"O cantinho das motos"-

O da minha cb creio que tem, quer dizer tem a medida completa, ou seja: 110/80R19M/C. Creio que o M é o indice, certo:confused:

Edit: depois de pesquisar, o M seriam 130 kms/h. Ela não anda muito, mas 130 kms/h parecem-me muito curtos[:D]

Cump.

M/C quer dizer que o pneu é especifico para mota, não tem a ver com o indice de velocidade.
https://cameltire.com/en/blog/2020/04/how-to-read-your-tires-code-of-motorcycles-and-bicycles

mesmo os city grip da minha scooter 125 têm indice P (150km/h) , mais propriamente 56P frontal e 68P traseiro incluindo o índice de carga. os mais evoluidos city grip 2 já passaram a indice de velocidade S (180km/h)

o DUA tem índice de velocidade dos pneus??
acho que nunca vi.....

Estive a ver no meu e por acaso não tem no DUA...
Mas a mota tem de ser homologada com um índice de carga e velocidade, provavelmente referido no manual da mota, e até onde sei em países como a Alemanha são bastante rigorosos neste aspecto.

Por exemplo, com as mesmas medidas de pneus frete/trás, uma Honda AT1100 utiliza índice H (210km/h), a minha utiliza V (240km/h), uma KTM 1290 ADV R utiliza V na frente e W atrás (270km/h).
Lembrei-me que pudesse ser o caso dessa F800, usar índice S ou T e não ser suficiente...

historia mal contada que cheira mal por todo o lado. Treta grande, de uma marca com a dimensão da bm, que a opta por abafar/esconder/disfarçar a situação.

Mais uma cagada grande, como a KTM com as cams

O que tem uma coisa a ver com outra? O caso das cams das KTM é mais parecido com os casos das correntes dos N47 há uns anos atrás. Mas este assunto nem sequer é exclusivo da KTM, existem e existiram outras que também os tiveram.

De resto, conheces alguém que já tenha tido esse problema aqui em Portugal ou até na Europa?
É um tema para mim relevante pois tenho uma onde pode acontecer, e até à data, felizmente não conheço um único caso pessoalmente, ou sequer partilhado aqui em Portugal.
​​​​​​

Para já, o único problema que tive foi uma fuga de anticongelante junto ao termostato, que foi resolvido na 2a revisão. Espero bem que os chineses saibam apertar melhor as braçadeiras que a malta em Mattighofen [:D]

Na próxima revisão deverá ter afinação das válvulas, já não faltará muito para ficar a saber do estado das cams...(Está com 21k km)

De resto nada a apontar, espero que assim continue!

O que tem uma coisa a ver com outra? O caso das cams das KTM é mais parecido com os casos das correntes dos N47 há uns anos atrás. Mas este assunto nem sequer é exclusivo da KTM, existem e existiram outras que também os tiveram.

De resto, conheces alguém que já tenha tido esse problema aqui em Portugal ou até na Europa?
É um tema para mim relevante pois tenho uma onde pode acontecer, e até à data, felizmente não conheço um único caso pessoalmente, ou sequer partilhado aqui em Portugal.
​​​​​​

Para já, o único problema que tive foi uma fuga de anticongelante junto ao termostato, que foi resolvido na 2a revisão. Espero bem que os chineses saibam apertar melhor as braçadeiras que a malta em Mattighofen [:D]

Na próxima revisão deverá ter afinação das válvulas, já não faltará muito para ficar a saber do estado das cams...(Está com 21k km)

De resto nada a apontar, espero que assim continue!

Pessoalmente não conheço ninguém, mas sigo vários canais de youtube de pessoal que tem KTM (ate porque é uma marca que me interessa) e existem bastantes relatos de cames desfeitas.
Já agora não é muito cedo para afinação de válvulas?

Pessoalmente não conheço ninguém, mas sigo vários canais de youtube de pessoal que tem KTM (ate porque é uma marca que me interessa) e existem bastantes relatos de cames desfeitas.
Já agora não é muito cedo para afinação de válvulas?

A afinação de válvula é aos 30k km, de acordo com o plano de manutenção da marca.

Trocas de óleo segundo o manual são de 15 em 15k.

No meu caso estou a fazer essas trocas de óleo de +/- de 10 em 10k. Os 15 parece-me excessivo, não esquecer que são apenas 3L de óleo (e não 4 como em motores 1200cc). Por isso verificação das válvulas é feita na próxima revisão (30k).

Eu sei que há um grupo no FB tipo muro das lamentações sobre este tema com alguns milhares de membros, onde a maioria nem sequer têm ou terão qualquer mota KTM, outros são donos que estão a sofrer por antecipação à espera que lhes calhe a eles, e por fim a pequena maioria que são os realmente afetados por este problema.

São 130 casos reportados num grupo de 7 mil e tal membros, é isso? Qual a fiabilidade desses números? Haverão certamente muitos em falta, mas não é garantido que haja manipulação desses dados. Só a marca saberá o real número e condições dos afetados, desde que tenham sido feitos os reports à casa mãe.

Vi essa fatura noutro grupo, são dólares canadianos, nada a ver com o valor do dólar americano. Há que ter em consideração isso e o contexto laboral desses países.

Quanto ao problema, existe, espero que se resolva e que eu nunca venha a ser afetado. Mas logo o que escreve a petição começa mal, dá para perceber que ainda não tem o problema mas está preocupado com a potencial desvalorização da sua mota. Começou mal...comprou a mota errada, devia ter escolhido antes uma Yamaha ou Honda.

Deviam fazer como a BMW com os cardãs das R1200/1250, isso é que era! [:D]

São 130 casos reportados num grupo de 7 mil e tal membros, é isso? Qual a fiabilidade desses números? Haverão certamente muitos em falta, mas não é garantido que haja manipulação desses dados. Só a marca saberá o real número e condições dos afetados, desde que tenham sido feitos os reports à casa mãe.

Vi essa fatura noutro grupo, são dólares canadianos, nada a ver com o valor do dólar americano. Há que ter em consideração isso e o contexto laboral desses países.

Tudo é relativo, com o mal dos outros, estou eu bem.

Como referiram no grupo, esses 15k dólares, chegam para adquirir um T7 NOVA no Canada,

Tenho notado no grande Porto, nos últimos tempos, a passagem em sinal vermelho de carros no período noturno . Por isso quem anda de noite de mota que tenha cuidado quendo passa verde :sh)

Tenho notado no grande Porto, nos últimos tempos, a passagem em sinal vermelho de carros no período noturno . Por isso quem anda de noite de mota que tenha cuidado quendo passa verde :sh)

Carros e motos no período noturno e diurno passam vermelhos, não respeitam sentidos proibidos e outras coisas no género. Essa malta das entregas não está habituada às nossas regras.

Nunca passo um verde à confiança, de mota paro sempre e confirmo se posso passar.

Infelizmente de há uns tempos para cá tenho reparado que isso se tem agravado. E fosse só de dia...
Não dá para avançar cruzamentos com o verde aberto à confiança, nunca se sabe se não virá algum que queimou o vermelho.

Junta-se a estes a malta das trotinetes e das scooters eléctricas sem matrícula, quase sempre a andar sem capacete... situação que também já se está a alastrar a motos com motor.

E outra caricata que me tem acontecido ultimamente (geralmente de carro), chego aos cruzamentos onde tenho prioridade e o carro que vem na outra via (rua "principal" mas que perde prioridade) para para ceder a passagem, mas para já com a frente a tapar a rua de modo que não consigo entrar :sh)

Quem anda na estrada diariamente vai-se apercebendo destas inúmeras situações que infelizmente cada vez são mais, tanto dos automobilistas como, pior ainda, dos motociclistas abusadores, que é o mais triste.

Tudo é relativo, com o mal dos outros, estou eu bem.

Como referiram no grupo, esses 15k dólares, chegam para adquirir um T7 NOVA no Canada,

Olha que por acaso tenho visto muita malta das T7's preocupada com essa situação das cams das KTM, a julgar pela quantidade de publicações que aparecem nesses grupos [:D]

Antigamente a policia andava em cima destas tretas, hoje parece que olham para o lado... Sei que não andam contentes, mas com este comportamento de deixa andar, qualquer dia ninguém tem mão neste cantinho...:(

Cump.

Olha que por acaso tenho visto muita malta das T7's preocupada com essa situação das cams das KTM, a julgar pela quantidade de publicações que aparecem nesses grupos [:D]

Como os tipos das KTM que vão para o grupo escrever que resolveram de vez o problema das cams, e postam fotos das Hondas, BMW e Yamahas novas.

Dá para os dois lados.

Back