O estilo Sócrates

PS recupera maioria mas PSD está acima dos 30%

FRANCISCO ALMEIDA LEITE
364529.jpg

O PS está de volta ao seu estatuto de partido no limiar da maioria absoluta nas intenções de voto dos portugueses. De 36,9% no mês passado, o partido liderado por José Sócrates salta para os 43,8%, um score que, a realizarem-se eleições legislativas neste momento, lhe conferia a maioria dos deputados na Assembleia da República. O PSD de Luís Filipe Menezes, depois de ter tido 35,9% há um mês (a um ponto do PS, um empate técnico, na prática), cai agora para os 31,5%, um resultado que é o segundo melhor do partido em mais de um ano. Ou seja, é preciso recuar até Julho de 2006, quando o PSD teve 31,9%, para encontrar um resultado superior ainda sob a liderança de Luís Marques Mendes.

De resto, a subida do PS de Sócrates - num período em que a presidência portuguesa da União Europeia concluiu o acordo para o Tratado de Lisboa - é feita sobretudo à custa do PSD, mas também do PCP e do Bloco de Esquerda, que caem todos no barómetro da Marktest para o DN e a TSF. Os sociais-democratas perdem 4,4%, os comunistas 3,3% e os bloquistas exactamente um por cento.

Surpreendente é a subida do CDS/PP, que passa de 2,9% para 4,5%, com Paulo Portas a ter a maior subida entre os líderes partidários. Portas sobre sete pontos, mas ainda está com 22 pontos negativos. O CDS retoma, registe-se, uma tendência de subida que vinha desde Julho e que só foi interrompida pela queda abrupta na última sondagem publicada no DN.

O regresso do PS a uma boa performance tem também tradução no desempenho dos membros do Governo. Todos sobem, mesmo os campeões da impopularidade (Maria de Lurdes Rodrigues e António Correia de Campos, respectivamente ministros da Educação e da Saúde), à excepção de Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que tem uma variação negativa de 3%. Quiçá por causa da polémica da Ota versus Alcochete, Mário Lino tem 17 pontos percentuais negativos.

Neste campo, no top da popularidade está o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. Empurrado pelo acordo do Tratado de Lisboa, que será assinado dia 13 de Dezembro em Lisboa. O texto foi objecto de consenso na Conferência Intergovernamental dos dias 18 e 19 de Outubro, em Lisboa, e este estudo da Marktest decorreu de dia 20 a 23. Portanto, Luís Amado - embora já fosse de longe o ministro mais popular em estudos anteriores, como de resto acontece com todos os MNE - dá um salto de 23 pontos positivos para 35 e deixa o segundo mais popular, Nuno Severiano Teixeira, a 13 pontos de distância.

Nas figuras políticas, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, continua à frente, destacado, com 58% de aprovação positiva. E a subir.|

Em http://dn.sapo.pt/2007/11/30/nacional/ps_recupera_maioria_psd_esta_acima_3.html

Eu acho que estas sondagens de propaganda política funcionam ao contrário.
Quando eles (governo) sabem (internamente) de que os números(tendência de voto) são maus, lançam estas sondagens ultra-positivas para confundir a opinião pública.

O PS e Sócrates continuam a ser um «case study» das sondagens na política...

E se o PSD persistir na querela mediática em torno do empréstimo da CML, os próximos resultados serão ainda piores.

Com “papas e bolos se enganam os tolos”. [:D]

O PSD apenas pretende rigor orçamental, coisa que na oposição é mais fácil de exigir, pois quando se é poder não se liga muito a esses pormenores. [;)]

porque toda a gente já se apercebeu que o gajo é competente.
o melhor primeiro-ministo em 10 anos..talvez mais...
injusto às vezes?sem dúvida!!
a verdade é que a popularidade dele continua a subir..
e essa é que é essa.
ld

Com toda a razão é o nosso melhor primeiro ministro,os outros que cá passaram tambem tinham boas ideias,mas quando a oposicão gritava um pouco mais.................:sh)
Este já provou que tem uns colh@es bem grandes!!!!
Eu não tenho partido,mas admiro este homem pela coragem e determinacão que tem,pena estar rodeado de alguns ministros incompetentes!!!![:vm)]
O pessoal esqueçe facilmente o passado!!!!
Gostam muito do cavaco,mas ele foi o pior primeiro minisrto que tivemos,é um dos grandes responsaveis da nossa situacão actual.............

Cump´s!!!!!!

Última edição:
Com toda a razão é o nosso melhor primeiro ministro,os outros que cá passaram tambem tinham boas ideias,mas quando a oposicão gritava um pouco mais.................:sh)
Este já provou que tem uns colh@es bem grandes!!!!
Eu não tenho partido,mas admiro este homem pela coragem e determinacão que tem,pena estar rodeado de alguns ministros incompetentes!!!![:vm)]

Eu por acaso admiro-o por outra razão: pela lata que tem.

Quando ele fala faz-me lembrar um homem que vinha à minha aldeia (era eu pequeno, 30 anos a atrás) vender toalhas...chegava na sua camioneta, estacionava perto da igreja no final da missa, pegava no seu microfone (envolto num lenço) e começava a vender a toalhas, lençois, etc...todos compravam...ninguém saía de mãos a abanar...

Não me recordo bem do que dizia, mas o tom de voz era assutadoramente parecido...

E estou também convencido que nenhum deles vai ficar na história. Nem o homem das toalhas nem este PM, julgo (que se for vivo daqui 30 anos) só me vou recordar do tom de voz.

Última edição:
Eu por acaso admiro-o por outra razão: pela lata que tem.

Quando ele fala faz-me lembrar um homem que vinha à minha aldeia (era eu pequeno, 30 anos a atrás) vender toalhas...chegava na sua camioneta, estacionava perto da igreja no final da missa, pegava no seu microfone (envolto num lenço) e começava a vender a toalhas, lençois, etc...todos compravam...ninguém saía de mãos a abanar...

Não me recordo bem do que dizia, mas o tom de voz era assutadoramente parecido...

E estou também convencido que nenhum deles vai ficar na história. Nem o homem das toalhas nem este PM, julgo (que se for vivo daqui 30 anos) só me vou recordar do tom de voz.

Engraçado como te lembras do homem das toalhas... para alguém que não fica na "história", lembras-te tão bem passados 30 anos... isso para mim cheira-me a ... "história"!

Pelo menos, o que tu fizeste, foi contar a sua... "história"!

[;)]

Engraçado como te lembras do homem das toalhas... para alguém que não fica na "história", lembras-te tão bem passados 30 anos... isso para mim cheira-me a ... "história"!

Pelo menos, o que tu fizeste, foi contar a sua... "história"!

[;)]

30 anos passam num instante. acredita.

Última edição:
Este comentário está fabuloso

"
Pt1978
This video is great!! Sócrates is the best public relations in the world!! He does not even take the time to shake hands with the Portuguese Minister for Foreign Affairs (Luís Amado) - others are more important there after all! Indeed this is a very Portuguese way of doing politics, think the entire world should learn and it would happen no more wars - Take notice: lots of wine for all and the little tape on the back!! LOL "

Voltar
Superior