"O cantinho das motos"-

Isso é daquelas frases "redondinhas".

Há sempre um papalvo que os dê. Se dão isso por uma XF 17, quanto dariam por uma Fórmula 1 com motor Kreidler, ou por uma raríssima Casal K175?

Há um indivíduo na casa dos 60 anos daqui do concelho a quem já lhe ofereceram 2000 biscas por uma Kreidler Florett tal e qual como está. Está a trabalhar mas está toda ferrugenta.

Perfeitamente normal e lógico. Repara que estamos a falar de uma situação onde a gasolina está contaminada com água. O facto de a tua aguentar várias semanas parada sem problemas não tem nada a ver, porque a tua mota não tem água na gasolina.

A água é mais pesada que a gasolina, e portanto assenta no fundo do depósito se deixada em repouso (uma vez que os dois líquidos nunca se misturam - afinal de contas, a gasolina é um derivado de óleo, e já viram concerteza que o óleo de cozinha também não se mistura com água). Assim que se liga o motor de arranque, a bomba puxa o que está no fundo. Se o que está no fundo é água, a mota deixa de trabalhar. Nunca ouvi falar da vela isolar, acho que tem mais a ver com o facto de o motor não ter nada para inflamar e portanto deixa de haver explosão. Enquanto a mota anda, a água chocalha pelo depósito e chega ao cilindro em pequenas quantidades de cada vez, o que pode provocar menos performance mas não chega a ser suficiente para interromper as ignições.

Na oficina têm que desmontar o depósito e esvaziar completamente, e purgar o sistema de injecção da água que lá fica. Também se devem tirar as velas e secá-las. Com combustível novo, conseguem reatar a ignição e isso naturalmente seca o resto do sistema.

Agora... será que a água já veio misturada com a gasolina da bomba de combustível? Isso acho muito pouco provável. É mais natural entrar água pela tampa de depósito, por exemplo.

Então aí poderá ser problema da gasolina, eventualmente do posto (se bem que acho que eles não controlam isso, depende do fornecedor) mas não acredito que alterassem isso, e é ainda mais grave (grave no sentido de haver um produto alterado).

Realmente tem de ser apurado se a gasolina está alterada mas pensava que isso já eram tempos passados.

Ou será que vamos ter outras forzas a parar com algum defeito no depósito? [:D]
Será por isso que ela consumia tão pouco? [:p]

Que remédio tem ela em gastar pouco[:D]

Quanto à entrada de água pelo bocal do depósito, acho difícil. Até custa bastante a abrir..

Mas não ponho de parte algum defeito na coisa...

Vamos ver como corre[;)]

Cump.

Há um indivíduo na casa dos 60 anos daqui do concelho a quem já lhe ofereceram 2000 biscas por uma Kreidler Florett tal e qual como está. Está a trabalhar mas está toda ferrugenta.

Fizeste-me ir ali à caverna...

Nunca dou hipótese de me proporem valores, porque não estão à venda. Só me vejo a vender a Macal M70 DS, porque existem algumas e não tem valor sentimental... Essa comprei-a por 100€, e a viagem de teste foram 180 km, em que só meti ar nos pneus e troquei a valvolina. [;)]

beautiful native american girl names[:vm)]
Esta é uma Florett de 1958, diferenciam-se pelo depósito mais pequeno e buzina sob o mesmo. Está agarrada e bastante danificada pelas 3 décadas ao relento... Já tive várias propostas, uma delas com livro de cheques à frente para colocar o valor...

banks open today near me
Sabes o que é esta que está na frente, uma Macal M70 Sport que saiu originalmente com o motor Honda 50 a 4t... Quantas viste até hoje? [;)] A de trás é uma Sachs Brasa, quantas viste? [;)]

Mas esta é a que motiva mais insistência nas abordagens, e a que a família não me deixa mesmo vender... Não dá para ver o escape que é a sua principal particularidade

Além destas tenho uma dt50 LC, que foi a minha motorizada de adolescência, uma Casal K276, que foi a 1a em andei na vida, e a YZF 750.

Agora, vamos aos valores dados na compra:
ML Flecha (laranja) - 0€ em 2003;
Florett - 0€ em 2014;
Casal K276 - 167,98€ em 2016
Macal Sport - 125€ em 2015
Macal DS + reboque - 100€ em 2013
Sachs Brasa - 50€ em 2017 (e ainda trouxe uma BMX de amortecedor) [:D]

As outras duas (dt e yzf) foram compradas num contexto de utilização diária ou muito frequente.

Porque não tenho uma XF ou uma V5? Porque não são raras, nem têm valor sentimental para mim.

Ps: Isto é um. Mero hobby em que sou um autêntico aprendiz. Em Portugal tens colecções de centenas de motas e motorizadas... Bem como de carros.

Last edited:
Alguém por aqui com uma Bullit Hero 125cc?
Fiabilidade, grau de satisfação?!

Se tiveres perna comprida safas-te bem, com os pneumáticos de origem é um pouco limitada, mas cumpre o objetivo e o visual tem o fator divertimento espelhado...é uma moltinha para rolar nas calmas...tem bons acabamentos.

grau de satisfação varia...tudo depende para que é que a queres, percursos, tipo de utilização...
As três versões têm pequenas diferentes, pneus, iluminação, altura do assento...

https://www.youtube.com/watch?v=WgpbszM-sGw

https://www.youtube.com/watch?v=rVM6uHFIkvs&pbjreload=10

Fizeste-me ir ali à caverna...

Nunca dou hipótese de me proporem valores, porque não estão à venda. Só me vejo a vender a Macal M70 DS, porque existem algumas e não tem valor sentimental... Essa comprei-a por 100€, e a viagem de teste foram 180 km, em que só meti ar nos pneus e troquei a valvolina. [;)]

beautiful native american girl names[:vm)]
Esta é uma Florett de 1958, diferenciam-se pelo depósito mais pequeno e buzina sob o mesmo. Está agarrada e bastante danificada pelas 3 décadas ao relento... Já tive várias propostas, uma delas com livro de cheques à frente para colocar o valor...

banks open today near me
Sabes o que é esta que está na frente, uma Macal M70 Sport que saiu originalmente com o motor Honda 50 a 4t... Quantas viste até hoje? [;)] A de trás é uma Sachs Brasa, quantas viste? [;)]

Mas esta é a que motiva mais insistência nas abordagens, e a que a família não me deixa mesmo vender... Não dá para ver o escape que é a sua principal particularidade

Além destas tenho uma dt50 LC, que foi a minha motorizada de adolescência, uma Casal K276, que foi a 1a em andei na vida, e a YZF 750.

Agora, vamos aos valores dados na compra:
ML Flecha (laranja) - 0€ em 2003;
Florett - 0€ em 2014;
Casal K276 - 167,98€ em 2016
Macal Sport - 125€ em 2015
Macal DS + reboque - 100€ em 2013
Sachs Brasa - 50€ em 2017 (e ainda trouxe uma BMX de amortecedor) [:D]

As outras duas (dt e yzf) foram compradas num contexto de utilização diária ou muito frequente.

Porque não tenho uma XF ou uma V5? Porque não são raras, nem têm valor sentimental para mim.

Ps: Isto é um. Mero hobby em que sou um autêntico aprendiz. Em Portugal tens colecções de centenas de motas e motorizadas... Bem como de carros.

Floretts e ML's dessas, já tenho visto :);
Macal M70 Sport dessas vi muito pouco;
Sachs Brasa, desconhecia sequer da existência.

A Florett de que falei é igualzinha a esta. Em termos de ferrugem não está muito diferente da tua, mas não tem podres. E também não está à venda, apesar da abordagem que fizeram ao dono.
6a5a3f0b-de6e-4d7b-9ab6-5570db7a6c2d.jpg

67097033_10214581240305406_4927077402686783488_n.jpg

Um rapaz de Portimão comprou uma mota com os documentos apreendidos e começou logo a andar nela. Ao passear com a mota na Estrada Nacional 125 acabou por ver uma operação de stop ao longe. Como não tinha forma de voltar atrás desceu da mota e começou a empurrar.
Ao passar pela operação de stop, o guarda chamou-o e ele começou logo a dizer:
- Sr. guarda, guardei dinheiro durante 5 anos para realizar o sonho de ter uma mota e estou a pagar uma promessa que fiz, quando a conseguisse comprar ia a empurrar a mota de Portimão até Fátima...
O guarda comovido deixou-o seguir.
Nisto o rapaz lá foi empurrando a mota até ficar longe da operação de stop. Quando está prestes a montar-se de novo na mota vê um carro de patrulha atrás de si e era o mesmo guarda que se virou para ele e diz:
- Contei sua historia ao meu superior e ele ficou de tal forma emocionado que pediu que eu o escoltasse até Fátima!!!

Floretts e ML's dessas, já tenho visto :);
Macal M70 Sport dessas vi muito pouco;
Sachs Brasa, desconhecia sequer da existência.

A Florett de que falei é igualzinha a esta. Em termos de ferrugem não está muito diferente da tua, mas não tem podres. E também não está à venda, apesar da abordagem que fizeram ao dono.
View attachment 148524

De certeza? [;)]

A minha Florett está tão boa, que quando sai para exposições, vai embrulhada em filme plástico. [:D]

67097033_10214581240305406_4927077402686783488_n.jpg

Um rapaz de Portimão comprou uma mota com os documentos apreendidos e começou logo a andar nela. Ao passear com a mota na Estrada Nacional 125 acabou por ver uma operação de stop ao longe. Como não tinha forma de voltar atrás desceu da mota e começou a empurrar.
Ao passar pela operação de stop, o guarda chamou-o e ele começou logo a dizer:
- Sr. guarda, guardei dinheiro durante 5 anos para realizar o sonho de ter uma mota e estou a pagar uma promessa que fiz, quando a conseguisse comprar ia a empurrar a mota de Portimão até Fátima...
O guarda comovido deixou-o seguir.
Nisto o rapaz lá foi empurrando a mota até ficar longe da operação de stop. Quando está prestes a montar-se de novo na mota vê um carro de patrulha atrás de si e era o mesmo guarda que se virou para ele e diz:
- Contei sua historia ao meu superior e ele ficou de tal forma emocionado que pediu que eu o escoltasse até Fátima!!!

Essa já é velha... mas rio-me sempre a ler ou ouvir a mesma.

Ajudinha no restauro da burrinha sff

Ajudinha no restauro da burrinha sff

De certeza? [;)]

A minha Florett está tão boa, que quando sai para exposições, vai embrulhada em filme plástico. [:D]

Boas,

@Olives e @Ruie34 talvez consigam ajudar-me pois não consigo encontrar imagens de uma Dúnia EFS com motor Zundapp de turbina de 4 velocidades.
É muito parecida com os modelos que colocaram, tem o escape por cima e com essa grelha de proteção mas pelos vistos teria umas luzes indicadoras no triângulo do guiador.
No entanto como nunca consegui encontrar imagens de uma no estado original estou a ter muitas dificuldades em voltar a colocà-la de origem.
Consegui recentemente adquirir a grelha e o curvo do escape ainda por montar mas ainda faltarão alguns pormenores como as tampas laterais, descanso central e as tais luzes.
Agradeço qualquer ajuda para a burrinha do meu pai que está em anexo.

*Cpts e Viagens Seguras[;)].
(*O tempo que não assinava assim um post na net [:D]:sh))
Zundapp Dunia EFS_2.jpg
Zundapp Dunia EFS.jpg

Se tiveres perna comprida safas-te bem, com os pneumáticos de origem é um pouco limitada, mas cumpre o objetivo e o visual tem o fator divertimento espelhado...é uma moltinha para rolar nas calmas...tem bons acabamentos.

grau de satisfação varia...tudo depende para que é que a queres, percursos, tipo de utilização...
As três versões têm pequenas diferentes, pneus, iluminação, altura do assento...

https://www.youtube.com/watch?v=WgpbszM-sGw

https://www.youtube.com/watch?v=rVM6uHFIkvs&pbjreload=10

Obrigado pelo post.

Essa já é velha... mas rio-me sempre a ler ou ouvir a mesma.

Não conhecia, vi no FB e achei imensa piada.[;)]

Há uns valentes anos aconteceu me uma parecida, fui apanhado numa operação stop sem luzes atrás e à frente e a GNR não me multou mas mandou-me levar a mota à mão até casa...

Claro que só empurrei até eles me perderem de vista...[:D]

Boas,

@Olives e @Ruie34 talvez consigam ajudar-me pois não consigo encontrar imagens de uma Dúnia EFS com motor Zundapp de turbina de 4 velocidades.
É muito parecida com os modelos que colocaram, tem o escape por cima e com essa grelha de proteção mas pelos vistos teria umas luzes indicadoras no triângulo do guiador.
No entanto como nunca consegui encontrar imagens de uma no estado original estou a ter muitas dificuldades em voltar a colocà-la de origem.
Consegui recentemente adquirir a grelha e o curvo do escape ainda por montar mas ainda faltarão alguns pormenores como as tampas laterais, descanso central e as tais luzes.
Agradeço qualquer ajuda para a burrinha do meu pai que está em anexo.

*Cpts e Viagens Seguras[;)].
(*O tempo que não assinava assim um post na net [:D]:sh))
View attachment 148531
View attachment 148533

Vamos então por partes.

A EFS (Eurico Ferreira de Sucena) era uma fabricante/montadora de motorizadas. Ou seja, tinha motorizadas de marca própria, com algumas peças de marca própria e outras adquiridas a terceiros (Casal, SIS-Sachs, Zundapp). Em jeito de curiosidade, existe até um exemplar com motor Yamaha, provavelmente feito por encomenda ou alguma experiência.

Depois existiam as sub-montadoras, empresas independentes que adquiriam componentes à EFS e davam um cunho próprio aos modelos. Entre estas destacam-se a ML (Moreira & Letra) que é a marca da minha, e a Dúnia. A Dúnia adquiriu ainda montagens à SIS, pelo que se lê na net.

Salvo raras excepções, como a SIS, a Famel, a Casal e eventualmente a Macal, as restantes iam trabalhando com os recursos que tinham. Isto é, hoje equipavam com cubos SIS, e amanhã com cubos Casal. Isto dificulta o estabelecimento de um raciocínio lógico.

Relativamente ao teu exemplar...

- Sendo uma Dúnia, os emblemas "gota" deviam ser da Dúnia, tal como os da minha são da ML... Difíceis de arranjar, ainda mais em bom estado.

- A verificar-se a existência de um escape por cima originalmente, o apoio do mesmo aparenta ter ido cortado. Normalmente estes escapes era retirados porque salpicavam óleo para os penduras.

- Aparenta falta a aba inferior do guarda correntes.

- A tapa esquerda do motor (preta), não condiz com a grelha da turbina;

- Já equacionaste que a protecção da mesa de direcção podia ter aí algum emblema/adorno em vez de luzes avisadoras? Sinceramente duvido que elas trouxessem qualquer luz avisadora. Se reparares, a minha tem uns adornos plásticos no coco do farol, mas é só a imitar uma suposta luz.

- Esse banco já foi estofado, nota-se pela existência de rebites. O estofo original devia ter relevos a imitar costuras. No meu, como não arranjámos, o estofador fez umas costuras.

Tens fonte fidedigna para saber como saiu originalmente do stand?

Adoro o pormenor dos avanços e do formato do farol (tanto da minha como da tua), aliás, adoro a minha ML e a YZF. Tenho capas para elas, mas não as tapo... Gosto de entrar na caverna e vê-las destapadas [br:)]

Back