Epá, vou falar de experiências familiares. Vou dizer o que me disseram, atenção.
Na Suiça recebem um ordenado mínimo de 1300€. Sim, é muito. Mas quanto pagam por uma mini? €7,90! Sim, pagam 7 euros e 90 cêntimos por uma mini. Não sei se é assim em todas as regiões da Suíça, mas há provas que em certas partes é assim. Cá recebemos 490 de salário mínimo (se não estou em erro, já com descontos e essa "coisada" toda) e bebem uma mini e comem um pires de tremoços num café por 1€ ou menos até.
Agora, pontos fortes (?) nos outros países:
Na Alemanha, quem atira um papel para o chão, paga uma multa que varia entre os 400 e os 1400€. Suíça, idem aspas. É tudo limpinho sim... Mas e quando se chegam às fronteiras desse país?! Como é que é?! Até as estradas estão cheias de latas e papéis malta. Por isso vamos lá parar de dizer que lá fora é que se está bem, porque é tudo a mesma coisa. Os outros é que ainda metem o lixo debaixo do tapete para parecer que está tudo limpo!
Isto entre 1997 e 2010 era assim. [
]
E agora, vejam lá uma coisa. Temos o melhor sistema de multibanco do mundo. Temos a via verde, sistema único no mundo. Temos bons vinhos e uma gastronomia 5*. Temos o FADO, que foi proclamado património da humanidade... O que podemos querer mais? Não nos podemos limitar a dizer que o culpado disto tudo é o governo, quando nós também temos mãozinha nisto.