[Sociedade] O futuro da vida digital será na "cloud"?

Nightwisher

Well-known member
Já tinha abordado aqui, embora limitado ao conteudo da musica, no topico do futuro da musica, desta temdencia de passar tudo para a "cloud" (claro que quando fiz o topico ainda não se falava tanto disto).
Resolvi abrir um topico mais abrangente, até porque começei a jogar uns jogos do steam (para quem não sabe é uma plataforma de venda de jogos, por internet), em que proprio prograsso destes fica online, e pode-se continuar a jogar num pc ou mac em que se entre na nossa conta do steam.
Ou então a popularidade do farmville, cujo conceito é igual.
O proprio Microsoft office terá (ou então já tem) versão em que não está instalado no pc, se tem acesso a todo lado.
Imaginando um pouco as coisas, no futuro teremos tipo, um utilizador e password, e a partir da temos todos os nossos programas, as nossas fotos, os nossos jogos, as nossas musicas, seja no computador, consola, tv, radio do carro, relogio, oculos, etc.
Isso abre a possibilidade de adquirir uma musica em casa que fica imediatamente disponivel quando chegarmos ao carro, por ex.
Ou alugarmos um album de musica por um mes (que na verdade não é nosso, apenas compramos o acesso a...).
Pensem no conteudo digital como acesso a determinado conteudo por um certo tempo ou ilimitado (aqui equivalente à posse).
Ou então comprar 20 utilizações do Word ou 1 mes do Call of Duty.
Acham que é para isto que caminhamos?

Espero que sim
Para mim desde que ponham o Autocad fico contente.
Mas o steam tu tens que fazer o download dos jogos para o pc que queres jogar com a tua conta, eu tenho o Counter strike no pc e no mac , mas tive que instalar nos dois

Sim, tudo caminha para isso, e mais tarde ou mais cedo, penso que se vai tornar realidade em tudo ou quase tudo. O futuro é o online e o streaming directo.

Até nos jogos já estão a implementar aos poucos esse conceito, chama-se OnLive e basicamente permite jogar qualquer jogo que seja, com um PC mediano só de trabalho, sem ser preciso constantes upgrades de centenas de euros para o correr satisfatoriamente. Até com um portátil de 500€ se vai poder jogar com qualidade gráfica superior e fluído, por mais exigente a nível de hardware que o jogo seja.

É só um exemplo, há muitos mais... não me admirava nada que, daqui a uns anos largos, quase não precisemos de centenas de GB de espaço para armazenamento nos nossos PC´s, será tudo "on-demand".

Sim e não...

Sim, porque acredito que vamos passar a ter terminais e não "pc's".

O pc vai passar á historia.

Não, porque muitas dessas ideias ainda vêm das empresas a quem a net está a destruir o negocio (musica, cinema, imprensa, etc).

Enquanto elas insistirem em que as pessoas paguem pelos conteudos... vão continuar a desaparecer, quando perceberem que vão ter que viver exclusivamente da publicidade... ai sim, a coisa poderá arrancar em força...

Se imaginarmos que com uma ligação de fibra 100Mb já se consegue ver TV em HD em tempo real através da Net, desde que o servidor permita, acho que este facto já responde a muita coisa. Acho que a própria TV está condenada a isso que referes.

Há coisas que já o são e que muita gente ainda não usa.

O caminho é sem dúvida a nuvem, sobretudo ao nível dos dados, mas não sonhemos muito. O poder de computação, pelo menos para aplicações muito exigentes, nos anos futuros ainda continuará a ser efectuado localmente.

Sim, estará tudo online, é mais económico e mais simples quer para o utilizador quer para quem desenvolve.

Consigo perceber as vantagens de um sistema central onde se ligam terminais que é o que teremos (a confirmar-se) mas não confio nisso. Coisas pessoais e trabalhos é para estarem bem guardadinhos onde sou eu que controlo tudo.
Olha ter um álbum fotográfico ou um trabalho alojado online, dá uma coisinha má ao servidor ou há um problema com a linha e depois? Cruzo os braços? [:D]
Já para não falar de ataques hackers.

Sei o que são backups mas se algo pode correr mal, correrá mal.

Consigo perceber as vantagens de um sistema central onde se ligam terminais que é o que teremos (a confirmar-se) mas não confio nisso. Coisas pessoais e trabalhos é para estarem bem guardadinhos onde sou eu que controlo tudo.
Olha ter um álbum fotográfico ou um trabalho alojado online, dá uma coisinha má ao servidor ou há um problema com a linha e depois? Cruzo os braços? [:D]

Se, pelo contracto de prestação de serviços, tiver a disponibilidade da informação, qualquer problema (perca de dados, ataque, etc daria direito a indemnização).
Alem que os planos de segurança dos data centers, com backup onsite e offsite são muito mais completos do que se pode ter em casa.

Corre muito mais depressa alguma coisa mal em casa do que num servidor de uma empresa competente... É muito simples de perceber isso.

Agora como em tudo, a era digital também se vai ressentir dos negócios "da China", onde muitias vezes as pessoas optam pelo mais barato e isso depois sai caro. É muito importante perceber onde temos a nossa informação digital armazenada, de que forma vai ser utilizada, etc. Querem sempre o mais barato... é pá... é um risco!

Ainda estamos longe disso acontecer mas, inevitavelmente, vai ser assim.

Não estamos assim tão longe, neste momento, 90% do que faço num pc passa-se no browser sem alojamento de dados locais. Ainda vou usando uns powerpoints/excel para comunicar com clientes, mas mesmo esses docs, são maioritariamente alojados num servidor online posteriormente.

Poder aceder aos meus documentos em qualquer lado e em qualquer plataforma é um avanço tremendo e uma paz de alma muito grande.

E acham que tudo vai convergir para ligação internet, inclusive tv e radio? Por ex as estações de radios nos automóveis passaram a ser streams, os albuns/musicas que compramos, etc. Que deixa de haver posse fisica de conteudos multimedia?
Ou a propria tv, em que temos acesso directo a streams de cada um dos canais, que poderemos ver em qualquer parte do mundo (ou então estarem bloqueados a determinada parte geografica).
No fundo, tudo estar ligado á net 24h por dia, e tudo passar por ai.

Não estamos assim tão longe, neste momento, 90% do que faço num pc passa-se no browser sem alojamento de dados locais. Ainda vou usando uns powerpoints/excel para comunicar com clientes, mas mesmo esses docs, são maioritariamente alojados num servidor online posteriormente.

Poder aceder aos meus documentos em qualquer lado e em qualquer plataforma é um avanço tremendo e uma paz de alma muito grande.

Este é o ponto em que discordo. Essencialmente por uma questão de segurança.

Eu já desisti de usar pen's por exemplo, porque os ficheiros que quero transportar estão todos online. Contudo, nenhum desses ficheiros é crítico ou comprometedor caso seja "violado" por alguém.

E se por enquanto ainda "ninguém" provavelmente se dá ao trabalho de hackear servidores de informação, com o crescimento inevitável de serviços na cloud tornar-se-á também inevitável o crescimento de ataques de hackers a esses mesmos servidores.

Agora, em tudo o resto, ter tudo online acaba por ser melhor...haja internet rápida ! [;)]

E acham que tudo vai convergir para ligação internet, inclusive tv e radio? Por ex as estações de radios nos automóveis passaram a ser streams, os albuns/musicas que compramos, etc. Que deixa de haver posse fisica de conteudos multimedia?
Ou a propria tv, em que temos acesso directo a streams de cada um dos canais, que poderemos ver em qualquer parte do mundo (ou então estarem bloqueados a determinada parte geografica).
No fundo, tudo estar ligado á net 24h por dia, e tudo passar por ai.

Dentro de "1/2 dúzia" de anos, a net vai ser ubíqua.

Imagina, por exemplo, teres uma avaria no carro e este reportar de imediato e automaticamente à assistência, que te contacta para saber se pretendes que enviem um técnico, que já vai com o diagnóstico realizado. Isto vai ser possível dentro de um futuro muito próximo.

Desde há alguns anos que, a nível profissional, as únicas coisas que guardo localmente no disco do PC são documentos pessoais que nada tem que ver com o trabalho. Tudo o resto fica algures, seja por via de gravação directa de documentos em servidores, seja pelas próprias aplicações, cujos dados são todos gravados remotamente.

Julgo que, no que à nossa vida pessoal diz respeito, a tendência é exactamente igual. Já existem vários serviços relativamente acessíveis que permitem gravar documentos remotamente, desde o conhecido Dropbox até outros serviços mais sofisticados (e caros).
Além disso, o estilo de vida digital aponta cada vez mais para a consulta/consumo de documentos e dados em vários dispositivos. A nossa coleção de música (por exemplo) anda no Ipod, no portátil, se calhar também numa pen USB para ouvir no carro, no telemóvel, etc. Ou seja, temos vários dispositivos a aceder aos mesmos dados, em contextos e alturas diferentes. Ora, o ideal nestes casos é poder ter todos os nossos arquivos disponíveis algures de forma ubíqua, independentemente dos dispositivo que estivermos a usar para lhes aceder.

No caso da musica, uma base de dados gigante, com todas as musicas que existem, e em que se tem simplesmente acesso a reproduzi-las.

Back