O 1.9 JTD "Cansa-se"?

C3soul

New member
Então é o seguinte dá me a ideia de que o meu carro "cansa-se" [:D]

Vou passar a explicar.

Desde à uns tempos pra cá, o motor vinha a ter menos rendimento, pensei:

"Bem lá foi a maf com os porcos..."

Mas deixei andar pk estou pra ir à alfa romeo em breve e lá eles viam isso.

O que acontece é que este fim de semana, andei bem mais devagar do que normal, talvez nunca passando dos 90, e após 3 a dias a pisar ovos...

Ei-lo a puxar quase como antigamente!

Será que o motor estava "Cansado"? [:)]

Alguem tem explicação pra tal fenómeno?

Não tenho nenhuma explicação lógica para isso, até porque felizmente ainda nunca me aconteceu.

A única coisa que estou a ver que possa ter acontecido, era estar algo a entupir um filtro ou qualquer coisa e que agora passados esses 3 dias tenha desentupido e o carro tenha ganho nova alma !

P.S. - Com 15€ (cerca de 14.72lt) de combustível fazes mais ou menos quantos km's ?

Não tenho nenhuma explicação lógica para isso, até porque felizmente ainda nunca me aconteceu.

A única coisa que estou a ver que possa ter acontecido, era estar algo a entupir um filtro ou qualquer coisa e que agora passados esses 3 dias tenha desentupido e o carro tenha ganho nova alma !

P.S. - Com 15€ (cerca de 14.72lt) de combustível fazes mais ou menos quantos km's ?

Talvez tenha sido alguma coisa que entupiu e agora desentupiu como dizes [;)]

É talvez a explicação mais lógica.

Não tenho ideia, pk encho sempre o deposito...

Tenho andado mais devagar e o ultimo depósito tinha média de 6.0 com G-Force Diesel.

Tenho de exprimentar o tal produto de limpeza de injectores que me falaste [;)]

Obrigado.

Se for à volta de 100 euros já fico feliz [:D]

Estive a ver, no ePer 20 (já é de Julho de 05, por isso deverá estar algo desactualizado) e custa 345,89€ (já com IVA), no entanto tal como te disse encontrei no ebay bem mais baratas e também as da BOSCH

Vê esta pesquisa : http://search.ebay.co.uk/search/search.dll?from=R40&_trksid=m37&satitle=alfa+maf

Se procurares no ebay.de ainda encontras mais.

P.S. - Já agora com um depósito quantos km's costumas fazer ?

Estive a ver, no ePer 20 (já é de Julho de 05, por isso deverá estar algo desactualizado) e custa 345,89€ (já com IVA), no entanto tal como te disse encontrei no ebay bem mais baratas e também as da BOSCH

Vê esta pesquisa : http://search.ebay.co.uk/search/search.dll?from=R40&_trksid=m37&satitle=alfa+maf

Se procurares no ebay.de ainda encontras mais.

P.S. - Já agora com um depósito quantos km's costumas fazer ?

Chissa :sh)

Nunca fiz menos de 800 até chegar à reserva, o máximo que já fiz foi 950 (isto foi msm com o pé mt leve [:D])

Tudo consumos com G-Force Diesel [;)]

Com gasoleo normal gasta me mais 0,3 litros.

Ah então está mais ou menos como o meu, só que o melhor que já consegui foi 820 km, mas também devido ao carácter pouco estável do ponteiro da "benzina" nunca arrisco andar muito tempo na reserva.

Era mesmo fixe que desse para corrigir esse "mau feitio" do ponteiro!

Nao sao so os alfas.. eu tenho um lancia e a historia e a msm.. passo a vida com a luz da reserva acesa e o carro ainda tem bastante gasolina...
nao te preocupes, com o tempo habituas te...[:D]
nao e defeito, e feitio...[;)]
cumps..

Nao sao so os alfas.. eu tenho um lancia e a historia e a msm.. passo a vida com a luz da reserva acesa e o carro ainda tem bastante gasolina...
nao te preocupes, com o tempo habituas te...[:D]
nao e defeito, e feitio...[;)]
cumps..

[OFFTOPIC]
Poix eu no Y10 GT i.e. era a mesma coisa, mas lá que às vezes irrita... irrita ![8b]

Eu sei que não é defeito, é feitio, e se queres que te diga por um lado até é bom, assim um gajo nunca anda sempre com o carro a "queimar" a reserva!
[/OFFTOPIC]

Então e essa MAF como vai ? Voltou a dar sinal de si ?

[OFFTOPIC2]
Já alguma vez foste afectado pelo problema do termostato ? Quanto tempo ele te costuma demorar até atingir os 70ºC ?
[/OFFTOPIC2]

Enquanto não tiverem um ALFA 33, e observarem in loco o seu ponteiro de gasolina, isso são só "meninices!! [:D]

Era vê-lo de deposito vazio, acelerar a fundo, e o ponteiro subia até ao maximo, e cheio, travar a fundo, e até acendia a reserva!!! [:)]

Por agora está a andar bem [:cool:]

Mas noto que tem menos força nas subidas do que antigamente...

Quando for á alfa eles vêem isso.[;)]

Há e também tenho a embraiagem nas couves...

Até tou com medo de ligar pra alfa [:D]:sh)

Termostato nunca tive esse problema... O que acontece no teu caso? Quanto tempo demora a atingir os 70 graus... Não sei ao certo, mas agora em tempo frio demora uns 10 minutos.

Em tempo quente-morno, em 5 minutos tá fino.

Há e quando o carro acende a luz da reserva descansa que ainda lá estão á volta de 11-10 litros [:D]

Termostato nunca tive esse problema... O que acontece no teu caso? Quanto tempo demora a atingir os 70 graus... Não sei ao certo, mas agora em tempo frio demora uns 10 minutos.

Há e quando o carro acende a luz da reserva descansa que ainda lá estão á volta de 11-10 litros [:D]

A cena do termostato é que o carro de manhã por exemplo de casa ao escritório, cerca de 3km, com semáforos pelo meio raramente chega aos 70º e a temperatura ideal dele é de 85º, valor que raramente atinge, nem mesmo em autoestrada, a menos que puxe mesmo por ele e aí sim atinge perto de 90º ... por isso acho que tenho mesmo o termostato nas couves. [s)]

A diferença de rendimento n podera ter origem tambem na embraiagem?
A maf em vez de a substituires podes tirar...limpa la...voltar a colocar e ver se notas melhorias...as vezes resulta.

Cumps

A cena do termostato é que o carro de manhã por exemplo de casa ao escritório, cerca de 3km, com semáforos pelo meio raramente chega aos 70º e a temperatura ideal dele é de 85º, valor que raramente atinge, nem mesmo em autoestrada, a menos que puxe mesmo por ele e aí sim atinge perto de 90º ... por isso acho que tenho mesmo o termostato nas couves. [s)]

O meu adopta o mesmo comportamento...e geralmente so qdo puxo por ele é q ele vai aos 90º...ou qdo ando em para arranca...
Em andamento ele desce dos 90 ...e fica entre os 70/80...acho isso normal...

(mas o meu é um JTD100...)

Cumps

RodmanPt:

Com tempo frio, 3 kms não chegam pra ele atingir os 70 graus.

O meu tambem anda sempre pela casa dos 70/80, 90 só se for msm a puxar por ele.

Se calhar não tens o termoestáto avariado.

Onde viste que o carro tinha de estar a essa temperatura? Isso não será das versões a gasolina?

RodmanPt:

Com tempo frio, 3 kms não chegam pra ele atingir os 70 graus.

O meu tambem anda sempre pela casa dos 70/80, 90 só se for msm a puxar por ele.

Se calhar não tens o termoestáto avariado.

Onde viste que o carro tinha de estar a essa temperatura? Isso não será das versões a gasolina?

Já li numa brochura de mecânica específica dos 156 JTD e também já li sobre isso no alfa56.net ... esta "avaria" que ao que parece é muito frequente nos T.S. e nos JTD provoca um aumento de consumo (de entre 1 a 1,5lt) e aumenta o desgaste do motor, visto que o carro trabalha sempre mais a frio do que o que necessitaria.

O normal para os JTD seria subir aos 85 rapidamente, e por aí manter-se.

Back