"O cantinho das motos"-

Para ser vendida tinha de estar homologado. Mesmo que tenha perdido a homologação não afetará o que já foi vendido.

Também não percebo. Ordem de apreensão que actua na centralina. Parece muito "1984". Acho que ainda não estamos tão adiantados. Cheira a grande marosca.

contactei a bmw, dizem que efetivamente há uma ação para estes veículos/modelos, mas que de momento não podem dar mais detalhes.
indicaram que entretanto vão enviar um email com mais informações

contactei a bmw, dizem que efetivamente há uma ação para estes veículos/modelos, mas que de momento não podem dar mais detalhes.
indicaram que entretanto vão enviar um email com mais informações

Um recall é normal. Não é normal é um recall em que mal ligam a moto te bloqueiem a centralina.

sim, recall é normal...
este recall, é mais um recolher mesmo pelo que estou a perceber!!
quando receber o email, partilho

Muito bizarro... eu perdia um bocado a procurar por essas internets, deve haver relatos sobre isso em foruns / reddit / grupos de FB

Eu acho isso muito estranho. Nao é motivo suficiente para pedir uma indemnização? Então uma pessoa compra uma mota partindo do princípio que esta legal e arrisca-se a ficar com um pisa papéis?

Provavelmente o que foi descoberto é que as motas não estavam conforme a homologação ou seja estavam a ser vendidas ilegalmente.

Eu acho isso muito estranho. Nao é motivo suficiente para pedir uma indemnização? Então uma pessoa compra uma mota partindo do princípio que esta legal e arrisca-se a ficar com um pisa papéis?

Provavelmente o que foi descoberto é que as motas não estavam conforme a homologação ou seja estavam a ser vendidas ilegalmente.

Da interpretação que faço, para haver um recall, a BMW estar a fazer parar as motas ou como referido, risco de apreensão das autoridades, é porque alguma coisa se passa em termos de segurança, ou inconformidades na homologação (mas se é nas rodas, arriscaria mais na primeira, além da 2a parecer pouco provável).

Agora o que parece evidente é, das duas uma, ou isto é muito recente e alguns que compraram foram apanhados na curva e estão a ver as motas paradas à força pela marca mãe (através de software), ou certos concessionários (ou o próprio importador) estão há bom tuga, a assobiar para o lado e a ludibriar a própria marca mãe e os clientes. Se for o 2o caso, parece-me muito grave...

Esperemos que isto se resolva rápido, mas a mim parece-me grave e se fosse comigo, em risco de perder a confiança no concessionário.
Se me apresentassem desculpas destas não iria comer com facilidade, teriam de se explicar muito bem, porque tudo isto é bastante esquisito.

Para as motas serem bloqueadas assim que sejam ligadas a centralina ou há um problema grave de segurança que elas não devam circular ou então há uma falta de conformidade das motas, por exemplo serem destinadas a um outro mercado que não o europeu e não estarem conformes.

Sei de um caso de uma pessoa que comprou um Ford Fiesta 1100 em 1992 e que mais tarde descobriu que o funcionamento do farol de nevoeiro não estava conforme a homologação. Quando foi a inspeção o carro chumbou porque o farol de nevoeiro ligava com as luzes de presença e não podia. Só com os médios. O carro tinha sido fabricado em Espanha mas era destinado ao mercado de Marrocos e depois acabou por ser vendido cá em PT.

Neste caso da mota ou há a hipótese de a colocar em conformidade ou se for uma anomalia grave, de a corrigir, ou então teriam mesmo de trocar a mota. Imaginemos por exemplo que ela não cumpre a norma Euro X ( não sei a atualmente em vigor para as motas). Ou tinham de alterar vários componentes da injeção a ignição ao escape etc. ou trocar o próprio motor ou outros componentes diferentes do da homologação europeia.

Oxalá seja um problema mais simples.

Pela primeira vez encomendei um capacete da marca francesa Shark

Trata-se do modelo Race-R Pro Carbon que, apesar de já ter sido descontinuado, tem os requisitos que procuro:
-Desenho desportivo
-Leve
-Silencioso
- 5 estrelas no teste de segurança Sharp https://sharp.dft.gov.uk/helmets/shark-race-r-pro/

Devo-o receber no final deste mês, custou 270 paus [:cool:]

o que disseram foi:
"a casa mãe, na Alemanha, perdeu a homologação para estes modelos, está relacionado com as rodas"

mais detalhes também não deram
mas o que deram a entender, é que o veiculo agora não tem homologação para circular em via publica

quanto ao aparelho, o que eles disseram:
"não podemos ligar à máquina, senão a centralina fica bloqueada devido ao [problema/recall] destes modelos"

por isso acredito que tenham o aparelho
não é a versão limitada

Tanga. Se perdesse a homologação, não poderiam vender mais, mas não afectaria os modelos vendidos.
Por essa ordem de ideias, todos os veículos em circulação que não cumprem a norma euro 6 seriam apreendidos, não?

Tanga. Se perdesse a homologação, não poderiam vender mais, mas não afectaria os modelos vendidos.
Por essa ordem de ideias, todos os veículos em circulação que não cumprem a norma euro 6 seriam apreendidos, não?

simples, olha o caso do diesel gate
ou carros já em circulação foram obrigados a levar atualização de software
comparo isto com este caso da bmw
e como já disse noutro post, contactei diretamente a bmw e confirmaram (mas sem adiantar muitos detalhes)
o prometido email com mais informações ainda não chegou
devem andar a tentar resolver o tema e no entretanto afasta-lo o mais possível dos holofotes

simples, olha o caso do diesel gate
ou carros já em circulação foram obrigados a levar atualização de software
comparo isto com este caso da bmw
e como já disse noutro post, contactei diretamente a bmw e confirmaram (mas sem adiantar muitos detalhes)
o prometido email com mais informações ainda não chegou
devem andar a tentar resolver o tema e no entretanto afasta-lo o mais possível dos holofotes

por acaso pensei mesmo nisso, mas nenhum dos carros/proprietários envolvidos ficou impedido de circular, consta que mesmo os que não foram à marca fazer o update ficaram impedidos de circular ou com anotações na inspeção.

agora bloquearem uma centralina ou impedirem a utilização por um eventual problema deles, é que nem aqueles carros em que houve recall devido a perigos graves de incendio, travagem, etc...

por acaso já tentaste outro concessionário, nem que seja um telefonema??

update...

bmw contactou a indicar que a situação deriva de um problema com a roda dianteira, mas que não impacta na segurança nem no conforto, bla bla bla bla
estão a trabalhar na situação para ser solucionada o mais rapidamente possível, e depois (não sabem dizer quando) irão providenciar um novo DUA com o novo nº de homologação!

update...

bmw contactou a indicar que a situação deriva de um problema com a roda dianteira, mas que não impacta na segurança nem no conforto, bla bla bla bla
estão a trabalhar na situação para ser solucionada o mais rapidamente possível, e depois (não sabem dizer quando) irão providenciar um novo DUA com o novo nº de homologação!

Lembrei-me duma questão, qual é o índice de velocidade homologado para o pneu da frente? Que está marcado no DUA?

O da minha cb creio que tem, quer dizer tem a medida completa, ou seja: 110/80R19M/C. Creio que o M é o indice, certo:confused:

Edit: depois de pesquisar, o M seriam 130 kms/h. Ela não anda muito, mas 130 kms/h parecem-me muito curtos[:D]

Cump.

Last edited:
update...

historia mal contada que cheira mal por todo o lado. Treta grande, de uma marca com a dimensão da bm, que a opta por abafar/esconder/disfarçar a situação.

Mais uma cagada grande, como a KTM com as cams

Back