O "arrependimento" GPL

Fala-se de GPL e pouco [:D]
É mais preços das várias bombas GPL e onde é que têm Repsol mesmo, daquele melhor.

Outras pessoas podem confirmar, como o Padrinho, o Tim Fusion, Lobito e claro, o Homem.

Ora [;)]
Um carro a GPL é apenas e só um carro a gasolina que foi adaptado para consumir outro combustível além da gasolina, isto é o básico. Se o dono quer abastecer gasolina 95, gasolina 98 ou GPL Auto vai da sua livre escolha já que o carro fica preparado para os 3 (caso não exija explicitamente gasolina 98).
A questão na sua diferenciação está precisamente no preço, o factor poluição não depende dos consumidores mas sim do estado que tem de regular da melhor forma que entender essas políticas. Ficam os preços actuais nas bombas "de referência":

ssasdn.jpg

O GPL Auto tanto pode ser usado em carros que pedem gasolina 95 como gasolina 98, cumpre na perfeição ambos os casos.
Agora se o carro fica melhor ou pior em termos de desempenho por estar a GPL? Epá, isso é insignificante. Ou ganha 1% de binário ou perde 1% de potência e vice-versa, tudo depende de quem configura o mapa do GPL.

A malta gosta de carros com motores de ciclo otto. Tendo descoberto (como aqui dizem, a pólvora) já que conseguimos o mesmo efeito da gasolina por metade ou menos de metade do preço, bota GPL lá para dentro. Ainda hoje vi um SL55 AMG a abastecer GPL (sem autocolante) e não me parecia nada triste ao ver os litros andarem muito mais depressa que os euros [;)]

Tu é que acho que nao percebes 2 coisas, o que nos estamos a falar e o que é chico-espertismo.

Ora chico-espertismo ja que nao é ha uma definiçao oficial digamos, é atingires os teus objectivos armando-te em esperto.

Exemplo: A rua em frente do predio do meu irmao passou a ter 1 sentido unicamente, ora tens de dar uma volta de 300m para chegares a porta do predio dele, algo que se compreende ja que a rua esta no topo de uma subida, e quem desce tem dificuldade a ver quem esta a virar ja nao é o primeiro acidente que se da por isso. Agora se tivesse notas de 10€ a quantidade de pessoal que se mete na rua com 4 piscas para nao dar a volta de 300m estava a jantar a grande neste momento.

Agora, nao usar o disitico quais as vantagens? Estacionar num parque subterrâneo, e isso prejudica alguem se o fizeres? Mete alguem em perigo? Obvio que nao.

O serne da coisa é este: Nao usar o distico nao prejudica nem te da nenhuma vantagem por tal facto ponto. Se fores apanhado pagas a multa e pronto. Agora é uma lei que nao tem o minimo de logico e somos dos poucos paises que tem tal descriminação, porque as pessoas menos informadas acabam por descriminar os carros a GPL como se fosse perigosos como ha 40 anos atras.

Ora, nao respeitares os limites de velocidade, nao respeitar um stop, nao dar pisca em rotundas entre outros exemplos sao actos deliberados e voluntarios, que fazes todos os dias como nos todos, ora, es apanhado a 70km/h numa localidade e culpas o carro por isso? A diferença é que isto pode provocar um acidente, ferir ou mesmo matar alguem. Enquanto o nao usar o distico do GPL o unico prejudicado es tu porque se fores apanhado levas tu a multa, de resto nao metes ninguem em perigo nem causa nenhum acidente por isso e as vantagens sao minimas. Ja o nao respeitares algumas regras do CE pode ter graves consequencias.

Percebes agora? Todos sabemos que é de lei, e é para se comprir, e quem tem GPL se for apanhado leva multa, ate ai nao dizes nada de novo, agora o desrespeitares tal regra nao prejudica ninguem para alem de tu mesmo. E de chico-espertismo nada tem.

Agora o discurso do ''É lei é para comprir ponto'' e pá... é uma lei parva, e que espero bem que seja mudada porque nao faz qualquer sentido. Nos tambem temos voz activa nas leis do pais, e se nao gostamos temos de fazer valer os nossos direitos e nao comer e calar como tu queres fazer.

Ok.
Vamos ás perguntas:

Adaptar o sistema GPL num veículo tem ou não limitações, impostas por lei, em relação aos outros veículos?

O termo "chico esperto",imho, é aquele aquele que viola as leis contornando-as ou aproveitando-se de algumas das suas lacunas para obter sempre ganhos pessoais. Aqui ( ao não usar o dístico) não atinges os objectivos armando-te simplesmente em esperto (por ex: aquele não espera na fila e ultrapassa todos até apanhar espaço para entrar). Estas apenas a violar uma ordem social, que é bem diferente de o fazer em relação a um lei.

O individuo que não parar no Stop (aqui deixamos de lado o (in)voluntário pois não é relevante) é um chico esperto? Não estou a ver ninguém a cometer esta infração de uma forma deliberada para provocar mortes e muito menos para proveitos próprios.
Excesso de velocidade, piscas,sentidos proibidos idem aspas para o paragrafo anterior.

O facto de o GPL não fazer mal a ninguém, por si só, é atenuante ou relevante para a discussão?

Repito a primeira pergunta para ficar bem assente e vou responder com outra:

Adaptar o sistema GPL num veículo tem ou não limitações, impostas por lei, em relação aos outros veículos?

Se sim, deixas de ter as tais limitações com o simples acto fácil, barato e que dá milhões de não colocar o dístico GPL ?

OFF-Topic

Já agora aproveito para saber se os user's GtAbarth e GPL vão comparecer no "perigoso" encontro de amanhã na Maia...é que eu e o Mad estamos a pensar aparecer por lá [:cool:]

OFF-Topic

Já agora aproveito para saber se os user's GtAbarth e GPL vão comparecer no "perigoso" encontro de amanhã na Maia...é que eu e o Mad estamos a pensar aparecer por lá [:cool:]

Não é amanhã Godfather, a periodicidade tem sido ultimamente de um encontro por mês (na primeira Terça-feira de cada mês) e o próximo será no dia 3 de Maio.
Estão obviamente na guest list, é um prazer ter-vos por cá apr:)
Depois crio um tópico sobre o encontro aqui no AHO, para já só estava divulgado no fórum Autogás. Assim quem daqui deste fórum usar GPL e quiser comparecer já vai ter a informação toda detalhada, vale sempre a pena vir conviver. E não, não andamos lá no parque a incendiar carros a gasóleo como alguns daqui podem pensar. Costuma-mos apanhar por lá um grupinho que também se encontra às Terças (cujos carros são maioritariamente diesel) e eles até acham graça ao GPL e sempre se mostraram curiosos. Já vão fazendo parte da família [;)]

Última edição:
Critico aqueles que violam a lei para proveito próprio.
Continua a dar corda que eu gosto[:p]

Ou muito me engano ou tanto a lei dos subterrâneos como a do dístico vão deixar de ser algo "à portuguesa" porque só nós é que as temos. Quem sabe não acabam ainda antes das próximas eleições, só por aí vês o nexo que essa lei tem para só existir em Portugal e Hungria :sh)
http://www.ionline.pt/conteudo/117599-deputados-querem-eliminar-discriminacao-dos-automoveis-gpl

O rantamplan mais atrás deu uma justificação estupenda sobre o porquê dessas barbaridades ainda existirem em Portugal. E acho que está 100% certo.

Eh pah o Mad falou-me que ia lá amanhã e eu até pensei que fosse já nesta Terça [:D]

A ver se aparecemos no próximo encontro!

Marca na agenda, 3 de Maio! [;)][;)][;)]
No anterior até houve francesinha, e estava bem boa!

Eu nunca tinha visto uma Berlingo a gasolina, quanto mais a GPL tal como a que apareceu por lá.

img0481lu.jpg

É um gosto estar sempre a aprender e a conhecer máquinas novas [;)]

Ou muito me engano ou tanto a lei dos subterrâneos como a do dístico vão deixar de ser algo "à portuguesa" porque só nós é que as temos. Quem sabe não acabam ainda antes das próximas eleições, só por aí vês o nexo que essa lei tem para só existir em Portugal e Hungria :sh)
Deputados querem eliminar discriminação dos automóveis a GPL

O rantamplan mais atrás deu uma justificação estupenda sobre o porquê dessas barbaridades ainda existirem em Portugal. E acho que está 100% certo.

Nunca equacionei colocar GPL no meu TSI porque tenho lugar de garagem no subterrâneo do meu prédio.
Nunca percebi a lei, mas parece-me paga de certos "almoços" à borla [:D][:D]
Quanto à questão TSI, só colocaria o carro a quem percebesse do assunto pois é muita tecnologia de ponta[:D][:D]
Já li relatos (no fórum golfpt) de muitas cautelas em relação aos injectores:sh)

Ok.
Vamos ás perguntas:

O termo "chico esperto",imho, é aquele aquele que viola as leis contornando-as ou aproveitando-se de algumas das suas lacunas para obter sempre ganhos pessoais. Aqui ( ao não usar o dístico) não atinges os objectivos armando-te simplesmente em esperto (por ex: aquele não espera na fila e ultrapassa todos até apanhar espaço para entrar). Estas apenas a violar uma ordem social, que é bem diferente de o fazer em relação a um lei.

O individuo que não parar no Stop (aqui deixamos de lado o (in)voluntário pois não é relevante) é um chico esperto? Não estou a ver ninguém a cometer esta infração de uma forma deliberada para provocar mortes e muito menos para proveitos próprios.
Excesso de velocidade, piscas,sentidos proibidos idem aspas para o paragrafo anterior.

O facto de o GPL não fazer mal a ninguém, por si só, é atenuante ou relevante para a discussão?

Repito a primeira pergunta para ficar bem assente e vou responder com outra:

Se sim, deixas de ter as tais limitações com o simples acto fácil, barato e que dá milhões de não colocar o dístico GPL ?

Sim tens limitaçoes, e sim deixas de ter as limitaçoes sem distico. Limitaçoes essas que é estacionar num parque subterraneo quando a maior parte dos parques tem estacionamento exterior por exemplo. Agora pergunto eu:

Essa limitaçao é devido ao perigo de fuga de gas e exploçao do carro. Quantos carros conheces a GPL que explodiram em PT nos ultimos 10 anos? La esta...

Eu nao liguei chico-espertismo ao nao parar num Stop, nem me viste a dizer isso. Simplesmente se nao usar o distico é uma contra-ordenaçao, o nao parar num stop tambem. Agora se tens carta, sabes que nao parar num stop pode causar um acidente, e desde da invençao do carro existiram milhoes de acidentes tanto por excesso de velocidade e nao parar num stop. Ainda ha meses um amigo meu e a sua mota foram levados a frente de um Civic de um velho que nao parou num stop.

Agora, nunca vi nenhum acidente por um carro andar sem distico. Comparemos com o andar sem selo da inspecçao, qualquer carro desde que va inspecçao tem de andar com o selo, se tirar prejudico alguem sem ser a mim mesmo caso a policia me multe? Nao. O mesmo acontece com o GPL.

Para alem disso, a lei é contraditorio, se repararmos os carros depois de instalar o sistema tem de ir a Inspecçao B (corrigam se nao tiverem de ir), ora no centro de inspecçao credenciam o carro como apto para circular na via, assim como qualquer outro veiculo quando vai legalizar as novas jantes de 18 ou legalizar outra modificaçao no motor. Se o IPO certificou o carro como apto para andar na via publica porque os parques subterraneos sao diferentes? Um carro a gasolina nao tem a mesma probabilidade de sofrer um fuga e explodir?

Nao estou a defender o nao uso do distico, cada um faz o que quer, mas nao qualquer razao hoje em dia para o usar, sem ser ''que é de le''i, lei essa que esta prestes a ser abolida.

Última edição:
O Mad sair da toca à noite? Hum... [:cool:]

Paulo, dia 3 de Maio vamos lá dar gás nas "sucatas com cheiro a gás"!

dsc9023y.jpg

A ver se desta vez batemos mais um record, a adesão tem sido muito boa e é um prazer conhecer sempre máquinas novas e os seus simpáticos donos. Falar aqui em fóruns é agradável (salvo algumas excepções) mas os encontros ao vivo são bem melhores [:cool:]

Curiosamente foi ele que se lembrou de ir [:D]

Anda a ver a carteira com teias de aranha, ao preço que a gota está e à velocidade que o ALFA mama. [:D]

O homem do R4 é capaz de lhe dar umas dicas de como meter o Boxer a GPL, se bem que ele não deve andar kms para isso.

Vamos ver se dia 3 lá estamos.
Vou dar uma palavrinha ao Homem tambem, a ver se desta vez leva o Honda GPL da esposa.

Nunca equacionei colocar GPL no meu TSI porque tenho lugar de garagem no subterrâneo do meu prédio.
Nunca percebi a lei, mas parece-me paga de certos "almoços" à borla [:D][:D]
Quanto à questão TSI, só colocaria o carro a quem percebesse do assunto pois é muita tecnologia de ponta[:D][:D]
Já li relatos (no fórum golfpt) de muitas cautelas em relação aos injectores:sh)

Se estiveres mesmo interessado fala com um bom instalador de GPL Auto. Podemos indicar-te aqui os com melhor feedback.
A menos que o instalador seja tolinho, não te ia colocar algo no carro que fosse danificar alguns componentes visto ter de te dar garantia de 2/3 anos relativamente ao funcionamento correcto do veículo. Aconselha-te com eles, não com quem nos fóruns (como vês aqui) nunca tendo usado GPL fala sem saber. Um instalador de GPL credenciado não é um reprogramador GT de esquina, é alguém que vive dessa actividade, está em constante aprendizagem e mexe "na massa" todos os dias, seja num Bentley ou num Skoda.
Se for perigoso converter dado motor para GPL um bom instalador vai-se negar a fazer o serviço. Se disser que é seguro, acredita que o é. Só tens de saber distinguir os bons instaladores das aves de rapina que apenas querem lucro a todo o custo e dão má imagem à actividade.
Fartos de converterem motores dos mais antigos aos mais modernos estão eles e acredita que um TSI é para meninos tendo em conta o que já vi por cá a GPL. Por algum motivo vão debitando uma gota de gasolina a cada passo para os injectores não se deteriorarem quando o carro está a funcionar a GPL. Se já tivéssemos cá a Direct LiquiMax da Prins isso nem sequer se colocava, visto que os injectores da gasolina também passam a injectar o GPL nesse caso e nem são sequer necessários injectores de GPL [;)]

Última edição:
Paulo, dia 3 de Maio vamos lá dar gás nas "sucatas com cheiro a gás"!

Um boy Xuxa vai fazer queixa ao Pinóquio e mandam para lá uma Brigada completa para nos azucrinar, pois representamos um grave perigo de explosão... explosão capaz de Alastrar da Maia até Perafita (Refinaria da Golpe) e capaz de fazer desaparecer do mapa 1/4 da Península Ibérica.

O que vale é que o Padrinho estando presente no encontro, a Brigada chega, vai ao beija mão e depois pisga-se com o rabo entre as pernas. [:D]

don-corleone-checklist.jpg

Anda a ver a carteira com teias de aranha, ao preço que a gota está e à velocidade que o ALFA mama. [:D]

O homem do R4 é capaz de lhe dar umas dicas de como meter o Boxer a GPL, se bem que ele não deve andar kms para isso.

Vamos ver se dia 3 lá estamos.
Vou dar uma palavrinha ao Homem tambem, a ver se desta vez leva o Honda GPL da esposa.

Ele que leve mas é o Corolla AE86 [;)]

Voltar
Superior