O "arrependimento" GPL

Caro Fórum AHO,

Actualmente tenho 2 Citroën Saxo. Um 1.5d e um Cup. No mundo dos automóveis, o Cup é o de eleição (há bastantes anos).

O 1.5d faz-me médias de 5 L. O Cup na casa dos 8,5 L.

Com o estado em que se encontra este país... Começa a ser quase impossível manter os dois (seguros, revisões, IUC, inspecções...).

Mais cedo ou mais tarde, será inevitável: Ou vendo o Cup, ou vendo o 1.5d e com o € da venda coloco o Cup a GPL. Qual a vossa opinião?

Actualmente faço cerca de 15.000/17.000 Km por ano.

O Cup a GPL, claro!!!
Basta pensar no prazer de conduzir um e outro!!

PS: Espero que o Cup esteja de origem!![;)]

Não sei se é o tópico mais indicado mas...

Por quanto fica, neste momento, a conversão para GPL de um motor a gasolina de 4 cilindros 1500cc (100-120 cv)?

Caro Fórum AHO,

Actualmente tenho 2 Citroën Saxo. Um 1.5d e um Cup. No mundo dos automóveis, o Cup é o de eleição (há bastantes anos).

O 1.5d faz-me médias de 5 L. O Cup na casa dos 8,5 L.

Com o estado em que se encontra este país... Começa a ser quase impossível manter os dois (seguros, revisões, IUC, inspecções...).

Mais cedo ou mais tarde, será inevitável: Ou vendo o Cup, ou vendo o 1.5d e com o € da venda coloco o Cup a GPL. Qual a vossa opinião?

Actualmente faço cerca de 15.000/17.000 Km por ano.

Ponderar tal coisa devia até ser crime [:D]
Usa e abusa do Cup mas é! Quem me dera ter um.

Bem, vou deixar a minha opinião, já que sou utilizador de GPL há 3 anos.

Como qualquer coisa na vida, tem aspectos bons e aspectos menos bons.

Quando optei pelo GPL, vivia em Viseu e não tinha necessidade de usar parques subterrâneos, pelo que essa desvantagem não se fazia sentir. Passado um tempo, por questões profissionais, mudei-me para a região de Lisboa. Aqui foi necessário fazer algum malabarismo, pois tive de optar pelos locais com estacionamento ao ar livre, mas quase em todo o lado se consegue estacionar cá fora (embora por vezes seja necessário caminhar um pouco mais).

Sempre andei com o autocolante e nunca estacionei em subterrâneos (apesar de achar a lei uma aberração, pois em Espanha, por exemplo, uso e abuso dos subterrâneos).

Em 3 anos e cerca de 80 mil km a GPL, "queimou-se" o gaseificador, trocado em garantia mas que me fez andar cerca de 3mil km a gasolina numa volta pela europa.

Volta essa a gasolina que me fez conhecer o comportamento, e média da carrinha a gasolina, pois até lá andava (quase) sempre a GPL.

Após 3 anos e cerca de 80000km a GPL tenho que a carrinha, com 1400kg de tara e 98cv (não é um rocket, mas leva-me onde quero ;) ) tenho uma média de 7.5 l/ 100 de GPL.

Penso que estes números sejam auto-explicativos do que penso sobre o GPL.

Problemas mecânicos, tirando o gaseificador, até agora nada a registar (embora a carrinha ainda só tenha 132k km).

De momento estou na Suiça, onde existe a proibição de estacionamento de veículos a GPL não só em parques subterrâneos, como também outro tipo de parques elevados semi-fechados.

Em compensação tenho GPL a 0.89CHF (~0.75€) o que face aos restantes combustíveis aqui (gasolina 1.74CHF e diesel 1.83chf) é excelente, pois faço cerca de 2000km por mês aqui.

Conclusão, se fosse hoje teria optado novamente pelo GPL e quando trocar de carro, irá ser a gasolina, e dependendo do número de quilómetros que faça, poderá ser, ou não, a GPL.

Cumprimentos

Voltar
Superior