Novo carro - Desta vez elétrico!

caditonuno

Well-known member
"Novo" fórum, "novo" carro. Vou tentar ser breve desta vez... Explicando sucintamente, a minha ideia era procurar um carro até 22000, 22500€. No entanto e porque fica ali numa faixa ingrata, além dos preços estarem todos cada vez mais altos, decidi subir a parada até 25/26 mil euros. Estou em processo de aquisição da viatura durante este mês. Já fui pesquisar carros de valores mais altos a ver se havia alguma coisa que compensasse ser negociada, mas do que gosto mesmo, tirando uma ou outra exceção, é tudo com muitos kms. Fui a dois stands, já falei via telefónica com outros, nada de emails ou mensagens, que isso não resolve nada.

Pensei também em importar, mas a altura não é a ideal, pois estamos a entrar em Agosto e as empresas começam a ir de férias, os camiões começam a fazer serviços mínimos e o tempo de espera de pelo menos 4 semanas - que facilmente se estendem a 6 - e os preços não muito diferentes, apesar de naturalmente haver aqui muitos com mais kms, acabam por matar a ideia quase à nascença.

Vamos lá então conhecer os vossos gostos, já que isto se resume muito ao que cada um gosta ou experimentou:
- Carro totalmente elétrico
- De 2022 em diante
- Mais de 200cv
- Bateria de 60kw em diante com alguma capacidade de quilometragem aglomerada
- Até 60 mil kms
- Look engraçado, nada de coisas sem piada e básicas. Já sabem que gosto de coisas minimamente diferentes e/ou então potentes.
- Marcas conhecidas. Chineses ainda não pela falta de peças, embora goste de alguns designs.
- Não ligo ao sistema de infotainment, mas que não dê grandes chatices.
- Ideal para uma família de 4

Basicamente é isto. O que recomendariam vocês? Mandem aí as vossas postas...

Model 3 de 2022 com bateria LFP de 60 kWh anda por esses preços. Em fiabilidade, segurança, eficiência, autonomia, tecnologia é top.

Tens outros também como o Megane, Polestar, id4 mas nenhum é tão completo como o Model 3.

O dinheiro é teu, a decisão é tua, mas sendo tu um "chato do caraças" a coisa fica complicada!

Escolhe um leque de 3 ou 4 carros e a coisa já fica mais fácil.

Se fosse comigo, não sei bem o que iria fazer neste momento, mas gosto dos coreanos...

Boas se fosse eu escolhia o novo Leapmotor B05, acho uma boa escolha como produto e gama de preço e sempre é uma viatura nova, cumprimentos.

desculpem o post longo, mas assim respondo-vos e apresento as minhas ideias também.

O Leapmotor ainda não o vi ao vivo, parece ser porreirinho, dá-me ares de astra GTC daqueles de 2011. no entanto se calhar a desvalorização por ser chinês vai ser muita e no pack de baterias maior custa mais de 30 mil. por aqui só devo ter visto 4 ou 5 carros dessa marca até agora, embora haja um concessionário a uns 7kms daqui. o problema é que para entrega quase de imediato não deve haver nenhum, uma vez que chegou agora ao nosso país.

tesla ainda me lembrei de um, mas teria que ser um já de 2023 ou finais de 2022 com o facelift e aí os preços estariam próximos dos 30 mil. a minha esposa não desgosta, mas ela quereria muito mais um SUV e ainda não me vejo a andar com um carro sedan e a minha filha detesta teslas. no entanto, reconheço-lhes as qualidades que foram sendo aprimoradas. outro fator negativo é que há um ou dois em cada esquina. :cry:

coreanos pensei no KIA EV6 ou IONIQ 5, mas os preços em PT e mesmo lá fora atiram os veículos para quilometragens perto dos 100 mil. o resto não tenho interesse. eventualmente um KIA EV4, mas estão ainda a sair agora para o mercado e mesmo na alemanha andam nos 36 mil.

chineses é como disse, muitas marcas novas, pelo menos deste lado do mundo. gostamos do XPENG G6, a moça gosta do BYD Atto 3, mas aquele interior pindérico não vai com nada comigo. o restyling ficou mais sóbrio no interior, mas lá está, saiu praticamente agora. os preços têm subido cada vez mais e não é raro encontrar algo a 27500€ para cima com cerca de 50/60 mil kms. o sealion 7 é bonito, parece um macan, mas não são para mim, que sou "menos rico". do resto da chinesada, um zeekr seria porreiro (lol). nas outras marcas acho que não tenho assim grande interesse, a não ser que me tenha neste momento escapado alguma.

MG, outra chinesa, não quero. as frentes são bonitas, mas as traseiras são estilo coreano. daqui s 3 ou 4 anos vão estar muito datadas. até são os carros que se encontram mais baratos e não raras vezes no SV ou OLX a primeira página está completa com anúncios MG. :mad:

meganes E TECH gostamos, é uma proposta racional, mas tem apenas 218cv, o que se calhar para mim é curto, embora o carro seja para a minha esposa. adorria um em vermelho, mas a minha mulher diz que atrai acidentes. teria que ser uma versão com look apelativo.

polestar andei interessado em saber mais, pesquisei, encontra(vam)-se alguns exemplares lá fora a preços minimamente convidativos e poucos kms, mas a falta de plataforma dedicada só a elétricos e o interior mais sóbrio, estilo os volvos do meu pai - apesar da estética porreira exterior - fizeram-me virar a atenção para outras oportunidades.

cupra... bem, gosto muito dos cupra. é pena não haver um terramar elétrico ou se calhar ainda daria para caçar algum lá fora. o tavascan é bonito e não sendo o pináculo da beleza, olha, o meu amigalhaço leon também não é e ainda assim gosto muito dele! :love:

auqi Q4 40 ou 45 é incrível que aqui há tempos havia já alguns no mobile abaixo de 30 mil, de 2021, mas neste momento é quase impossível encontrar um de 2022 que não esteja nos 30, 32 mil e quase sempre em versões básicas.

mus... passando a má escolha do nome à frente, que nem consigo pronunciar aquilo, o MACH E seria um dos meus veículos de eleição, mas só há unidades com bem mais de 100 mil a preços minimamente aceitáveis, mesmo lá fora encontra-se pouca coisa, fruto da subida dos preços por causa da procura enorme de elétricos. mas aquele interior enchia-me as medidas! (y) o KIA EV6 e o IONIQ também, já agora. mas no caso do ford, aquilo seria uma besta para andar em cidade, peso enorme, consumos medonhos e pouco prática.

basicamente é muito isto. bons negócios se aparecessem seriam kia ev6, ioniq 5, meganes, ford mus--- Mach E, audi Q4, mas sei que nem tudo é possível de satisfazer em termos dos diferentes padrões.

outra ideia que me atravessou a mente e que descobri por acaso seria uma coisa destas, no entanto e depois de ver uns 2 vídeos desisti da ideia. já como Q8 estão caríssimos ainda com meses de diferença, esta versão mais antiga não tem capacidade nenhuma de bateria e suspeito que seria algo muito parecido ao MACH E andando em cidade, além do peso enorme. é pena, mas estão 8 a 10 mil euros mais baratos que os Q4, isto lá fora.

Eu ia para um Polestar 2, para esses valores e tendo em conta o que há no mercado, fugir ao grupo Stellantis, aos chineses e ao marasmo da Tesla era o que escolhia, salvo alguma coisa tentadora.:D

Nas últimas semanas andei em 2 Polestar 2 e 2 Tesla Model 3, uns Uber/Bolt e outros taxi. Para quem teve um Volvo com bancos "a sério", o banco da frente direito do Polestar desilude um bocadinho, pelo menos naquela versão de equipamento, que não sei qual será.

Não te vez a andar com um sedan, mas já estás velho o suficiente para andar de SUV? 🤣

Eu ia para um Polestar 2, para esses valores e tendo em conta o que há no mercado, fugir ao grupo Stellantis, aos chineses e ao marasmo da Tesla era o que escolhia, salvo alguma coisa tentadora.:D
Se a Tesla estivesse mesmo em marasmo, não ocupava tanto espaço na tua cabeça :ROFLMAO:

@caditonuno vê também os Smart #3, arranjas alguns lá fora com 1-2 anos, a bom preço e para mim são excelentes carros, com +270 cv, bom espaço, tech, look premium (para mim), boa bateria

A Polestar realmente é chinesa, estiveste bem. O mercado anda em polvorosa, vocês sabem que eu tenho acompanhado o mercado quase numa base diária desde que resolvi por o QQ à venda. cada vez os preços aumentam mais e os stands e leiloeiras e bancos aproveitam.

anda muito difícil conseguir alguma coisa decente sem ser importada e se quiser algo porreiro terá que ser quase de certeza nesses moldes e esperar ou então algum achado, que geralmente achados duram 1/2 dias na net.

cheguei a ligar para a Byrd num dia de manhã por causa de um anúncio que tinha visto na noite anterior, colocado nesse preciso dia e já estava reservado e em fase adiantada. 37 mil kms e de finais ou perto disso de 2022, mas importado.

Tenho um familiar que acabou de comprar um Alfa Romeo Junior, cerca de 26 000€ na Matrizauto, o carro é muito bonito como apanagio da marca, cerca de um 1 ano.

É um Stelantis e fico receoso, mas temos que dar algum credito ao grupo, digo eu...

Para alem do Polestar que já referi outro carro que gosto e acho que é de considerar é o Smart #3

Andei a ver carros nos últimos meses e ainda ponderei um #3 Pro Plus novo mas já ficava perto dos 41 mil. Teria de ser um usado mas só importando, cá há muito poucos a circular e à venda muito menos.

Acho que xanpor casa noa voa à bola com esse. Há poucos dias vi um 3 brabus, mas precisava de um pequeno arranjo devido a um toque. Pelas contas com a ajuda da IA cerca de 10 a 12 mil euros! 😂 Ainda assim compensava uns quantos milhares face a um sem estragos equivalente!

O brabus é awd, mais penalizador nos consumos.

Mas é grande jarda!

O pro+ já dá para o gasto.

Mas vai ver o carro, senta-te nele. Acho que vai-te surpreender, quer pelo espaço interior, quer pela qualidade dos materiais. E já vem muito bem equipado.

Back