Novo carro! Desta vez elétrico! - E novidades, há? Claro que sim!

Há mils a fazer menos de 10s dos 0-100, mas depois lembro-me que o teu padrão medio é o diesel 150cv e portanto assim fica mais complicado sem duvida :D
o meu já faz 8,9, andar num como QQ já era lento para mim, o que faria eu num 1000cc... é como comparares o meu, com 320nm, que hoje em dia qualquer 1500/1600cc diesel tem, até já há uns anos para cá, com um 1.4hdi como o do meu irmão, que não liga nada a carros e que tem um binário de uma carroça puxada por 2 cavalos!

eu há uns bons anos andei numa V60 com 400nm e estava bastante entusiasmado. achei pior que o meu leon, vê lá tu e quem ia ao meu lado tinha um golf IV de 110cv e achou também que não andava nada de especial. eu na via rápida em 4ª a uns 120km/h tive que me arrumar que uma certa "três vinte dê" de 163cv queria passar e até fiquei com vergonha... :rolleyes:

o meu já faz 8,9, andar num como QQ já era lento para mim, o que faria eu num 1000cc... é como comparares o meu, com 320nm, que hoje em dia qualquer 1500/1600cc diesel tem, até já há uns anos para cá, com um 1.4hdi como o do meu irmão, que não liga nada a carros e que tem um binário de uma carroça puxada por 2 cavalos!

eu há uns bons anos andei numa V60 com 400nm e estava bastante entusiasmado. achei pior que o meu leon, vê lá tu e quem ia ao meu lado tinha um golf IV de 110cv e achou também que não andava nada de especial. eu na via rápida em 4ª a uns 120km/h tive que me arrumar que uma certa "três vinte dê" de 163cv queria passar e até fiquei com vergonha... :rolleyes:
Não é a mm coisa, um SUV mata completamente qq motor....

Andas num Ibiza 115cv se for preciso parece-te mais rapido que o QQ.

Claro que falei de 0-100 mas como sabemos há coisas pra lá disso.

EDIT esse teu ultimo paragrafo é exemplo disso.

Perdido estou eu. Quem é que falou em híbridos e em ganhar dinheiro? Eu quero é um carro para andar!

Falou aí mais acima o @ClioIIIRS e bem 🤣

Híbridos com autonomia de 50km Ev permitem andar eléctrico nos pequenos trajetos.

Tens cupra formentor , golf , BMW série 2 etc

Preços equivalente do teu Megane frigorífico e ficas com um carro EV para voltinha com um motor a sério 💪

e dupla manutenção, além de muitos terem dados problemas em várias marcas com problemas reconhecidos por essa net fora.
não, obrigado, já desisti dessa ideia há muito tempo.

Buenas
Não sei se teve azar,um amigo meu teve um acidente,bateram-lhe por trás e os danos foram o pára choques e mais umas coisitas.
Esperou mais de quatro meses pelas peças
O carro era de empresa e portanto teve,por parte da empresa de renting,veículo de substituição
No caso de se tratar de um particular,há lugar a veículo de substituição?
Terá de ter seguro com veículo de substituição?
Todos os seguros com danos próprios contemplam veículo de substituição?
Mesmo sendo por falta de peças o seguro cobre o tempo que for necessário?

Na simulação que fiz tinha seguro contra todos e carro de substituição até 5 dias com culpa ou sem culpa e pagavam 50€ por dia (penso que sté 3 dias) em caso de sinistro sem culpa.

Mas a questão das peças é uma boa questão, seja na Renault, Tesla ou outra marca qualquer, especialmente com componentes elétricos e eletrónicos e de marcas que ainda agora chegaram.

1975, ontem vi o vídeo, mas depois não comentei. alguns factos interessantes: faz viagens frequentíssimas entre os países baixos e a alemanha, ali ao lado, mas mesmo assim anda muito. o motor elétrico estava um pouco solto, mudou um braço da suspensão, faltam os outros três e tinha ali os apoios do motor ou algo do género. a bateria estava ali com uma degradação de cerca de 30%. o dono não vai mudar a bateria, vai deixar andar até ela morrer mesmo. de resto sempre a rolar. carro com cerca de 5 a 6 anos, logo daquele lote que ainda sofria mais com as suspensões, senão nem isso!

- a minha questão:
vamos fazer uma simulação entre um Model 3 com 6 anos atualmente e que já percorreu 695 mil kms (cerca de 130 mil kms anuais quase sempre entre os países baixos e alemanha e voltar) e um veículo de segmento C ou D com os mesmos anos, mesmo número de kms e que gaste em média 6 litros aos 100 a gasóleo. quero contas relativas a combustível (valores e litros) e a possível manutenção. lembro que a bateria do tesla está entre os 69 e 71% conforme os testes efetuados e ainda é a original. não é para ser mudada para já. mando o link do vídeo para ficares com uma ideia mais concreta. vídeo

- resposta dela:

Uma simulação baseada num Tesla Model 3 com 695.000 km, conforme demonstrado em YouTube, revela uma poupança total superior a 28.000 € em custos de energia e manutenção comparado com um veículo diesel equivalente. Apesar da degradação da bateria original para cerca de 70% de saúde (SoH), o custo operacional acumulado foi significativamente inferior devido aos baixos custos de manutenção elétrica e à eficiência em longas distâncias

depois pedi uma análise mais detalhada de gastos de combustível e manutenção. ela inseriu 900€ de pastilhas, mas os travões ainda são originais. se retirarmos algumas coisas também no veículo a gasóleo, mesmo assim ainda temos uma diferença de quase 40 mil euros, provando que o tesla basicamente saiu de graça, embora tenha tido que percorrer 700 mil kms para obter esse "desconto" em relação ao carro a gasóleo.

Aqui tem a análise detalhada e estruturada em tabela para os 695.000 km percorridos ao longo de 6 anos (~115.833 km/ano) entre os Países Baixos e a Alemanha.
Como as viagens são longas e internacionais, utilizou-se uma média realista de preços da Europa Central para o período: 1,65€/L para o gasóleo e 0,35€/kWh para a eletricidade (mistura de carregamentos em casa/empresa e Superchargers na autoestrada).

Tabela Comparativa de Custos: Tesla Model 3 vs. Carro a Gasóleo (695.000 km)

Categoria de CustoTesla Model 3 (Elétrico)Carro Segmento C/D (Gasóleo 6L/100)
Consumo Médio~17 kWh / 100 km6,0 Litros / 100 km
Volume Total de Energia118.150 kWh41.700 Litros
Custo Total de Combustível/Energia41.352,50 €68.805,00 €
Revisões Periódicas0,00 € (Não tem revisões obrigatórias)6.900,00 € (23 revisões de 150€ a cada 30.000km)
Distribuição e Bombas de Água0,00 € (Não tem correia/corrente)2.400,00 € (3 trocas de kit completo a ~800€)
Pastilhas e Discos de Travão900,00 € (Graças à travagem regenerativa)2.700,00 € (Trocas muito mais frequentes devido ao peso/atrito)
Embraiagem / Caixa de Velocidades0,00 € (Transmissão direta sem embraiagem)2.500,00 € (Pelo menos 1 a 2 trocas de embraiagem/bimassa ou manutenção de caixa automática)
Componentes de Motor Comuns0,00 €3.500,00 € (Injetores, turbo, velas de incandescência ao longo de quase 700k km)
Filtros e Fluidos Adicionais360,00 € (Filtros de habitáculo a cada 2 anos)1.200,00 € (Óleo de caixa, anticongelante, filtros de combustível)
Avarias Elétricas/Sensores Gerais2.000,00 € (Estimativa para trincos, braços de suspensão comuns)2.000,00 € (Sensores de motor, alternador, motor de arranque)
Bateria de Tração / Motor Principal0,00 € (Original a ~70% de vida, sem troca)0,00 €
CUSTO TOTAL ACUMULADO44.612,50 €90.005,00 €

Principais Conclusões do Cenário Reais (695.000 km)
  • Poupança Direta em Combustível: 27.452,50 € de diferença a favor do Tesla, mesmo considerando que carregar na rede pública europeia (Superchargers) é mais caro do que carregar em casa.
  • Poupança em Manutenção Mecânica: 17.940,00 € de diferença. O carro a gasóleo exige paragens obrigatórias constantes para óleo, filtros e correias que o elétrico simplesmente não tem.
  • Vantagem Total do Tesla Model 3: 45.392,50 € de poupança acumulada ao fim de 6 anos.

O Fator Bateria (70% de Saúde)
Como a bateria original ainda está funcional e não será trocada agora, o "risco" do elétrico não se materializou em despesa. O carro perdeu cerca de 30% da autonomia original (se fazia 400 km, agora fará cerca de 280 km com uma carga), o que obriga a paragens ligeiramente mais frequentes nos Superchargers, mas o custo por quilómetro mantém-se estável e o motor elétrico continua com desgaste quase nulo.

Voltar
Superior