O estilo Sócrates

Preocupa-me um pco q o País esteja numa situação incomoda a nível económico/social/etc e os jornalistas q tem a sua função no estado de dto democrático e a oposição q mts vezes desempenha um papel fundamental no controlo das politicas do Governo estejam preocupados com o percurso académico do nosso PM, especialmente num período de tp curtissimo e q ademais foi numa área completamente irrelevante para o desempenho das funções actuais.

Qq pessoa q conheça os vícios do ensino superior conheçe bem os factos salientados pelo PM. A burocracia representa um peso enorme no funcionamento dos serviços. Mts vezes a secção central dos serviços comunica de forma ultra deficitária com as secretarias das faculdades e vice-versa.

Posso dar um ex: No meu certificado de licenciatura vinha como data de conclusão o dia 24.06.2004. Passado cerca de 8 meses ligaram-me da secção central a dizer q tinha havido um engano e q a data estava mal! A correcta seria 07.07.2004. Ora eu já me tinha inscrito numa instituição q exige o certificado! Lá tive eu q ir rectificar as coisas.

E não se pense q isto se passou numa privada! Foi na Universidade de Coimbra, a mais antiga do País.

Na entrevista o Sócrates deu um baile a todos os q o criticaram. Diz bem a qualidade do psd qdo em vez de oposição às politicas dedicam-se às oposição acéfala e sem argumentos ao Homem.

Até o Louça q é das pessoa com critica mais fácil da politica já disse q acabou a história!

Está na altura de todos -cidadãos, governantes, opoisção e jornalistas- se concentrarem nas coisas importantes, fazendo em consequência desenvolver o País.
Vá lá que nao sou o unico a dizer que é normal...

É só isto que critico desde o inicio deste tópico a falta de espinha dorsal por parte do PM para falar a verdade seja ela qual for.

E para mim, o facto de ser como a pescada, que antes de ser já se intitulava, revelou-me o seu caracter ... mesquinho e futil.

Jogo limpo.

Não tendo seguido atentamente esta discussão, porque sinceramente nunca me interessou muito, e porque acho que andam a pegar com factos que só quem nunca andou numa universidade pode pegar, como as notas saírem em Agosto, ou os atrasos nos processos de equivalência.. Gostaria de vos colocar uma questão muito simples...

Afinal, ao fim de quase um mês de polémica já há algum prova, ou facto concreto que demonstre que ele foi favorecido em relação aos outros alunos da UNI no tratamento que teve para concluir a licenciatura?

Ou até agora ainda não saímos da fase do "jornalismo" à moda do Portugal profundo?

Eu prometi ficar calado, até ouvir os esclarecimentos do PM.

Relativamente à entrevista devo dizer que foi muito mal conduzida. Não houve uma lógica seguida nas perguntas, que deveria ter sido feita. Uma ordem cronológica. Teve de ser o próprio PM a explicar mais aprofundadamente e dar uma ordem cronológica ao seu percurso académico (que era o que os portugueses queriam ouvir), porque ambos os jornalistas da RTP e da Antena1 queriam avançar logo para a questão seguinte antes de o PM acabar.

Do meu ponto de vista, as dúvidas estariam sobretudo no certificado de habilitações: a transferência para a UnI sem ter o certificado de habilitações. Hoje mesmo o ISEL veio a público (segundo notícia da SIC) dizer que há 10 anos seria normal um certificado de habilitações demorar tanto tempo a ser emitido. Ora se eu me vou inscrever mas me pedem um certificado de habilitações, e este não está ainda passado (algo a que estou alheio...), das duas uma, ou vamos à secretaria partir aquilo tudo ou pedimos uma inscrição sem o mesmo, explicando a situação. Eu escolheria a última opção. As consequências, se mentir, são minhas: não me passam o certificado no final de estar 1 ano a fazer as 5 cadeiras.

A desorganização das secretarias está patente mesmo hoje: em todos os jornais vejo anúncios de universidades privadas destinado aos ex-alunos da Uni. "Venham, nós preparamos tudo". Quem daqui acredita que estes, ao se irem inscrever numa outra faculdades levarão já prontinho um certificado passado pela Uni com as cadeiras feitas?

Eu estive para entrar na Lusíada em Lisboa (como segurança caso não entrasse numa pública) quando estava a regressar do estrangeiro. Inscrevi-me nesta faculdade sem problemas NENHUNS, sem ter as específicas que eles pediam feitas. Eles bem pediam matemática mas não a tinha. No entanto, como tinha estado num curso com uma cadeira de matemática (que nem a concluí nessa altura), aceitaram-me... Porquê? $$$$$$.

Se houve favorecimento ou não dos professores sobre Sócrates? Quero lá saber. Quantas alunas neste país vão para a cama com o professor para serem convidadas para assistente? Quantos alunos vão para a cama com professores para serem aconselhados a dirigir museus, institutos, etc.. Estamos no país que estamos. Ou os portugueses são uns anjos? É um país de cunhas e influências. Por 5 cadeiras que teve? Eles fez 55...

Se ele se intitulou de engenheiro sem o ser. Errou. Aqui em Portugal são todos cagões. Se um licenciado em História se intitula de Doutor e se um técnico do Ministério do Ambiente se intitula de Engenheiro. Agora uma coisa errou: o título de engenheiro apenas se aplica pela Ordem. Entretanto emendou: "licenciado em engenharia". Faz-me lembrar o caso do Dr. Rui Frade. Licenciado em medicina, que se especializou em Psiquiatria. Não fez os exames do colégio da psiquiatria, e intitulava-se psiquiatra. Errou. Mas emendou: "medico de psiquiatria".

É pá, com toda a sinceridade. Há muita gente que o queria deitar abaixo. Marques Mendes, esse coitado. Veio logo a correr... é o primeiro a querer saltar ao poleiro. É natural que tivesses tudo preparado. Quer mais investigações. Se ele quer mais investigações, ainda se vira o feitiço contra o feiticeiro, porque muitos que andam por aí bem se podem esconder. E Marques Mendes NUNCA irá ser primeiro-ministro. NUNCA. Além de um incompetente, não tem carácter e é mentiroso como todos os políticos...

Sócrates é primeiro ministro. Está a governar, e bem, na minha opinião (e na do FMI, da CE e até no artigo do Finantial Times desta semana). Vai continuar a governar por mais 2 anos... e com toda a certeza outros 4.

Já agora a votação que a SIC fez acabou em 62% (portugueses que acham que o PM convenceu) e 38% o contrário. Os comentadores políticos e jornais pouco falaram hoje... a não ser que não havia mais nada por onde pegar. Mas muitos continuam a querer a cabeça do PM. Esperem sentados mais 6 anos. Eu cá estarei.

E chamem-me yes-man... quanto mais me chamam mais me excito! [:D] Isso é para quem não tem argumentos. Os meus, apresento-os sempre.

Mas os portugueses são assim: enquanto houver conversa que possa ser discutida no café ou nas 1001 pausas que fazem durante o trabalho, tudo serve. [kiss]

EDIT
Só para acrescentar: este tema foi conversa durante estas 2 últimas semanas. Para distrair o país, dado não haver mais nada de mal para falar, pelos vistos. Aqui se vê o papel da comunicação social portuguesa. Mas uma coisa garanto: dentro de 1 mês já todos se esqueceram deste assunto...

Última edição:
...

Se houve favorecimento ou não dos professores sobre Sócrates? Quero lá saber. Quantas alunas neste país vão para a cama com o professor para serem convidadas para assistente? Quantos alunos vão para a cama com professores para serem aconselhados a dirigir museus, institutos, etc.. Estamos no país que estamos. Ou os portugueses são uns anjos? É um país de cunhas e influências. Por 5 cadeiras que teve? Ele fez 55...

Se ele se intitulou de engenheiro sem o ser. Errou. Aqui em Portugal são todos cagões. Se um licenciado em História se intitula de Doutor e se um técnico do Ministério do Ambiente se intitula de Engenheiro.
...

Sei de um gajo que, por razões familiares, fez a sua formação académica em diferentes países e, quando mudava de país, era sempre uma confusão do caraças por causa das equivalências, mas SEMPRE lhe aceitaram as inscrições/matrículas em várias universidades, condicionadas a posterior apresentação dos certificados que, quase sempre, demorava alguns meses. Isto em países que por cá são considerados o supra-sumos da civilização.
As situações de favorecimento são como cá. Não é exclusivo português.

Agora, com o uso e a distorção dos títulos académicos é que já é diferente.
Melhor só em alguns países da América Latina, onde para ser "Doutor"... tem que usar fato e gravata ! (falo a sério).
Aqui, basta ser licenciado... [;)]

Eu acho que as Verdadeiras Dúvidas ficaram "enterradas" por dúvidas de tanga. (que a meu ver só dão cabo da queixa da "acusação" que da defesa!)

Notas lançadas no mesmo dia em Agosto é mais que normal, Certificados demorarem séculos idem, diplomas aos fds tb.
Aqui nada me parece complcado.

Fica por esclarecer como é que um professor dá 4 cadeiras a um aluno (nem ético é...) e depois no seu vasto curriculum (45 páginas) mete que só deu 2! E na faculdade tb não há registos se deu 2 ou 4....
Isto por exemplo ficou por explicar!

Não tendo seguido atentamente esta discussão, porque sinceramente nunca me interessou muito, e porque acho que andam a pegar com factos que só quem nunca andou numa universidade pode pegar, como as notas saírem em Agosto, ou os atrasos nos processos de equivalência.. Gostaria de vos colocar uma questão muito simples...

Afinal, ao fim de quase um mês de polémica já há algum prova, ou facto concreto que demonstre que ele foi favorecido em relação aos outros alunos da UNI no tratamento que teve para concluir a licenciatura?

Ou até agora ainda não saímos da fase do "jornalismo" à moda do Portugal profundo?

Parece que a resposta é não !

Bom Post [;)]

Consultei o Prof. Chibanga acerca desta polémica.
Ele respondeu que estamos agora a passar da fase "Os cães ladram e a carruagem passa"
para a fase
"Águas passadas não movem moinhos." (daqui a duas semanas) :)

Edit: Uma salva de palmas para o Sr. Engenheiro da Opinião Pública!

O Mundano até nem é nada suspeito[:p]

Mas eu nem disse nada... Só coloquei uma questão..

Há algum facto concreto ou não?

É que as coisas em que vejo pegar, são coisas que só pode achar estanho quem nunca andou no ensino superior..

Notas a sairem quase 2 meses depois dos exames é o pão nosso de cada dia.. E ainda há 3 anos (e não há 10 onde tudo era bem pior) tive um colega que no 2º ano da licenciatura de transferiu da Univ do Porto para a Univ de Aveiro e andou um ano e meio a fazer as cadeiras que entre ele e o coordenador do curso acharam que ele devia fazer.. Porque só ao fim desse tempo é que ele teve o processo de equivalências concluído e só ai é que ficou com a certeza das cadeiras a que tinha ou não equivalência..

Isto envolvendo a Univ do Porto e a Univ de Aveiro, que não me parece que sejam universidades suspeitas..

Sinceramente, e correndo o risco de deixar passar alguma coisa em falso porque não segui muito atentamente este processo, a única coisa que vejo de errado nisto tudo foi ele usar o titulo de engenheiro quando era engenheiro técnico.. Mas eu em toda a minha vida nunca vi ninguém a tratar ninguém por Senhor Engenheiro Técnico, ou Senhor Licenciado em Engenharia.. E os eng. técnicos que ai haja pelo fórum que venham cá dizer como é normal serem tratados.. Enfim.. Para mim é um detalhe absolutamente menor..

Agora, também acho que foi mal conduzida a relação com a imprensa neste processo todo.. Embora seja importante perceber que entre telefonar indignado, exaltado e até ameaçar com tribunal e efectivamente condicionar um jornal, vai uma certa diferença..

E para mim, neste processo todo a grande surpresa foi a postura do "O Publico". Para mim era o jornal de referencia e fiquei profundamente desiludido... Chegamos ao caricato de ver o director do Correio da Manhã a dizer que não entrou muito nesta historia porque não havia factos jornalísticos, mas apenas rumores e boatos que vinham de fontes com interesses dúbios, como era o caso do Blog que começou com a historia, e o Publico, que supostamente deveria ser o jornal de referencia a levar a cabo uma campanha em que atropelaram princípios básicos do jornalismo, especialmente na edição online do jornal. Até ao ponto de escrever artigos de opinião como se de noticias se tratassem chegaram..

E entretanto a pergunta mantém-se... Há algum facto que suporte a teoria de que ele foi favorecido em relação aos outros alunos da Uni?

E entretanto a pergunta mantém-se... Há algum facto que suporte a teoria de que ele foi favorecido em relação aos outros alunos da Uni?

Não.
Mas os jornais devem estar com problemas nas vendas... isso que dizes do publico é realmente algo que não tinha sequer pensado... mas nem o 24h fez tanto alarido... será o publico o novo jornal tabloide?

Não.
Mas os jornais devem estar com problemas nas vendas... isso que dizes do publico é realmente algo que não tinha sequer pensado... mas nem o 24h fez tanto alarido... será o publico o novo jornal tabloide?

:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

NÃO POSSO !!!!!!!!!!!!

Vocês para defenderem tamanha confusão em torno do PM-Pinóquio Ministro, até já pôem em causa a seriedade do PUBLICO !!??

Um jornal considerado como referência aqui no AHO quando comparado com o que vocês apelidam de pasquim 24 Horas e sensacionalista o Correio da Manhã !!

Eh pá vocês parem ... porque ainda vão pôr em causa mais coisas só para defender a tese da cabala ...

Só me lembro de uma expressão ...

" Bravo MIKE "

[:D] [:D] [:D]

Não.

Há quem diga que tem a ver com uma certa animosidade que existe entre o director do Publico o José Manuel Fernandes e o Sócrates, já de antes de ele ser PM.. Ao que parece nestes dois anos de governo o Sócrates nunca atendeu sequer um telefonema do director do Publico..

E sendo esta noticia já velha, porque há mais de um ano que estes rumores corriam em blogs e tinham inclusivamente saído no jornal O Crime (ou foi no Diabo??).. O timming para a investigação feita pelo Publico não deixa de ser caricato.. Logo após o chumbo da OPA da Sonaecom, em que o sentido de voto da CGD teve um papel preponderante..

Se a isto juntarmos a noticia que saiu há dias segundo a qual o Santana Lopes cerca de um mes antes da investigação do Publico já tinha avisado o Marques Mendes para se preparar porque o verdadeiro escândalo da Universidade Independente ainda estava para sair..

Enfim... Eu não quero entrar em teorias... Mas parece-me evidente que
toda esta historia tem pés de barro e foi lançada com um timming preciso e com objectivos concretos.. E antes de ser lançada alguns circulos de influencia já sabiam que ia ser lançada...

Resumindo, depois de ser gay, não licenciado, a seguir será o que?

:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

NÃO POSSO !!!!!!!!!!!!

Vocês para defenderem tamanha confusão em torno do PM-Pinóquio Ministro, até já pôem em causa a seriedade do PUBLICO !!??

Um jornal considerado como referência aqui no AHO quando comparado com o que vocês apelidam de pasquim 24 Horas e sensacionalista o Correio da Manhã !!

Eh pá vocês parem ... porque ainda vão pôr em causa mais coisas só para defender a tese da cabala ...

Só me lembro de uma expressão ...

" Bravo MIKE "

[:D] [:D] [:D]

Nao ha tese de cabala... porque até agora nada foi provado...

Espero por factos.

Voltar
Superior