguês médio é ter dinheiro suficiente para ir viver para um País do Sul da Europa, se eles ganham 3600€/mês!! Tendo em conta que a maioria das casa lá são carissimas mas são casas-próprias, bastava vender a casa e mudar-se! Como vês, desconfia do que ele te diz [;)]

O sonho deles é poder ganhar dinheiro suficiente na Noruega, para depois se instalarem num desses países do sul, sem ter que trabalhar sequer para se sustentar. Os pais dele fizeram isso em Espanha, daí ter falado nisso.

Fico maluko de ler sobre isto!!! Epá comparem o comparável! Óbviamente q a Noruega n é perfeita, nenhum país é! Agora minimiza-los pk a taxa de suícidio é elevada, e o tempo é uma *****,etc!!!! yah...aki ganha-se mal pa crl, no verão é praia praia praia e se houver algum dinheiro (ou n ...a Cofidis e afins dá crédito) vai-se até algum país lá fora! Felicidade é isto!? Noruega pode n ser perfeita mas Portugal certamente tem muitas mais imperfeições do que a Noruega! E isso de serem triste,etc tem a ver com o clima e com a personalidade do povo norueguês! É até a tendência geral dos países nórdicos! Por isso é normal, eles lá tÊm os motivos! Nós latinos somos uns grandes malukos, só temos tendência para a confusão e para falar alto e para n ter educação,etc! Espanhóis, portugueses,italianos tÊm tendência a serem povos mais alegres, mas mais mal educados, tÊm tendência para passar a perna para alcançar o seu fim,etc! Cada povo tem a sua personalidade e cada país tem o seu clima! Agora em coisas importantes como a riqueza do estado, condições de vida, nível de vida, qualidade perceptivel de vida, organização laboral a Noruega dá uma tareia a Portugal como se de futebol se tratasse, tipo 50-0. É tipo a Noruega ter 11 Cristianos Ronaldos ou Ronaldinhos Gaúchos e Portugal ter 11 Andersons (SLB)....[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Entao se gostas tanto, vai para lá trabalhar uns tempos, e depois diz-me se gostas.
Qualidade de vida nao sao só esses factores que mencionaste

O sonho deles é poder ganhar dinheiro suficiente na Noruega, para depois se instalarem num desses países do sul, sem ter que trabalhar sequer para se sustentar. Os pais dele fizeram isso em Espanha, daí ter falado nisso.

Pois, e muitos deles conseguem-no fazer trabalhando apenas no país deles,
e em trabalhos que cá nem para comer dá.
Porque se fosse para virem para os países do sul trabalhar e viver é que não era possível.
Cá ninguém consegue num trabalho normal sequer ir de férias ao Algarve
1 vez por ano com a família.
E lá eles vêm todos os anos com a famelga toda passar férias 2 ou 3
semanas num país do Sul e muitos ainda conseguem no final da vida vir passá-la tranquilamente a apanhar banhos de Sol.

Back