Novo Citroën C5

Hydractiva claro[:cool:]
As variaçoes que referes nos semáforos ja nao acontecem no C5 nem no C6. Quando está parado não baixa, mantém a altura normal[;)]

O 1.6Hdi só vai ter a suspensão metálica! -(

Grande evolução que houve no sistema, Rui. Então seria um caso a pensar (este C5 é o 1º Citroën dos últimos anos que ponderaria em comprar, mas em versão carrinha -pela mala e acesso - apesar de gostar mais do carro)
E no 1.6 HDI não existirá a hidractiva no acabamento Exclusive, como disseram em cima ?

Eu acho é que os primeiros metros, num test drive, tinham que ser feitos num parque vazio. [:D] Aquele volante com centro fixo mete-me uma confusão...

Psicologia da treta. Então agora, sinto-me inferior aos do resto da europa logo tenho de comprar um BMW? Ahhh... [:)]

E o que dizer dos ingleses? :confused:

Se me deveria sentir inferior seria por ter um pais governado por politicos pessimos, por empresarios antiquados e de mercearia..

Já agora, por ter um povo que ainda é muito inculto e ignorante.

Eu percebo que seja difícil de entender.

Uma pergunta: Se vocês comprassem o novo C5 que suspensão escolheriam ? A convencional ou a hidractiva ?

É que o meu feedback da suspensão hidraulica é "apenas" a do BX da minha mãe, que já está velho. Detesto aquilo. É certo que está envelhecida e cheia de folgas, mas não suporto aqueles constantes "TAC-TAC-TAC", variações de altura (nos semáforos, por ex) e a excessiva moleza da suspensão quando comparado, por exemplo, à boa suspensão do meu Rover 400.

E já agora: nestas suspensões hidraulicas modernas, o carro baixa quando parado durante umas horas ou só ao fim de várias dias ? É que é irritante e ginasta ter que entrar para um carro que, ao fim de umas horas, "perdeu" 10 cm de altura. (nada chega aos SUV [:D] )

Suspensão de um Rover melhor que um BX??????:sh) Esse BX deve estar mesmo muitoooo velho..além disso esses constantes tac's não são normais.. isso salvo erro é quando se tem que substituir as esferas ou recarregá-las..

As variaçoes que referes nos semáforos ja nao acontecem no C5 nem no C6. Quando está parado não baixa, mantém a altura normal[;)]

Quanto á "moleza"....na Autopista(espanhola) num primeiro teste ao C5II dizem isto

[:blush:]
Conforto superior da hydractiva e, em modo Sport, fica 30% mais rigida que a metálica!

Tens razão pois não está prevista versão Exclusive com esse motor.

Quanto á "moleza"....na Autopista(espanhola) num primeiro teste ao C5II dizem isto

[:blush:]
Conforto superior da hydractiva e, em modo Sport, fica 30% mais rigida que a metálica!

Uma pergunta, essa dita suspensão metálica corresponde à suspensão multilink/multibraços que é anunciada na ficha técnica dos testes do 2.0 HDI, correcto?

Suspensão de um Rover melhor que um BX??????:sh) Esse BX deve estar mesmo muitoooo velho..além disso esses constantes tac's não são normais.. isso salvo erro é quando se tem que substituir as esferas ou recarregá-las..

Está a ficar velhote, está.
Mas não é essa a questão. Eu quando disse a que suspensão do Rover é melhor do que a do BX
disse-o em termos globais, de resultado final de comportamento e que reflecte, claro, a minha opinião.
Não quis, obviamente, comparar 2 soluções técnicas adoptadas que, já se sabe, é bastante mais complexa e evoluída no Citroën.

O que pretendi dizer foi que conheci bem o comportamento do BX quando novo e, face ao do Rover, não vejo naquele qualquer vantagem. Isto sem prejuízo de se dizer que, do ponto de vista dinâmico, a suspensão do BX, pelas suas caracteristicas e reacções, constitua até elemento activo de segurança.

Eu pessoalmente não gosto da secura da suspensão de muitos dos modelos alemães. Mas também não gosto do típico "pisar flocos algodão" do (neste caso) Citroën BX. Acho-a demasiado filtrante e pouca comunicativa.
No fundo, acho-a uma suspensão que procura ser tão "simpática" e agradável para os ocupantes que se torna "chata"; aquelas reacções do nivelamento traseiro que sobe ligeiramente quando se trava e pára, e depois nivela e desce, e que "assapa" desnecessariamente quando se arranca, etc,... não gosto daquilo.

Já o Rover - que provavelmente não conheces - é um carro que oferece uma suspensão muito confortável e estabelece um excelente compromisso entre o comportamento (dinâmico) e o conforto: absorve as irregularidades com conforto, adorna pouco, permite elevados níveis de aderência e tem reacções previsíveis e informativas. Penso mesmo ser um dos bons pontos, senão o melhor, do carro.

E não sofre de algumas caracteristicas irritantes da suspensão hidraulica do BX (não baixa, não tem que subir, não faz barulho, não está constantemente a nivelar, e não precisa da manutenção daquele outro)

Agora... é certo que a mecânica das suspensões também evoluiu. As modernas suspensões hidractivas são comandadas e reguladas por computador, com variações de amortecimento de acordo com a condução adoptada, etc.
E se dizem que algumas das antigas caracteristicas (o subir, o baixar, os constantes nivelamentos, ainda que pequenos) desapareceram... então se calhar seria para mim a escolha na compra de um C5.

Última edição:
O carro que se situa de perfil/lateral na côr cinzento metalizado no fundo da fotografia é um Peugeot 407.

Não me digas [:D]
Apesar deles serem quase iguais, ainda consegui identificar o 407 de perfil [:p] mas vou ser sincero, quando vi a foto pela primeira vez, tive que ver com atenção para verificar se não era o novo C5.

Daí o comentário que tinha feito [;)]

Grande evolução que houve no sistema, Rui. Então seria um caso a pensar (este C5 é o 1º Citroën dos últimos anos que ponderaria em comprar, mas em versão carrinha -pela mala e acesso - apesar de gostar mais do carro)
E no 1.6 HDI não existirá a hidractiva no acabamento Exclusive, como disseram em cima ?

Eu acho é que os primeiros metros, num test drive, tinham que ser feitos num parque vazio. [:D] Aquele volante com centro fixo mete-me uma confusão...
Os 1.6HDi so vao ter mesmo a suspensão metálica, sem hidractiva.
Quanto ao volante.... quando conduzi um C4, na altura tb tava curioso para vêr como seria essa questao. Só passado alguns metros depois de ter arrancado, é que me lembrei do volanrte!! lol É como os outros[;)] E até incita a boas práticas de condução, já que "obriga" a ter as 2 maos no volante[:blush:]

Uma pergunta, essa dita suspensão metálica corresponde à suspensão multilink/multibraços que é anunciada na ficha técnica dos testes do 2.0 HDI, correcto?

Os 2.0HDi podem ter a metálica ou hidractiva. A maneira + fácil de verificar, é vêr se o carro tem travao de mao manual ou eléctrico. Se fôr manual, é sempre com suspensao metálica; se fôr eléctrico, é sempre com a hidractiva.

As suspensoes "multilink/multibraços " é igual na metálica e hidractiva. A diferença está no amortecimento: mola/amortecedor na metálica e hidráulico na hidractiva.Neste caso, é igual á do C6 2.2HDi[;)] Mas tem diferentes set-ups.

sanstitrele8.jpg

Não me digas [:D]
Apesar deles serem quase iguais, ainda consegui identificar o 407 de perfil [:p] mas vou ser sincero, quando vi a foto pela primeira vez, tive que ver com atenção para verificar se não era o novo C5.

Daí o comentário que tinha feito [;)]

Discordo completamente, basta olhar para o desenho dos espelhos exteriores, vincos da carroçaria entre outros aspectos, mas aceito as diferentes perspectivas de visão e comparação da carroçaria deste citroën com outros modelos Pc[;)]

Os 1.6HDi so vao ter mesmo a suspensão metálica, sem hidractiva.

Quanto ao volante.... quando conduzi um C4, na altura tb tava curioso para vêr como seria essa questao. Só passado alguns metros depois de ter arrancado, é que me lembrei do volanrte!! lol É como os outros[;)] E até incita a boas práticas de condução, já que "obriga" a ter as 2 maos no volante[:blush:]

Os 2.0HDi podem ter a metálica ou hidractiva. A maneira + fácil de verificar, é vêr se o carro tem travao de mao manual ou eléctrico. Se fôr manual, é sempre com suspensao metálica; se fôr eléctrico, é sempre com a hidractiva.

As suspensoes "multilink/multibraços " é igual na metálica e hidractiva. A diferença está no amortecimento: mola/amortecedor na metálica e hidráulico na hidractiva.Neste caso, é igual á do C6 2.2HDi[;)] Mas tem diferentes set-ups.

sanstitrele8.jpg

Esclarecido, Rui Gonçalves[;)]

Peço desculpa, caso a questão já tenha sido colocada pois não li todo o tópico, mas existe alguma previsão da sua chegada a Portugal ?

é que há dias cruzei-me com um C5 em sentido contrário no Eixo Norte Sul na zona de Telheiras e fiquei muito bem impressionado com o seu aspecto. apr:)

Peço desculpa, caso a questão já tenha sido colocada pois não li todo o tópico, mas existe alguma previsão da sua chegada a Portugal ?

é que há dias cruzei-me com um C5 em sentido contrário no Eixo Norte Sul na zona de Telheiras e fiquei muito bem impressionado com o seu aspecto. apr:)

[;)]
Para conseguir isso, o C5 chega no final de Abril (a carrinha chega em Maio) com preços muito atractivos. A versão de entrada para o 1.6 HDi, será proposta por de 30.500 euros. Mas por 29.900 euros será possível adquirir o C5 com motor 1.8 a gasolina.

Tabela de preços do C5 berlina:
Gasolina:
C5 VTR 1,8i 16V Susp M 29.900 euros
C5 VTR+ 1,8i 16V Susp M 31.500 euros

Diesel:
C5 X 1.6 HDI 110 FAP Susp M 30.500 euros
C5 VTR 1.6 HDI 110 FAP Susp M 31.950 euros
C5 VTR+ 1.6 HDI 110 FAP Susp M 33.550 euros
C5 VTR 2.0 HDI 138 FAP Susp M 35.450 euros
C5 VTR+ 2.0 HDI 138 FAP Susp M 37.050 euros
C5 Exclusive 2.0 HDI 138 FAP H3+ 38.050 euros
C5 Exclusive 2.0 HDI 138 FAP CXAUT. H3+ 43.550 euros
C5 Exclusive 2.2 HDI 173 FAP H3+ 41.550 euros
C5 Exclusive V6 2.7 HDI FAP CXAUT. H3+ 58.000 euros

Pequeno teste no Autoportal
http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=917422&div_id=1661

Pelo que li, o C5 com a suspensão metálica já é bastante confortável, no entanto com a hidroactiva deve ser outra coisa.

O meu irmão tem um C5 de 2005 e de facto parece um tapete voador.

Mas acredito que há quem não goste deste tipo de suspensões, pois por vezes parece-me ligieramente bamboleante. [;)]

Eu gosto e de facto, para poupar a coluna não há melhor [:cool:]

Um abraço, by Filas

O quê??? A maior parte das versões é com suspensão metálica?!?!?só os 2000 hdi's e v6 é que vem a normal??? Tou desiludido..

Fico mais desiludido enquanto consumidor quando a marca do Double Chevron não oferece uma caixa automática na versão 1.6/2.0 HDI com a qualidade da que é oferecida na versão 2.2 HDI.

Ou existe disponível?, pelo que li nada é referido em relação a este pormenor.

Existe!, é a 1ª vez que vejo a referência a tal.

C5 Exclusive 2.0 HDI 138 FAP CXAUT. H3+ 43.550 euros

É semelhante à que está montada no 2.0 HDI V6, alguma informação sobre esta CXAUT.?

Última edição:
É ela por ela!

1.8i e 1.6 HDI só metálica.

2.2 HDI e 2.7 HDI só hidraulica.

2.0 HDI depende do equipamento.

Sim, mas nunca me passou sequer pela cabeça que um Citroen desse segmento pudesse trazer suspensão que não fosse hidráulica..quando ouvi dizer que ia ter uma metálica pensei que fosse para uma ou duas versões..a pensar em quem não as aprecia..ou tem os típicos complexos que que dão muitos problemas..mas assim..não concordo..acho que vão ter uma quebra de vendas acentuada por parte dos Citroenistas, já que de certeza que não querem suspensão normal..e as versões hidráulicas são bem puxadinhas..para não falar que também as menos económicas em termos de consumos já que a cilindrada é maior..e quem os comprar com metálica..na altura de os vender vai encontrar pessoas à procura desses carros com pneumática..que vão dizer.."ah..está bem..pensei que fosse hidráulica..Obrigado.."...pelo menos aqui por casa..ou então a Citroen vai passar a andar só com carros desses de serviço para poder ter um preço competitivo na altura de os vender.. Profundamente desiludido.. acho que a Citroen aqui por casa acabou no Xantia...

Voltar
Superior