Suspensão de um Rover melhor que um BX??????:sh) Esse BX deve estar mesmo muitoooo velho..além disso esses constantes tac's não são normais.. isso salvo erro é quando se tem que substituir as esferas ou recarregá-las..
Está a ficar velhote, está.
Mas não é essa a questão. Eu quando disse a que suspensão do Rover é melhor do que a do BX
disse-o em termos globais, de resultado final de comportamento e que reflecte, claro, a minha opinião.
Não quis, obviamente, comparar 2 soluções técnicas adoptadas que, já se sabe, é bastante mais complexa e evoluída no Citroën.
O que pretendi dizer foi que conheci bem o comportamento do BX quando novo e, face ao do Rover, não vejo naquele qualquer vantagem. Isto sem prejuízo de se dizer que, do ponto de vista dinâmico, a suspensão do BX, pelas suas caracteristicas e reacções, constitua até elemento activo de segurança.
Eu pessoalmente não gosto da secura da suspensão de muitos dos modelos alemães. Mas também não gosto do típico "pisar flocos algodão" do (neste caso) Citroën BX. Acho-a demasiado filtrante e pouca comunicativa.
No fundo, acho-a uma suspensão que procura ser tão "simpática" e agradável para os ocupantes que se torna "chata"; aquelas reacções do nivelamento traseiro que sobe ligeiramente quando se trava e pára, e depois nivela e desce, e que "assapa" desnecessariamente quando se arranca, etc,... não gosto daquilo.
Já o Rover - que provavelmente não conheces - é um carro que oferece uma suspensão muito confortável e estabelece um excelente compromisso entre o comportamento (dinâmico) e o conforto: absorve as irregularidades com conforto, adorna pouco, permite elevados níveis de aderência e tem reacções previsíveis e informativas. Penso mesmo ser um dos bons pontos, senão o melhor, do carro.
E não sofre de algumas caracteristicas irritantes da suspensão hidraulica do BX (não baixa, não tem que subir, não faz barulho, não está constantemente a nivelar, e não precisa da manutenção daquele outro)
Agora... é certo que a mecânica das suspensões também evoluiu. As modernas suspensões hidractivas são comandadas e reguladas por computador, com variações de amortecimento de acordo com a condução adoptada, etc.
E se dizem que algumas das antigas caracteristicas (o subir, o baixar, os constantes nivelamentos, ainda que pequenos) desapareceram... então se calhar seria para mim a escolha na compra de um C5.