Novo Ford Bronco

é engraçado como temas antigos voltam a estar na ordem do dia...
Se isto é novidade para alguém...
Para o uso atual da grande maioria dos jipes o eixo rígido faz pouco sentido, só num uso quase na totalidade offroad
https://www.motor1.com/news/440768/ford-bronco-why-has-independent-suspension/
zaENCqt.png

Para quem, como eu, tem eixo rígido na frente as diferenças nos cruzamentos são notórias face a um Pajero, Terrano e Frontera com quem convivo no TT.

Não é factor decisivo mas que realmente faz diferença, isso faz. As folgas nas rótulas e casquilhos tornam-se mais evidentes nesta configuração mas devidamente mantido vai certinho na estrada. Claro que no meu caso a suspensão pneumática ajuda muito a estabilizar!

Para quem, como eu, tem eixo rígido na frente as diferenças nos cruzamentos são notórias face a um Pajero, Terrano e Frontera com quem convivo no TT.

Não é factor decisivo mas que realmente faz diferença, isso faz. As folgas nas rótulas e casquilhos tornam-se mais evidentes nesta configuração mas devidamente mantido vai certinho na estrada. Claro que no meu caso a suspensão pneumática ajuda muito a estabilizar!

Isso é inegável, pois os LR dessa época não tinham rivais nos cruzamentos de eixos. Contudo o que está em causa é se isso justifica na percentagem total de uso da viatura e se na maioria dos casos alguém tira proveito dessa configuração. No meu caso e tendo um jipe quase exclusivo para TT não acho que se justifique o que se perde em 90% das utilizações face aos 10% em que queria de ter um curso de suspensão maior. Daí que o Pajero inclua nalgumas versões (GLS) o bloqueio traseiro para colmatar momentaneamente essa falha.

No passado fim de semana andei com o Pajero em trilhos de areia. Para jipes de origem, neste tipo de ambiente, pareceu-me mais favorável a suspensão independente.

Numa subida ligeiramente mais puxada, com trilhos de rodas cavados (provavelmente causados pelos Unimog dos bombeiros), estava lá um jipe de eixo rígido à frente e o diferencial dianteiro começava sempre a "arrastar a areia" e o jipe parava.

Saiu para o lado para eu passar. Na primeira tentativa o Pajero ficou a meio da subida, o diferencial traseiro arrastou a areia até que parei.
Se tivesse suspensão independente atrás, o diferencial estaria mais alto e eu provavelmente tinha subido à primeira, sem qualquer esforço.

Na segunda tentativa, com um pouco mais de vontade da minha parte, lá subiu.

A seguir a mim subiu o outro, o sulco que o meu diferencial abriu ao passar foi o suficiente para ele conseguir subir.

Gostei bastante de andar em areia [:cool:]

Quanto ao Ford Bronco, é notável o marketing que a Ford está a conseguir fazer via Youtube. É preciso ter muita confiança no produto para se sujeitar a certos cenários! Opção claramente oposta à que a LR adoptou com o novo Defender no seu lançamento.

Last edited:
o Bronco sport também está com a carne toda no assador.
Belas fetaures overlanding
Só queria aquele rack com o material que lá está [:D]

o Bronco sport também está com a carne toda no assador.
Belas fetaures overlanding
Só queria aquele rack com o material que lá está [:D]

A ford parece também estar a apostar nos acessórios originais para equipar os Bronco.
No outro dia deparei-me (lamento já não sei onde) com uma lista porreira de material.

A ford parece também estar a apostar nos acessórios originais para equipar os Bronco.
No outro dia deparei-me (lamento já não sei onde) com uma lista porreira de material.

Desde que não custem os olhos da cara como os da Land Rover é do melhor.
É sempre uma mais valia para quem compra. [kiss]
As marcas andam cada vez mais atentas a este mercado e as personalizações com estes acessórios deixam também grandes margens de lucro logo é um 2 em 1 e todos saem a ganhar.

Back