O que comprar (15000€)?

Claramente a gasolina.
Também não vai gastar muito.
A versão style é só equipada com o "mais normal". Não traz tudo.

Comparada com algumas que vejo, não traz o teto panorâmico, e os estofos pele/alcântara.

Traz o full led, o android auto e o APP car play, câmara traseira, sensores frente e trás, travão de mão elétrico, carregamento por indução, acho que abertura de porta por aproximação...

Os 1300€ de diferença, não pende para o outro lado?
E não falo na diferença de consumos a velocidade mais elevada ..

Tenho uma a gasolina de 2018, e é um motor bem poupado em AE. Não faço médias à mão, mas para teres uma ideia fazer Alverca - Albergaria pela A1, com CC nos 140, com AC ligado e 3 pessoas, com alguma carga na mala fará ligeiramente abaixo de 7l /100Km. E o computador de bordo não me parece muito mentiroso.

Por curiosidade fui ao spiritmonitor ver os consumos das duas, e a média anda nos 5,16 (Diesel com Adblue), 5,26 (Diesel) e 5,36 (gasolina).

Dito isto, eu comprava a gasolina (foi o que fiz já em 2019).

Bem, tenho as seguintes opções em cima da mesa

SEAT Leon ST 1.0 115cv 2019, com 87000kms, garantia de 36 meses, por 14800€. Não fazem recondicionamento ao volante, devido a estar gasto, para baixarem o preço e oferecerem a documentação

E

SEAT Leon ST 1.6 TDI 115cv 2018, com 109000kms, garantia 18 meses, por 13500€.

As 2 versões são iguais, Styler, que trazem quase tudo e 1 par de botas.
É para andar essencialmente ao fim de semana, e durante as férias.
Sendo assim, pouco ou nada irá fazer cidade.

Dependendo dos extras e do estado, eu iria para o diesel tendo em conta a utilização que vai ser dada (favorável às regenerações do filtro de partículas). Os consumos nesse tipo de utilização não serão muito diferentes entre o diesel e o Otto (com alguma vantagem para o diesel). O diesel terá mais vantagem ao nível da força, combustível mais barato (não vale de muito uma vez que está sempre a variar) e terá menos esforço em AE e afins. Atenção que o que digo sobre o diesel não invalida a ótima capacidade de utilização do 1.0 TFSI.

Bem, tenho as seguintes opções em cima da mesa

SEAT Leon ST 1.0 115cv 2019, com 87000kms, garantia de 36 meses, por 14800€. Não fazem recondicionamento ao volante, devido a estar gasto, para baixarem o preço e oferecerem a documentação

E

SEAT Leon ST 1.6 TDI 115cv 2018, com 109000kms, garantia 18 meses, por 13500€.

As 2 versões são iguais, Styler, que trazem quase tudo e 1 par de botas.
É para andar essencialmente ao fim de semana, e durante as férias.
Sendo assim, pouco ou nada irá fazer cidade.

Ainda ando na minha demanda.....sou 1 gajo indeciso:sh).

Ainda está em cima da mesa a carrinha a gasolina indicada em cima, mas tenho a opção de uma a diesel com 70000kms de 2019, com teto panorâmico, jantes 18, full link, full led, travão elétrico, câmara, abertura sem chave, sensores frente e atrás, bla Bla Bla....e por aí a fora, por 15500€, com garantia 18 meses.

Qual?

A suavidade dos motores a gasolina é extraordinária e isso ditava a minha escolha mas só tu poderás saber o que preferes.

Não sou bom conselheiro porque dispenso a grande maioria do equipamento que aí é referido portanto o mais sensato é avaliar se algum desses motores tem problemas crónicos conhecidos.

Mas além disso a garantia dos 36 meses é mt bom, bem melhor que a dos 18.

eu também não ligo nada a equipamento. claro que se vier, melhor, pois os olhos também comem, mas de resto tens é que ver principalmente que tipo de trajetos diários fazes e mais até o número de kms seguidos, pois o FAP no diesel é menino para te dar chatices passados poucos meses se forem viagens curtas, mesmo que sejam umas 4 por dia (fora as habituais idas ao supermercado ou ir buscar os miúdos à escola, claro).

em relação à carrinha a gasolina, sempre podes "reclamar" que já está à venda há uns tempos e que o preço tem que ser mais baixo.

o FAP aqui pode nao ser problema visto que o carro vai fazer pouca cidade.

Podemos é falar na questão do preço da gota / consumos vs diesel.

Uma vez que não será ( penso eu ) para equacionar GPL, é fazer as contas ao preço de acquisição e km/ano para ver se compensa o diesel.

Mas um test drive tb poderia ajudar a ter uma ideia melhor.

Bem, assunto arrumado.
Não optei por nenhuma destas faladas.

​​​Resolvi usar mais a racionalidade, e optei por uma Leon ST 1.0 com 114000kms, por 12650€ e 18 meses de garantia. Não tem teto panorâmico nem jantes XPTO (vem com as usuais jantes de 16"), mas tem tudo o resto.
Em relação à outra Leon 1.0, com 36 meses de garantia, preferi ficar com mais 2000 e poucos euros no bolso.

Agora é esperar cerca de 15 dias, que vai ser preparada, revisão feita e enviada do Norte do país.

se tiver jantes de 17 fica bem bonito, como o lino disse, hoje em dia são praticamente normais as de 16 e 17 em carros de baixa cilindrada. o preço dos pneus aumenta, mas também se paga um pouco a beleza. agora comprar carros sem experimentar não é para mim.

17' não me choca nada... Hoje em dia já é um tamanho quase corriqueiro.

Mas tem vantagens face a 16?

Curioso que nem sei se o meu é 15 ou 16

Edit é 15, e chega bem.

Aliás nunca percebi bem a logica de rodas gigantes , mas faz parte da azeitisse, como as modas Sport em motores não sport.

Última edição:
A bem dizer será apenas vantagens estéticas. Há quem fale em melhoria de comportamento, mas penso que isso está mais relacionado com a largura e altura dos pneus do que propriamente com o diâmetro das jantes.

Se vir que "não me habituo" ás de 16", logo compro umas originais no olx. Em 17", a diferença de consumos não é assim tanta, nos pneus sim, ainda é alguma.

As jantes de 16 são as ideais para o motor 1.0 TSI ou 1.6 TDI.
Têm uma medida de pneus que não é cara, tem muita escolha de marcas/modelos e permite um conforto de bom nível.

Hoje, foi dia de ir buscar a viatura.
300 e tal KMS debaixo de chuva e vento, e acabou com média de 5,7l. Ficou já abençoada.[:D]
O CC estava trancado aos 118.
Noutro dia que não chova, depois tiro uma ou outra foto e coloco aqui, para terminar o tópico.

Hoje, foi dia de ir buscar a viatura.
300 e tal KMS debaixo de chuva e vento, e acabou com média de 5,7l. Ficou já abençoada.[:D]
O CC estava trancado aos 118.
Noutro dia que não chova, depois tiro uma ou outra foto e coloco aqui, para terminar o tópico.

Não tirei fotos nenhumas, tirando estas qd choveu lama a outra semana atrás.
Durou 4 dias o carro limpo, depois da entrega...

Voltar
Superior