O complexo de que lá fora é que é

Acho pior quando as pessoas dizem "só em Portugal é que isto acontece" [8b]. Na maioria dos casos é pura ignorância e estupidez de quem o diz.

De resto, acho que somos bons numas coisas, maus noutras, não vamos dizer que isto é pior que a Etiópia, mas também não vamos ser exagerados. Nunca estamos na lista dos países mais "felizes", e certamente não é só por motivos económicos.

Portugal tem obviamente muitas coisas em que pode melhorar, mas de facto é muito mais fácil 'lavarmos' as nossas mãos com um fácil "lá fora é que é bom..." do que procurarmos nós próprios dar um contributo real para que o nosso país melhore.

Tanto quanto sei o pessoal hospitalar não trabalha de borla, portanto a saúde em Portugal como lá fora é paga.
Só que lá fora é atraves de seguros e aqui através de impostos, não vejo qual é a diferença.

A diferença é que se lá fora não pagares o seguro, não és atendido.
Cá em Portugal, mesmo quem não paga impostos, é atendido quando chega a sua vez (e, já vi eu, quem não paga impostos é depois quem mais berra na sala de espera e incomoda os restantes pacientes que estão na igualmente à espera).

A diferença é que se lá fora não pagares o seguro, não és atendido.
Cá em Portugal, mesmo quem não paga impostos, é atendido quando chega a sua vez (e, já vi eu, quem não paga impostos é depois quem mais berra na sala de espera e incomoda os restantes pacientes que estão na igualmente à espera).

Sim, mas a saúde é paga. Os impostos que pagamos são entre outras coisas para pagar a essa malta.

Já agora, como é que sabes que quem mais berra não paga impostos? Nunca vi ninguém com um dístico desses. Além disso, basta irem tomar um café para estarem logo a pagar IVA...

O nosso país com o clima, cultura e futebol, pode afundar financeiramente que ainda se vive "bem" e as pessoas não se revoltam.

Agora quem quer fazer vida, tirar estudos superiores...ou tira medicina, Direito ou algumas poucas Engenharias, ou não tem "futuro" cá.

Portugal tem obviamente muitas coisas em que pode melhorar, mas de facto é muito mais fácil 'lavarmos' as nossas mãos com um fácil "lá fora é que é bom..." do que procurarmos nós próprios dar um contributo real para que o nosso país melhore.

Ora agora é que lhe tocaste no ponto!

P.S.: Mas que avatar mais marado moce! [:D]

Ora agora é que lhe tocaste no ponto!

P.S.: Mas que avatar mais marado moce! [:D]

Ora expliquem lá como, quando a realidade é outra e simplesmente não deixam que haja contributos?

Ora expliquem lá como, quando a realidade é outra e simplesmente não deixam que haja contributos?

Em vez de se manifestarem por coisas como "Acabei a licenciatura e não tenho um emprego", etc, poderiam manifestar-se por coisas mais úteis e de utilidade comum, como uma justiça melhor (e não apenas quando há casos que nos tocam), melhores condições para a criação de empresas e sobrevivência de empresas (essas é que criam emprego),etc. Olha-se muito para o umbigo sem ver o "Big picture".

Outra coisa é a mentalidade. Pensa-se muito negativamente. "Ai isso em Portugal nunca dava!", "Ai em Portugal isso seria impossivel!"... E quando se pergunta porque, muitas vezes não há resposta...é não só porque sim...

Em vez de se manifestarem por coisas como "Acabei a licenciatura e não tenho um emprego", etc, poderiam manifestar-se por coisas mais úteis e de utilidade comum, como uma justiça melhor (e não apenas quando há casos que nos tocam), melhores condições para a criação de empresas e sobrevivência de empresas (essas é que criam emprego),etc. Olha-se muito para o umbigo sem ver o "Big picture".

As pessoas sempre se queixaram disso tudo. Simplesmente quando acabam os estudos queixam-se mais da falta de emprego (estranho, ha emprego para pessoas com 12º, e para pessoas com muita experiencia, mas pra recem licenciados, quase nada). Acabas um curso, o país ta em crise, nao sabes como vai ser o futuro, os pais ja fizeram um esforço para ires estudar e agora não há maneira de receberes €: vais-te queixar da falta de emprego ou da justiça? Só quando as bases estão orientadas é que se passa para assuntos "superiores".

Outra coisa é a mentalidade. Pensa-se muito negativamente. "Ai isso em Portugal nunca dava!", "Ai em Portugal isso seria impossivel!"... E quando se pergunta porque, muitas vezes não há resposta...é não só porque sim...

Nisso estamos de acordo.

Na 2º parte não, respondo-te por pm.

Última edição:
Uma das coisas que mais me faz confusão no nosso país é o quão badalhocos somos.
Ele é papeis para o chão, ele é beatas ou até maços de tabaco atirados pela janela dos carros...
Enquanto não houverem sanções fortes para isto, nada vai mudar.

O mesmo com o respeito para com os animais, que me remete para a frase de Gandhi: "A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados".

Sim, mas a saúde é paga. Os impostos que pagamos são entre outras coisas para pagar a essa malta.

Já agora, como é que sabes que quem mais berra não paga impostos? Nunca vi ninguém com um dístico desses. Além disso, basta irem tomar um café para estarem logo a pagar IVA...

A resposta é simples: CIGANOS

Este é o mais evidente complexo de inferioridade do Português... e que o leva muitas vezes a cometer a tentação de copiar o que vem lá de fora...depois dá asneira!

Epá, vou falar de experiências familiares. Vou dizer o que me disseram, atenção.

Na Suiça recebem um ordenado mínimo de 1300€. Sim, é muito. Mas quanto pagam por uma mini? €7,90! Sim, pagam 7 euros e 90 cêntimos por uma mini. Não sei se é assim em todas as regiões da Suíça, mas há provas que em certas partes é assim. Cá recebemos 490 de salário mínimo (se não estou em erro, já com descontos e essa "coisada" toda) e bebem uma mini e comem um pires de tremoços num café por 1€ ou menos até.

Agora, pontos fortes (?) nos outros países:

Na Alemanha, quem atira um papel para o chão, paga uma multa que varia entre os 400 e os 1400€. Suíça, idem aspas. É tudo limpinho sim... Mas e quando se chegam às fronteiras desse país?! Como é que é?! Até as estradas estão cheias de latas e papéis malta. Por isso vamos lá parar de dizer que lá fora é que se está bem, porque é tudo a mesma coisa. Os outros é que ainda metem o lixo debaixo do tapete para parecer que está tudo limpo!

Isto entre 1997 e 2010 era assim. [;)]

E agora, vejam lá uma coisa. Temos o melhor sistema de multibanco do mundo. Temos a via verde, sistema único no mundo. Temos bons vinhos e uma gastronomia 5*. Temos o FADO, que foi proclamado património da humanidade... O que podemos querer mais? Não nos podemos limitar a dizer que o culpado disto tudo é o governo, quando nós também temos mãozinha nisto.

Última edição:
Epá, vou falar de experiências familiares. Vou dizer o que me disseram, atenção.

Na Suiça recebem um ordenado mínimo de 1300€. Sim, é muito. Mas quanto pagam por uma mini? €7,90! Sim, pagam 7 euros e 90 cêntimos por uma mini. Não sei se é assim em todas as regiões da Suíça, mas há provas que em certas partes é assim. Cá recebemos 490 de salário mínimo (se não estou em erro, já com descontos e essa "coisada" toda) e bebem uma mini e comem um pires de tremoços num café por 1€ ou menos até.

Agora, pontos fortes (?) nos outros países:

Na Alemanha, quem atira um papel para o chão, paga uma multa que varia entre os 400 e os 1400€. Suíça, idem aspas. É tudo limpinho sim... Mas e quando se chegam às fronteiras desse país?! Como é que é?! Até as estradas estão cheias de latas e papéis malta. Por isso vamos lá parar de dizer que lá fora é que se está bem, porque é tudo a mesma coisa. Os outros é que ainda metem o lixo debaixo do tapete para parecer que está tudo limpo!

Isto entre 1997 e 2010 era assim. [;)]

E agora, vejam lá uma coisa. Temos o melhor sistema de multibanco do mundo. Temos a via verde, sistema único no mundo. Temos bons vinhos e uma gastronomia 5*. Temos o FADO, que foi proclamado património da humanidade... O que podemos querer mais? Não nos podemos limitar a dizer que o culpado disto tudo é o governo, quando nós também temos mãozinha nisto.

Em questões de sacar dinheiro, como o multibanco, pagamentos online, via verde, somos de facto os pioneiros e os primeiros a pensar nisso.

Está-se melhor lá fora do que em Portugal...? Tendencialmente sim, se nos comparar-mos com os países do hemisfério norte. Se bem que no sul já começa a haver alguma qualidade de vida e condições de vida decentes.

Estou do lado dos críticos à notícia e acho que a Editora desse jornal devia ir fazer tricô para casa e nos intervalos fazer um inter-rail pela Europa. E mesmo pela América... e pelos países mais orientais, tirando a China que aquilo não está com nada.

- O nosso país tem um sistema de saúde com uma boa base conceptual....? Sim. MAS, não há dinheiro para suportar o sistema. Isto no público. No privado, o céu (€) é o limite.
- O nosso país tem um sistema educacional com uma boa base conceptual....? Não diria boa, mas sim uma razoável base conceptual (falo do público). Também não há dinheiro, e a estrutura de ensino bem como os programas dos ciclos não são os mais acertados. Não se investe muito tempo na melhoria deste sistema, também por falta de €. No privado, mais uma vez, o céu (€) é o limite.
- O nosso país tem um sistema de segurança social com uma boa base....? Nunca na vida. Principalmente nos apoios sociais descnecessários (rendimento social de inserção), e também no limite das reformas que se atribuem. Há reformados com mais de 10000 euros de reforma e outros com 289 euros. Em uma palavra: deplorável.
- O nosso país tem um sistema de apoios sociais suficiente e funcional....? Diria que na generalidade sim. Mas padece de melhorias. Existem muitos institutos e formas de apoio social desnecessárias, e outras necessárias mas que não existem.
- O sistema fiscal português tem uma boa base conceptual e estimula a economia...? Definitivamente, não.
- Temos governantes de m#rda e que só pensam em fraudes e burlas? Sim.
- Temos um clima bom? Sim. Mas isso não dá de comer nem aumenta a minha esperança média de vida.

Existem uma série de variáveis como estas que podem e devem ser analisadas. Não se pode dizer taxativamente somos melhores ou somos piores. É uma pergunta muito mais vaga que aquilo que se pensa. Mas existe muito por onde melhorar. Existe sim. Mas mais uma vez repito, Portugal é tendencialmente pior do que muitos congéneres. Considero "congéneres" os restantes países da OCDE.

Se me dessem a escolher ficar em Portugal ou ir para os USA, p.e., com as condições de vida equiparáveis, não ficava por Portugal de certeza. Muito sinceramente, o que me prende ao país é a família e amigos que se deixa para trás. Acho que só experimentando é que se percebe.

Se repararem e pensarem nos vossos amigos e familiares, vão de certeza enquadrá-los nestes grupos em baixo.
- Quem está bem em Portugal, e nunca esteve lá fora, adora Portugal e custa a sair por razões familiares e afectivas. Estes decidem cá ficar.
- Quem está mal em Portugal, sabe que provavelmente estaria menos mal lá fora. Uns arriscam, e outros não saem de cá, mesmo sofrendo a vida toda.
- Quem está bem cá, e já experimentou estar bem lá fora, quer muito voltar para fora. Embora custe a sair por razões familiares e afectivas. Estes no fim tentam ir, e embora possam não conseguir, falaram sempre no tema e nessa vontade.

Última edição:
faz me alguma confusão esta coisa de que "eles" recebem muito mas também pagam dez euros por um chupa chupa. Podem dar as voltas que quiserem mas todos os anos são feitos estudos sobre o tema e o poder de compra nesses paises é mais elevado que o nosso, por isso a caixa de palitos pode custar cem euros mas no fim "eles" conseguem comprar mais e com mais facilidade.
Sempre que vem aqui á baila este tema penso sempre na conversa que tive uma vez com um holandês sobre a compra de carros. A cara dele quando lhe disse que não era nada fora do normal estar 6 anos a pagar um corsa. Parecia que lhe tinha dito que conseguia voar em noites de lua cheia.

Voltar
Superior