Novos Berlingo, Partner,Combo 2018 e Proace City

Sim, basta ver a minha Transit por exemplo tem isso tudo é mais bancos aquecidos, Cruise Control, jantes 18... e é vendida assim, mas tem que haver oferta para todos os gostos, tanto vai haver o comprador que quer um comercial pipi com as p@neleiric€s todas como aquele frotista tipo visabeira que quer carros o mais resistente possível para pôr nas mãos de qualquer um.

2018-citroen-berlingo.jpg

Os interiores estão bem agradáveis, mas pensei que as alterações fosse mais profundas, principalmente na traseira que ficou igual.

Sem dúvida. Um MPV tem muito mais espaço e é muito mais funcional que um SUV, mas é visto com maus olhos em Portugal.

Está excelente, tanto a nível de exterior como de interior. Fico a aguardar a versão comercial, que no fundo é o que me importa.

Belo vídeo..
Por acaso acho estes carros muito porreiros para jovens famílias, embora em Portugal não têm muito sucesso nesta variante devido a falta de status.

Por questões profissionais, convivi muito com um Berlingo Multispace 1.6 HDI 90 cv da atual geração. Já destas com diversos gadgets, como ac automático, cruise-control, sensores de estacionamento, etc. Fiz viagens, cidade, etc.

Isto para dizer que a tua afirmação é, para mim, uma meia-verdade. Estes automóveis são, de facto, bastante versáteis e práticos no acesso de pessoas e bagagens. Mais até do que uma comum carrinha do segmento C.
No entanto, não tenho uma a nível pessoal e não é por motivos de status, assim como digo da maioria das pessoas. Isto porque estes automóveis têm diversos contras face às ditas carrinhas. São muito menos evoluídos em termos de suspensão, o que os torna menos refinado, confortáveis e muito menos competentes em termos dinâmicos.

Depois, fruto de aerodinâmica má, gastam muito mais do que as carrinhas, para além de andarem menos e ser muito mais ruidosos. Nos consumos, por exemplo, se falarmos em autoestrada, as diferenças chegam aos 2L/100 km.

Gosto bastante, estou curioso para ver a Peugeot e Opel.
Acho que vai vender bem.

Tenho uma das primeiras, comercial do ano 2000, comprada nova.
Exteriormente não é assim uma novidade, como o modelo original, que criou um estilo novo.
Como aqui foi dito, (e para mim), porta traseira única dá-lhe um ar pesado, em comparação com a versão comercial que tem duas portas.
Agora que é um modelo polivalente, não tenho dúvidas

O interior parece estar muito interessante e é curioso ver as frentes totalmente diferentes. Das três, a Opel é a que menos gosta porque me faz lembrar o mais recente Suv deles. [:vm)]

Por questões profissionais, convivi muito com um Berlingo Multispace 1.6 HDI 90 cv da atual geração. Já destas com diversos gadgets, como ac automático, cruise-control, sensores de estacionamento, etc. Fiz viagens, cidade, etc.

Isto para dizer que a tua afirmação é, para mim, uma meia-verdade. Estes automóveis são, de facto, bastante versáteis e práticos no acesso de pessoas e bagagens. Mais até do que uma comum carrinha do segmento C.
No entanto, não tenho uma a nível pessoal e não é por motivos de status, assim como digo da maioria das pessoas. Isto porque estes automóveis têm diversos contras face às ditas carrinhas. São muito menos evoluídos em termos de suspensão, o que os torna menos refinado, confortáveis e muito menos competentes em termos dinâmicos.

Depois, fruto de aerodinâmica má, gastam muito mais do que as carrinhas, para além de andarem menos e ser muito mais ruidosos. Nos consumos, por exemplo, se falarmos em autoestrada, as diferenças chegam aos 2L/100 km.
Tens razão no que dizes acerca das suspensões e assim mas se formos comparar a um SUV a diferença de preço ainda é grande.

Quanto ao consumo também tens razão comparando-a com uma carrinha, com um SUV devem andar próximo os valores.

Last edited:
Está porreira, apesar de pelo menos nesta versão de passageiros ainda ter demasiados adereços estéticos, e uma frente demasiado reta. Eu considerava a Berlingo anterior um dos comerciais mais atraentes mesmo por ter uma frente mais simples, e 'arredondada', ficava logo com uma aspecto bem mais dinâmico e menos pesadão, como a Kangoo. Aliás, esta frente faz-me mesmo lembrar a Kangoo.

E, mais uma vez, a versão longa é muito mais apelativa. E nesta já não é só uma extensão soldada na lateral! [:p]

A Citroen fala numa nova plataforma (?!) mas é um restyling.
Eles criaram uma plataforma híbrida, a frente é a nova EMP2 e a traseira é a antiga, eles justificam dizendo que foi para aproveitar a excelente capacidade de carga da plataforma antiga.

Uma coisa é certa, apareceu uma variante com maior distância entre-eixos, coisa que até aqui não acontecia.

Eles criaram uma plataforma híbrida, a frente é a nova EMP2 e a traseira é a antiga, eles justificam dizendo que foi para aproveitar a excelente capacidade de carga da plataforma antiga.

O que se vê é que a moldura das portas, pontos-chave da carroçaria e dos interiores (disposição)é o mesmo. Até há peças que transitam directamente tipo os retrovisores...

Eu estava a achar muito estranho "um novo Berlingo" quando o actual está perfeitamente actual e continua a surfar no topo da categoria. Na prática fizeram um restyling um pouco mais aprofundado que o marketing quer vender como 100% novo...

Back