EnginE
Banido
Já disse isto aqui uma vez, e não me importo de repetir. Tenho muita pena que o Socrates acabe desgastado por este caso, que na sua essência é irrelevante. Acho que Socrates tem sido um dos melhores 1º ministros portugueses, não fosse a questão da Ota, se calhar para mim seria mesmo o melhor 1º ministro da democracia. Não porque ele seja alguém genial, mas apenas porque é um pouco melhor e mais corajoso do que todos os mediocres que o têm antecedido.
Mas acho que cometeu um erro grave hoje. Para mim é notório que a certa altura do seu percurso político, ele ou alguém por ele, cometeu um erro a propósito das suas habilitações académicas. As razões podem ser muitas, desde ele próprio, desde pressão dos que o rodeavam, desde a realmente estúpida e idiota reverência nacional aos titulos académicos. Parece-me também que a certa altura deve ter provavelmente tentado corrigir o erro. Mas com outro erro ainda maior, que foi resolver o assunto entre amigos numa obscura universidade privada em condições mais do que suspeitas..
Prefereria ter visto Socrates hoje a admitir um pouco tudo isto, alguns erros em toda esta história, com mais ou menos desculpas. Acho que até poderia ganhar algum apoio popular, pela sinceridade. Os americanos são peritos nisso. Mas ele optou por outro caminho, e quanto a mim vai pagar caro por isso. O que é pena.
Ele falou para o País como se a maioria do país não conhecesse quase nada, quase nenhum pormenor de toda esta história. Mas esse país já não existe, hoje em dia, muitos de nós, quer aqui neste forum, quer em outros lugares, sabemos e debatemos os pormenores, e sobretudo queremos respostas mais concretas.
Como disse, esta questão no fundo é irrelevante, mas com esta entrevista tudo continuará como até aqui e nas próximas semanas e meses será sem dúvida um tema de desgaste permanente do 1º ministro.
Concordo integralmente