"O cantinho das motos"-

Todas as motas e/ou carros aumentam os consumos sob regime de para arranca... Claro, uma Xadv que é um calhau de 240kg sofre mais que uma mota de 170kg que tenha o mesmo motor num regime de para arrancar, uma vez que é preciso gastar mais energia para recuperar a aceleração desperdiçada na travagem.

Mas isso é como os SUVs e o CUVs, que volta e meia aparece aqui um user que comprou uma peugeot 3008 ou 5008 e queixa-se que está a gastar muito mais do que com o VW golf que tinha... É mais peso para arrastar no arranque.

Entretanto andei para aqui a brincar com a aplicação da Insta 360 e o Telemetry Overlay, mas acho que aquilo não funciona muito bem.

É ao contrário.

O segredo dos consumos baixos é acelerar, e aproveitar ao máximo a energia cinética que imprimimos ao sistema, ou seja, não travar. Mas para não travar implica ter fluidez na condução e curvar depressa.

Tal como nos carros, as pessoas que têm consumos elevados, é pessoas que conduzem mal, que aceleram muito, depois travam muito porque borram a cueca nas curvas, e não têm fluidez de condução, esses é que fazem fila e que gastam muito.

Uma mota e um carro não são eficientes a 40kmh, são eficientes quando andam na mudança máxima, e não se anda em 6º a 40kmh. Para andar sempre em 6º tem de ser andar depressa.

(Consumo só é proporcional à velocidade em autoestrada)

Está correto, mas não é matemática pura.
se "de vez em quando" enrolares punho para sentir a máquina, não vai haver consumo que resista [:D].
O tipo de trajetos também tem alguma influência. Eu noto isso nos percursos diários, sobretudo no inverno. Faço 20km para cada lado de cidade/via rápida, e só a meio do percurso é que começa a estabilizar o consumo, devido ao atingir da temperatura de funcionamento.
Em percursos mais longos, aí sim nota-se os consumos mais baixos/estáveis.

• Like
Reactions: ice
Está correto, mas não é matemática pura.
se "de vez em quando" enrolares punho para sentir a máquina, não vai haver consumo que resista [:D].
O tipo de trajetos também tem alguma influência. Eu noto isso nos percursos diários, sobretudo no inverno. Faço 20km para cada lado de cidade/via rápida, e só a meio do percurso é que começa a estabilizar o consumo, devido ao atingir da temperatura de funcionamento.
Em percursos mais longos, aí sim nota-se os consumos mais baixos/estáveis.

claro que sim. Agora faz esse mesmo trajeto sempre "embalado" com fluidez na última mudança (se possível), e faz esse trajeto a acelerar e a travar muito e vais ver que os consumos vão variar muito. Prai metade das pessoas na estrada trava sem qualquer necessidade.

claro que sim. Agora faz esse mesmo trajeto sempre "embalado" com fluidez na última mudança (se possível), e faz esse trajeto a acelerar e a travar muito e vais ver que os consumos vão variar muito. Prai metade das pessoas na estrada trava sem qualquer necessidade.

Estás a mencionar alguns dos fundamentos do hypermilling. [;)] Na prática, ainda que muita gente consiga dessa forma melhorar bastante os consumos, chega a um ponto que se torna perigoso, e uma seca! Tinha um colega de trabalho que tinha um BMW 520D de 2000, e conseguia fazer médias de menos de 5l/100. Andei com ele 1 vez e chegou-me! [:D] No punto que tinha da empresa conseguia fazer médias de 3.5-3.6l/100. Nas minhas mãos não fazia menos de 5. E preciso uma paciência, e uma capacidade de antecipação muito grande. De vez em quando até pode ter piada, mas rápidamente cansa.

Estás a mencionar alguns dos fundamentos do hypermilling. [;)] Na prática, ainda que muita gente consiga dessa forma melhorar bastante os consumos, chega a um ponto que se torna perigoso, e uma seca! Tinha um colega de trabalho que tinha um BMW 520D de 2000, e conseguia fazer médias de menos de 5l/100. Andei com ele 1 vez e chegou-me! [:D] No punto que tinha da empresa conseguia fazer médias de 3.5-3.6l/100. Nas minhas mãos não fazia menos de 5. E preciso uma paciência, e uma capacidade de antecipação muito grande. De vez em quando até pode ter piada, mas rápidamente cansa.

Se for hypermiling é uma seca do caraças, mas não estou a chegar a esse extremo... Curvar mais depressa normalmente já chega para atingir 80% desse objetivo, além de ser muito mais divertido do que a condução do acelera e trava em todo lado.

Se andam depressa curvem depressa, não é só ser uns herois nas retas, e chegam as curvas e são uns empata f0das... Ainda há uns tempos num grupo de MTs das redes sociais, estavam uns a vangloriar-se que gastavam 7 litros numa MT07.... Abria-se os perfis e tinham todos os pneus quadrados no meio.

Cuidado com esse incentivo, mais vale que continuem a travar antes e a "empatar f....." Do que matar-se na 1a curva por não a conseguir/saber fazer a maior velocidade 😉

Por acaso é algo que me impressiona nesta mota, a pouca discrepância entre o consumo a um ritmo "eco"/andar a empatar, e a um ritmo mais vivo. Não compensa andar muito devagar.

No carro sim, noto bastante a diferença, podendo até gastar o dobro entre ambos os cenários.

Numa altura em que fazia muita AE em serviço, deslocações de Lisboa para Santarem, Torres Novas, Abrantes, etc num Toyota Auris Diesel cheguei a meter-me no cone de vento de veiculos pesados (trator semi reboque ) daqueles com a traseira estilo parede, alguns com para lamas até ao chão. Normalmente vão ali nos 90 a 100 km/h e eu ali relativamente perto, talvez a 10 metros de distancia ou pouco mais. Chegava a fazer consumos instantâneos de 2 litros as vezes menos aos 100km.

De novo no assunto das motas. No outro dia com este video no Youtube. Não vou comentar o video em si, apenas a mota. Não sei se o motor é igual ao da CB500F se tem a mesma qualidade mas acho a mota muito bonita e bem desenhada. Não me parece assim inferior à Honda.

Motor baseado em patentes da CB500 da Honda, mas não da última versão mais atualizada.
Segundo julgo saber, há pelo menos 2 motores diferentes chineses baseados no 500 da Honda. Mesmo processo para o 650 da Kawasaki que também vem em algumas motas chinesas.

É assim que devem ser postas as coisas, nem "é igual", nem "é o mesmo" da 500 da Honda.
Por fora até pode ser igual, mas a composição não ligas pode não o ser.

Quanto à marca em si, acho que perde por se colar demasiado a certos modelos já existentes, é o caso dessa 500R.
Dou-lhes mais mérito quando fazem algo realmente diferente como vir exemplo a 300 Rally que vai direta e um espaço quase vazio no mercado, por um preço de arromba face à concorrência.

eu percebo, mas depois não apontem os dedos aos outros nem se andem a vangloriar.

Senão parece aquele boneco da RF turbo, tanto show off, tanto sucesso, tanta basófia, e depois vai ao dentista à turquia para ser mais barato :p

Os fóruns existem para haver oportunidade de partilha de ideias e discussões sobre os mais diversos temas.

Se não pudermos fazer esta troca de argumentos em jeito de discussão saudável, então mais vale fazer um tópico só para partilha de fotografias e falar bem da Zontes.
Já que é raríssimo haver fotografias por cá, então por mim fica o tópico da Zontes!

[:D]

A ver se peço ao meu amigo umas fotos da Zontes dele.

Pode ficar "Tópico da zontes e do tupperware"[:D]

Excelente marca.
Produtos de qualidade.
Top.
🌟🌟🌟🌟🌟

Alguém sabe alguma coisa sobre o encerramento da Motomil ? Pessima noticia em termos de assistência pós-venda às "ventoinhas".

Last edited:
Como se portam essas chamuças em questões de consumo?

Por aqui tem estado entre os 2.6 e os 3.0l/100. Quando estava mais frio, mais perto dos 3, e com o tempo de agora, mais perto dos 2.5. Estradas de aldeia/nacionais, e muito pouca cidade. Aí uma ou duas vezes por mês vou com ela a auto-estrada.

Back