O futuro da musica.

Nightwisher

Well-known member
Vou expor aqui o que penso do futuro da musica para dizerem o que acham, se estou muito longe da realidade, se é realista, etc.
Acho que a compra de musica como a compra de algo fisico tem os dias comprados.
No futuro, iremos adquirir o "acesso a". Eu explico: Existira uma base de dados (ou varias) enorme com todas as musicas existentes, e pagamos para ouvirs por x vezes ou por x dias, semanas, meses ou perpetuamente (equivalente à compra actual de um cd).
Não se ira fazer download nenhum pois todos os dispositivos terão acesso por rede e todos osdispositivos que utilizarmos (aparelhagem, leitor portatil, autoradio) terão acesso instantaneo a toda a nossa coleção musical utilizando por ex. um cartão ou autenticação ou por biometria (impressão digital).
Poderia pois por exemplo em casa comprar uma musica e quando chegasse ao carro era só escolhe-la no autoradio, de entre as nossa colectanea.

O que acham desta visão?

Vou expor aqui o que penso do futuro da musica para dizerem o que acham, se estou muito longe da realidade, se é realista, etc.
No futuro, iremos adquirir o "acesso a". Eu explico: Existira uma base de dados (ou varias) enorme com todas as musicas existentes, e pagamos para ouvirs por x vezes ou por x dias, semanas, meses ou perpetuamente (equivalente à compra actual de um cd).
Não se ira fazer download nenhum pois todos os dispositivos terão acesso por rede e todos osdispositivos que utilizarmos (aparelhagem, leitor portatil, autoradio) terão acesso instantaneo a toda a nossa coleção musical utilizando por ex. um cartão ou autenticação ou por biometria (impressão digital).
Poderia pois por exemplo em casa comprar uma musica e quando chegasse ao carro era só escolhe-la no autoradio, de entre as nossa colectanea.

O que acham desta visão?

espero que não senao tds os que sacam musica tão lixados...apr:)apr:)apr:)

Muito ambicioso, sem dúvida.[;)]

Concordo especialmente no primeiro ponto: A venda de música fisicamente tem os dias comprados.

O que acham desta visão?

O i-pod já funciona um bocado assim, não já?

Compras musica, e não não é da forma fisica, é digital. E podes levá-la para qualquer sitio, e ligá-la a aparelhagens, auto-rádios...

Tens é de andar com ele...

Last edited:
O i-pod já funciona um bocado assim, não já?
Tens é de andar com ele...
Não tem muito a ver.
Neste caso o dispositivo não tem qualquer musica, é tudo por streaming.
Ah e tem a vantagem de puderes mustrares aos amigos a nova musica que comprasteera so autenticar-te no dispositivo que ele tem e voila.

Tem tudo os seus SEs... Eu acho que os CDs não vão acabar, mas passar a ser um objecto de colecionador, como hoje é o vinil. O que é certo, é que o fim dos CDs iria decretar a morte ao MP3 e o FLAC iria tomar conta do mundo da musica, isto falando nos actuais formatos.

Acho que com o desenvolvimento das rede, tudo será streaming (a musica, o video) e online (o software).

Assim os autores e produtores resguardam-se pois tudo o que têm que proteger é o local fisico onde todos irão aceder.
Um pouco como já acontece nos jogos que têm componentes online: tem pirateado não jogas o online nos servidores oficiais.

Mas digam mais em relação ao topico original.
Acham que será exequivel? Acham pratico? Acham que o mercado vai caminhar noutra direção? Qual?

E começou a revolução

E começou a revolução

Sony BMG prepara serviço de subscrição de música
#zahirad12{ margin:0px; padding:0px; text-align:right;}A editora discográfica tem em vista um novo modelo de negócio que permitirá ao utilizador o acesso ilimitado ao seu catálogo digital através do pagamento de uma soma mensal fixa.
vazio.gif
A notícia é avançada hoje pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung ao qual o CEO da Sony BMG, Rolf Schmidt-Holtz, diz que vê nesta solução o futuro para a indústria musical. O preço da subscrição não deverá exceder os oito euros e a música poderá ser reproduzida em qualquer leitor multimédia, incluindo o iPod da Apple. De acordo com o publicado, este projecto deverá arrancar ainda durante este ano

Se se lembram há uns tempos defendi que o conceito de album para mim nao tinha mais sentido.

Com youtube, internet móvel (e futuramente no carro) não tem sentido termos albuns.

A minha ideia seria que no futuro pagariamos uma mensalidade e poderiamos aceder em qq lugar a qq musica.

O primeiro passo foi dado. Além de nao termos que ter uma base de dados fisica (os cds) e andar a fazer cópias facilita muito.

Para mim o futuro é este serviço ser multi-editora.

E num futuro mais longiquo ser evolutivo ou seja:

Que sentido tem comprar o mesmo album dos queen em Vinyl, cassete, cd, CD-video, DVD e agora blu-ray.

Com acesso a internet poderemos definir o nosso tipo de utilizador (móvel (mp3), ou avançado (o melhor que existir) sem ter de comprar os mesmos albuns 50 vezes

E o ideal era comprarmos as músicas e termos um espaço "físico algures" onde elas ficassem alojadas, em que bastava um simples ligação à internet para se ouvir o que é nosso, seja a partir de um pc, do nosso carro, do nosso leitor de mp3 portátil, etc. (isto claro, daqui a uns 8 aninhos, qd o acesso à net for disponível em qualquer lado e de qualquer forma).

hmm, isto cheira-me ao principio orientador do Google, organizar e disponibilizar informação de forma acessível e útil... alguém que lhes sugira isso!

Arranjem formatos de compressão de música que mantenham a qualidade da origem (tipo FLAC), e que ocupem pouco espaço no disco (tipo Mp3) e começo já a comprar música digital (ou subscrever).

Até lá não me tirem o CD, sff.

Quando as velocidades cá forem razoáveis e os preços acessíveis, até podemos ter acesso a filmes com qualidade dvd por uma dúzia de €uros.

O futuro está mesmo aí, basta uma mente aberta para o entender.

A ideia é boa, como outras que têm aparecido nos ultimos anos. Mas para a revolução ter pernas para andar acho que primeiro é necessário acabar com a partilha ilegal que todos conhecemos.
Quantos CDs (ou musicas em formato digital) vou eu comprar sabendo que com meia duzia de cliques tenho toda a discografia de um artista a custo zero?
Como é possivel competir com isto?

A ideia é boa, como outras que têm aparecido nos ultimos anos. Mas para a revolução ter pernas para andar acho que primeiro é necessário acabar com a partilha ilegal que todos conhecemos.
Quantos CDs (ou musicas em formato digital) vou eu comprar sabendo que com meia duzia de cliques tenho toda a discografia de um artista a custo zero?
Como é possivel competir com isto?

Qualidade [;)].

Qualidade [;)].

Nos filmes talvez. Mesmo assim se não quiseres o divx podes sacar a imagem do DVD e aí a qualidade é igual.
Na música não é por o mp3 ter qualidade inferior que os downloads abrandam. Além disso, existem formatos sem perda de qualidade para os mais puristas.

A meu ver enquanto houver o livre acesso à musica a custo zero é uma luta desigual, com clara desvantagem para as editoras.

Acaba, se em vez de comprares a musica, passares a comprar o "acesso a".
Mas só quando ouver uma ligação wireless decente e universal (talvez com o wimax?).
Não fazes download, logo não partilhas.

Podem arranjar os formatos que quiserem, com a qualidade que quiserem. Um álbum é algo que não se resume a x faixas de música. Um álbum é algo físico que podes segurar nas mãos, com artwork, letras, etc. É o trabalho final do artista. Mas pronto, há quem beba vinho e há quem o engula...

Podem arranjar os formatos que quiserem, com a qualidade que quiserem. Um álbum é algo que não se resume a x faixas de música. Um álbum é algo físico que podes segurar nas mãos, com artwork, letras, etc. É o trabalho final do artista. Mas pronto, há quem beba vinho e há quem o engula...

É mais ou menos isso ! [;)]

Back