O carro é bom, você tem é azar...

colin

New member
Ora boas, vim aqui desabafar convosco o meu último stress com o belo do Megane.

Tenho um Mégane 1.5dci, 100cv, 1 ano e 2 meses, 28000km. Desde cedo me apercebi da falta de fiabilidade daquele carro senão repare-se na algo extensa lista de chatices que começou a dar logo após um mês a partir da compra.

- Suspensão. A mola da frente esquerda saía do apoio. Foi a arranjar. Voltou a acontecer. Arranjaram de novo. Faz agora um ruído em situações particulares (Recebi uma carta da Renault pra ir mudar a suspensão (outra vez??))

- Os vidros do condutor e pendura dão estalos quando se abrem, se fecham, estão a meio, etc. (Há ordens pra serem substituídos os elevadores dos vidros dos Meganes pq aquilo dá bronca)

- Tenho um roçar metálico vindo de meio da coluna de direcção que quando viro o volante todo para a direita parece que estou a dar corda a um relógio

- Quando se curva em mau piso, ouve-se um barulho no fundo da coluna de direcção que parece que aquilo se vai partir tudo. (Muita gente se queixa disso. Basta ver fóruns de possuidores de Meganes)

- Mais recentemente, uma enorme trepidação ao ralenti. Antes era raro acontecer, agora é raro o carro não tremer ao ralenti. (Já li mais queixas sobre isto em foruns de possuidores de Meganes)

Ainda na semana passada eu dizia que isto era chato mas vá lá, desde que não ficasse impossibilitado de andar, do mal o menos!

O que aconteceu ontem: Acende-se a luz de STOP e aparece a mensagem "Deficiência na injecção". O motor parece que trabalha a 3 cilindros e faz um barulho de tractor.

Ora bem, comprei eu este carro pq achava abusar da sorte andar por aí com um carro com 26 anos. Havia de chegar o dia em que ficava apeado.

O certo é que realmente o Toyota deixou-me apeado há 2 anos porque partiu o cabo da embraiagem. O Renault está farto de me dar dores de cabeça e finalmente deixou-me seriamente enrascado. Sou definitivamente um ex-cliente Renault.

Desculpem lá, tinha mesmo de desabafar.

Mais um mégane...
Já vi muito disso noutros foruns.
É que não tiveste azar, é mesmo defeito.
Boa sorte daqui para a frente!

Habituado à Toyota, compras um Megane...

Agora a sério, conheço pessoas que compraram um Megane e oiço várias a queixarem-se de problemas, inclusivamente esse dos vidros eléctricos é muitissimo comum. Boa sorte nisso.[xx(]

citação:Originalmente colocada por colin

O que aconteceu ontem: Acende-se a luz de STOP e aparece a mensagem "Deficiência na injecção". O motor parece que trabalha a 3 cilindros e faz um barulho de tractor.

É sempre bom saber que a Renault mantem os mesmos problemas há 6 ou 7 anos.. Será que nunca mais aprendem a fazer injectores???

Bahh... Não me venham mais com a conversa dos "problemas de juventude"..

Mas o megane não é o carro mais vendido em portugal? Afinal não é só a fiat a dar problemas (ironia).Tive um renault laguna II na empresa e aquilo era uma chatice, avavria atraz de avaria, uma vez fiquei apeado na A1, rebentou a bonba de motor ou algu parecido.

Essa é uma das razões que me leva a adiar constantemente a compra de um carro novo. Estou (mal) habituado a não ir a oficinas... Tenho um Mazda (meu) e um toyota de serviço. Uma coisa eu tenho a certeza por mais feios que sejam ( então o toyota é feio todos os dias) os carros japunas tem algo que um renault dificilmente consegue ter.

É claro que a Break corrola é muito mais feia que a Megane. Mas até que ponto isso interessa se com uma megane passamos o tempo em oficinas e com chatisses e preocupações?

Já guiei o Megana e é super confortavel e acolhedor. E muito bonito por fora enfim é um carro que desperta paixões. O resto vem depois. È pena.

hum.. eu acho que é tudo uma questão de sorte pah.. como em tudo.. tenho imensa pena dos problemas que tens.. realmente é muito chato mesmo.. mas eu pessoalmente conheço quem tenha o megane e nunca teve problemas, um com o dci 100cv.. outro com o dci 80cv... e já eu, em principio vou comprar um (1.4 gasolina) de 2003 ou 2004... :) espero nao vir a ter probs..

CumPzz e boa sorte com isso

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por colin

É sempre bom saber que a Renault mantem os mesmos problemas há 6 ou 7 anos.. Será que nunca mais aprendem a fazer injectores???

Bahh... Não me venham mais com a conversa dos "problemas de juventude"..

Não aprendem a fazer injectores pq não são eles q os fazem...:)

31mil km um megane Jeandré? :D sem probs? vêm, é como digo, a compra de um carro novo é o mesmo que um usado.. pode nao dar probs.. assim como pode dar :P e só porque gosto da renault, vou agora para o estoril ;)

Por aqui felizmente o Megane continua a parecer um Toyota (mesmo com umas esfregas ocasionais).
Espero que assim continue, para problemas já chegou o Laguna (que por acaso tambem parou de dar problemas).

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Jeandré

Por aqui felizmente o Megane continua a parecer um Toyota (mesmo com umas esfregas ocasionais).
Espero que assim continue, para problemas já chegou o Laguna (que por acaso tambem parou de dar problemas).

Cumprimentos

Ainda bem que há Méganes sem problemas. Grave seria que TODOS tivessem problemas (principalmente os que são realmente graves).

Mas pelas histórias que se lêem por aí (foruns de possuidores de Meganes portugueses, espanhóis, ...) estou realmente convencido que a grande maioria se queixa dos problemas dos vidros, da caixa de direcção, muitos se queixam também do defeito da suspensão, etc. É realmente um problema de falta de fiabilidade.

No que toca aos defeitos graves (lembro-me dos injectores do dci80, dos turbos do 1.9dci) claro que não acontece tão frequentemente como o problema dos vidros, etc. Mas, em minha opinião, acontece demasiadas vezes pra se poder considerar um azar em vez de se admitir que é mesmo má engenharia(?) do produto.

cumps

citação:Originalmente colocada por mundano

Não. Eles usam material eléctrico Sagem, cuja qualidade é uma porcaria. Basta olhar para uma bobine de ignição Sagem e uma das boas, uma Beru: a Sagem tem o cobre todo à mostra, a Beru tem toda a parte eléctrica coberta por borracha vulcanizada. E pior, não podes mudar de Sagem para Beru porque o motor entra em paranóia a alta rotação. (Desfazamento do ciclo injecção-ignição.)

O material de injecção é fraco para cortar nos custos. Por alguma razão o Mégane custa menos 2000 Euros que o Corolla.

EDIT: já agora, o barulho dos 3 cilindros é quase de certeza uma dessas bobinas Sagem que pifou. Já me aconteceu o mesmo DUAS vezes.

Tenho 4 vizinhos com Megane na rua onde resido, um deles é vendedor, pelo que sei percorre quase todo o pais. Ainda a pouco tempo estavamos num bar aqui perto e falamos sobre carros renault. Nenhum se queixou de problemas graves, intervenções pequenas proprias de carros novos. Para eles Megane é satisfação maxima.
Não podemos desclassificar uma marca ou modelo, porque algumas unidades "apresentam defeito de fabrico".
Se um modelo apresenta tantos problemas com 28.000 kms, nada como meter um advogado no meio, exigindo a reparação/correcção dos tais "defeitos de fabrico".
No meu caso tenho um Laguna II, 4 anos, +/- 73.000 km, nenhum problema até ao momento.

Cumprts a todos

citação:Mas pelas histórias que se lêem por aí (foruns de possuidores de Meganes portugueses, espanhóis, ...) estou realmente convencido que a grande maioria se queixa dos problemas dos vidros,

Em relação ao problema dos vidros ele existe e a Renault está a solucioná-lo.
No meu caso quando o carro foi à revisão dos 30 mil kms fui informado que iriam proceder a uma intervenção nos vidros para prevenir a avaria dos mesmos ao abrigo de um recall assumido pela marca.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por whereagles
EDIT: já agora, o barulho dos 3 cilindros é quase de certeza uma dessas bobinas Sagem que pifou. Já me aconteceu o mesmo DUAS vezes.

Deus te oiça. Preciso de ir a Castelo de Vide na 3ª feira e a Portalegre na 4ª e não me estava a apetecer ter de fazer quase 1000km em 2 dias no Toyota a gastar 10 lts de gota a 1.40€.

Se for dessas bobines, em princípio derá de fácil resolução, certo? (Vou agora chamar a assistência da Renault).

cumps

P.S. - Já agora... Quando me aparece o aviso de deficiência na injecção ouve-se um zumbido intermitente (tipo telefone impedido) na zona da bomba injectora. Palpites?

EDIT - Bobines? hm... nada disso, estava a confundir tudo

Hoje em dia praticamente todas as marcas têm carros com defeitos de fabrico. A pressão do mercado no sentido de lançar novos modelos cada mais mais rapidamente não permite a execução de testes de qualidade aos produtos, pelo que os defeitos a médio/longo prazo não são detectados.

Mas pelo menos a Renault assume os defeitos de fabrico e resolve-os sem encargos para o cliente. Outras marcas, como por exemplo a Opel, não fazem o mesmo...

De quantos Recalls Opel é que se lembram? Pois... mas os defeitos existem e não são poucos...

citação:Originalmente colocada por eu

Hoje em dia praticamente todas as marcas têm carros com defeitos de fabrico. A pressão do mercado no sentido de lançar novos modelos cada mais mais rapidamente não permite a execução de testes de qualidade aos produtos, pelo que os defeitos a médio/longo prazo não são detectados.

Mas pelo menos a Renault assume os defeitos de fabrico e resolve-os sem encargos para o cliente. Outras marcas, como por exemplo a Opel, não fazem o mesmo...

De quantos Recalls Opel é que se lembram? Pois... mas os defeitos existem e não são poucos...

Sim, pelo menos até hoje, das duas vezes que fui reclamar de problemas (os outros ia esperar pela revisão pra lhes dar a lista), resolveram-nos bastante rapidamente na Renault Chelas. Não tenho razão de queixa deles. O mesmo já não se pode dizer da Renault Areeiro, mas são outras estórias...

cumps

Eu não sei se o problema é das Bobines ou dos Injectores.. Sei é que em 2001 quando comprei o meu Ibiza (usado com 3 anos), um amigo meu comprou no mesmo mes um Megane Coupe 1.4 16V.. Equipamento de topo, bancos em pele, bem fixe e bonito... Custou 20 mil e tal euros..

E ao fim de cerca de 1 ano e 2 meses, ou seja, em Setembro de 2002 com apenas 23 mil kms, foi presenteado com um belo trabalhar tricilindrico. Foi para a Renault, resultado Injectores lixados. Pagou do bolso dele claro.. A garantia já tinha acabado..

Isto em 2001...

Entretanto na altura ouvia muitos relatos parecidos, tanto nos carros a gasolina, como nos diesel.. Mas entretanto pensei que a Renault já tinha resolvido o problema..

Afinal, continua tudo na mesma... E isto não são aqueles problemas de juventudo, nem é a pressão para lançar novos produtos.. Os problemas dos injectores na Renault já são um caso recorrente ao longo dos anos. É pura e simplesmente falta de qualidade nesse componente.

Back