1) Os óleos para os TD são na sua generalidade mais caros em especial os long life.
Alguns sim, outros nem por isso. Não uso long life e o óleo recomendado para o meu carro (Total 7000) tem um preço idêntico ao recomendado para gasolina.
2) Na sua generalidade os TD levam e consomem mais óleo.
Alguns acredito que sim, mas posso-te dar o exemplo da minha Scenic 1.9 dCi que leva menos óleo do que a 1.4i. Depois posso confirmar quantro no manual.
2) Os filtros de combustível + óleo também são mais caros, em especial nos Common Rail.
Por acaso o filtro do 1.4 Hdi é bem caro (~55€) por ser uma peça única, mas há carros que levam só o miolo e são bem mais baratos, tal como há alguns filtros de gasolina caríssimos.
3) Os Otto de hoje mudam velas aos 90.000km, os diesel mudam as de incandescência que são mais caras!
São, mas não tanto quanto isso e em 178 kkms num Saxo, 158 kkms num 307, 68 kkms num C3 e 52 kkms num C4, mudei duas velas no Saxo aos ~140 kms.
4) Os elevados picos de binário e a descarga repentina típica dos Diesel, leva a um maior desgaste dos pneus.
Para quem, como eu, faz uma condução normal, embora com um ou outro pico de adrenalina, isso é meramente residual.
5) O maior peso sobre o eixo dianteiro, fruto de motores mais pesados, resulta num maior desgaste das pastilhas e discos.
Os blocos diesel actuais já não são tão pesadões como os antigos e curiosamente têm sido nos meus últimos carros diesel onde as pastilhas e discos me têm feito mais kms.
Depois podemos falar da manutenção dos turbos, bombas injectoras e injectores....
Num carro bem estimado e com revisões a tempo e horas, os turbos, bombas injectoras e injectores normalmente não dão problemas até quilometragens relativamente elevadas (mais de 150 kkms). E os actuais otto tambem usam injectores e toda a panóplia electrónica e não só que os envolve.