O estilo Sócrates

Já disse isto aqui uma vez, e não me importo de repetir. Tenho muita pena que o Socrates acabe desgastado por este caso, que na sua essência é irrelevante. Acho que Socrates tem sido um dos melhores 1º ministros portugueses, não fosse a questão da Ota, se calhar para mim seria mesmo o melhor 1º ministro da democracia. Não porque ele seja alguém genial, mas apenas porque é um pouco melhor e mais corajoso do que todos os mediocres que o têm antecedido.

Mas acho que cometeu um erro grave hoje. Para mim é notório que a certa altura do seu percurso político, ele ou alguém por ele, cometeu um erro a propósito das suas habilitações académicas. As razões podem ser muitas, desde ele próprio, desde pressão dos que o rodeavam, desde a realmente estúpida e idiota reverência nacional aos titulos académicos. Parece-me também que a certa altura deve ter provavelmente tentado corrigir o erro. Mas com outro erro ainda maior, que foi resolver o assunto entre amigos numa obscura universidade privada em condições mais do que suspeitas..

Prefereria ter visto Socrates hoje a admitir um pouco tudo isto, alguns erros em toda esta história, com mais ou menos desculpas. Acho que até poderia ganhar algum apoio popular, pela sinceridade. Os americanos são peritos nisso. Mas ele optou por outro caminho, e quanto a mim vai pagar caro por isso. O que é pena.

Ele falou para o País como se a maioria do país não conhecesse quase nada, quase nenhum pormenor de toda esta história. Mas esse país já não existe, hoje em dia, muitos de nós, quer aqui neste forum, quer em outros lugares, sabemos e debatemos os pormenores, e sobretudo queremos respostas mais concretas.

Como disse, esta questão no fundo é irrelevante, mas com esta entrevista tudo continuará como até aqui e nas próximas semanas e meses será sem dúvida um tema de desgaste permanente do 1º ministro.

Concordo integralmente

Efectivamente o Socrates tem sido um primeiro ministro presente e espero que ele seja avaliado por aquilo que é e não pelas miseraveis habilitações literárias que nada dizem acerca dum individuo :)

nas
Conheçes ppl da uminho?

Se conheceres ppl licenciado... que tenha ido buscar o diploma na cerimonia do domingo... que data é que eles tem no diploma! São fraudes! :S

Assim se vê que a maioria dos argumentos apresentados não fazem o minimo sentido. No entanto alguns ainda os usam para engrossar as pretensas "provas do crime".

nas

Assim se vê que a maioria dos argumentos apresentados não fazem o minimo sentido. No entanto alguns ainda os usam para engrossar as pretensas "provas do crime".
Eu só digo... não há nada para o criticar... o gajo está a trabalhar! Quem entrar numas finanças nota a diferença! O financial times internacional já diz que portugal está a crescer e a convencer... e o ppl anda aqui na caça às bruxas! Sejamos pragmaticos! Andar a pegar em coisas e atira-las para o ar... sem qualquer background... só para a confusão... é triste!

Só um aparte... que até acho engraçado:

O meu diploma foi passado a um sabado! 17 de setembro de 2005! Querem ver que também tive favores!?

E querem saber algo ainda melhor... se a cerimonia de entrega de diplomas for a um domingo, que já aconteceu na UM... a data é de domingo! Fantastico mike! O ppl da UM é um aldrabão!

Pessoal... deixem de acreditar nas palavras soltas... palhaçada só para tentar queimar alguém!

São muitas "palavras soltas" sobre o mesmo tema.

Não duvido minimamente que o homem seja engenheiro técnico, acho que ninguém põe isso em causa, porque batem sempre nessa tecla? Mas houve erros/enganos que foram corrigidos/alterados, já o disse antes, mas repito, vai ficar tudo igual, nem melhor nem pior.

Não duvido minimamente que o homem seja engenheiro técnico, acho que ninguém põe isso em causa, porque batem sempre nessa tecla? Mas houve erros/enganos que foram corrigidos/alterados, já o disse antes, mas repito, vai ficar tudo igual, nem melhor nem pior.
Engenheiro técnico nunca esteve em causa...
O que esteve em causa foram 5 cadeiras em 50 de uma licenciatura em engenharia!! essas 5 tiradas na uni!

E o que vi é... não percebo porque colocaram em causa as 5 cadeiras! Qual é o problema dessas 5 cadeiras? Qual?

Eu só digo... não há nada para o criticar... o gajo está a trabalhar! Quem entrar numas finanças nota a diferença! O financial times internacional já diz que portugal está a crescer e a convencer... e o ppl anda aqui na caça às bruxas! Sejamos pragmaticos! Andar a pegar em coisas e atira-las para o ar... sem qualquer background... só para a confusão... é triste!

Oh sim, varrer para debaixo do tapete tudo aquilo que não está a correr bem também é boa política...

Já agora, por acaso entrei numa repartição de finanças há pouco tempo, o que notaste de diferente? Eu notei as mesmas filas do costume e o atendimento "simpático" tão característico, elucida-me lá, talvez fosse distraido.

O Sócrates ter dito que tinha licenciatura sem ter, não estando a exercer um cargo que exija essas habilitações nem tendo entrado no cargo por esse motivo, equivale a um gajo dizer que papou um Fr com um mata velhos.
Não contribui em nada para o meu mal estar nem do país. Se o gajo (Socrates) se sentia mal em dizer que era apenas Engº Técnico, se se sentia diminuido, e se sentiu mais realizado em passar por Engº a mim tanto se me faz como se me fez. Não me prejudica em nada, nem prejudica em nada a sua função. Claro, desde que não estivesse a exercer um cargo que exigisse tal grau. Aí sim, seria gravissimo, mas o Sócrates nunca o fez (pelo menos, até ao próximo boato).
Esta história toda faz-me é parecer que andava muita gente "ressabiada" e "incomodada" com as mudanças que o Sócrates anda a fazer, que não descansaram enquanto não arranjaram algo para lhe pegar.

Eu também não me queria meter neste tópico, mas cá vai:

Conclui o Bacharel em 1990 com titulo de Engenheiro Técnico. Sempre respondi como sendo Eng. Técnico quando questionavam as minhas habilitações literárias. Isso não impediu que muita gente me tratasse por Engenheiro. Acham que eu andei a corrigi-las a todas?
Alguns pequenos exemplos:
- Inscrição no ACP. Coloquei como profissão Eng. Técnico. A partir dessa data passo a receber toda a correspondência como sendo Sr. Eng.
- Abertura de conta em qualquer Banco. Coloquei sempre como profissão Eng. Técnico. A partir dessa data passo a receber toda a correspondência com o titulo Sr. Eng. A primeira vez, ainda pedi ao Banco para corrigir, mas a funcionária não sabia o que era isso de ser Eng. Técnico[8b] , e não podia corrigir.
- Conclusão: desisti de fazer este tipo de correcções.

Entre 1990 e 1999 o meu titulo académico era Bacharel em Engenharia(Engenheiro Técnico), e era essa informação que colocava em todos os papéis oficiais. Mas toda a gente (principalmente nos meios profissionais) me tratava por Eng.
Acham que andava a corrigir toda a gente que me tratava por Eng?
Olhe desculpe, não sou Engenheiro, mais sim Engenheiro Técnico...

Entretanto conclui o CESE no ISEL em 1999, que, para quem não sabe é um Curso Superior Especializado com equivalência a Licenciatura e reconhecido pela Ordem dos Engenheiros.
A partir daí passei a preencher os documentos oficiais como Licenciado em Engenharia. Mas toda a gente me continua a tratar como Engº.

Para finalizar este "testamento" , aqui vão algumas ideias para lançar ainda mais a confusão[;)] :
- essa coisa do Engenheiro Técnico se auto-intitular Engenheiro nem sempre parte do próprio (embora eu conheça alguns casos em que isso se verifique[:D] ).
- só quem não conhece o ISEL é que acha estranho o o nosso Primeiro Ministro levar um ano a conseguir o seu certificado das cadeiras concluidas.
- Professores levarem meses (nalguns casos anos) a lançarem as notas na secretaria é perfeitamente banal.
- No primeiro ano da Licenciatura (CESE) do nosso Primeiro Ministro no ISEL, ele teve que fazer 10 cadeiras. No segundo, feito já na UNI ele fez 5 cadeiras.
- Quando eu fiz o CESE do ISEL, fiz 10 cadeiras no 1º ano e 10 cadeiras no 2º ano.

Cumprimentos,

Oh sim, varrer para debaixo do tapete tudo aquilo que não está a correr bem também é boa política...

Já agora, por acaso entrei numa repartição de finanças há pouco tempo, o que notaste de diferente? Eu notei as mesmas filas do costume e o atendimento "simpático" tão característico, elucida-me lá, talvez fosse distraido.
Eu?

Atendido em 5m, pedi uma documento que demorava 15 dias o ano passado... foi-me entrego no momento!

Mas volto a repetir... qual é a duvida... usa o pragmatismo... não levantes coisas estranhas... analisa e diz-me o que há de mal... diz-me, porque ainda não entendi!

Conclui o Bacharel em 1990 com titulo de Engenheiro Técnico. Sempre respondi como sendo Eng. Técnico quando questionavam as minhas habilitações literárias. Isso não impediu que muita gente me tratasse por Engenheiro. Acham que eu andei a corrigi-las a todas?
- Inscrição no ACP. Coloquei como profissão Eng. Técnico. A partir dessa data passo a receber toda a correspondência como sendo Sr. Eng.
- Abertura de conta em qualquer Banco. Coloquei sempre como profissão Eng. Técnico. A partir dessa data passo a receber toda a correspondência com o titulo Sr. Eng. A primeira vez, ainda pedi ao Banco para corrigir, mas a funcionária não sabia o que era isso de ser Eng. Técnico[8b] , e não podia corrigir.

Entre 1990 e 1999 o meu titulo académico era Bacharel em Engenharia(Engenheiro Técnico), e era essa informação que colocava em todos os papéis oficiais. Mas toda a gente (principalmente nos meios profissionais) me tratava por Eng.

Entretanto conclui o CESE no ISEL em 1999, que, para quem não sabe é um Curso Superior Especializado com equivalência a Licenciatura e reconhecido pela Ordem dos Engenheiros.
A partir daí passei a preencher os documentos oficiais como Licenciado em Engenharia. Mas toda a gente me continua a tratar como Engº.

Para finalizar este "testamento" , aqui vão algumas ideias para lançar ainda mais a confusão[;)] :
- essa coisa do Engenheiro Técnico se auto-intitular Engenheiro nem sempre parte do próprio (embora eu conheça alguns casos em que isso se verifique[:D] ).
- só quem não conhece o ISEL é que acha estranho o o nosso Primeiro Ministro levar um ano a conseguir o seu certificado das cadeiras concluidas.
- Professores levarem meses (nalguns casos anos) a lançarem as notas na secretaria é perfeitamente banal.
- No primeiro ano da Licenciatura (CESE) do nosso Primeiro Ministro no ISEL, ele teve que fazer 10 cadeiras. No segundo, feito já na UNI ele fez 5 cadeiras.
- Quando eu fiz o CESE do ISEL, fiz 10 cadeiras no 1º ano e 10 cadeiras no 2º ano.

Cumprimentos,

Nem mais... mas para criar confusão tudo serve.
Uma coisa... explica os dois ultimos pontos... a bold.

Nem mais... mas para criar confusão tudo serve.
Uma coisa... explica os dois ultimos pontos... a bold.

Não tenho explicação.
Quando disse que pretendo lançar a confusão, não foi no sentido depreciativo que estás a colocar...[;)]
Com os dois últimos pontos estou a pôr em causa o processo de equivalências da UNI, e não em particular a do PM.
Admito que a minha frase não é a mais feliz, mas na realidade, o que ponho em causa é o processo de equivalências da UNI.

Cumprimentos,

Eu?

Atendido em 5m, pedi uma documento que demorava 15 dias o ano passado... foi-me entrego no momento!

Mas volto a repetir... qual é a duvida... usa o pragmatismo... não levantes coisas estranhas... analisa e diz-me o que há de mal... diz-me, porque ainda não entendi!

E eu fui atendido de forma igual ao costume, não é uma coisa estranha, é um exemplo mais do que pragmático que contrapus ao teu optimismo. Se não chamas a isso de pragmático, diz-me que dicionário usas.

Cumprimentos,

Mas tu és licenciado pelo ISEL e ele é pela UNI. As faculdades têm alguma autonomia para fazer o plano de estudos. O que poderá ser questionado é se todo o percurso académico do Sócrates equivale ou não ao percurso que faz um Licenciado 100% pela UNI.
Durante o meu curso tive 5 cadeiras por semestre. Os alunos dos anos passados ao meu tinham 6 por semestre. Axo que isso não me faz menos licenciado em engenheiria que eles, pelo menos do ponto de vista do grau académico. Agora com Bolonha até se sai mestre após 5 anos. Eu com 6 anos de estudo continuo a ser apenas licenciado, até entregar a tese. Convém é que com mais ou menos anos, mais ou menos cadeiras, a qualidade do licenciado seja idêntica.

Última edição:
FMLS, A questão é que nem sequer percebi... eheheh

Quanto ao atendimento só digo uma coisa... não é dar uma injecção e as finanças ficam todas a funcionar... a que falo é no porto... no campo alegre... por algum sitio se começa... e já está a andar.

Cumprimentos,

Colega! (Estudando ou chumbando (no caso do Primeiro Ministro pedindo transferência), chumbando ou chumbando,[:D] [:D], ISEL és do melhor q há!)

Por acaso achei graça qdo o "gajo" diz com ar cansado, "eu tive q fazer 55 cadeiras em 12 semestres para ser licenciado!", poxa! Eu tive q fazer 70 em 12 semestres!

Voltar
Superior