"O cantinho das motos"-

se andas pouco porque estás preocupado com a manutenção? Não vais ter grande coisa a fazer. Não gastas pneus, não gastas travões, e vai demorar uma eternidade até precisares de fazer checkup de valvulas.

Tens de mudar o óleo anualmente (barato), e de longe a longe mudar óleo de travões e anticongelante, o resto é só material de desgaste.

vais ter prai 150 - 200€ de manutenção por ano feito numa oficina, se fizeres em casa são 50€. IUC são 60€ e o seguro depende.

Se comprar uma Royal Enfield poupa no anticongelante! [:D]

Outra vez arroz... Ninguém paga 300€ para mudar o óleo... Ainda há meia duzia de posts atrás está um user que pagou 193 para mudar o óleo numa Panigale.

As válvulas não têm prazo de tempo como óleos ou refrigeração, só faz ckeck-up quando atinge a kilometragem. Se ele faz 1000-2000km por ano, só daqui a 10 ou 20 anos é que precisa de fazer check up de válvulas.

Não sei se é bem assim em relação as valvulas, será que o fabricante na revisão dos dois anos está verificação das valvulas e vai ser mesmo cobrado esse serviço quer tenha feito 1000km ou 20000km?

Acho que se está a dar muita importância á afinação das válvulas... Numa moto como a chamussa, refrigeração a ar, monocilíndrico, tem de se ver com mais regularidade.

Numa moto como a Trident, provavelmente nem com 60l kms vai afinar. Esta questão também depende muito do uso que se lhe dá...

Não faltam para aí motos com bastantes kms e que nunca viram as válvulas afinadas, assim como carros[;)]

A questão da garantia para quem conta fazer poucos KMS anuais, 1 ano tem sempre.

Mas acho que preferia contar logo com a exurbitância pedida pela 1a revisão, ou tentar negociar a mesma aquando da compra, e assim ficar com 2 anitos :sh)de descanso[;)]

Cump.

Numa mota para fazer tão poucos km, se o custo das revisões são problema para começar é fazer um telefonema à triumph e pedir orçamento para as revisões dos dois ou três primeiros anos para se ter uma ideia.
Só por aí já se pode desmistificar o preço das ditas cujas. Há quem diga que custam o mesmo que a Yamaha e há quem diga que custam os olhos da cara, portanto é importante para um possível futuro proprietário perceber o que é verdade e o que é mito.

Depois, caso o custo seja mesmo um problema, com 50€ faz-se uma revisão em casa de muda de óleo, muda de filtro do óleo, verificação de níveis e reapertos gerais.
Mesmo que não se tenha jeito para isso, no Youtube há 1001 vídeos a explicar tim tim por tim tim como fazer tudo.

E estou como já disseram, se é uma mota para andar tão pouco, a garantia é quase irrelevante portanto não me choca ter apenas 1 ano de garantia (que deve chegar para perceber se a mota é um limão) para poupar dinheiro em manutenção.

​Não é que seja propriamente um problema, eu não preciso de mota, é só mesmo para andar pelo prazer de andar de mota em dias com bom tempo, ou seja é uma compra irracional, e dentro do irracional não queria ter custos com manutenção tambem muito altos.

A minha ideia inicial era uma Duke 390 usada, mas dependendo do preço ando a ver tambem as de media cilindrada.

se andas pouco porque estás preocupado com a manutenção? Não vais ter grande coisa a fazer. Não gastas pneus, não gastas travões, e vai demorar uma eternidade até precisares de fazer checkup de valvulas.

Tens de mudar o óleo anualmente (barato), e de longe a longe mudar óleo de travões e anticongelante, o resto é só material de desgaste.

vais ter prai 150 - 200€ de manutenção por ano feito numa oficina, se fizeres em casa são 50€. IUC são 60€ e o seguro depende.

Se calhar é por ai.

Não sei se é bem assim em relação as valvulas, será que o fabricante na revisão dos dois anos está verificação das valvulas e vai ser mesmo cobrado esse serviço quer tenha feito 1000km ou 20000km?
Sei eu

Vai ao manual que está lá tudo descriminado... Se o gajo da loja te cobrar por isso, atira-lhe o manual à cara. Não existe programação para ajustar válvulas baseado em tempo. O que faz sentido porque as valvulas paradas não vão mexer nem desgastar. Uma coisa são fluidos e correias de borracha que com os ciclos de temperatura se vão deteorando, mesmo quando não usados, mas as valvulas são de metal, se não forem usadas, não mexe nas especificação, não desgasta.

Tens aqui o manual da Yamaha MT07 e da triumph street triple, e podes verificar que não há verificação para além da kilometragem

Screenshot 2023-02-23 at 09.26.40.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2023-02-23 at 09.24.17.png Size:	286.9 KB ID:	14232330

Screenshot 2023-02-23 at 09.26.40.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2023-02-23 at 09.24.17.png Size:	286.9 KB ID:	14232330

Attachments

• Screenshot 2023-02-23 at 09.26.40.png
    Screenshot 2023-02-23 at 09.26.40.png
    171.1 KB · Views: 0
Last edited:
Acho que se está a dar muita importância á afinação das válvulas... Numa moto como a chamussa, refrigeração a ar, monocilíndrico, tem de se ver com mais regularidade.

Numa moto como a Trident, provavelmente nem com 60l kms vai afinar. Esta questão também depende muito do uso que se lhe dá...

Não faltam para aí motos com bastantes kms e que nunca viram as válvulas afinadas, assim como carros[;)]

A questão da garantia para quem conta fazer poucos KMS anuais, 1 ano tem sempre.

Mas acho que preferia contar logo com a exurbitância pedida pela 1a revisão, ou tentar negociar a mesma aquando da compra, e assim ficar com 2 anitos :sh)de descanso[;)]

Cump.

e ao fim de 20, 30 ou 40mil km, já se gastaram milhares e milhares em pneus, revisões, gasolina, iuc, acessórios, etc que o extra das válvulas acaba por ser uma gota no oceano.

e ao fim de 20, 30 ou 40mil km, já se gastaram milhares e milhares em pneus, revisões, gasolina, iuc, acessórios, etc que o extra das válvulas acaba por ser uma gota no oceano.

Sábio conselho!

Eu há muito tempo que deixei de fazer essas contas!
Quero mesmo é aproveitar o que as motos têm de bom, mesmo a minha moto "principal" seja também uma ferramenta de trabalho...

PS: claro que me preocupo com o preço das revisões, o seguro, o custo dos pneus e tudo o resto, mas não deixo que isso me tire o sono ou seja o critério principal na compra ou troca! Só vivo uma vez e é garantido que já vou a mais de meio caminho da viagem... correndo tudo bem!

É muitissimo mais caro manter uma mota do que manter um carro, só quando se tem mota é que se percebe que "ter mota para poupar dinheiro" é um romantismo 99% das vezes desadequado.

eu que o diga, paguei há poucas semanas quase 300 euros, levou bateria nova, já é a segunda

e pior, já é a segunda vez que tenho de chamar o reboque por causa da bateria, comprei agora um aparelho para fazer carregamento/manutenção

e os pneus também são caros

o que me vale a mim é que com o teletrabalho o desgaste é menor

e falando também de carros, um carro com alguma idade e com mais de 100.000km começa também a ser muito caro manter, paguei 900 e tal euros em Janeiro por uma revisão

Eu vejo a coisa de outro modo, a minha chamussa fica menos cara que outras opções... Mesmo os pneus que mudei há pouco, foram cerca de 250 paus, não recordo o valor exacto.

Para economizar são as belas das 125 com mudanças ; )

Cump.

É muitissimo mais caro manter uma mota do que manter um carro, só quando se tem mota é que se percebe que "ter mota para poupar dinheiro" é um romantismo 99% das vezes desadequado.

Cuidado com as generalizações! Isso não é válido em todos os casos e vou mostrar na prática:

Tenho uma pessoa próxima que é fã dos consumos e comprou uma Honda PCX por causa disso mesmo!
O que poupa em consumos é uma barbaridade! Aquilo não gasta mais que 2 litros! Claro que já trocou pneus, correias, mas em 50.000 km ou lá o que é... chatices 0 e as manutenções são baratas (imagino que seja ele a fazer, mas não sei). Até o seguro é uma pechincha!
Além disso, ainda deixou de se preocupar com o estacionamento (a empresa tem uma avença com um parque, mas não suporta tudo), poupa em 2 pórticos de AE e o equipamento, cuidadoso como é, vai durar-lhe uma vida!!!

Cada caso... é diferente de todos os outros! No meu... recuso-me a fazer as contas!

• Like
Reactions: CM
Cuidado com as generalizações! Isso não é válido em todos os casos e vou mostrar na prática:

Tenho uma pessoa próxima que é fã dos consumos e comprou uma Honda PCX por causa disso mesmo!
O que poupa em consumos é uma barbaridade! Aquilo não gasta mais que 2 litros! Claro que já trocou pneus, correias, mas em 50.000 km ou lá o que é... chatices 0 e as manutenções são baratas (imagino que seja ele a fazer, mas não sei). Até o seguro é uma pechincha!
Além disso, ainda deixou de se preocupar com o estacionamento (a empresa tem uma avença com um parque, mas não suporta tudo), poupa em 2 pórticos de AE e o equipamento, cuidadoso como é, vai durar-lhe uma vida!!!

Cada caso... é diferente de todos os outros! No meu... recuso-me a fazer as contas!

Uma PCX fica barata até ao dia que se vai esbardalhar no chão [:D]

Um colega contou-me uma vez, que um amigo dele comprou uma PCX para conduzir com carta de carro, e que num mês já tinha poupado umas dezenas de € (isto no tempo da crise). No segundo mês caiu com a mota e acabou por vender.

Já outro amigo dele era vítima de bullying pela própria mulher e amigos, iludido pela poupança comprou também uma scooter e como não tinha experiência os tipos do stand até lhe levaram a mota para a garagem de casa, resultado, 2 anos depois ainda lá estava sem nunca ter saído.

Neste caso tenho de concordar com o Tiagovale, se fosse a pensar em poupança não tinha mota, pois o que gasto nela e em equipamento (opcional) dava para muito pneu e combustível para o carro (a revisão ainda por cima nem conta porque vai sempre pelo anual).
Combustível, portagens, estacionamento gratuito...tudo pode ser argumento (quem nunca? xD), mas realisticamente e descontando tudo, não andará longe desses "1%" os casos que saem com saldo positivo.

Agora já que a tenho por prazer... há que dar uso, a bem da saúde mental[;)]

Sábio conselho!

Eu há muito tempo que deixei de fazer essas contas!
Quero mesmo é aproveitar o que as motos têm de bom, mesmo a minha moto "principal" seja também uma ferramenta de trabalho...

PS: claro que me preocupo com o preço das revisões, o seguro, o custo dos pneus e tudo o resto, mas não deixo que isso me tire o sono ou seja o critério principal na compra ou troca! Só vivo uma vez e é garantido que já vou a mais de meio caminho da viagem... correndo tudo bem!

A peta de comprar mota para poupar dinheiro só serve praticamente para eganar a mulher 😋

Uma pessoa começa a fazer as contas e a poupança é pouca ou nenhuma. Só mesmo uma uma scooter PCX e mesmo assim tem de ser fazer uma distancia já considerável para cobrir o custo de aqusição, manutenção, seguro.

Motas de cilindrada média e alta a meter pneus de 5 em 5mil ou 10 em 10mil km a custar 300 e 400€ o par, raio da economia vai logo de vela... mas não digam nada a minha mulher :D

Back