O estilo Sócrates

Dá tu provas de fazeres um curso.
Eu dou a minha... o diploma que tenho dentro de uma moldura... assinado pelo reitor e datado de um sabado. Sei quem o tem de domingo... pelo que vi nas ultimas semanas... é o necessário para se por em duvida... Espero que não tenhas uma cerimonia de recepção de canudos a um domingo... senão tb passas a ter um percurso duvidoso...
Volto a perguntar... como provas que fizeste um curso!? Nao chegará o diploma? Eu, sinceramente, não tenho mais nenhuma prova. Quanto às historias de ele entrar e sair cedo dos exames... eu fiz um exame em 15m e passei à cadeira... num exame de 3h! Houve quem tivesse ficado as 3h e não passou... e!?
O que vejo é muita gente com ideias fantasticas... fazer filmes é com os portugueses... pena hollywood estar desatenta...

Tu andas a subir na minha consideração com umas observações inteligentes para caraças! Já vais em -20 ! [:D]

Bem, e venho eu a este tópico.

Vi toda a entrevista, e o que tenho a dizer é. Nao tenho quaisquer duvidas do percurso académico do Eng. José Socrates.

A unica duvida que teria foi ele entregar o certificado de habilitações mais tarde na uni, mas quem tiver colegas em universidades privadas saberá que isso é normal em trocas de universidades... As privadas querem a todo o custo mais alunos e não tem problemas em receber um aluno e esperar pelo certificado. Ele entregou-o provando que tinha feito as cadeiras... então Qual é o problema!? No meu ver, nenhum!
Facto é que ele fez todo o seu curso em universidades e depois faltavam 5 cadeiras. Fez-las como qualquer aluno, não vi qualquer caso. vi também o problema das notas em agosto... nao percebi o caso... tenho muitas notas lançadas em agosto e andei numa universidade publica (uminho). Fiz uma pós-graduação também na uminho e tive notas lançadas 6 meses depois de fazer o exame! Querem fazer um caso deste caso das notas lançadas seis meses depois? Ok... como me defendo? Nao me defendo... que posso fazer!? Nada!

Mais questões para o caso? Não vi nada mais... querem pegar pelo tratamento de engenheiro? Juventude, eu não estou inscrito na ordem... e tratam-me por engenheiro... e? Se gosto? Não... Se as vezes digo para não me tratar... sim... Agora se fosse primeiro-ministro pedia? Não! Simplesmente porque demonstra que essa pessoa teve um percurso academico e socialmente, para vender, é bom. E quer queiram, quer não... um politico é saber vender. Caso Aqui? Nada...

Outra... a questão da biografia... não vi qualquer problema... conheço muitos engenheiros técnicos que se deixam tratar por engenheiros, e inclusive dizem que tiraram engenharia de algo... nao dizem que tiraram licenciatura em algo... mas pelo que vi, o primeiro ministro também não disse nesse papel que tinha tirado licenciatura. Para além disso, é uma correcçao nessa altura... não foi uma correcção decadas depois... qual é o stress? Criar confusão... ok... criem lá!

Resumindo, o caso curso comprado é de facto uma forma de vender jornais... o homem até deixa que se veja todos os dados de aluno dele... e mesmo assim crucificam-no... duvido que eu me consiga defender se alguem colocasse em causa o meu diploma... a unica prova que tenho... é o diploma! Com que mais conseguia contrapor?

No meio disto tudo o que é que se tira... o primeiro ministro e este governo estão a fazer um excelente trabalho... já fizeram mais que os ultimos 4 governos! Não tem medo de actuar... já o chamaram de gay, já disseram que comprou o curso... que falta mais? Não dá para o chatear com o bom trabalho pelo país, tentam queima-lo com non senses?

Muito bem !!

A única questão realmente importante em minha opinião era se tinha ou não havido favorecimentos por parte da Independente e troca de favores politicos.

Acredito que não. Quem não acredita que prove que houve

Dá tu provas de fazeres um curso.
Eu dou a minha... o diploma que tenho dentro de uma moldura... assinado pelo reitor e datado de um sabado. Sei quem o tem de domingo... pelo que vi nas ultimas semanas... é o necessário para se por em duvida... Espero que não tenhas uma cerimonia de recepção de canudos a um domingo... senão tb passas a ter um percurso duvidoso...
Volto a perguntar... como provas que fizeste um curso!? Nao chegará o diploma? Eu, sinceramente, não tenho mais nenhuma prova. Quanto às historias de ele entrar e sair cedo dos exames... eu fiz um exame em 15m e passei à cadeira... num exame de 3h! Houve quem tivesse ficado as 3h e não passou... e!?
O que vejo é muita gente com ideias fantasticas... fazer filmes é com os portugueses... pena hollywood estar desatenta...

O problema está nas facilidades em que ele obteve...

No favorecimento...

Fiquei esclarecido à legalidade do diploma,

mas desiludido por o Socrates ter mentido, porque ao contrario do que ele dize, é mais que obvio que a transferência do ISEL para a UnI é apenas e só porque na UnI seria muito mais fácil ( mesmo sem suposto favorecimentos ), e o Socrates que nem queria exercer eng. civil ( que raio, se ele nem queria aquilo porquê que tirou o curso?!, prazer intelectual não foi senão não tinha mudado para uma Univ. menos exigente), apenas o titulo de eng.

Mas ele na (maioria) das privadas em Portugal, deve ser só génios, e têm tempo para tudo, aulas, politica, pelo meio ainda trabalham para empresas, eu na publica tenho professores que mal têm tempo para um mero horário de duvida, devido aos trabalhos de investigação e afins. E como se não bastasse ainda se for preciso dão 4cadeiras ( como aconteceu a quem leccionou ao Socrates na UnI) que nem estão relacionadas, espectacular.

Assim à primeira vista (e só falando no ano da UnI): 4 cadeiras dadas pelo mesmo professor e 1 cadeira dada especialmente pelo reitor (existe algum aluno que teve o mesmo tratamento?), foi lhe dado um plano de estudos com base em boa fé (até parece que qualquer um aparece numa qualquer universidade a dizer que fez as cadeiras x e a universidade aceita-o imediatamente sem ter provas concretas do que o aluno afirma), um certificado de habilitações aprovado um ano depois da lei já não o permitir, ou seja, fora do tempo estipulado por lei...

Apenas isto, taveirada. "Só" isto.

Last edited:
Taveirada, vai lá tu a qq universidade pedir equivalências... sem apresentar 1 certificado de habilitações.

1. Mesmo que não consiga... ele apresentou um certificado antes de receber o diploma.
2. Conheço pessoas em universidades em que tiveram a mesma situação que a que falas.

Assim à primeira vista (e só falando no ano da UnI): 4 cadeiras dadas pelo mesmo professor e 1 cadeira dada especialmente pelo reitor (existe algum aluno que teve o mesmo tratamento?), foi lhe dado um plano de estudos com base em boa fé (até parece que qualquer um aparece numa qualquer universidade a dizer que fez as cadeiras x e a universidade aceita-o imediatamente sem ter provas concretas do que o aluno afirma), um certificado de habilitações aprovado um ano depois da lei já não o permitir, ou seja, fora do tempo estipulado por lei...

Apenas isto, taveirada. "Só" isto.
Tudo o que falas é normal.

Lusiada, portucalense... alguns exemplos. Continuo sem uma prova de curso facilitado... Apresentou antes do final do curso todas as provas... continuo sem entender onde é o curso facilitado... ou dado... Fez as cadeiras necessárias... com aproveitamento. Qual é o facilitismo?
Ninguém aqui conhece alunos em universidades que tem por exemplo uma cadeira atrasada facilitada? Eu conheço... desde feup, uminho, novas... etc etc

Last edited:
Taveirada, vai lá tu a qq universidade pedir equivalências... sem apresentar 1 certificado de habilitações.

Vais a uma privada, pagas a inscriçao e tu vais ver se eles nao te facilitam. Nao estas a falar de um curso sujeito a concurso nacional, mas sim de um curso que se desenrola em horario pos laboral e que nem tera assim tantos alunos.

Vais a uma privada, pagas a inscriçao e tu vais ver se eles nao te facilitam. Nao estas a falar de um curso sujeito a concurso nacional, mas sim de um curso que se desenrola em horario pos laboral e que nem tera assim tantos alunos.
ora nem mais...

sinceramente, e estando ainda eu a tirar o mestrado..............não duvido nada que ele tenha feito a licenciatura (por exames) que muita gente faz é não ir ás aulas e só ir aos exames, principalmente trabalhadores estudantes!

e já todos sabemos os serviços acadêmicos como funcionam........já me perderam notas e exames, já me perderam o comprovativo de cadeiras que fiz, e que eles teimavam em dizer que não tinha feito porque o computador assim dizia...........etc e etc!

para mim, toda esta questão não faz grande diferença..................eu votei nele como primeiro ministro, e se ele cumprir o seu papel, pouco me importa que seja agricultor, engenheiro ou médico!

Repara, quando ele entrou o curso estava no 1º ano, no entanto ele obteve equivalências do 5º ano.

Desafio-te! Vai pedir equivalências...

Repara, quando ele entrou o curso estava no 1º ano, no entanto ele obteve equivalências do 5º ano.

Volto a repetir... conheço pessoas que aconteceu o mesmo... nao foi no quinto.... foi no terceiro. Entregou as equivalencias em maio...

Parece-me haver ai alguma confusão da tua parte.
A UNI lecionava um curso para o qual tinha que ter um plano de estudos para os 5 anos. O Socrates inscreveu-se, e o conselho ciêntifico decidiu quais das cadeiras do plano de estudos davam equivalência. Assim sobraram as tais 5 cadeiras que ele teve que fazer.
Como a faculdade ainda não deveria estar preparada com corpo docente para os 2º, 3º, 4º e 5º ano (porque o nº de alunos deveria ser marginal), arranjaram um professor que fizesse o jeito de dar a cadeiras, evitando assim contratar professores para meia duzia de gajos (secalhar até seria só 1 a ter cada uma das cadeiras). Esse prof por ter dado as cadeiras a nivel extraordinário nem sequer as colocou no curriculo. O reitor sewcalhar também teve que dar uma perninha para dar a tal cadeira de Inglês técnico da qual se tinha esquecido no plano de equivalências.
Pode-se contestar claro a qualidade do curso que o Socrates fez, mas tipo, se for mau ele vai à ordem e não passa no exame. Não é por isso que deixa de ser Licenciado em Engenharia. Presumo que os empregadores também saibam depois distinguir e dar maior valor a quem tirou a sua licenciatura numa outra faculdade ou de outra forma.

Aos que falam em tratamento de excepção e favorecimento, desafio a colocarem cá casos de alunos da UnI na mesma situação, inclusivé colegas do Socrates, aos quais foi dado tratamento diferente dos restantes.

Se querem falar mal do Sócrates, falem da Ota. Isso sim me parece um caso mal explicado, uma péssima decisão e um assunto que interessa realmente ao país.

Last edited:
Parece-me haver ai alguma confusão da tua parte.

Aos que falam em tratamento de excepção e favorecimento, desafio a colocarem cá casos de alunos da UnI na mesma situação, inclusivé colegas do Socrates, aos quais foi dado tratamento diferente dos restantes.

.

Aulas de um só aluno?[:)] E não se lembra do nome do professor?[:)]

Isso dá prejuízo...

Pensa...

Isso dá prejuízo...

Pensa...
Eu tive aulas em que eramos 2 dentro da sala... e nao me lembro do nome do professor.

Quanto ao prejuizo... o professor pode dar mais aulas... ou até ser pago só para aquela aula... e se 5 alunos estiverem inscritos... para o professor dar 3h por semana... acho que chega e sobra para nao dar prejuizo... mas isso é um problema da universidade!

Isso dá prejuízo...

Pensa...

Mas quem é que não se lembrava do nome do professor?
Segundo algumas teorias, ele até teria arranjado um cargo para o homem, e agora afinal nem se lembrava do nome dele?!

Mas quem é que não se lembrava do nome do professor?
Segundo algumas teorias, ele até teria arranjado um cargo para o homem, e agora afinal nem se lembrava do nome dele?!
Realmente... de arranjar cunha no governo... agora ja nao sabe o nome dele?

Eu vos garanto que não achava nada de anormal nao se lembrar do nome dele... como já disse... tive aulas com um professor... 2 alunos... nao me lembro do nome dele... nem penso que alguma venhas tenha sabido.

Alguém viu as últimas descobertas da TVI sobre esta temática?
Eu não vi... mas contaram-me por alto que afinal há outro certificado de habilitações com 7 cadeiras em vez de 5 da UnI, e cuja licenciatura foi passada em Agosto, em vez de em Setembro de 96 como tinha afirmado...
Ou isto já são "old news"?

Cumprimentos

Back