O "arrependimento" GPL

Bom tópico...ainda por cima estou mesmo à beira de ir buscar um.
Mas em casa já tenho pessoas prontas a dispararem, quando o carro der problemas ("vês eu bem te disse para não comprares GPL!").[:D]:sh)

Se não me engano tens uns TSI (140cv ?) e isso aí pode ser um problema.

Se tiveres mesmo um TSI, fala com o Boss do GPL, o user...GPL lol

Ao contrário do que dizem na Auto foco desta semana, já se fazem conversões para GPL dos motores TSI [;)]

Se começares a fazer bem mais kms por ano, claro que compensa colocar a GPL do que comprar uma viatura nova, a questão é só uma, preferes trocar de carro ou manter esse mais alguns anos?

Ora nem mais! Tenho um TSI 140CV que é convertível embora nem todos os instaladores se aventurem nisso!

Preferia manter o carro por mais alguns anos pois gosto mesmo do carro. Só trocava se fosse por um Giulietta ou S1 mas, como estes são mais caros, lá se ia a poupança.

Bom tópico...ainda por cima estou mesmo à beira de ir buscar um.
Mas em casa já tenho pessoas prontas a dispararem, quando o carro der problemas ("vês eu bem te disse para não comprares GPL!").[:D]:sh)
E essas pessoas reparavam-te esses mesmos problemas se o carro não estivesse a GPL?

Esses 10000 a 17000 kms são o total que vais fazer ou são para somar aos que fazes actualmente?

Se for só entre 10000 a 17000 /ano ficava quieto e não instalava GPL.

Porquê? Podias explicar-te melhor? Os simuladores apontam para uma amortização do investimento em 18 meses (1 ano e seis meses) mantendo-se os preços constantes. Como ainda tenho cinco anos de crédito para pagar.......podia poupar imenso dinheiro.

Ora nem mais! Tenho um TSI 140CV que é convertível embora nem todos os instaladores se aventurem nisso!

Preferia manter o carro por mais alguns anos pois gosto mesmo do carro. Só trocava se fosse por um Giulietta ou S1 mas, como estes são mais caros, lá se ia a poupança.

Já agora, o carro está a gastar assim tanto?

É que eu ando a pensar num Golf V TSI 140cv e se poderes falar de medias em cidade e AE, agradecia, bem como qualquer outra informação que aches pertinente [;)]

Alguém tem ideia de que % de postos de abastecimento, tem GPL ?

A percentagem não me parece um ponto tão importante quanto a cobertura geográfica.

Apesar de actualmente não reparar muito nessa questão do posto de abastecimento ter ou não GPL, em ~2008 quando ponderei converter o meu carro para GPL tinha um vasto leque de escolha de postos com GPL na minha zona de residência e circulação habitual (Lisboa e arredores), mas recordo-me de ter passado quinze dias de férias em algumas zonas do país onde as bombas com GPL já eram mais raras.

É evidente que já se passaram uns anos e já devem haver mais, para além de que um simples GPS com os postos introduzidos nos PI resolvem facilmente essa questão ao evitar andar a perder tempo (e dinheiro) à procura de uma bomba.

Voltando ao tópico e sendo um TSI, pelo menos inicialmente o motor tinha sempre de ter um consumo de gasolina para que esta arrefecesse os injectores de modo a estes não "berrarem".

Não sei se a questão já foi torneada ou não.

Tenho um e faço normalmente 8,5L em cidade e 7l em AE.Tanto dá para fazer menos como mais, é apenas uma questão de "pé direito"[;)]
Em relação ao tópico e depois de ler o artigo da Autofoco desta semana, eu ficava de pé atrás.Quem o escreveu parece ter algum conhecimento da tecnologia TSI.

Já agora, o carro está a gastar assim tanto?

É que eu ando a pensar num Golf V TSI 140cv e se poderes falar de medias em cidade e AE, agradecia, bem como qualquer outra informação que aches pertinente [;)]

O carro gasta tanto como o da minha mãe que só tem 75CV! Tenho feito médias de 9L: 10L no pára-arranca da cidade ou pequenos percursos com o motor a frio e 8L em AE (140KM/h). Se fores a 100KM/h com a 6ª numa AE plana consegues consumos de 6L-7L.

Os consumos do carro são muito bons atendendo ao peso, potência e comportamento: não esquecer que se trata de um pequeno familiar e a resposta do motor é muito satisfatória! O problema é mesmo a gasolina a €1,61 e o facto de ter que fazer no mínimo 250KM por semana (com tendência a aumentar). Não é nada difícil gastar €200/mês em combustível com percursos que não justificam tamanho gasto! Havendo alternativas mais baratas e fiáveis, prefiro converter-me!

Tenho um e faço normalmente 8,5L em cidade e 7l em AE.Tanto dá para fazer menos como mais, é apenas uma questão de "pé direito"[;)]
Em relação ao tópico e depois de ler o artigo da Autofoco desta semana, eu ficava de pé atrás.Quem o escreveu parece ter algum conhecimento da tecnologia TSI.

Alguém pode esclarecer este pobre leigo sobre o conteúdo dessa reportagem da concorrência?

Os consumos do carro são muito bons atendendo ao peso, potência e comportamento: não esquecer que se trata de um pequeno familiar e a resposta do motor é muito satisfatória! O problema é mesmo a gasolina a €1,61 e o facto de ter que fazer no mínimo 250KM por semana (com tendência a aumentar). Não é nada difícil gastar €200/mês em combustível com percursos que não justificam tamanho gasto! Havendo alternativas mais baratas e fiáveis, prefiro converter-me!

Pois, é compreensível.

A única coisa que me parece óbvia é que na altura da compra do carro não consideraste esta possibilidade, senão terias procurado um motor diferente, nomeadamente um motor que não tivesse injecção directa.

Mas se fores ao tópico do user GPL (na secção dos DB) e colocares essa questão, levas logo com uma carga de informação em cima que daqui a dois anos (quando acabares de a ler toda) vais a correr instalar GPL. [;)]

Pessoalmente oiço falar muito mal do gpl, e aqui no fórum toda a gente a defende como uma opção muito válida. Reconheço que não sei francamente o que pensar.

Pessoalmente oiço falar muito mal do gpl, e aqui no fórum toda a gente a defende como uma opção muito válida. Reconheço que não sei francamente o que pensar.
Se souberes explicar o que é que ouves "falar muito mal" (isto é: o que é que, para essas pessoas é mau ou está mal), talvez te adiante alguma coisa.[;)]

na Alemanha já foi lançada a VW passat 1.4 a gás natural, que não deve ser muito diferente do GPL.
eu se tivesse de trocar o meu civic 1.8 a GPL desde novo (agora com 130.000km) pensava nessa possibilidade, pois ou tentava encomendar o carro num stand VW ou tentaria importar novo, pois a alteração de gas natural para GPL é facil.

Não só o medo, mas consumos muito altos por comparação a gasolina. Os instaladores falam em % muito baixas, mas que não correspondem à % reais. Por exemplo um 316i que já foi 3 vezes para ser afinado no espaço de 6meses e 5k km. Esse mesmo 316i a fazer consumos de 14l/100 a gás. Desde carros que falham mesmo em andamento em baixas, mesmo saindo da oficina recentemente. Outros que me dizem que altera o comportamento do motor, uns dizem que fica com mais força mas menos embalo, outros que anda mais, outros que anda menos. Ou seja já ouvi de tudo. Não me parece que em teoria seja mau mas nem sempre a fotografia é como é e varia de carro para carro, motor para motor e nem sempre é uma ciência previsível como as vezes pintam do género: investes 150feijões, poupas 7 por mês que representa a diferença de preço de gasolina para gás. Esta simplificação não concordo com ela porque na prática a conversão e utilização GPL verifica-se um pouco mais dispendiosa do que se conta inicialmente. Para não falar dos danos e nervos que a falta de um carro causa em certas pessoas nas quais eu infelizmente me incluo.

Mas e posto isto com certeza em imensas situações a conversão continua a ser vantajosa para o utilizador do carro mas não em todas [;)][;)]

Tens que perguntar a ti mesmo, sempre que alguém te vem dar a sua opinião, se essa pessoa tem conhecimento de causa ou apenas está a mandar bitaites.

Em caso de dúvida passa num fórum de GPL ou aparece num encontro de GPL que certamente a maioria das pessoas terá conhecimento de causa. Já no café...

Voltar
Superior