No passado fim de semana andei com o Pajero em trilhos de areia. Para jipes de origem, neste tipo de ambiente, pareceu-me mais favorável a suspensão independente.
Numa subida ligeiramente mais puxada, com trilhos de rodas cavados (provavelmente causados pelos Unimog dos bombeiros), estava lá um jipe de eixo rígido à frente e o diferencial dianteiro começava sempre a "arrastar a areia" e o jipe parava.
Saiu para o lado para eu passar. Na primeira tentativa o Pajero ficou a meio da subida, o diferencial traseiro arrastou a areia até que parei.
Se tivesse suspensão independente atrás, o diferencial estaria mais alto e eu provavelmente tinha subido à primeira, sem qualquer esforço.
Na segunda tentativa, com um pouco mais de vontade da minha parte, lá subiu.
A seguir a mim subiu o outro, o sulco que o meu diferencial abriu ao passar foi o suficiente para ele conseguir subir.
Gostei bastante de andar em areia [

]
Quanto ao Ford Bronco, é notável o marketing que a Ford está a conseguir fazer via Youtube. É preciso ter muita confiança no produto para se sujeitar a certos cenários! Opção claramente oposta à que a LR adoptou com o novo Defender no seu lançamento.