Novo Citroën C5

A isso acrescentava apenas o facto de com a crise que se vê no nosso país o diesel ser quase uma escolha obrigatória quando se pretende comprar um carro novo.

Hein ? :eek::eek:

Andas mesmo muito fora [:D][:p]

Vamos por partes:
308 1.4 16v com 95cv 19.630,00€
308 1.6 HDI 90cv 22.620,00€

Dif. : 2990,00€

Queres saber quantos KM tens que fazer para amortizar esta diferença ?

Aos preços que estão os combustíveis, terias que fazer mais de ~90.000km para compensar o investimento! Se a isto juntares o factor manutenção, pneus(que os TD gastam mais), etc... então tens que fazer muito mais!

PS: Se pensares que a média de km ao ano em PT pouco ultrapassa os 15.000km, então só depois de 6 anos é que começas a recuperar o investimento inicial! Com 6 anos o Peugeot está arrumado [:p]

Vamos por partes:

Aos preços que estão os combustíveis, terias que fazer mais de ~90.000km para compensar o investimento! Se a isto juntares o factor manutenção, pneus(que os TD gastam mais), etc... então tens que fazer muito mais!

PS: Se pensares que a média de km ao ano em PT pouco ultrapassa os 15.000km, então só depois de 6 anos é que começas a recuperar o investimento inicial! Com 6 anos o Peugeot está arrumado [:p]

Naturalmente que é preciso considerar a rodagem anual. Se reveres os meus posts anteriores, verificas que frisei esse aspecto lá para atrás quando comentava o porquê de haverem pessoas a optar por uma motorização a gasolina ao invés de uma equivalente a gasoleo.

Mas acredita que há muita gente a não saber fazer essas contas e a comprar unicamente diesel para poupar no momento de ir atestar.

Além disso nem toda a gente compra carro para trocar ao fim de 3, 4 ou 5 anos. Na minha familia é suposto os carros durarem pelo menos 10 anos.

Última edição:
No 407 a diferença do 1.8 para o 1.6 Hdi é 1370 euros.

Se comprares novo e venderes no dia a seguir perdes menos com o 1.6 Hdi [:p] Ponto de retorno... 0 km [:p]

Este anda mais e gasta menos, detalhes [:p] Mais a binário a mais baixa rotação, detalhes [:p]

Enfim, agarra-te lá aos motores de 1827.

Eu não me agarro a nada. Estava só a comprovar que a PSA não anda assim tão atrás da concorrência... [:p]

Até já ganhou o titulo de motor diesel mais potente do mundo no CX 25 TRD Turbo 2 e de diesel mais rápido do segmento no BX TZD Turbo.

Vamos por partes:

Manutenção? O que um TD leva a mais que um gasolina? Quanto muito um gasolina tem que levar velas periodicamente, coisa que o diesel não leva.

Pneus? Isso depende mais da condução de cada um. Por que motivo um TD gasta mais pneu? Os do meu C4 já levam 52000 e fazem pelo menos mais 20000.

Manutenção? O que um TD leva a mais que um gasolina? Quanto muito um gasolina tem que levar velas periodicamente, coisa que o diesel não leva.

Pneus? Isso depende mais da condução de cada um. Por que motivo um TD gasta mais pneu? Os do meu C4 já levam 52000 e fazem pelo menos mais 20000.

1) Os óleos para os TD são na sua generalidade mais caros em especial os long life.
2) Na sua generalidade os TD levam e consomem mais óleo.
2) Os filtros de combustível + óleo também são mais caros, em especial nos Common Rail.
3) Os Otto de hoje mudam velas aos 90.000km, os diesel mudam as de incandescência que são mais caras!
4) Os elevados picos de binário e a descarga repentina típica dos Diesel, leva a um maior desgaste dos pneus.
5) O maior peso sobre o eixo dianteiro, fruto de motores mais pesados, resulta num maior desgaste das pastilhas e discos.

Depois podemos falar da manutenção dos turbos, bombas injectoras e injectores....

Eu pessoalmente não acredito muito em motores com muita potência para tão pouca CC. E depois motores turbinados a gasolina por norma não têm tendência para serem mais duráveis que os atmosféricos, para além de requererem mais cuidados, mas também não encarem isto como uma verdade absoluta.

Até a BMW faz questão de manter os seus "M" sem turbo. Nem sequer me parece que esta vá disponibilizar esse motor em modelos como o série 3.

Talvez o tempo me venha a demonstrar que se calhar tenho uma ideia errada. A ver vamos...

Se estás a falar do motor da Parceria BMW/PSA é provavel que não o use no série 3 ou até no série 1 pois este motor foi desenvolvido para ser montado transversalmente. Nenhum BMW tem motores transversais.
Não digo que não dê para converter mas ao que li não está nos planos.

1) Os óleos para os TD são na sua generalidade mais caros em especial os long life.

Alguns sim, outros nem por isso. Não uso long life e o óleo recomendado para o meu carro (Total 7000) tem um preço idêntico ao recomendado para gasolina.

Alguns acredito que sim, mas posso-te dar o exemplo da minha Scenic 1.9 dCi que leva menos óleo do que a 1.4i. Depois posso confirmar quantro no manual.

2) Os filtros de combustível + óleo também são mais caros, em especial nos Common Rail.

Por acaso o filtro do 1.4 Hdi é bem caro (~55€) por ser uma peça única, mas há carros que levam só o miolo e são bem mais baratos, tal como há alguns filtros de gasolina caríssimos.

3) Os Otto de hoje mudam velas aos 90.000km, os diesel mudam as de incandescência que são mais caras!

São, mas não tanto quanto isso e em 178 kkms num Saxo, 158 kkms num 307, 68 kkms num C3 e 52 kkms num C4, mudei duas velas no Saxo aos ~140 kms.

4) Os elevados picos de binário e a descarga repentina típica dos Diesel, leva a um maior desgaste dos pneus.

Para quem, como eu, faz uma condução normal, embora com um ou outro pico de adrenalina, isso é meramente residual.

5) O maior peso sobre o eixo dianteiro, fruto de motores mais pesados, resulta num maior desgaste das pastilhas e discos.

Os blocos diesel actuais já não são tão pesadões como os antigos e curiosamente têm sido nos meus últimos carros diesel onde as pastilhas e discos me têm feito mais kms.

Depois podemos falar da manutenção dos turbos, bombas injectoras e injectores....

Num carro bem estimado e com revisões a tempo e horas, os turbos, bombas injectoras e injectores normalmente não dão problemas até quilometragens relativamente elevadas (mais de 150 kkms). E os actuais otto tambem usam injectores e toda a panóplia electrónica e não só que os envolve.

Respostas a azul.

Eu sei que estás bem por dentro das coisas e que não falas de cor, mas convenhamos que as diferenças de preços quase se podem considerar irrisórias, basta ir ali ao tópico das revisões e comparar os otto com os diesel.[;)]

O Vanquish já respondeu, mas eu reforço.
Para um condutor normal a diferença de custo na manutenção é irrelevante até aos 150.000km, mais coisa, menos coisa.

O problema é quando é preciso mudar rampas de injectores, turbos e afins.
Por isso é que comprar um diesel com 200.000km pode ser uma boa fonte de despesa face ao otto no mesmo estado, ao contrário do que muitos pensam.

Carros a gasóleo são bons para serem comprados novos ou muito recentes (baixa kilometragem) e vendê-los "a bom preço, com 200kkm quase por estrear".
Carros a gasolina são bons para comprar baratinhos, em qualquer altura.

Mas para o que interessa na discussão - 1.6 THP vs HDI - garantidamente que o 1.6 HDI ganha em toda a linha, excepto nos 150cv.

O Vanquish já respondeu, mas eu reforço.
Para um condutor normal a diferença de custo na manutenção é irrelevante até aos 150.000km, mais coisa, menos coisa.

O problema é quando é preciso mudar rampas de injectores, turbos e afins.
Por isso é que comprar um diesel com 200.000km pode ser uma boa fonte de despesa face ao otto no mesmo estado, ao contrário do que muitos pensam.

Carros a gasóleo são bons para serem comprados novos ou muito recentes (baixa kilometragem) e vendê-los "a bom preço, com 200kkm quase por estrear".
Carros a gasolina são bons para comprar baratinhos, em qualquer altura.

Mas para o que interessa na discussão - 1.6 THP vs HDI - garantidamente que o 1.6 HDI ganha em toda a linha, excepto nos 150cv.

Mas reparem no seguinte, quando a maioria dos Diesel começa a compensar face ao Otto, é quando os Diesel começam a dar mais despesa.... pois, na generalidade o grosso dos Diesel só geram retorno para lá dos 100.000km

Respostas a azul.

Eu sei que estás bem por dentro das coisas e que não falas de cor, mas convenhamos que as diferenças de preços quase se podem considerar irrisórias, basta ir ali ao tópico das revisões e comparar os otto com os diesel.[;)]

Num carro bem estimado e com revisões a tempo e horas, os turbos, bombas injectoras e injectores normalmente não dão problemas até quilometragens relativamente elevadas (mais de 150 kkms). E os actuais otto tambem usam injectores e toda a panóplia electrónica e não só que os envolve.
O problema não está no injectores e na electrónica, o problema é a pressão a que os injectores estão submetidos e o calor que têm que dissipar.....
Essas quilometragens que referes como elevadas é o ponto onde alguns Diesel começam a compensar. Quer isto dizer, quando começas a ter algum retorno devido à dif. dos combustíveis, começas a gastar mais em manutenção.

Alguns acredito que sim, mas posso-te dar o exemplo da minha Scenic 1.9 dCi que leva menos óleo do que a 1.4i. Depois posso confirmar quantro no manual.
O 1.5dci leva 5 litros de óleo numa mudança completa.
O meu Nissan 2.0l leva 3,5l ..... e óleo, apesar de sintético, fica mais barato que o semi-sintético da Elf/Renault.
No caso do 2.0tdi, o motor leva cerca de 3,7l ou 4l mas se contabilizares os atestos, provavelmente entre muda gastas uns 5,5l ou mais....

Os blocos diesel actuais já não são tão pesadões como os antigos e curiosamente têm sido nos meus últimos carros diesel onde as pastilhas e discos me têm feito mais kms.
Acredita que ainda existe uma ligeira diferença no peso, em especial nas altas cilindradas. [;)]

PS: posso-te dizer que em termos fabris, o failure rate das pastilhas ou discos de um Diesel é ligeiramente superior à de um Otto.
Para os fabricantes de Discos e Pastilhas, o ideal é um parque cheiro de carros Diesel [;)] [:D]

Quanto ao factor condução, é óbvio que tudo depende de quem conduz mas não podemos focar em casos particulares, temos que falar no geral e, no geral, torram mais pneu...... mais uma vez, em especial os Diesel acima dos 2.0l!

Mas reparem no seguinte, quando a maioria dos Diesel começa a compensar face ao Otto, é quando os Diesel começam a dar mais despesa.... pois, na generalidade o grosso dos Diesel só geram retorno para lá dos 100.000km

Tens razão se aplicares a comparação a casos em que as cilindradas são díspares, como um VW 1.4 TSI vs 2.0 TDI, como fez a AH no ano passado.

Só que no caso destes motores PSA com a mesma cilindrada, a diferença de preço ronda os 1.500€ (segundo o Bólide), pelo que o ponto de equilíbrio é rapidamente atingido.
E a diferença na retoma é "lucro".

Há pouco esqueci-me de um componente que tem sofrido bastante com a escalada de potência dos Diesel.... falo da bela da Embraiagem.
No caso dos TDI as DMF deram alguns problemas e, quando chegar a altura de trocar, vai custar uma nota preta.:rolleyes:

Com isto não quero dizer que o Diesel só têm defeitos.... Apenas quero frisar que é importantíssimo fazer contas antes de os comprar [;)]

Com umas jantes mais normais...

Com umas jantes mais normais...

Citroen_C5_new_17.jpg

Voltar
Superior