O Motor morreu

AntonioRibeiro

New member
Olá

O clio 1.5 dCi da minha mulher começou por fazer uma grande barulheira no lado do alternador.

Ela não ligou e, um dia depois, o motor para em plena rua.

Foi chamado o reboque e o carro foi para a Renault. Mas antes o condutor do reboque levantou o capot e, junto do alternador havia uma espécie de limalha de ferro espalhada naquele lado do motor. Eu estava lá e vi. Também me disse qie a polie do alternador se tinha ido à viola, ficando destruída.

Uma vez na oficina, disseram que o pó da limalha entrou no motor e estragou-o, partindo a correia de distribuição (??). A de transmissão, vi eu estava esgaçada, mas ainda não partida.

Disseram que o motor tinha que ser todo aberto, pois o veio de excêntricos poderia estar empanado ou partido. Puseram inclusive a hipótese do motor ter que ir para a sucata!!

Agora pergunto eu, onde é que a danificação da polie do alternador vai interferir com a parte de dentro do motor de modo a o danificar ao nível das válvulas e dos pistões? A mim parece-me estranho, muito estranho...

Gostaria de saber a vossa opinião. Obrigado pela vossa atenção.

Tambem me parece estranho como é que a correia do alternador provoca esses danos todos ...

de facto a polie do alternador desse motor é problematica. a do meu esta a chiar um nadinha e vou ver se a troco, que custa tipo 30 euros.
nao estou a ver como é que isso entrava para dentro do motor. no teu lugar tirava isso da marca e levava primeiro ao teu mecanico do bairro para ver o que ele dizia

alias, a correia do alternador compreendo que estivesse estragada, mas essa mesmo que rebente nao estraga nada, o carro passa é a nao carregar a bateria, e talvez te va abaixo na hora. a correia de distribuiçao está dentro dos plasticos todos do motor, e pelo que sei do posicionamento do alternador nos clio, muito dificilemnte seria atingida pela limalha

É preciso esclarecer, antes de mais, para que serve a correia de distribuição. Basicamente, esta sincroniza os dois movimentos do motor: o movimento inferior (cambota, pistões) e o superior (válvulas, árvore de cames, etc). Se esta partir o motor descomanda-se, geralmente as válvulas que deveriam abrir quando o pistão está "em baixo" são o primeiro componente a ser danificado.

Desta forma, o que danificou o motor não foi propriamente a polie do alternador, mas sim o dano causado à correia de distribuição. Isto é possível, tendo em conta que a correia não se encontra isolada dentro do motor, mas sim tapada.

O que viste danificado foi a correia de acessórios que passa no alternador, correia de transmissão não existe.

Resumindo: se te disseram que o veio de excêntricos (o mesmo que árvore de cames) está danificado faz todo o sentido.

certo, mas de facto nao entendo como é que limalha vinda do alternador pode causar o rebentar da correia de distribuiçao

certo, mas de facto nao entendo como é que limalha vinda do alternador pode causar o rebentar da correia de distribuiçao

A limalha deve ser resultante da quebra do motor, duvido que seja limalha do alternador.

Bem, mas o melhor mesmo é falar como deve de ser com o Stand, e ver quem assume responsabilidades. O carro estava na garantia?

Obrigado pelas vossas respostas.

O carro já não está na garantia (tem 7 anos e meio) e agora vim a saber que a minha mulher não lhe fazia as revisões. Fui eu quem fiz a rodagem do carro, andei com ele ainda uns bons milhares de quilómeros antes de adquirir este que tenho. O carro era impecável. Custa-me vê-lo assim... Foi ainda comigo que ele levou um alternador novo (já com 4 anos), mas não lhe colocaram uma polie nova (vim a saber agora) - erro da oficina - . Eu sempre pensei que lhe tinham colocado tudo de novo...

Até 4ª feira eles dizem alguma coisa. Depois direi aqui o que se passou. A propósito, sabem quanto custa um motor novo (ou reconstruído) 1.5 dCi 80 cv? Obrigado.

Last edited:

O carro já não está na garantia (tem 7 anos e meio) e agora vim a saber que a minha mulher não lhe fazia as revisões. Fui eu quem fiz a rodagem do carro, andei com ele ainda uns bons milhares de quilómeros antes de adquirir este que tenho. O carro era impecável. Custa-me vê-lo assim... Foi ainda comigo que ele levou um alternador novo (já com 4 anos), mas não lhe colocaram uma polie nova (vim a saber agora) - erro da oficina - . Eu sempre pensei que lhe tinham colocado tudo de novo...

Até 4ª feira eles dizem alguma coisa. Depois direi aqui o que se passou. A propósito, sabem quanto custa um motor novo (ou reconstruído) 1.5 dCi 80 cv? Obrigado.

wtf? nem óleo nem nada?

wtf? nem óleo nem nada?

Infelizmente parece que não. Somente o pôs ao nível na oficina da 'esquina':sh). Só posso concluir que o motor era bom, tal como verifiquei.

Mas, fora isso, estou curioso em saber porque razão a polie do alternador deu origem a este descalabro todo

Se dizes que a correia do alternador estava esgaçada e se já lhe faltavam pedaços é natural que algum desses pedaços acabasse por ir parar dentro da tampa que protege a correia de distribuição.

Quando isso acontece é natural que a correia de distribuição parta, ou então pode fazer que salte um ou vários dentes. Em qualquer dos casos o que vai acontecer é que as valvulas batam nos pistões e como nestes motores o veio de excêntricos é oco fica danificado com muita facilidade.

Nos motores dci quando a correia do alternador parte é quase certo que pedaços dela vão parar à correia de distribuição acabando esta por partir tambem.

Essas coisas NUNCA se deixam nas mãos das mulheres, a minha, se o carro não parásse por causa disso, nem gasóleo lhe metia, tenho ser eu a andar sempre em cima dessas coisas.

Rebentando a correia de distribuição(ou mudando a correia nos dentes - nem que seja um dente) pode danificar o motor por dentro. Tipo bater as válvulas no pistão!

Polie do alternador nas couves e como esta é accionada pela correia de distribuição, levou a que a 2ª não rodasse como deveria o que levou ao enrolanço da dita e consequente estrago no motor.

O meu Mégane ia pelo mesmo caminho e no meu Clio de 2001 já a tinha mudado aquando da mudança da correia de distribuição aos 200.000 km.

Mas manda analisar bem os estragos antes de darem o motor como morto. [;)]

Mas, fora isso, estou curioso em saber porque razão a polie do alternador deu origem a este descalabro todo

Devido a um processo de desvulcanização da borracha que existe na mesma. Que leva a que a peça ganhe uma folga em torno do eixo onde roda e essa folga traduz-se no incorrecto movimento que irá originar que a correia se destrua ou salte, levando aos estragos que se sabem.

Um bom mecânico / oficina mudam isso, nomeadamente durante a mudança da distribuição. A peça custa, na Renault menos de 50 € e muda-se num instante.

tipo a limalha ser sugada pela admissão e o filtro de ar não estar em boas condições ou mesmo mal montado, assim poderia acontecer danificar o motor por dentro.

É como os outros users indicaram a quebra de uma correia leva á quebra ou descomando da outra através de alguns detritos que possam ter encavalitado a correia.
Não há motor como os fire partem correias de destribuição e não rebentam por dentro.

Last edited:
Um amigo meu com um Almera teve à dias problema idêntico. Partiu a correia de distribuição (que tinha sido mudada á 60.000 km's). Valvulas empenadas, etc...

Back