Corsa1200Sport
Well-known member
Agora já não tens tantas certezas???
Afinal havia (ou há) uma correlação entre a taxa directora do BCE e da Euribor.
Acho que nunca vamos saber se foi apenas a acção concertada dos governos europeus ou a descida da taxa do BCE ou ambas que fez com que a Euribor baixasse. Dai que só se pode concluir que foi muito baixo o aproveitamento politico do José [] em relação a este assunto.
bolas,parece que fazes sempre a pior interpretaçao possivel do que eu digo[
Vamos lá fazer a explicaçao o mais fácil possível:
normalmente a EURIBOR depende da taxa directora. Há um spread entre as duas, o qual é relativamente constante.
Assim sendo, a EURIBOR devia subir ou descer consoante as flutuaçoes da taxa de referencia. Os governos nao tem nenhuma influencia no estabelecimento da taxa directora.
Tivemos uma situaçao excepcional de panico no mercado, atraves outro factor passou a ser importante na formaçao do preço da euribor - counterparty risk. Este factor levou a um salto da euribor, que só foi interrompido quando a acçao dos governos europeus mitigou este factor, e restabeleceu a correlacao entre a EURIBOR e a taxa de referencia.
Tendo em conta que o BCE estava na altura a reduzir as taxas, atraves da intervençao governamental, foi possivel criar condições para que isto se repercutisse na euribor.
se isto nao é claro... eu desisto[