"O cantinho das motos"-

E habemus chamussa! Ficou tudo montado, só falta o coletor de escape. Quando chegar passo lá e trocam na hora.

Estava com receio de me atrapalhar a andar nela, mas não, é como andar de bicicleta.😄 Já tinha saudades...

Estas malas realmente ficam bem melhores na moto. Como contra, leva muito menos tralha. Mas para o dia a dia a partida chega. Amanha vamos ver como cabe a lancheira com o almoço.

Tenho as malas laterais da minha em casa. Dão jeito, mas a moto fica larga como tudo. Ando sempre com receio de levar um retrovisor ou pilarete atrás[:D]

Também tinha pensado em usar diariamente, mas monto-as apenas quando fazem mesmo falta... A top case e uma mochila têm desenrascado...

Cump.

Tenho as malas laterais da minha em casa. Dão jeito, mas a moto fica larga como tudo. Ando sempre com receio de levar um retrovisor ou pilarete atrás[:D]

Também tinha pensado em usar diariamente, mas monto-as apenas quando fazem mesmo falta... A top case e uma mochila têm desenrascado...

Cump.

Sim, tendo top case, para o dia a dia não será necessário as malas laterais. Mas não vou colocar uma top-case na meteor! [:D] Mochila, quase 1h para cada lado dão-me cabo das costas.

Hoje já vim nela, a lancheira do almoço cabe nas malas. Toda torcida, mas cabe. [:D] E calhou num bom dia para andar. De manhã estava fresco, um pouco de nevoeiro. Pouco transito, já tinha saudades da sensação.

Sim, tendo top case, para o dia a dia não será necessário as malas laterais. Mas não vou colocar uma top-case na meteor! [:D] Mochila, quase 1h para cada lado dão-me cabo das costas.

Hoje já vim nela, a lancheira do almoço cabe nas malas. Toda torcida, mas cabe. [:D] E calhou num bom dia para andar. De manhã estava fresco, um pouco de nevoeiro. Pouco transito, já tinha saudades da sensação.

Olha para este sacrilégio. Devia dar coima!
image.png

Não percebo também. Sempre gostei mais deste tipo de moto, mais clássica mas se me perguntares porque, respondo-te simplesmente porque sim.

E desde os anos 90 que gosto deste tipo de moto. Na altura não percebia porque alguém iria trocar uma virago por uma RF 600.😉

Ainda não consegui perceber o apelo desse estilo de mota, é pela nostalgia do antigamente?

Eu ligo zero à nostalgia do antigamente, até porque estou longe de ser velho.
mas este estilo de moto apela-me bastante, tal como o darkwings disse: "porque sim".
acho que é pela simplicidade, "intemporalidade", pouco design de plásticos angulosos, etc

Se pudesse ter uma 2a mota na garagem, provavelmente seria desse estilo, só não sei qual, se uma Triumph Bobber, uma Guzzi Griso, uma RE classic (sem cromados), uma Z900RS café... difícil ia ser escolher [:D]

Ainda não consegui perceber o apelo desse estilo de mota, é pela nostalgia do antigamente?

São gostos Há quem prefira morenas de mamas grandes e quem prefira ruivas de pernas longas![:p]

As naked modernas não me dizem nada. Acho que desgostei quando deixaram de ter farol redondo.

Mas eu sou mesmo muito conservador em tudo. Adoro carros clássicos. Um tesla não me diz nada. Preferia ter um Mercedes w124 cabrio que qualquer mercedes moderno. E não gosto de mulheres com piercings e tatuagens.

image.png

Last edited:
Mas devo dizer que esta moto atrai muitos olhares. Ainda hoje estava numa esplanada da N2 e veio logo um senhor dizer que há muito tempo que não via uma RE clássica e começou logo ali um diálogo sobre motos. Depois quando ia a sair estava um grupo de motards a chegar e ficaram todos embasbacado a olhar para a moto a arrancar. Ja para a CB300 do tipo que ia comigo ninguém olhou duas vezes. A chamuça é uma attention whore![:D]

Não me cativam muito motas novas com tecnologia de antigamente.

Gosto de motas relativamente antigas, principalmente a partir do advento das japonesas nos anos 80 e algumas europeias como as Guzzi, ou as Benelli porque apelam à minha adolescência. Motas anteriores como Norton ou Triumph não me dizem grande coisa.

No entanto gosto de motas com tecnologia atual com aspeto retro como Z900 RS ou as Thruxton, e algumas preciosidades que ainda se vendem no Japão.

image-02.jpg

Gastar dinheiro nas oficinas, pode evitar que fiques agarrado na estrada, ou com comportamentos estranhos na caixa/moto.

Mesmo na himalayan, que deve ser dos modelos mais básicos que andam pelo mercado, há sempre afinações e toques a dar. E eu noto diferença na moto[;)]

Cump.

sim, é óbvio

como expliquei várias vezes a minha mota ficou parada durante muito tempo, por causa da pandemia e depois o teletrabalho que ainda continua

a mota ficou parada debaixo do viaduto muito perto do Saldanha

eu não conseguia engatar mudanças

fui de reboque até à motorway em campolide

lá disseram que o diagnóstico era a bateria

acredito, porque esteve mesmo parada e não é uma bateria de lítio, então mandei mudar

e depois comprei um Optimate Battery, está sempre ligado

eu mudei a bateria em FEV

eu não acredito que tenham feito o reset à caixa do DCT, e por acaso é até bem simples

simplesmente mudaram a bateria e prontos, para eles ficou resolvido

mau serviço !!!!

é só isto que quero dizer, o mau serviço prestado por algumas oficinas.....

vocês andam a nadar em dinheiro ?!

Last edited:
Não me cativam muito motas novas com tecnologia de antigamente.

Gosto de motas relativamente antigas, principalmente a partir do advento das japonesas nos anos 80 e algumas europeias como as Guzzi, ou as Benelli porque apelam à minha adolescência. Motas anteriores como Norton ou Triumph não me dizem grande coisa.

No entanto gosto de motas com tecnologia atual com aspeto retro como Z900 RS ou as Thruxton, e algumas preciosidades que ainda se vendem no Japão.

image-02.jpg

Eu também não gosto de motos novas com a tecnologia do antigamente, sou mais de motos novas, com tecnologia recente mas com o aspecto antigo, daí a minha pancada pelas Triumph e HD...bem na HD tecnologia recente...mais ou menos! 😂

São gostos Há quem prefira morenas de mamas grandes e quem prefira ruivas de pernas longas![:p]

As naked modernas não me dizem nada. Acho que desgostei quando deixaram de ter farol redondo.

Mas eu sou mesmo muito conservador em tudo. Adoro carros clássicos. Um tesla não me diz nada. Preferia ter um Mercedes w124 cabrio que qualquer mercedes moderno. E não gosto de mulheres com piercings e tatuagens.

Já conheces alguma dessas pessoas que não prefere a morena de mamas grandes?

sim, é óbvio

como expliquei várias vezes a minha mota ficou parada durante muito tempo, por causa da pandemia e depois o teletrabalho que ainda continua

a mota ficou parada debaixo do viaduto muito perto do Saldanha

eu não conseguia engatar mudanças

fui de reboque até à motorway em campolide

lá disseram que o diagnóstico era a bateria

acredito, porque esteve mesmo parada e não é uma bateria de lítio, então mandei mudar

e depois comprei um Optimate Battery, está sempre ligado

eu mudei a bateria em FEV

eu não acredito que tenham feito o reset à caixa do DCT, e por acaso é até bem simples

simplesmente mudaram a bateria e prontos, para eles ficou resolvido

mau serviço !!!!

é só isto que quero dizer, o mau serviço prestado por algumas oficinas.....

vocês andam a nadar em dinheiro ?!

Justamente por não nadar em dinheiro é que prefiro gastar o que tenho orçamentado desde a compra, para evitar despesas extra... Dentro do possível, claro.

A minha hd tem anos de fazer 1.000 kms. O manual, como para quase todas as marcas, indica uma quilometragem (8k kms) ou um período temporal de 1 ano como limite para a manutenção. Ora se não é pelos kms, será pelo tempo. Todos os anos ela vai à oficina e faz manutenção necessária.

Uma coisa é estender um pouco o intervalo, outra é arranjar justificações para não fazer manutenção. Mas cada um sabe de si[;)]

Não querendo defender oficinas, até porque nem conheço a que referiste, há operações que só são feitas se pedires, até porque por norma têm um custo associado consideravelmente elevado.

Mais uma vez dando a hd como exemplo, na última revisão esta verificação foi 50 paus, para nem 5 minutos e no final dizer que não apresenta erros, logo está tudo ok.

Simplesmente há pessoas que preferem esperar pelos problemas, algo que é legítimo também[;)]

Cump.

Mas porque é que estás a assumir que o user Alter está a esperar pelos problemas acontecerem?
Ele não relatou apenas que a oficina, provavelmente, não efectuou um procedimento que parece ser normal neste tipo de caixa? Ele até foi à oficina tratar do problema.
E se sente algo anormal no funcionamento, e aquele procedimento até é uma coisa usual de se fazer, seja em oficina ou não, se calhar até fez bem em tentar.

Porque se formos a ler bem os manuais, qualquer procedimento descrito no manual é indicado para ser realizado por uma oficina, por mais simples que o mesmo seja. E existem bastantes exemplos disso naquelas folhas.

Mas porque é que estás a assumir que o user Alter está a esperar pelos problemas acontecerem?
Ele não relatou apenas que a oficina, provavelmente, não efectuou um procedimento que parece ser normal neste tipo de caixa? Ele até foi à oficina tratar do problema.
E se sente algo anormal no funcionamento, e aquele procedimento até é uma coisa usual de se fazer, seja em oficina ou não, se calhar até fez bem em tentar.

Porque se formos a ler bem os manuais, qualquer procedimento descrito no manual é indicado para ser realizado por uma oficina, por mais simples que o mesmo seja. E existem bastantes exemplos disso naquelas folhas.

Eu não assumi nada, apenas salientei que é melhor agir preventivamente[;)]

Se se tiver os meios para realizar as operações, força nisso. De outra forma, o melhor é cumprir, minimamente, o preconizado, para evitar dissabores.

Mas cada um sabe de si... Conheço alguns casos que a manutenção é feita quando acendem luzes ou notam algo de bastante anormal. São opções[;)]​

Em relação à oficina, não sei se o Altar é cliente habitual ou se ocasional. Realisticamente, nem como cliente habitual fui bem atendido em algumas oficinas...[:D]

Mas há procedimentos que só a pedido... A malta às vezes não tem noção, quando andei à procura da bateria de lítio para a hd, várias casas que fui responderam da mesma maneira "chefe, até as de chumbo a malta acha caras..."

Isto para dizer que por vezes um diagnóstico eletrónico pode custar 30 ou 40% do valor da revisão, faz mossa e nem todos querem[;)]

Cump.

Last edited:
eu já tinha uma intervenção marcada para dia 24 deste mês

quando falei com alguém desta nova oficina, a explicar o problema que tinha na caixa DCT, ( Wingmotor )

ele disse logo que podia ser algo simples ou complexo, podia ser da bateria, poderia ser necessário fazer reset ao DCT

e isto ficou-me no ouvido, bateria não é porque mudei recentemente na Motorway, foi o diagnóstico que me deram, e agora tenho-a sempre ligada a um Optimate que comprei na Eurobikes

mas andei a investigar e a investigar, e parece que é feitio destas caixas DCT ficarem Jammed em baixas rotações

encontrei um vídeo a ensinar a fazer isso, e fiz....

agora parece-me mais suave, não tão brusca, noto diferença

os gajos da Motorway não fizeram isso, mudaram apena a bateria que de facto estava nas últimas, mas não fizeram mais nada

foram maus técnicos, fizeram um serviço incompleto, eles deveriam ter feito um Reset à caixa

e em termos de mão de obra, desmontar uma caixa destas não sai nada barato

nestas próximas semanas vou andar bastante e logo vejo, se não tiver mais problemas cancelo a intervenção no dia 24

mas para resumir, acho que eu não vou mais à Motorway ( campolide )

eu falei tanto e ninguém todavia perguntou como afinal fiz o Reset à caixa DCT

válido para

Honda Integra 750, NC750, Africa Twin, XDV....ou outras

eis o vídeo tutorial, muito simples, e foi tudo o que fiz

com o tempo as velocidades baixas ficam jammed....é feitio desta caixa, a minha já tem mais de 40.000km....por isso....vejam só

desde que fiz isto parece-me tudo muito diferente

isto era o que os gajos da Motorway em Campolide deveriam ter feito, percebem o que que quero dizer ?

simplesmente disseram que era da bateria, substituíram a dita , e prontos....nada mais fizeram, deveriam ter feito full reset afterwards

Last edited:
Hoje vi pela primeira vez ao vivo a nova v-strom 800 e gostei do que vi. Novpapel já tinha ideia que gostava mais do que da transalp, agora tenho a certeza.
para quem for fã de TD, a que vi era mesmo com esse proposito e num stand que não esperava......caismotor ao pé do estadio da luz que soube nesse momento que há coisa de 3 meses passou tambem a concessionar suzuki.

Back