O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

A lei é muito clara nestas circunstâncias. Podes explicar qual o decreto lei que obrigou a isto?

Era integrar ou despedir.. Continuar como estava era manter a ilegalidade.

E sabes bem, que sem uma profunda reforma do Estado, despedir aqueles funcionarios seria simplesmente deixar os serviços inoperacionais e na rotura.. Porque a verdade é que se os vinculos deles eram renovados é porque eram necessarios.

citação:Originalmente colocada por Phoenix

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Mas já expliquei que é necessário melhorar a classe empresarial, responsabilizando, por um lado, e premiando quem mereça, por outro.
Melhorar a classe empresarial???[:0][:0][:0]

Ainda matam o cavalo[}:)][}:)][}:)][}:)]

" O Cigano era negociante de gado, um negócio muito do agrado dos Lelos, o ardil para vender uma pileca velha e decrépita, era fazer o animal engolir um sapo vivo, o que lhe conferia vitalidade. Assim era acorrer com rapidez á feira e vender um animal cheio de vitalidade e aparente saude. Alguns dias depois o comprador encontrava um animal a definhar e que acabaria por morrer, o animal tinha vitalidade enquanto o sapo estivesse vivo nas suas entranhas, depois se não fosse expelido provocaria a morte do cavalo.

O cavalo nacional, só sobrevive porque alguém o fez engolir á viva força uns sapos, se estes morrerem e não forem expurgados, o cavalo tem os dias contados.

Interpretem como quiserem</u>

Posso???
O Cavalo Nacional para melhorar a sua performance tem levado dopings: em economês de Liberal chamam-se: subsídios às actividades improdutivas, aumentos da massa salarial da FP, despesa em obras públicas, etc.etc.
Qd isto acontece.... o CAVALO corre, puxa a carroça, vai-se safando.

O problema são duas coisas: fica com a saúde mais frágil e fica com a carroça mais pesada.

Uns podem ser mais brutos (tipo eu:D) e querem já o corte total do doping. Outros, tipo mundano, ainda advogam um retirar do doping de uma forma moderada.

Mas o ESTRANHO MESMO é haver pessoas que querem continuar com o doping e/ou acham que a saída para a crise é essa mesmo.

Interpretei como quis:D;)

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

A lei é muito clara nestas circunstâncias. Podes explicar qual o decreto lei que obrigou a isto?

Era integrar ou despedir.. Continuar como estava era manter a ilegalidade.

E sabes bem, que sem uma profunda reforma do Estado, despedir aqueles funcionarios seria simplesmente deixar os serviços inoperacionais e na rotura.. Porque a verdade é que se os vinculos deles eram renovados é porque eram necessarios</u>.

Nisto tenho muitas dúvidas;).
Pq foi feito sem critério.
Tanto a admissão como a legalização.
Foi uma medida política;).

Errado! O Estado promove, e deve promover, condições de incentivo à implantação e desenvolvimento das empresas, criando ou mantendo um ambiente favorável agilizando as trocas comerciais, ajustando os impostos para valores mais consentâneos, agilizando os processos nos tribunais, criando linhas de crédito às novas iniciativas ou à consolidação de outras mais antigas mas que, aqui ou ali, possam precisar "daquele empurrão"!

Isso é completamente diferente.. Isso é criar um abiente favoravel à economia.

MAs são condições que se criam para todos. Depois, na luta entre as empresas, nas mesmas condições, quem for melhor safa-se, quem for mau, lixa-se..

citação:
E, porque não, salientar, sublinhar as empresas que se destaquem, quiçá premiando-as e motrando-as como exemplos a seguir!...

Sinceramente, esse é o papel do Presidente da Republica.. Salientar o que de bom se faz em Portugal, mas só pela palavra..

Acho de mau gosto quando o Governo se mete nessas aventuras. E isto depois leva a distorções, porque por exemplo, as grandes empresas com capacidade para discutir directamente com o Governo acabam sempre por ter incentivos fiscais.. Não seria muito mais logico, ter uma taxa mais baixa, mas que fosse aplicada a todos?

citação:Acho que a moralização, ou observação "pública" do que cada um faz, do que cada empresa é capaz de realizar, é não só importante como imprecindível, pois ajuda a regular quanto mais não seja pela "censura social" que representa na medida em que as empresas não só devem ter uma imagem a defender como devem pugnar por melhorar sempre a "imagem da empresa portuguesa", a qual, como sabemos, poderia e deveria ser melhor! Porquê? Porque isso vende cá dentro, no país, e lá fora...;)

MAs o Estado não tem que impor a nenhuma empresa que seja moral ou imoral... O Estado deve apenas garantir que as leis do trabalho, do consumo, etc.. etc.. São cumpridas. Cabe as empresas "prender" a clientela através dessa postura, moral, responsavel e respeitadora..

O Estado, quanto muito, pode é aumentar o nivel de educação da população para que nós proprios passemos a ser mais exigentes e enquanto mercado passemos a premiar as empresas com "boa atitude" e a penalizar as outras..

De nada adianta obrigar as fabricas portuguesas a serem "morais" se depois as pessoas compram o produto chines porque é 5 centimos mais barato.

Quanto aos casos de encerramentos ilegais.. Isso é com a justiça e os tribunais.. O Estado só tem que agilizar a justiça de uma vez por todas, e criar boas leis, não tem que andar armado em policia.

Não, meu caro, desculpa mas não é "simples"! É complexo, pois o ficar "disponível para o mercado de trabalho" significa... desemprego... seja em que idade for! E isso não paga as contas ao fim de cada mês, nem põe pão na boca dos filhos!
Poe isso, como FP, vai para os Supranumerários.
citação:
Não te esqueças que o fim dessa função (do exemplo hipotético de que estamos a falar...) a maioria das vezes nada terá de responsabilidade da pessoa que ficará dispensada pela sua extinção!...
Claro que não é da pessoa.
Tal como no sector privado tb não será do trabalhador se a Empresa restrutura.

É complexo para a pessoa, claro que é.
Mas para a saúde da economia é simples.

Com a Economia sã... o crescimento aparece e os empregos produtivos e verdadeiros</u>, não os mantidos por Decreto;).

Nisto tenho muitas dúvidas;).
Pq foi feito sem critério.
Tanto a admissão como a legalização.
Foi uma medida política;).

Claro que foi uma medida politica.. E foi feito sem critério... Mas não tenho a minima duvida de que a percentagem dos que estavam a recibos verdes e eram essenciais ao funcionamento dos serviços era MUITISSIMO superior à percntagem dos que estavam efectivos e eram essenciais..

É que da maneira que os serviços estão organizados, caimos no caricato de todos os entendidos dizerem que há gente a mais, alguns até dizem que são 200 mil, num universo de 700 e tal mil.. E depois há serviços que mal funcionam por falta de pessoal..

Agora.. Eu não quero ilibar ninguém, mas também não queiram vir branquear os erros que vinham de trás..

citação:Originalmente colocada por Nthor

Erro de avaliação, não é a fp que pesa muito no PIB, são as empresas que pesam menos do que deviam.

Com catequismos desses é natural haver erros.

Tu chama-lhe o que quiseres... Mas a questão é que o PIB, grosso modo, é como um bolo, que é constituito pelo que cada um acrescenta à economia, e que depois, é repartido, por salarios, rendas, juros e lucros..

Se o nosso bolo, comparando com os bolos europeus é pequenino, é uma atitude mesquinha e egoista dizer que a culpa é do cozinheiro (que no fundo somos todos) e por isso, os outros que se lixem, e querer uma fatia igual às fatias de quem tem bolos grandes e levar logo metade do bolo.. O normal, é repartir as fatias na mesma proporção.. Tem-se menos bolo, tem-se fatias mais pequenas.. Tem-se mais bolo, tem-se fatias maiores para todos..
(...)
Ninguém está dizer que a culpa é do cozinheiro, o que se está a dizer é que sem os altos índices de fuga aos impostos e com outro tipo de tecido empresarial que tenha outro tipo de perspectiva de futuro, com politicas e políticos para servir a população e uma gestão correcta dos impostos que todos pagamos haveria muito mais ingredientes que dariam um bolo maior

A isso chama-se má gestão e muitas das vezes compadrio, em que muitas dessas empresas privadas contratadas pelo estado são do sobrinho do primo do director geral.

Eu também nunca disse que a culpa era do Zé Manel que está no balção do 3º bairro fiscal.. A culpa é de como as coisas estão organizadas, voces é que tendem a levar a individualizar as coisas.. ;)
Nós, é que tendemos a individualizar as coisas?

Nos em Portugal, temos uma função publica que grosso modo é relativamente equivalente à Espanhola, mas que em proporção leva uma fatia muito maior.. É obvio, que medos do bolo sobra para os restantes sectores da economia poderem distribuir entre salarios, rendas, juros e lucros.. E se pouco sobra, se calhar também pouco incentivo há para investir em mais farinha para o bolo... Afinal de contas, de que vale um gajo investir em farinha aqui, se já sabe que mais de metade do bolo que essa farinha produz vai ser comido pelo menino gordo?

Por essa lógica as empresas não investem mais nem se desenvolvem pq os políticos tem a lata de pagar salários aos fp quando deviam subsidiar e dar benefícios fiscais as empresas para elas produzirem mais jipes e montes no Alentejo.

Pois, mais do mesmo e foi precisamente esse tipo de atitude que nos levou a situação actual, em que os empresários, habituados que estavam a altos rendimentos provenientes de subsídios e agora que a fonte se esta a acabar estão a ver se conseguem mais altos rendimentos para manter o status, bem como a nossa classe politica que tem de "manter as vantagens inerentes ao de dirigir o país"

Não, meu caro, desculpa mas não é "simples"! É complexo, pois o ficar "disponível para o mercado de trabalho" significa... desemprego... seja em que idade for! E isso não paga as contas ao fim de cada mês, nem põe pão na boca dos filhos!

Não te esqueças que o fim dessa função (do exemplo hipotético de que estamos a falar...) a maioria das vezes nada terá de responsabilidade da pessoa que ficará dispensada pela sua extinção!...

Mas ninguém disse que era simples... A questão é que se como defendem voces, nada se fizer, quando essa pessoa for para a reforma, metem outra a desempenhar a sua função que há muito devia ter sido extinta... E com alguma sorte, ainda arranjam um director para vigiar essa função e um fiscal para os fiscalizar aos dois..

Por isso, as funções que estão a mais, tal como tem vindo a ser feito, devem ser eliminadas.. Nisso não tenho duvidas..

Agora, também não defendo que se trate de qualquer forma as pessoas que vão ficando sem função. Não é solução simplesmente despedir 200 mil pessoas..

Poe isso, como FP, vai para os Supranumerários.
citação:
Claro que não é da pessoa.
Tal como no sector privado tb não será do trabalhador se a Empresa restrutura.

É complexo para a pessoa, claro que é.
Mas para a saúde da economia é simples.

Com a Economia sã... o crescimento aparece e os empregos produtivos e verdadeiros</u>, não os mantidos por Decreto;).
Então não importa o valor do funcionário, se não tem sequer uma palavra a dizer sobre o seu futuro, não é?...

Ou seja, bons funcionários ou não não passam de números na "sã e sábia decisão dos políticos"...[:o)][:o)][:o)][8][xx(]

Mas ninguém disse que era simples... A questão é que se como defendem voces, nada se fizer, quando essa pessoa for para a reforma, metem outra a desempenhar a sua função que há muito devia ter sido extinta... E com alguma sorte, ainda arranjam um director para vigiar essa função e um fiscal para os fiscalizar aos dois..

Por isso, as funções que estão a mais, tal como tem vindo a ser feito, devem ser eliminadas.. Nisso não tenho duvidas..

Agora, também não defendo que se trate de qualquer forma as pessoas que vão ficando sem função. Não é solução simplesmente despedir 200 mil pessoas..
Mas ninguém defende que "nada se faça", a questão é de como fazer bem!...;)

Então não importa o valor do funcionário, se não tem sequer uma palavra a dizer sobre o seu futuro, não é?...
Dois erros:
O valor do funcionário importa se em 10 ficarem 2.
Agora com em quase lado nenhum havia avaliações... boa sorte;).
O funcionário NÃO TEM UMA PALAVRA A DIZER. Mas isto é autogestão??? ou quê???
Quem manda é a hierarquia.
E as directrizes vêm do Governo. Representante do Patrão, todos nós.

citação:
Ou seja, bons funcionários ou não não passam de números na "sã e sábia decisão dos políticos"...[:o)][:o)][:o)][8][xx(]
Mas o que é isto???
Indignação com quê????
Quem de DIREITO chega à conclusão que não quer mais motoristas.
Decide.
O que queres fazer???? Inventar serviço para justificar a existência da pessoa????
Caramba pá.

Ninguém está dizer que a culpa é do cozinheiro, o que se está a dizer é que sem os altos índices de fuga aos impostos e com outro tipo de tecido empresarial que tenha outro tipo de perspectiva de futuro, com politicas e políticos para servir a população e uma gestão correcta dos impostos que todos pagamos haveria muito mais ingredientes que dariam um bolo maior

ERRADO... Se o estado cobrasse mais impostos, que no fundo é o que acontece quando há menos fuga de impostos, o bolo não ficaria maior, simplesmente havia uma fatia que seria (ainda) maior, que seria a do Estado, e uma que seria mais pequena, que é a dos empresarios que trabalham de forma ilegal.

Mas o tamanho do bolo, seria o mesmo, ou provavelmente, até mais pequeno, porque as actividades ilegais também contribuem para o PIB..

citação:Por essa lógica as empresas não investem mais nem se desenvolvem pq os políticos tem a lata de pagar salários aos fp quando deviam subsidiar e dar benefícios fiscais as empresas para elas produzirem mais jipes e montes no Alentejo.

Pois, mais do mesmo e foi precisamente esse tipo de atitude que nos levou a situação actual, em que os empresários, habituados que estavam a altos rendimentos provenientes de subsídios e agora que a fonte se esta a acabar estão a ver se conseguem mais altos rendimentos para manter o status, bem como a nossa classe politica que tem de "manter as vantagens inerentes ao de dirigir o país"

Antes de mais, essa mania de por os funcionarios publicos como os honestos e os outros como os vigaros é de mau gosto e ofensiva.. E no fundo é cuspir no prato onde se vai comer.. Tipico de pessoas pouco formadas, por isso, pedia-te que abandonasses essa postura porque só te fica mal e tira-te credibilidade.

E depois, esse discurso de insulto aos empresarios e de defesa de tudo o que dificulte o crescimento das empresas já deu para eu entender que tu ves esta questão não como uma questão de nos desenvolvermos mais ou menos, mas como uma questão de lutas de classes.. E essas tretas do Marxismo já tiveram o seu tempo e a mim não me cativam..

ERRADO... Se o estado cobrasse mais impostos, que no fundo é o que acontece quando há menos fuga de impostos, o bolo não ficaria maior, simplesmente havia uma fatia que seria (ainda) maior, que seria a do Estado, e uma que seria mais pequena, que é a dos empresarios que trabalham de forma ilegal.

Mas o tamanho do bolo, seria o mesmo, ou provavelmente, até mais pequeno, porque as actividades ilegais também contribuem para o PIB..

citação:Por essa lógica as empresas não investem mais nem se desenvolvem pq os políticos tem a lata de pagar salários aos fp quando deviam subsidiar e dar benefícios fiscais as empresas para elas produzirem mais jipes e montes no Alentejo.

Antes de mais, essa mania de por os funcionarios publicos como os honestos e os outros como os vigaros é de mau gosto e ofensiva.. E no fundo é cuspir no prato onde se vai comer.. Tipico de pessoas pouco formadas, por isso, pedia-te que abandonasses essa postura porque só te fica mal e tira-te credibilidade.

E depois, esse discurso de insulto aos empresarios e de defesa de tudo o que dificulte o crescimento das empresas já deu para eu entender que tu ves esta questão não como uma questão de nos desenvolvermos mais ou menos, mas como uma questão de lutas de classes.. E essas tretas do Marxismo já tiveram o seu tempo e a mim não me cativam..

Ó mundano estava a espera de alguma maturidade da tua parte se te sentes ofendido por causa da verdade dos factos, lamento, mas não sou eu que estou errado.

Eis um exemplo de uma empresa PRIVADA, com Monopólio:

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=86473&whichpage=2

--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por CrazzyMax

citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por MrAnderson

citação:
Originalmente colocada por Flyer

então....e a resposta Mr Anderson?....estava curioso em saber :D

Ainda não tenho resposta, mandei o mail depois das 18h, já estava fechado ( segundo o horário do site), logo na melhor das hipoteses só 2º é que tenho resposta.

Acho que podes esperar bem sentadinho, pois eu ligo telefono varias vezes para o Apoio Tecnico da SIBS e em cada chamada espero para ser atendido no minimo 15 minutos, ja cheguei a esperar 1h30m

Ah pois... Agora é que o JR se cala... E passa para o lado dos fracos e oprimidos.

Dois erros:
O valor do funcionário importa se em 10 ficarem 2.
Agora com em quase lado nenhum havia avaliações... boa sorte;).
O funcionário NÃO TEM UMA PALAVRA A DIZER. Mas isto é autogestão??? ou quê???
Quem manda é a hierarquia.
E as directrizes vêm do Governo. Representante do Patrão, todos nós.

citação:
Mas o que é isto???
Indignação com quê????
Quem de DIREITO chega à conclusão que não quer mais motoristas.
Decide.
O que queres fazer???? Inventar serviço para justificar a existência da pessoa????
Caramba pá.
Errado, de novo! O funcionário TEM SEMPRE UMA PALAVRA A DIZER, é a Lei que o garante e o defende! Isto ainda não é o Bangladesh...[8]

E não se trata e inventar serviço mas de rentabilizar o investimento do Estado que, certamente, foi feito no funcionário! É que, caso não saibas (e parece que sim) há funcionários cuja formação custa muitos milhares de contos ao Estado e seria no mínimo criminoso colocá-los como supra numerários, como tu tanto advogas...

É que, ainda, meu caro, é dinheiro público que foi gasto e nós, nós todos que descontamos e até declaramos tudo o que ganhamos (...), não queremos mais dinheiro público jogado fora, também dessa maneira!

"Estes liberalistas revelam uma falta de humanidade, uma falta de compaixão com o próximo... Será que não têm filhos, será que não sentem o sofrimento alheio?

A frieza das suas palavras chega a ser cruel..."

FRASE TIRADA DE UM LIVRO IMAGINÁRIO...

citação:Originalmente colocada por zerorpm

"Estes liberalistas revelam uma falta de humanidade, uma falta de compaixão com o próximo... Será que não têm filhos, será que não sentem o sofrimento alheio?

A frieza das suas palavras chega a ser cruel...
"

FRASE TIRADA DE UM LIVRO IMAGINÁRIO...
Não sabes que o "Rei Euro", todo poderoso, não deixa ver isso?...

citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

Não discuto se existem muitos, poucos ou excessivos.

Ou seja, não discutes aquilo que interessa para a economia e o desenvolvimento do pais.. Discutes apenas assuntos de lana caprina, como saber quem tem ou não Ferraris..

Isso é como a conversa dos velhos no banco do jardim, que acham que se vendessem os carros dos ministros éra escusado subir 2% ao IVA..

Se houvesse a preocupação de ler o resto do post, já não farias essa avaliação;)

Voltar
Superior