Eu sei que esses são os melhores mercados da dacia. O sandero chegou a ser o segundo mais vendido num mes acho eu. Mas agora as vendas cairam a pique. POrque passada a euforia low cost as pessas perceberam que eram um produto muito pior que a média do segmento. Com o Duster vai acabar por acontecer o mesmo. Outra explicação para o sucesso em frança é o facto de a marca ser da Renault o que faz com que a distribuição e assistência seja a melhor.
Não te esqueças que a crise de 2008 levou milhares de consumidores a preferir carros baratos. A fiat por exemplo teve resultados históricos com o Panda e 500 e até os trigémios PSA Toyota venderam muito.
Finalmente os Dacia em França e Alemanha são mais 2º ou 3ºs carros. Por serem tão baratos é fácil comprá-los com 2 ou 3 salários. Em Portugal, a compra de um carro obedece a mais variáveis tal como o valor de retoma, o equipamento, o conforto e segurança, porque se trata do primeiro carro ou no máximo o segundo e a implicação financeira é extraordinariamente maior.
Isso deveu-se sobretudo aos programas de incentivos dos diversos governos.
Era possivel comprar um Fiat Panda na Alemanha por 5000€, por exemplo.
Os carros que mais beneficiaram comercialmente desses programas foram sobretudo do segmento A. O Panda, trigémeos e o Hyundai i10 tiveram os seus melhores anos durante 2009-10