SRLA
New member
Há uns pormaiores que é preciso verificar numa instalação de GPL:Não só o medo, mas consumos muito altos por comparação a gasolina. Os instaladores falam em % muito baixas, mas que não correspondem à % reais. Por exemplo um 316i que já foi 3 vezes para ser afinado no espaço de 6meses e 5k km. Esse mesmo 316i a fazer consumos de 14l/100 a gás. Desde carros que falham mesmo em andamento em baixas, mesmo saindo da oficina recentemente. Outros que me dizem que altera o comportamento do motor, uns dizem que fica com mais força mas menos embalo, outros que anda mais, outros que anda menos. Ou seja já ouvi de tudo. Não me parece que em teoria seja mau mas nem sempre a fotografia é como é e varia de carro para carro, motor para motor e nem sempre é uma ciência previsível como as vezes pintam do género: investes 150feijões, poupas 7 por mês que representa a diferença de preço de gasolina para gás. Esta simplificação não concordo com ela porque na prática a conversão e utilização GPL verifica-se um pouco mais dispendiosa do que se conta inicialmente. Para não falar dos danos e nervos que a falta de um carro causa em certas pessoas nas quais eu infelizmente me incluo.
Mas e posto isto com certeza em imensas situações a conversão continua a ser vantajosa para o utilizador do carro mas não em todas [][
]
1) O motor tem que estar a funcionar a 100%, por vezes há pequenos "bugs" eléctricos que a gasolina passam despercebidos (por ex. relanti inconstante, ocasionais soluços, etc), mas a GPL são amplificados porque o combustível funciona com uma mistura mais pobre;
2) O kit a ser instalado tem que ser semelhante ao sistema de gasolina do motor. Nada de kits aspirados em motores de injecção (há sucateiros que fazem essa proeza, cuidado)
Se estas duas regras se cumprirem não deverá haver qualquer problema.
A questão de consumos ligeiramente mais altos ou mais baixos, ligeiramente mais ou menos força (e friso "ligeiramente", se aquelas duas directrizes acima forem cumpridas) vão depender do serviço da instalação. Tal como acontece para a gasolina a centralina do GPL levará um mapa de injecção que poderá mandar uma mistura mais ou menos pobre, para cada situação de rotação do motor e abertura do acelerador, sendo que misturas mais ricas = mais potência e consumo e misturas mais pobres logicamente o inverso, e é aqui que serão feitos os pequenos ajustes depois da instalação, ao gosto do freguês.