O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Vais ver que foi o André quem fez as contas ao executivo...:D;)

Mas, pergunto, em vez de te "agarrares" em termos de raciocínio a um mero pormenor porque é que, pergunto, primeiro, não analizas as medidas no seu geral e, segundo, porque é que não apresentas as tuas "sugestões"?...

Depois eu explico, naquilo que posso explicar...;)
As minhas sugestões? Já foram aqui apresentadas há bastante tempo. Posso voltar a repeti-las, se necessário, mas já são sobejamente conhecidas e apreciadas por este povão. :)

Quanto ao que te perguntei, não é nada de especial. Espero que não seja mais um segredo de Estado. [8D]

Eu cá fico à espera da resposta. ;)

O resultado que me tinha dado, penso eu, era de 785.000.

Isto com base no facto de o Teixeira Santos ter dito que a Administração Central tinha 580.000 e na mesma semana, foi divulgado um estudo sobre as autarquias nas quais estavam registados uns 205.000 funcionários.

Agora o governo diz quesão 740.000, para variar o Estado nunca consegue saber exactamente quantos funcionários tem :D

citação:Originalmente colocada por André

Os únicos que podem nivelar por cima dos funcionários públicos são eles próprios :D

Num ponto tu tens razão. Vocês todos estão a sofrer a consequência (nomeadamente nos parcos aumentos salariais) do aumento exponencial do número total de funcionários que ocorreu há poucos anos atrás com aquelas benditas benesses de um certo PM.

Outra coisa que fez disparar a despesa com o pessoal foi quando alguém (cof cof) equiparou a carreira de professor aos dos quadros técnicos superiores do Estado, o que os fez aumentar em muito o vencimento nos últimos escalões. É o "problema" de serem muitos.
Conversa, conversa...

Então e as tuas "medidas"?...

Por acaso não é conversa.

Tu como FP devias saber as 2 principais razões para actualmente teres o aumento que tens [:p]

E está demontrado finaceiramente que estas 2 operações se revelaram ruinosas para o Estado.

Quanto às minhas medidas, há muitos que as sabes. Estão espalhadas por um sem número de tópicos [8D]

E sabes que mais?

São concretas e não utópicas e inexequíveis [:p]:)

citação:Originalmente colocada por ebay

"Todos os funcionários de nomeação política;
- Todos os funcionários públicos que entraram sem prestação de provas públicas;
- Todos os funcionários públicos que entraram como avençados nos últimos 15 anos e, administrativamente, passaram ao quadro fixo;
- Todos os funcionários que entraram como tarefeiros nos últimos 15 anos;

Não há funcionários de nomeação política...
Há muitos, muitos anos, anos que é necessária a prestação de provas públicas para ingresso...
Como?

Então não há funcionários de confiança política?... Essa é nova...

Não são funcionários do Estado.

Estás a partir de um pressuposto errado.

Exemplo, um indivíduo faz a sua carreira no privado. Tem ligações políticas, durante um mandato entra para um gabinete, etc.

Esse indivíduo não passa a ser funcionário do Estado. Nem tão pouco ganha vínculo.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L
Na nossa última conversa, o André tinha avançado com um número idêntico.

Mas parece que agora já é aceite pacificamente. :)

Qual aceite pacificamente.

Tu achas que o PS quer realmente revelar toda história das contratações?

Só se for a partir deste momento. Ir esgravatar o passado recente é-lhes penoso pra caraças [}:)]

Ainda há pouco tempo dizia que o Guterres não tinha metido assim "tanta gente como se pensa" e como o mundano adora relembrar-nos, todos os que entraram "já estavam há muito tempo a vínculo precário" :D

Este assunto é tabu, Carlos [}:)]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Vais ver que foi o André quem fez as contas ao executivo...:D;)

Mas, pergunto, em vez de te "agarrares" em termos de raciocínio a um mero pormenor porque é que, pergunto, primeiro, não analizas as medidas no seu geral e, segundo, porque é que não apresentas as tuas "sugestões"?...

Depois eu explico, naquilo que posso explicar...;)
As minhas sugestões? Já foram aqui apresentadas há bastante tempo. Posso voltar a repeti-las, se necessário, mas já são sobejamente conhecidas e apreciadas por este povão. :)

Quanto ao que te perguntei, não é nada de especial. Espero que não seja mais um segredo de Estado. [8D]

Eu cá fico à espera da resposta. ;)
Tá bem, eu explico, mas até pensei que não fosse necessário, pois parece-me do conhecimento geral...

Esses funcionários dessa alínea foram integrados partindo de um pressuposto que, consta, nem sempre se pôde confirmar, pois muitos diziam que eram isto e aquilo lá na sua origem (algumas dessas coisas confirmadas por embaixadas...) mas, na prática, nunca apareceram os documentos comprovativos, apesar do que, mas não obstante, foram integrados nos quadros de cá, consta...

Os únicos que podem nivelar por cima dos funcionários públicos são eles próprios :D

Num ponto tu tens razão. Vocês todos estão a sofrer a consequência (nomeadamente nos parcos aumentos salariais) do aumento exponencial do número total de funcionários que ocorreu há poucos anos atrás com aquelas benditas benesses de um certo PM.

Outra coisa que fez disparar a despesa com o pessoal foi quando alguém (cof cof) equiparou a carreira de professor aos dos quadros técnicos superiores do Estado, o que os fez aumentar em muito o vencimento nos últimos escalões. É o "problema" de serem muitos.
Conversa, conversa...

Então e as tuas "medidas"?...

Por acaso não é conversa.

Tu como FP devias saber as 2 principais razões para actualmente teres o aumento que tens [:p]

E está demontrado finaceiramente que estas 2 operações se revelaram ruinosas para o Estado.

Quanto às minhas medidas, há muitos que as sabes. Estão espalhadas por um sem número de tópicos [8D]

E sabes que mais?

São concretas e não utópicas e inexequíveis [:p]:)
OK, mas, então, "desespalha-as" lá dos teus tópicos e expõem-nas aqui![:p][:p][:p];)

- Todos os funcionários públicos que entraram como avençados nos últimos 15 anos e, administrativamente, passaram ao quadro fixo;

Há muitos, muitos anos, anos que é necessária a prestação de provas públicas para ingresso...
Como?

Não são funcionários do Estado.

Estás a partir de um pressuposto errado.

Exemplo, um indivíduo faz a sua carreira no privado. Tem ligações políticas, durante um mandato entra para um gabinete, etc.

Esse indivíduo não passa a ser funcionário do Estado. Nem tão pouco ganha vínculo.
Errado, mais uma vez...[:p][:p][:p]

Estás a esquecer-te, ou desconheces, o conceito jurídico de funcionário, que é mais abragente do que, ao que parece, supões!...

Desespalha tu, ora essa :D

Até parece que já não 'tás farto de saber o que eu penso.

Eu é que gostava, sinceramente, que tu exposesses uma opinião coerente e consistente a este respeito.

Há muito tempo que andamos a falar destas coisas e até agora nada para além de diagnósticos e medidas inexequíveis nas quais nem tu próprio acreditas ;)

E fazendo-te o trabalhinho todo ;)

Vamos a um dos problemas. A qualidade das chefias da administração pública.

O que há a fazer a este respeito? Vá, estou a desafiar-te ehehe ;), depois respondo eu pela enésima vez a isto :D

Desespalha tu, ora essa :D

Até parece que já não 'tás farto de saber o que eu penso.

Eu é que gostava, sinceramente, que tu exposesses uma opinião coerente e consistente a este respeito.

Há muito tempo que andamos a falar destas coisas e até agora nada para além de diagnósticos e medidas inexequíveis nas quais nem tu próprio acreditas ;)
Errado, de novo, caro amigo!:D;)

Esta é uma discussão dialéctica, como de dialéctica está este tema cheio!...[:p][:p][:p]

A minha "opinião consistente e coerente a este repeito" está expendida nas sugestões que apresentei acima!

De facto, acredita, se se fosse verificar, com coragem política e sem receios eleitoralistas, quem são estas pessoas que entraram de forma "frágil" na função pública certamente far-se-ía um mais correcto diagnóstico de cerca de 80% dos problemas que a dita cuja apresenta em "peso nacional" e que todos nós, FP ou não FP, temos, não tenhas dúvidas, que pagar!;)

E fazendo-te o trabalhinho todo ;)

Vamos a um dos problemas. A qualidade das chefias da administração pública.

O que há a fazer a este respeito? Vá, estou a desafiar-te ehehe ;), depois respondo eu pela enésima vez a isto :D
Epá, temos mesmo de conseguir conversar sobre estes temas num almoço a que o meu trabalho de FP me deixe ir, a sério!;)

Explica-me lá, se souberes ([:p]), de que chefias estás a falar! As de nomeação ou as de concurso?...

Todos os cargos dirigentes.

Chefes de divisão, directores de serviço, sub e directores-gerais,, etc.

Os gabinetos são OFF, não são cargos dirigentes da FP. São cargos estritamente políticos.

O que fazer em relação às chefias...vá...deixa a treta da dialéctica e dos discursos longos que nada dizem e sê concreto :)

Todos os cargos dirigentes.

Chefes de serviços, directores-gerais, sub, etc.

Os gabinetos são OFF, não são cargos dirigentes da FP. São cargos estritamente políticos.

O que fazer em relação às chefias...vá...deixa a treta da dialéctica e dos discursos longos que nada dizem e sê concreto :)
Não te falei de dialécticas, nem com base em nenhuma...[:p][:p][:p]

O que te disse tem a fundamentação simples de eu ser uma chefia na função pública, mas das que não são de nomeação política ou do "status quo", mas de subida a pulso, com um percurso imprescindível para se poder concorrer, a nível nacional, com concursos onde se chumba mesmo se não souberes, de cursos onde tens mesmo de saber, senão "vais à vida", de comissões longe de casa... Ao contrário daquelas a que te estás a referir, que são de proposta de nomeação, de aceitação pelo responsável máximo do serviço e de consequente nomeação em comissão de serviço do funcionário, renovável a períodos certos...

Estas últimas, penso eu, devem ser reduzidas à sua ínfima expressão!

Sem qualquer tipo de demagogias... mas se querem um bom Benchmark, peguem numa empresa daquelas cujo volume de negócios se aproxima ao nosso PIB, vejam quantos funcionários esta tem e comparem com o número de funcionários públicos em Portugal.

A diferença que obtiverem é o número aproximado de funcionários que necessitam de dispensar para ter uma organização competitiva.

Mas essas contas, designadamente considerando a % de funcionários públicos dos países da UE, mais desenvolvidos, comparada com a nossa, parece que não interessam fazer por cá...

Como?

Não há funcionarios de nomeação politica..há é cargos de nomeação politica!
E só se entra para FP por concurso publico!!

Como?

Não há funcionarios de nomeação politica..há é cargos de nomeação politica!
E só se entra para FP por concurso publico!!
Que, após a tomada de posse, se tornam em funcionários públicos, ainda que provisoriamente...;)

Voltar
Superior