O civismo de algumas pessoas é...

XicoZe

New member
uma m*rda!
Ontem um amigo meu teve um furo, e nos encartados a pouco tempo tentamos mudar o pneu. Como isso nao se aprende nas escolas de condução e cm ele nao tinha manual, estavamos ali um bocado as aranhas sobre como tirar o pneu suplente (encontrava-se debaixo da mala e nao dentro) e como por o macaco. Tavamos nos a tentar por o macaco (era de noite) e tava um homem na sua varanda a fumar o belo do cigarrinho e a dizer k deviamos procurar um apoio para por o macaco...e nos na nossa boa fé pedimos ajuda! O que ele faz? acaba o cigarro e vai-se embora.:sh) Nem disse mais nada e não apareceu cá em baixo.
Ao fim de um tempo conseguimos mudar o pneu e por tudo em ordem, sentimo-nos realizados [:D] mas ao mesmo tempo revoltados por uma pessoa aparentemente saber como se muda, nos termos pedido ajuda e não ter ajudado[8b]
Enfim. Pelo menos agora já temos mais uns conhecimentos[kiss]

Vêz? Nem tudo foi tão mau assim.É como um velho ditado chinês: "SE LHE DERES UM PEIXE VAI CONTINUAR A TER FOME , MAS SE O ENSINARES A PESCAR NUNCA MAIS TERÁ FOME."

Fala-se de civismo. E bom senso haverá?

Quando vem um carro novo para as minhas mãos tento inteirar-me dos pormenores básicos de uma viatura, nomeadamente se tem pneu sobresselente/suplente ou se tem kit de reparação, para um eventual azar que possa surgir estar minimamente dentro do assunto e não fazer as figuras, que por vezes de vê nas nossas estradas, de alguns condutores que, após terem tido um furo, permanecem com a viatura na faixa de rodagem, acomodados no seu interior à espera da assistência de viagem.

Mas isto é só a minha humilde opnião.

Quando vem um carro novo para as minhas mãos tento inteirar-me dos pormenores básicos de uma viatura, nomeadamente se tem pneu sobresselente/suplente ou se tem kit de reparação, para um eventual azar que possa surgir estar minimamente dentro do assunto e não fazer as figuras, que por vezes de vê nas nossas estradas, de alguns condutores que, após terem tido um furo, permanecem com a viatura na faixa de rodagem, acomodados no seu interior à espera da assistência de viagem.

subscrevo. gosto sempre de perceber dos azares que podem acontecer e saber como é que os posso resolver. furar um pneu, ficar sem bateria.. etc.

Eu para evitar isso tenho assistencia em viagem com direito a mudança de pneu em caso de furo.

Há sempre quem ache que isso é incorrecto (especialmente quem vai fazer a assistência) mas é 1 serviço oferecido, pago e quero que seja executado

Desculpa lá, mas aprende-se sim!

Eu tive uma noção teorica, como vinha no manual o instrutor falou nisso mt por alto. Mas nas aulas praticas nunca saimos do carro para ver onde estavam, pneu, macaco etc

quando tirei a carta ninguém me ensinou a mudar um pneu. Nem teórica, nem praticamente.

Por acaso eu já sabia mudar um pneu antes de tirar a carta.

E conheço montes de gente que tem carta e ninguém lhes ensinou a mudar um pneu..

Nem todos somos perfeitos e independentemente disso tudo, se eu visse alguém com dificuldades e eu soube-se como fazê-lo, não hesitaria em ajuda-lo.
Desculpa lá, mas aprende-se sim! :sh)
Tirei carta a 1 ano e não aprendi. O meu amigo tem carta há coisa de meses e também não aprendeu, assim como alguns amigos que estão agora a tirar ainda não aprenderam, e duvido que o vão aprender. E isto tudo em escolas diferentes.

Então nas aulas de código não se aprende a para que lado rodar as porcas, aliviar primeiro a roda antes de levantar o carro e por aí adiante?

Já tirei há 8 anos, mas acho que se fala nisso...

Credo, nem a porcaria de um pneu sabem mudar? a mim nenhuma escola me ensinou a trocar um pneu, alias ninguem me ensinou, mas nunca vim cá pro forum reclamar com isso.

Eu tambem não aprendi nas aulas! Mas ganhei muita pratica depois![:D]
No segundo dia de carta 1º furo! Por acaso tive ajuda, pois as porcas estavam completamente agarradas e com a chave de rodas que o carro tinha não deu! Depois deste furo já tive mais uns 3 furos em dois carros diferentes e ainda um furo no carro da irmã da minha namorada!
É como se diz só custa o primeiro![:D]
Ah, isto em 7 anos de carta....

Cpts

Só para dizer que quando tirei a carta também não aprendi...

Claro que depois em casa, antes de me pôr a estrada o meu pai deu-me umas lições... e já me tinha mostrado interessado em aprender antes quando ele trocava.

O que entendi do autor do tópico é que ele sabia na teoria como se fazia...e na teoria é facílissimo...agora na prática, sem ter trocado nunca um, sentiram alguma dificuldade. Mas conseguiram na mesma.

uma m*rda!
Ontem um amigo meu teve um furo, e nos encartados a pouco tempo tentamos mudar o pneu. Como isso nao se aprende nas escolas de condução e cm ele nao tinha manual, estavamos ali um bocado as aranhas sobre como tirar o pneu suplente (encontrava-se debaixo da mala e nao dentro) e como por o macaco. Tavamos nos a tentar por o macaco (era de noite) e tava um homem na sua varanda a fumar o belo do cigarrinho e a dizer k deviamos procurar um apoio para por o macaco...e nos na nossa boa fé pedimos ajuda! O que ele faz? acaba o cigarro e vai-se embora.:sh) Nem disse mais nada e não apareceu cá em baixo.
Ao fim de um tempo conseguimos mudar o pneu e por tudo em ordem, sentimo-nos realizados [:D] mas ao mesmo tempo revoltados por uma pessoa aparentemente saber como se muda, nos termos pedido ajuda e não ter ajudado[8b]

Uma nota: eu também não te ajudava! Sabes porquê?

1 - Há infelizmente quem use esses esquemas para que as pessoas parem e ajudem, e depois são assaltadas r/ou o carro é roubado. Só por isso, infelizmente, já não se pode ser solidário.

2 - Actualmente, a esmagadora maioria dos seguros, mesmo contra terceiros, possui reboque gratuito, basta um telefonema. E todos tem telemóvel.

3 - Mudar um pneu não é complicado. Se bem que, pelo que li, estás com desculpa. Quando tirei a carta, também nunca me ensinaram a mudar um pneu, mas também, não é propriamente uma ciência de foguetões...

Eu em 10 anos de carta nunca tive k mudar 1 pneu :sh)

Tenho tido sorte... até hoje. Nunca mudei 1 pneu, embora em teoria o saiba fazer: ponto de apoio do macaco, sítio onde está o pneu, macaco e chave p/as porcas... Penso k o + difícil será no caso das porcas estarem mt apertadas. Digo eu...

Eu tive uma noção teorica, como vinha no manual o instrutor falou nisso mt por alto. Mas nas aulas praticas nunca saimos do carro para ver onde estavam, pneu, macaco etc

Para ver onde estav.... Olha que se ainda nem sabes que nem todos os carros os têm no mesmo sítio, estás no mau caminho...
Assim como os macacos tb funcionam de formas diferentes...

Para que lado se rodam as porcas? Apertam-se no sentido dos ponteiros do relógio... e desapertam-se no contrário... em todos.

Conselho ao pessoal, logo à noite, antes de irem para casa, experimentem tirar e voltar a meter um pneu. Se ao fim de 90 minutos não tiverem conseguido, voltem ao fórum a pedir ajuda...

Last edited:
uma m*rda!
O país está cheio de "treinadores de bancada", mas quando se trata de meter as mãos à obra tá quieto.

Back